🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Camille Lima
Camille Lima
Repórter no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.
UM RESPIRO NA SEMANA

Páscoa e Sexta-Feira Santa: Saiba como fica o funcionamento da B3, dos bancos, dos Correios e do transporte público no feriado

O Seu Dinheiro foi atrás de todas as informações que você precisa para organizar a agenda e se preparar para se encher de ovos de páscoa e bacalhau no fim de semana

Camille Lima
Camille Lima
6 de abril de 2023
8:42 - atualizado às 10:06
páscoa, ovos, chocolate
Imagem: Freepik

Quer você seja religioso, chocólatra confesso ou apenas esteja ansiando por uma pausa nas tarefas rotineiras: a Semana Santa e a Páscoa chegaram. Além das festividades individuais, o calendário marca uma semana mais curta que o normal, com um feriado agendado para a próxima sexta-feira (7).

Como de costume, datas comemorativas tendem a virar o funcionamento — das pessoas, das instituições e até mesmo dos negócios — de cabeça para baixo.

Quer saber como o feriado afetará a bolsa de valores, os bancos, os Correios e o transporte em São Paulo? 

O Seu Dinheiro foi atrás de todas as informações que você precisa para organizar a agenda e se preparar para se encher de peixe e chocolate no fim de semana. Confira a seguir.

A B3 vai funcionar no feriado?

A bolsa de valores brasileira já está preparada para entrar no ritmo das celebrações de Páscoa, com direito a almoço com bacalhau e ovos de chocolate na cesta.

Na sexta-feira (7), não haverá negociações na B3. Isso inclui os mercados de renda variável, renda fixa privada, ETFs de renda fixa e de derivativos listados, além do segmento de empréstimo de ativos.

A bolsa também não fará o registro de operações de títulos do agronegócio ou a negociação de investimentos no Tesouro Direto durante o feriado.

Já na Câmara de Câmbio da B3, não haverá contratação, compensação, movimentação de garantias ou liquidação. Além disso, não serão realizados registros e negociações no mercado de câmbio pronto.

  • Você investe em ações, renda fixa, criptomoedas ou FIIs? Então precisa saber como declarar essas aplicações no seu Imposto de Renda 2023. Clique aqui e acesse um tutorial gratuito, elaborado pelo Seu Dinheiro, com todas as orientações sobre o tema. 

Os bancos vão abrir na Páscoa?

Assim como a B3, os bancos não vão abrir para atendimento ao público durante o feriado de sexta-feira (7), segundo informações da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Apesar do expediente presencial não acontecer na sexta-feira, as áreas de autoatendimento continuarão disponíveis para os clientes durante o feriado, assim como os canais digitais dos bancos, caixas eletrônicos e bancos por telefone.

A Febraban ainda destaca que os carnês e contas de consumo, como de água e luz, vencidos na Páscoa poderão ser pagos no próximo dia útil — isto é, segunda-feira (10) — na sem qualquer acréscimo.

Correios na Páscoa

Quem tem entregas a receber ou a enviar deve se preparar — e isso inclui os envios de chocolate do Coelho da Páscoa.

Isso porque os Correios não funcionarão nesta sexta-feira (7) devido ao feriado da Paixão de Cristo. Ou seja, não haverá atendimento presencial nas agências.

O serviço voltará ao normal na manhã do dia 8 de abril apenas nas unidades que já atendem aos sábados, com retomada do atendimento e entregas de encomendas.

O transporte público durante a Páscoa

O transporte público deve operar em ritmo especial durante o feriado de Páscoa, segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM).

A circulação das empresas ligadas à STM vai continuar na sexta-feira (7) e ao longo do fim de semana, mas seguirá um esquema especial.

Porém, as companhias poderão incluir ônibus e trens para atender ao público caso seja necessário.

Horário dos trens e metrôs no feriado

As linhas de trens operadas pela CPTM devem operar na sexta-feira (7) com horário de funcionamento semelhante ao de domingo. Isso inclui as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Já ao longo do final de semana, a operação funcionará como de costume, com os intervalos de trens habituais para sábados e domingos.

Do lado dos metrôs, a operação das linhas 1-Azul, 2-Verde e 15-Prata no feriado de sexta-feira também seguirá o ritmo de fim de semana.

A linha 3-Vermelha contará com operação especial a partir das 22h desta quinta-feira (6) para continuar as obras de instalação de portas de plataforma na estação Palmeiras-Barra Funda.

Segundo a STM, uma das plataformas de embarque da estação ficará interditada durante toda a operação na sexta-feira (7) e no sábado (8), o que aumentará o intervalo de circulação dos trens.

Os trens entre as estações Marechal Deodoro e Palmeiras-Barra Funda devem operar por via única. Por isso, os passageiros precisarão desembarcar na estação Marechal Deodoro e trocar de trem para continuarem a viagem.

O funcionamento dos trens deve voltar ao normal no domingo.

Horário da EMTU na Páscoa

Durante o feriado de Páscoa na sexta-feira, os ônibus da EMTU que circulam nas cinco regiões metropolitanas de São Paulo devem funcionar em esquema semelhante ao de domingos.

Enquanto isso, no fim de semana, as linhas intermunicipais devem voltar à programação normal para sábado e domingo.

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar