🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

CHAMA O VAR

Expectativa vs. realidade: Por que os economistas têm errado tanto as previsões do PIB?

A diferença tem intrigado os próprios responsáveis pelas previsões do PIB e chamou a atenção até do presidente do BC, Roberto Campos Neto

Ricardo Gozzi
13 de setembro de 2023
6:37 - atualizado às 11:21
Cabine VAR gráficos e pib
Montagem com cabine do VAR - Imagem: Fifa / Shutterstock / Montagem Brenda Silva

Reza a lenda que a taxa de câmbio teria sido inventada com o intuito de humilhar os economistas. Mesmo não sendo este o caso, as projeções sobre os rumos do real, do dólar e de outras moedas estão longe de figurar como as únicas variáveis macroeconômicas sujeitas a erros escandalosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Têm chamado bastante a atenção os equívocos nas previsões do Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos anos, principalmente depois da pandemia.

E é melhor não chamar nada que se assemelhe ao VAR. Criada com a intenção de diminuir os erros de arbitragem no futebol, a figura do árbitro de vídeo parece ter exacerbado ainda mais as polêmicas e provocado mais discussão que as previsões de todos os economistas e meteorologistas juntos.

Não se trata de exclusividade do Brasil, mas é quando o resultado do PIB brasileiro sai que a situação se torna mais evidente.

Em 6 de janeiro, data do primeiro boletim Focus de 2023, a projeção do mercado para o PIB deste ano era de uma expansão de 0,78%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As estimativas começaram a ser ajustadas para cima depois da surpresa positiva do primeiro trimestre.

Leia Também

Mesmo assim, a expansão da economia continuou surpreendendo aqueles que estudaram para prevê-la.

O último dado disponível, referente ao segundo trimestre de 2023, mostrou uma expansão de 3,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Estimativas do PIB continuam defasadas mesmo com surpresas recentes

Considerando somente o carrego estatístico dos últimos trimestres, mesmo que a economia brasileira pare de crescer no segundo semestre, o PIB fechará 2023 com alta de mais de 3% maior em relação a 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, as estimativas aparentemente continuam defasadas. Mesmo revisada em alta nas últimas semanas, a mediana das projeções de alta do PIB brasileiro em 2023 na Focus da última segunda-feira ainda estava em 2,64%.

O cenário político polarizado e a reconhecida antipatia da Faria Lima pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva induzem à tentação de concluir que se trata meramente de um viés pessimista do mercado financeiro em relação ao governo de turno.

Entretanto, a Faria Lima não pode ser acusada de antipatizar com Paulo Guedes, que ocupou o Ministério da Economia sob Jair Bolsonaro. E nos últimos anos do governo anterior as projeções iniciais dos economistas também indicavam um PIB menor do que o realizado.

ONDE INVESTIR EM SETEMBRO - Novo programa do SD Select mostra as principais recomendações em ações, dividendos, FIIs e BDRs

Expectativa x realidade do PIB

Em junho de 2020, no auge das incertezas relacionadas à pandemia, a mediana das projeções da Focus chegou a apontar para uma retração de 6,54% para o PIB.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os mais pessimistas chegaram a falar em uma contração de 10%. Naquele ano, a economia brasileira de fato encolheu, mas a queda foi de “apenas” 3,3%.

Na primeira edição de 2021, as projeções do mercado compiladas pela pesquisa Focus indicavam um crescimento econômico de 3,41%. O resultado final foi uma expansão de 4,6%.

Para 2022, a Focus abriu o ano projetando uma (vamos chamar de) expansão de 0,28%. Mas a alta do PIB foi de 2,9%.

A influência dos ganhos de produtividade sobre o PIB

A diferença entre a expectativa e a realidade tem intrigado os próprios responsáveis pelas previsões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O debate é acalorado. De um lado, economistas ligados ao governo atribuem parte dos resultados recentes à PEC da Transição, elaborada pela equipe de Lula e aprovada pelo Congresso para acomodar despesas urgentes e que estavam fora do orçamento original de 2023.

No lado do mercado, que é de onde saem as projeções para a Focus, cada vez mais economistas apontam para ganhos de produtividade ocasionados por novos hábitos desenvolvidos durante a pandemia, em especial o trabalho remoto.

Seja como for, o fenômeno não tem uma causa única e mensurar seus impactos não é tarefa simples.

  • [Proteção do patrimônio] Essa estratégia de investimento desenvolvida por um físico da USP pode te fazer lucrar até 500 dólares por semanaacesse aqui

Campos Neto entra no debate

O próprio presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, entrou na discussão durante evento do JP Morgan no início de setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele abordou possíveis ganhos de produtividade e apontou contradições dos economistas de mercado na hora de projetar o PIB.

Na avaliação da autoridade monetária, “cerca de 80%” das reformas exigidas anos atrás pelo mercado já está em vigor, mas haveria uma tendência entre esses economistas de efetuar projeções econômicas levando em consideração somente o passado recente.

Campos Neto citou como exemplos os possíveis impactos de alterações nas leis previdenciárias, trabalhistas e tributárias, a maioria delas realizada durante o breve mandato de Michel Temer, entre os meses finais de 2016 e dezembro de 2018.

"Pode ser que, em parte, a surpresa de crescimento que a gente está vendo, e já são 15 meses disso, seja por um ganho de eficiência cumulativo de várias coisas feitas no passado”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por trás das estimativas pessimistas estavam as incertezas. Na lógica do mercado, quanto maior a incerteza dos agentes econômicos, menor é o grau de confiança.

Outros efeitos da pandemia

Para Otto Nogami, professor dos cursos de pós graduação do Insper, os erros derivam principalmente de mudanças nos padrões de comportamento dos agentes econômicos em anos recentes.

Essas mudanças vêm das famílias, das empresas e dos governos — e têm a pandemia como pano de fundo. A começar pela demanda reprimida em função do isolamento social.

Agora, a volta à normalidade está fazendo com que as pessoas passem a ter um comportamento menos previsível, afirma Nogami.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo, enquanto os governos adotam programas de estímulo na tentativa de retomar o crescimento econômico, as empresas estão mudando suas estratégias de atuação e operação.

Nogami vê a situação como um momento de ajustes e de acomodação a uma nova realidade.

“A própria mudança do comportamento geopolítico dos países está fazendo com que as relações de comércio internacional se modifiquem”, diz ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MÁQUINA DE MILIONÁRIOS

Loterias turbinadas: Bolas divididas na Lotofácil e na Lotomania acabam em 10 novos milionários

18 de novembro de 2025 - 7:04

Prêmio principal da Lotofácil será dividido entre 14 apostadores, mas só 7 ficaram milionários; Lotomania teve 3 ganhadores, que ainda se deram ao luxo de deixar dinheiro na mesa

SEGUNDA CHANCE

Banco Master recebe nova proposta de compra, desta vez de consórcio integrado por investidores dos Emirados Árabes Unidos

17 de novembro de 2025 - 19:04

Transação está sujeita à aprovação do Banco Central e do Cade e envolveria a compra da totalidade das ações do fundador do Master, Daniel Vorcaro

ONDA DE ESTRANGEIROS

Disparada do Ibovespa não é mérito do Brasil, mas tropeção dos EUA, diz Mansueto Almeida, do BTG

17 de novembro de 2025 - 17:45

Economista-chefe do BTG acredita que o Brasil continua empacado com os mesmos problemas e potencial verdadeiro do Ibovespa só será destravado após melhora fiscal

FOGUETE NA PISTA

Ibovespa sem freio: Morgan Stanley projeta índice aos 200 mil pontos no fim de 2026, mas há riscos no radar

17 de novembro de 2025 - 16:17

Apesar da avaliação positiva, o Morgan Stanley vê o aumento das preocupações com o cenário fiscal no país como maior risco para o desempenho do Ibovespa

MUITO ALÉM DE SMARTPHONES

Black Friday da Samsung: celulares, TVs e eletrodomésticos com até 55% de desconto; veja os destaques

17 de novembro de 2025 - 13:51

Ar-condicionado, TV, robô aspirador e celulares Galaxy entram na Black Friday da Samsung com descontos e condições especiais de pagamento

PELÉ ETERNO

Quanto Pelé valeria hoje? A projeção do ChatGPT que supera Mbappé, Haaland e Neymar no mercado global

17 de novembro de 2025 - 12:32

Simulação mostra o óbvio: o Rei do Futebol teria o maior valor de mercado da história — e poderia quebrar todos os tetos de transferência do futebol moderno.

PARA QUEM QUISER TENTAR A SORTE

Lotofácil ‘final zero’ promete R$ 12 milhões em premiações hoje

17 de novembro de 2025 - 8:12

Além do concurso com ‘final zero’, a Lotofácil acumulou na última rodada. Enquanto isso, de todos as loterias com sorteios programados para a noite de hoje (17), somente uma promete prêmio inferior a R$ 1 milhão.

ANOTE NO CALENDÁRIO

Feriado no Brasil, mas sem descanso para o mercado: Payroll, ata do Fomc, IBC-Br e balanço da Nvidia estão na agenda econômica

17 de novembro de 2025 - 7:03

O calendário dos próximos dias ainda conta com discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), do Banco da Inglaterra (BoE) e do Banco Central Europeu (BCE)

QUERIDINHO DO BRASIL

Com Pix, empresas e consumidores brasileiros economizaram R$ 117 bilhões em cinco anos

16 de novembro de 2025 - 14:41

Levantamento elaborado pelo Movimento Brasil Competitivo mostrou que somente entre janeiro e setembro de 2025, foram R$ 38,3 bilhões economizados

HORA DA DIPLOMACIA

Isenção de 10% para café e carne é um alívio, mas sobretaxa de 40% continua a ser entrave com EUA

16 de novembro de 2025 - 12:32

A medida beneficia diretamente 80 itens que o Brasil vende aos EUA, mas a sobretaxa continua a afetar a maior parte dos produtos brasileiros

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Banco do Brasil (BBAS3) e mais um balanço ‘para se esquecer’, dificuldades da Cosan (CSAN3) e histórias da Praia do Cassino

16 de novembro de 2025 - 11:15

Investidores estiveram atentos aos números do Banco do Brasil e também acompanharam a situação da Cosan nas mais lidas da última semana

SUSTENTABILIDADE

COP30: Marcha Mundial pelo Clima reúne 70 mil pessoas nas ruas de Belém

16 de novembro de 2025 - 10:30

Ativistas reivindicam acordos e soluções efetivas de governos na COP30

‘ISSO É TÃO BLACK MIRROR’

‘Pet 2.0’: clonagem animal vira serviço de R$ 263 mil; ricos e famosos já duplicam seus pets

16 de novembro de 2025 - 9:01

Clonagem de animais começou nos anos 1990 com a ovelha Dolly e agora é usada para reproduzir pets falecidos, preservação de espécies e melhoramento de rebanho

MEIO AMBIENTE

Negociações na COP30 entre avanços e impasses: um balanço da cúpula do clima até agora

15 de novembro de 2025 - 14:40

Em Belém, negociadores tentam conciliar a exigência de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, com o impasse no financiamento climático e o risco de adiar as metas de adaptação para 2027

AMISTOSO

Brasil x Senegal: veja onde assistir ao amistoso e saiba o horário da partida

15 de novembro de 2025 - 11:32

Confira onde e quando assistir ao amistoso entre Brasil x Senegal, que faz parte da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026

TENDÊNCIA PARA 2026

Essa praia brasileira vai ser uma das mais visitadas do país em 2026

15 de novembro de 2025 - 10:32

Juquehy se destaca como um destino turístico em ascensão, combinando mar calmo, ondas para surfistas e uma infraestrutura em constante crescimento, atraindo turistas para 2026

VIVER DE RENDA

Mega-Sena 2940 faz um multimilionário em Porto Alegre – quanto rende o prêmio de R$ 99 milhões na renda fixa?

15 de novembro de 2025 - 9:58

Vencedor de Porto Alegre embolsou R$ 99 milhões e agora pode viver de renda

QUEM PAGA A CONTA?

Explosão de fogos no Tatuapé: quem paga a conta? Entenda a responsabilidade de locatário, proprietário e vizinhos

14 de novembro de 2025 - 17:02

Com danos a casas, comércios e patrimônio público, advogados apontam quem responde civilmente pela explosão no bairro da zona leste

FIM DE UMA ERA

RIP, penny: Por que Donald Trump acabou com a moeda de um centavo de dólar nos EUA?

14 de novembro de 2025 - 9:39

Mais de 250 bilhões de moedas de um centavo continuam em circulação, mas governo decidiu extinguir a fabricação do penny

MÁQUINA DE MILIONÁRIOS

Lotofácil 3538 tem 8 ganhadores, mas apenas 2 ficam milionários; Mega-Sena adiada corre hoje valendo R$ 100 milhões

14 de novembro de 2025 - 6:47

Basta acumular por um sorteio para que a Lotofácil se transforme em uma “máquina de milionários”; Mega-Sena promete o maior prêmio da noite

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar