O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Os analistas projetam que a mudança na política monetária do país tenha início apenas em setembro, com corte inicial de 0,25 ponto porcentual
Ainda que o cenário macroeconômico brasileiro mostre sinais de recuperação, com perspectivas mais otimistas para inflação e crescimento da economia, o corte da taxa básica de juros (a Selic) não deve acontecer tão em breve, na visão do Itaú BBA.
Segundo os analistas do banco, a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, marcada para os dias 20 e 21 de junho, não deve trazer consigo uma redução na Selic.
O Itaú projeta que a mudança na política monetária do país tenha início apenas em setembro — e com reduções percentuais abaixo do esperado por parte do mercado.
“Acreditamos que a eventual flexibilização da política monetária deveria ocorrer de forma gradual”, escreveu a instituição, em relatório.
A princípio, o banco estima que o Copom inicie o ciclo gradual de flexibilização na reunião de setembro, que acontecerá nos dias 19 e 20, com corte inicial de 0,25 ponto porcentual (p.p).
De acordo com os analistas, cortes mais duros devem ser anunciados apenas no fim do ano. O banco projeta duas reduções adicionais na Selic, cada uma de 0,50 ponto porcentual, nas reuniões do Copom de novembro e dezembro.
Leia Também
Com as alterações, a taxa básica de juros chegaria a 12,50% ao ano no final de 2023. Por sua vez, o banco projeta a Selic a 10% em 2024, “diante de uma desinflação lenta dos preços de serviços”.
Vale destacar que as estimativas do Itaú consideram que o Conselho Monetário Nacional (CMN) sancione a meta de inflação de 3% para 2024 em diante e o intervalo de tolerância em 1,5 p.p durante a próxima reunião, em 29 de junho.
Segundo a análise do Itaú BBA, a queda da inflação corrente é o principal motivo para que o Banco Central alivie o aperto monetário já em setembro.
“Mesmo que concentrada em itens voláteis e bens industriais, a desinflação tende a ser repassada para itens mais indexados. Esses fatores permitirão o início de um ciclo de cortes em setembro”, avalia o banco.
Porém, de acordo com os analistas, existem fatores que exigem maior cautela com as projeções de inflação de médio prazo.
Por sua vez, isso demanda uma condução cautelosa das autoridades monetárias em relação aos cortes da taxa de juros, levando a reduções graduais na Selic.
Entre os fatores citados pelo banco, estão as “expectativas longas desancoradas” devido à inflação ter permanecido elevada por um grande período de tempo, além da pouca ociosidade no mercado de trabalho, que leva a uma inflação de serviços ainda elevada.
Segundo a avaliação do Itaú BBA, as chances de que Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza (MGLU3), continue insatisfeita com Roberto Campos Neto são grandes.
Isso porque, durante evento realizado nesta semana, Trajano disse que já ligou para o presidente do BC "mais de 20 vezes".
As ligações tinham um objetivo em comum: enviar recados a Campo Neto sobre a necessidade de cortes na Selic, atualmente em 13,75% ao ano — e prometeu ligar outras dezenas de vezes, se necessário.
“Baixa os juros, mas não é 0,25 ponto porcentual, não, que é muito pouco."
Apesar da falta de comentários sobre seu gosto musical, suponho que uma música tenha se tornado recorrente nos fones do chefe do BC: “Telefone Mudo”, do Trio Parada Dura: “Eu quero que risque o meu nome da sua agenda. Esqueça o meu telefone, não me ligue mais.”.
É importante ressaltar que, segundo o presidente do Banco Central, “ele é apenas um num total de nove votos no Copom” e não poderia dar certeza sobre o movimento do juro.
Após um crescimento mais forte que o esperado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do primeiro trimestre de 2023, o Itaú BBA revisou para cima as estimativas para a expansão da economia para este ano e para o próximo.
Os analistas elevaram a projeção para o PIB de 2023, que passou de 1,4% para 2,3%, devido à expectativa de que o consumo vai se manter sustentado pela renda nos próximos trimestres.
“Apesar de esperarmos desaceleração no ritmo atual de crescimento, o consumo deve ficar mais sustentado pelo crescimento da renda, em meio ao mercado de trabalho resiliente e estímulos fiscais”, escreveram os economistas, em relatório.
O banco também aumentou a expectativa de crescimento da economia para 2024, de 1,0% para 1,5%, e reduziu a projeção para a taxa de desemprego de 2023 e do próximo ano para 8,0%, contra 9,0% e 9,1%, respectivamente.
“Os dados recentes continuam indicando que o mercado de trabalho segue forte, com criação de postos tanto informais quanto formais e crescimento dos salários reais.”
O Itaú BBA também revisou as estimativas para a inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) para baixo.
Para este ano, o banco projeta uma inflação de 5,3%, contra a expectativa anterior de 5,8%, devido a preços mais baixos de produtos e ao corte nos preços da gasolina nas refinarias.
Enquanto isso, a estimativa dos analistas para o IPCA de 2024 caiu de 4,5% na leitura anterior para 4,4%.
De acordo com o relatório, os riscos à tese de inflação são baixistas: “o corte nos preços da gasolina pode compensar totalmente a alta de impostos, e os preços de alimentos podem ser ainda menores".
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos
Dados do FGV IBRE revelam a maior insatisfação dos trabalhadores brasileiros
As loterias da Caixa costumam parar somente aos domingos e nos feriados nacionais. Elas terão calendário alterado durante o Carnaval. Confira a seguir.
Lotofácil foi a única loteria a fazer novos milionários na rodada de quinta-feira. Ganhador recorreu à chamada “teimosinha”.
Apesar de não ser feriado nacional, o Carnaval impacta o funcionamento do mercado financeiro, dos bancos, dos Correios e do transporte público
Partido conservador promove referendo para limitar a população da Suíça que polariza eleitores e traz preocupações para empresários
Indian Creek, uma ilha artificial em Miami, atrai cada vez mais bilionários para chamarem o local de lar
Pré-carnaval em São Paulo teve superlotação e foliões precisaram de ajuda médica; veja como evitar a situação
O ganhador ou a ganhadora do concurso 3611 da Lotofácil pode dizer que viveu na pele uma história que só acontecia no cinema — até agora; demais loterias (11) sorteadas ontem acumularam.
Pagamentos começam hoje e seguem até o fim do mês, conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600
Eleições perderam peso nos preços dos ativos, e investidores estrangeiros seguem otimistas com o país
Para o presidente do conselho de administração do BTG Pactual, o país está com a economia no lugar e o cenário ideal para acelerar
“Por que as taxas de juros são tão altas no Brasil? Por conta da nossa dificuldade de convergência com a meta de inflação”, resumiu o presidente do BC
Veja o que esperar da nova linha Galaxy S com informações vazadas de insiders da Samsung
Lotofácil não foi a única loteria a pagar prêmio de sete dígitos na terça-feira. Dia de Sorte pagou o maior valor da noite. Estimativa de prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 55 milhões.
Economistas enxergam ambiente mais favorável para cortes no Brasil do que nos EUA, mas com limites impostos pelos altos gastos públicos
Apesar de não ser tão extravagante quanto a residência principal do bilionário, o imóvel tem várias características de luxo
O deputado acrescentou que, sob sua presidência, a Câmara não colocará em votação nenhuma proposta que altere o modelo atual de independência do BC
Na CEO Conference 2026, do BTG Pactual, o ministro avaliou sua gestão na Fazenda, rebateu o ceticismo de investidores, defendeu a autonomia do BC e comentou o caso Master, exaltando Gabriel Galípolo
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores no primeiro sorteio da semana. Mesmo com bola dividida, sortudos estão mais próximos do primeiro milhão.