O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Campos Neto defende regime de metas de inflação, mas sinaliza intenção de construir pontes com Lula e seus ministros
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, aproveitou o centro do Roda Viva para colocar água na fervura do embate público entre a autoridade monetária e o governo.
Na entrevista levada ao ar no fim da noite de segunda-feira pela TV Cultura, Campos Neto defendeu o regime de metas de inflação ao mesmo tempo em que sinalizou a intenção de construir pontes com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Vou fazer de tudo para aproximar o Banco Central do governo", disse ele, mas “sempre com uma atitude independente”.
Visto pelo Palácio do Planalto como uma espécie de bolsonarista infiltrado, Campos Neto procurou negar qualquer viés político na atuação do BC. Afirmou estar à frente de uma instituição de Estado, não de governo.
Em relação ao fato de ter ido votar em outubro vestindo uma camisa da seleção brasileira - símbolo do qual se apropriaram os eleitores de Jair Bolsonaro -, Campos Neto foi evasivo. Disse que todo mundo está aprendendo, inclusive ele.
Apesar do episódio e do fato de ter se aproximado de integrantes do governo anterior, o presidente do BC assegurou nunca ter participado de nenhum ato político a favor de Bolsonaro.
Leia Também
Sobre os incômodos manifestados pelo novo governo pelas mensagens da autoridade monetária, Campos Neto respondeu que fez alertas em todas as atas sobre os problemas fiscais, inclusive quando a equipe econômica era comandada pelo ex-ministro da Economia Paulo Guedes.
Alvo de duras críticas por causa da manutenção da taxa Selic em 13,75% ao ano, Campos Neto foi enfático nos comentários contra mudanças nas metas de inflação. Segundo ele, o regime em vigor desde 1999 funciona e eventuais alterações reduziriam a flexibilidade do BC.
Para o presidente do BC, também é importante que as regras não mudem no meio do jogo. Ao mesmo tempo, declarou-se contra um projeto de lei que demandaria unanimidade no Conselho Monetário Nacional (CMN) para eventuais alterações no regime de metas.
Campos Neto desmentiu rumores de que teria proposto mudança nas metas de inflação e argumentou que a medida não traria nenhum ganho de credibilidade. O que ocorreu, segundo ele, foram discussões para o aprimoramento do regime de metas, visando à sua eficiência.
O presidente do Banco Central disse concordar com os pedidos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quanto à harmonização entre as políticas monetária e fiscal.
"Em termos de harmonização, concordo 100% com o ministro Haddad, mesmo porque se de um lado você está estimulando e de outro está esfriando, você tem um processo que gera alguma ineficiência", afirmou Campos Neto.
Ele explicou que a ideia de harmonização é buscar uma conversa entre a atuação monetária e fiscal. "Se há fiscal mais enquadrado, a parte monetária é mais fácil de ser feita", pontuou.
Com mandato até dezembro de 2024, Campos Neto disse durante a entrevista que ainda não tem nenhuma reunião agendada com Lula, mas que gostaria de ter outra oportunidade para poder explicar a razão pela qual os juros estão altos.
Para ele, é importante que o BC e o Palácio do Planalto trabalhem conjuntamente e afirmou já ter marcado reunião com vários ministros, com a intenção de trabalhar em harmonia e um ambiente colaborativo em prol da sociedade.
"Gostaria de ter mais tempo para explicar a agenda do BC, principalmente o social, que a gente tem aí fator comum que é a grande preocupação com o social", disse ele.
Campos Neto disse que a expectativa de convergência da inflação em direção à meta, que estava no cenário-base do Copom até dezembro, pode voltar com a apresentação do novo arcabouço fiscal, desde que seja claro, e avanço da reforma tributária.
Questionado sobre o que deveria ser feito no campo fiscal, esquivou-se. "Seria deselegante", afirmou. "Só há um mês de governo, precisa ter boa vontade."
O presidente do BC também afirmou que vai atender aos convites do Congresso para explicar o nível atual da Selic no País.
Disse estar disposto a explicar "quantas vezes for necessário" o motivo dos juros altos do País. "É meu trabalho, vou quantas vezes precisar."
A gravação do Roda Viva começou às 17h da segunda-feira, quando a B3 ainda estava aberta. Como os presentes mantiveram os celulares desligados durante a entrevista, a repercussão no mercado é esperada para hoje.
Aeronaves ficam isentas; 25% das vendas ao país terão taxa de 10%
Há processos e investigações envolvendo a Ambipar, Banco de Santa Catarina, Reag Investimentos, Reag Trust e outras empresas conectadas ao caso
Enquanto a Lotofácil tem vencedores praticamente todos os dias, a Mega-Sena pagou o prêmio principal apenas uma vez este ano desde a Mega da Virada.
Cidade do interior de Minas Gerais ficou conhecida por ser o ‘Vale da Eletrônica’ no Brasil
Autores de um novo estudo dizem que as bulas das estatinas deveriam ser alteradas para refletir a conclusão
Expectativa com o lançamento do GTA 6 reacende debate sobre reprecificação no mercado de games; produtora ainda não divulgou o preço oficial.
Confira como os rendimentos variam entre os estados e onde estão as melhores e piores remunerações do país
Lotofácil não foi a única loteria a ter ganhadores na segunda-feira, mas foi a que deixou os sortudos mais próximos da marca de R$ 1 milhão.
Ranking avalia desempenho ajustado ao risco em três anos e mostra preferência crescente do investidor por estratégias mais previsíveis
Certame oferece oportunidades para níveis fundamental, médio e superior; provas estão previstas para abril
Crianças da Lapônia, região situada no Círculo Polar Ártico, salvam a língua sámi de Inari da extinção
Bolada da Mega-Sena que será sorteada nesta terça-feira (24) teria potencial de gerar ganhos milionários mesmo em investimentos conservadores
Mpox registrou 1.056 casos confirmados e dois óbitos relacionados à doença no Brasil em 2025
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a Lotomania e a Lotofácil são as loterias da Caixa com os maiores prêmios em jogo na noite desta segunda-feira (23); confira os valores.
Elon Musk, homem mais rico do mundo e dono da SpaceX e Tesla, afirma que quer construir os centros no espaço, com uso de energia solar
A competitividade dos produtos brasileiros vai aumentar, na visão do vice-presidente. “Algumas indústrias, se não exportarem, não sobrevivem”, disse
Relatório do Fórum Econômico Mundial aponta que até 22% dos empregos atuais serão impactados até 2030, com profissões qualificadas também na linha de corte
“Sei que os EUA têm alguma inquietação, que na verdade é com a China. Mas não queremos outra Guerra Fria”, declarou Lula, em viagem à Índia
A sobretaxa comercial será aplicada contra os países que “têm explorado os EUA por décadas”, escreveu Trump
Preços mundiais do cacau despencaram na última semana; veja como ficam os preços dos ovos de Páscoa