🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Camille Lima
Camille Lima
Repórter no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.
ANOTE NO CALENDÁRIO

Emenda com o fim de semana? Saiba como fica o funcionamento da B3, dos bancos, dos Correios e do transporte público no feriado de Tiradentes

Quer saber como o feriado afetará a B3, os bancos, os Correios e o transporte público em São Paulo? O Seu Dinheiro foi atrás de todas as informações que você precisa

Camille Lima
Camille Lima
20 de abril de 2023
13:31 - atualizado às 13:03
calendário, agenda, investidor, feriado
Imagem: Freepik

O mês de abril tende a ser uma das páginas mais movimentadas do calendário brasileiro. Além de celebrar os aniversários de arianos e taurinos por todo o país — isto é, se você acredita em signos e astrologia —, o mês assinala a chegada de um novo feriado nesta sexta-feira (21).

Desta vez, o feriado é o Dia de Tiradentes, enforcado pela Coroa em 21 de abril de 1792.

Seja como for, a dúvida que fica é: o que vai emendar com o fim de semana? Como de rotina, as datas comemorativas impactam o funcionamento de, basicamente, tudo.

Quer saber como o feriado afetará a bolsa de valores (B3), os bancos, os Correios e o transporte público em São Paulo?

O Seu Dinheiro foi atrás de todas as informações que você precisa para organizar a agenda.

A B3 durante o feriado 

A bolsa de valores brasileira não terá negociações nesta sexta-feira (21).

Isso inclui os mercados de renda variável, renda fixa privada, ETFs de renda fixa e de derivativos listados, além do segmento de empréstimo de ativos da B3.

A bolsa também não fará o registro de operações de títulos do agronegócio ou a negociação de investimentos no Tesouro Direto durante o feriado.

Na Câmara de Câmbio da B3, não haverá contratação, compensação, movimentação de garantias ou liquidação. Além disso, não serão realizados registros e negociações no mercado de câmbio pronto.

  • Enquanto as bolsas internacionais sofrem com os problemas que surgiram a partir da quebra do Silicon Valley Bank (SVB), o bitcoin se mostrou – pelo menos por enquanto – um ativo de “segurança”. Isto é um sinal para você comprar BTC como reserva de valor? Veja aqui.  

Bancos vão funcionar?

Os bancos também não estarão abertos para o público no feriado de Tiradentes, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Desse modo, não haverá atendimento presencial nas agências na sexta-feira.

As áreas de autoatendimento continuarão disponíveis para os clientes no feriado e no fim de semana, assim como os canais digitais dos bancos, caixas eletrônicos e bancos por telefone.

Com o feriado, as contas de consumo, como água e energia, e carnês com vencimento em 21 de setembro poderão ser pagos na segunda-feira (214) sem acréscimo.

“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, explica Walter Tadeu de Faria.

Os Correios funcionam no feriado?

Os Correios não vão funcionar nesta sexta-feira (21) devido ao feriado de Tiradentes, sem atendimento presencial nas agências.

O serviço voltará ao normal na manhã do dia 22 de abril apenas nas unidades que normalmente atendem aos sábados, com retomada do atendimento e entregas de encomendas.

Transporte público em São Paulo

O feriado de Tiradentes também afetará o funcionamento do transporte público em São Paulo, com as linhas da CPTM, do Metrô e dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU atendendo com programação especial entre a sexta-feira e o domingo.

De acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), as companhias poderão adicionar ônibus e trens na operação para atender ao público caso seja necessário.

Horário dos trens e metrôs no feriado

As cinco linhas de trens operadas pela CPTM funcionarão em ritmo de domingo durante o feriado. Isso inclui as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

No sábado (22), a operação da Linha 11-Coral e o Serviço 710 passarão por mudanças.

Segundo a STM, a Linha 11-Coral passará por ocorrer obras de modernização e manutenção.

Por isso, os trens deverão circular com intervalos de 15 minutos entre as estações Luz e Ferraz de Vasconcelos e com intervalos de 30 minutos no trecho entre Ferraz de Vasconcelos e Estudantes, das 04h às 21h.

A partir das 21h até o fim da operação de sábado, o intervalo entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera será de 15 minutos e 30 minutos no trecho entre Corinthians-Itaquera e Estudantes.

Já no Serviço 710, no sábado, os trens circularão com intervalos de 14 minutos entre Rio Grande da Serra e Brás, do início da operação comercial até às 21h.

A partir das 21h, o intervalo será de 14 minutos entre Rio Grande da Serra e Brás e 28 minutos entre Brás e Pirituba. Já entre Brás e Francisco Morato, o intervalo será de 7 minutos.

No domingo (23) a circulação funcionará normalmente, com intervalos de 35 minutos para a realização de obras de melhorias e modernização.

E o metrô?

As linhas 1-Azul, 2-Verde e 15-Prata do Metrô seguirão a programação de domingo no feriado de Tiradentes.

Já a linha 3-Vermelha terá operação especial na sexta-feira e no sábado para obras de instalação de portas de plataforma na estação Palmeiras-Barra Funda.

Por isso, apenas uma plataforma estará liberada para embarque entre as estações Marechal Deodoro e Palmeiras-Barra Funda, com os trens circulando por via única.

No trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Marechal Deodoro, a circulação será mantida por ambas as vias.

Já no domingo (23), a operação dos trens será normal.

Ônibus da EMTU

Enquanto isso, os ônibus da EMTU que circulam nas cinco regiões metropolitanas do Estado, funcionarão com programação horária de domingos na sexta-feira (21), com possibilidade de reforço na frota de ônibus, se necessário.

No fim de semana,  a circulação seguirá a programação habitual já realizada nesses dias.

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar