“São Paulo gigante, não pode parar”. Apesar do que se infere na canção de Tonico e Tinoco, a terra da garoa completa 469 anos na próxima quarta-feira (25) — e as comemorações do feriado vão mexer com o calendário por aqui.
Quer saber como as festividades afetam o funcionamento da bolsa de valores, dos bancos e do transporte metropolitano? O Seu Dinheiro reuniu todas as informações que você precisa para organizar a agenda e se preparar para o aniversário da cidade.
A B3 vai funcionar no feriado?
Apesar de a bolsa de valores brasileira estar sediada em São Paulo, desde o ano passado, a B3 decidiu manter os pregões de negociação e de liquidação durante os feriados municipais na cidade.
Desse modo, as negociações da bolsa brasileira acontecerão normalmente nesta quarta-feira (25).
Isso inclui os mercados de renda variável, renda fixa privada, ETFs de renda fixa e de derivativos listados e de empréstimo de ativos.
Além disso, o registro de operações de títulos do agronegócio e a negociação de investimentos em Tesouro Direto manterão o funcionamento habitual.
No caso da Câmara de Câmbio da B3, a contratação, compensação, movimentação de garantias ou liquidação seguirão normalmente durante o período.
- Em dúvida sobre como investir? Faça o download GRATUITO do e-book Onde investir em 2023 e confira a opinião dos maiores especialistas do mercado financeiro sobre os ativos mais promissores para este ano. BAIXE AQUI
Os bancos vão abrir no aniversário de São Paulo?
Ao contrário da bolsa de valores brasileira, os bancos não vão abrir durante o feriado do aniversário da cidade de São Paulo, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Então, durante a quarta-feira (25), não haverá atendimento ao público nas agências e instituições financeiras.
Vale destacar que as áreas de autoatendimento continuarão disponíveis para os clientes na quarta-feira, assim como os canais digitais dos bancos, caixas eletrônicos e bancos por telefone.
Além disso, os carnês e contas de consumo, como de água e luz, vencidos no feriado poderão ser pagos no próximo dia útil sem qualquer acréscimo.
O expediente presencial dos bancos será retomado nesta quinta-feira (26) nos locais em que não houver feriados municipais.
O transporte público no feriado municipal
O aniversário de 469 anos da cidade de São Paulo também impactará as operações do transporte público, segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM).
A circulação das empresas ligadas à STM vai continuar na quarta-feira, mas seguirá um esquema especial, uma vez que a demanda costuma ser menor durante feriados.
Porém, caso seja necessário, as companhias poderão incluir ônibus e trens para atender ao público.
A compra dos bilhetes físicos para trem e metrô deverá ser feita através das máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito.
Já quem deseja adquirir o QR Code digital poderá comprar o bilhete pelo o aplicativo TOP ou pelo WhatsApp no canal oficial do TOP, no número (11) 3888-2200.
Horário dos trens e metrôs
Os trens operados pelo Metrô de São Paulo contarão com horário de funcionamento em ritmo de feriado entre 4h40 e meia noite nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.
Enquanto isso, as linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, contarão com uma frota e intervalos parecidos com os de um sábado.
Já nos trens, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, gerenciadas pelas operadoras CPTM e ViaMobilidade, devem contar com intervalos semelhantes aos de sábado.
Vale destacar que as plataformas 3 e 4 da estação Brás estarão interditadas o dia inteiro para reforma durante o feriado. As mudanças impactarão o embarque e desembarque de passageiros da linha 11-Coral e do serviço do Expresso Aeroporto.
Para estes passageiros, a STM sugere algumas alternativas:
- Quem utiliza o trecho entre as estações da Luz e Brás pode usar o Serviço 710;
- Passageiros que utilizam o Expresso Aeroporto com destino à estação Brás também podem ir até a estação Luz e retornar através do Serviço 710;
- Pessoas que vêm de Estudantes e pretendem desembarcar na estação Brás podem fazer transferência nas estações Tatuapé e Calmon Viana, da Linha 12-Safira, ou na Linha 3-Vermelha de Metrô.
Horário da EMTU
As linhas intermunicipais administradas pela EMTU em São Paulo que tenham como destino a capital seguirão a programação em esquema de sábado durante o aniversário da cidade.
Enquanto isso, as linhas com destino a São Paulo que não circulam aos sábados devem operar com programação semelhante à dos dias úteis.