IPCA + 7,5%: receba esta e outras ofertas ‘premium’ de renda fixa no WhatsApp; clique aqui

Cotações por TradingView
2023-01-24T10:13:01-03:00
Camille Lima
469 ANOS

Feliz aniversário, São Paulo! Veja como fica o funcionamento da bolsa, dos bancos e do transporte público no feriado de 25 de janeiro

As celebrações dos 469 anos da terra da garoa impactam os negócios ao redor da metrópole, incluindo as operações dos trens e metrôs e o funcionamento dos bancos

24 de janeiro de 2023
10:12 - atualizado às 10:13
Fachada do edifício-sede da B3 em São Paulo
Fachada da bolsa de valores (B3) em São Paulo - Imagem: Shutterstock

“São Paulo gigante, não pode parar”. Apesar do que se infere na canção de Tonico e Tinoco, a terra da garoa completa 469 anos na próxima quarta-feira (25) — e as comemorações do feriado vão mexer com o calendário por aqui.

Quer saber como as festividades afetam o funcionamento da bolsa de valores, dos bancos e do transporte metropolitano? O Seu Dinheiro reuniu todas as informações que você precisa para organizar a agenda e se preparar para o aniversário da cidade.

A B3 vai funcionar no feriado?

Apesar de a bolsa de valores brasileira estar sediada em São Paulo, desde o ano passado, a B3 decidiu manter os pregões de negociação e de liquidação durante os feriados municipais na cidade.

Desse modo, as negociações da bolsa brasileira acontecerão normalmente nesta quarta-feira (25).

Isso inclui os mercados de renda variável, renda fixa privada, ETFs de renda fixa e de derivativos listados e de empréstimo de ativos.

Além disso, o registro de operações de títulos do agronegócio e a negociação de investimentos em Tesouro Direto manterão o funcionamento habitual.

No caso da Câmara de Câmbio da B3, a contratação, compensação, movimentação de garantias ou liquidação seguirão normalmente durante o período.

  • Em dúvida sobre como investir? Faça o download GRATUITO do e-book Onde investir em 2023 e confira a opinião dos maiores especialistas do mercado financeiro sobre os ativos mais promissores para este ano. BAIXE AQUI

Os bancos vão abrir no aniversário de São Paulo?

Ao contrário da bolsa de valores brasileira, os bancos não vão abrir durante o feriado do aniversário da cidade de São Paulo, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Então, durante a quarta-feira (25), não haverá atendimento ao público nas agências e instituições financeiras.

Vale destacar que as áreas de autoatendimento continuarão disponíveis para os clientes na quarta-feira, assim como os canais digitais dos bancos, caixas eletrônicos e bancos por telefone.

Além disso, os carnês e contas de consumo, como de água e luz, vencidos no feriado poderão ser pagos no próximo dia útil sem qualquer acréscimo.

O expediente presencial dos bancos será retomado nesta quinta-feira (26) nos locais em que não houver feriados municipais.

O transporte público no feriado municipal

O aniversário de 469 anos da cidade de São Paulo também impactará as operações do transporte público, segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM).

A circulação das empresas ligadas à STM vai continuar na quarta-feira, mas seguirá um esquema especial, uma vez que a demanda costuma ser menor durante feriados.

Porém, caso seja necessário, as companhias poderão incluir ônibus e trens para atender ao público.

A compra dos bilhetes físicos para trem e metrô deverá ser feita através das máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito.

Já quem deseja adquirir o QR Code digital poderá comprar o bilhete pelo o aplicativo TOP ou pelo WhatsApp no canal oficial do TOP, no número (11) 3888-2200.

Horário dos trens e metrôs 

Os trens operados pelo Metrô de São Paulo contarão com horário de funcionamento em ritmo de feriado entre 4h40 e meia noite nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.

Enquanto isso, as linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, contarão com uma frota e intervalos parecidos com os de um sábado.

Já nos trens, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, gerenciadas pelas operadoras CPTM e ViaMobilidade, devem contar com intervalos semelhantes aos de sábado.

Vale destacar que as plataformas 3 e 4 da estação Brás estarão interditadas o dia inteiro para reforma durante o feriado. As mudanças impactarão o embarque e desembarque de passageiros da linha 11-Coral e do serviço do Expresso Aeroporto.

Para estes passageiros, a STM sugere algumas alternativas:

  • Quem utiliza o trecho entre as estações da Luz e Brás pode usar o Serviço 710;
  • Passageiros que utilizam o Expresso Aeroporto com destino à estação Brás também podem ir até a estação Luz e retornar através do Serviço 710;
  • Pessoas que vêm de Estudantes e pretendem desembarcar na estação Brás podem fazer transferência nas estações Tatuapé e Calmon Viana, da Linha 12-Safira, ou na Linha 3-Vermelha de Metrô.

Horário da EMTU 

As linhas intermunicipais administradas pela EMTU em São Paulo que tenham como destino a capital seguirão a programação em esquema de sábado durante o aniversário da cidade. 

Enquanto isso, as linhas com destino a São Paulo que não circulam aos sábados devem operar com programação semelhante à dos dias úteis.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

DIA 31

Está confirmado: Lula vai para os EUA no dia 10 de fevereiro — veja o que ele vai discutir com Biden

31 de janeiro de 2023 - 20:06

Enquanto o encontro não chega, o petista tentou acalmar os ânimos dos investidores — que seguem desconfiados em relação à responsabilidade fiscal do novo governo

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa sobe em meio ao caos de um interminável janeiro; o que afeta a bolsa nos próximos dias?

31 de janeiro de 2023 - 18:57

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta terça-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo

MELHORES DO MÊS

Renascimento cripto: bitcoin (BTC) volta a brilhar, sobe mais de 30% e é disparado o melhor investimento de janeiro; títulos do Tesouro ficam na lanterna

31 de janeiro de 2023 - 18:46

As medalhas de prata e bronze foram para o ouro e para o Ibovespa, em um movimento de busca por segurança — e barganhas

ESTAGNOU?

Dividendos do Maxi Renda (MXRF11) não cresceram em 2022, mas os proventos destes outros três fundos imobiliários subiram mais de 50% — veja quais são

31 de janeiro de 2023 - 18:33

O melhor resultado foi obtido pelo Santander Papéis Imobiliários CDI (SADI11), com alta de 77,1%

RELATÓRIO DE PRODUÇÃO

Pé no freio: produção e vendas da Vale (VALE3) registram recuo tímido em 2022; confira os destaques operacionais da mineradora

31 de janeiro de 2023 - 18:30

A produção e a comercialização de minério de ferro da companhia se aproximaram da estabilidade no ano passado, com leves quedas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies