Presente de Natal antecipado — para um Ano Novo cheio de sucesso: 3 teses de criptomoedas para ficar de olho no curto prazo
Embora eu já tenha o ouvido treinado para separar o que é hype do que é fundamento, o fato de que muitos vão fazer um bom dinheiro com oportunidades ligadas a narrativas não deixa de ser verdade

Saudações! Você já ouviu a seguinte pergunta: "Você prefere estar certo ou ganhar dinheiro"? Esse curioso questionamento sempre me faz lembrar do quão fugaz pode ser o mercado de criptomoedas e suas narrativas.
Uma coisa sempre acontece em bull markets, quando o dinheiro é fácil e fundos de venture capital estão, basicamente, jogando dinheiro em projetos que combinam o maior número de palavras da moda: o preço dos ativos se descola do valor real subjacente.
No próximo ano, certamente ouviremos muitas vezes algo do tipo: "A moeda do projeto (insira aqui o nome do projeto), uma startup de IA (Inteligência Artificial) que irá levar IoT para o blockchain utilizando neural networks, é o futuro"!
Embora eu já tenha o ouvido treinado para separar o que é hype do que é fundamento, o fato de que muitos vão fazer um bom dinheiro com oportunidades ligadas a narrativas não deixa de ser verdade.
Como então surfar essas narrativas sem ser pego na contracorrente?
Resposta: timing e alocação.
Leia Também
Felipe Miranda: Precisamos (re)conversar sobre Méliuz (CASH3)
Veja o gráfico abaixo:
Explicação:
Cada faixa verde indica uma convergência de várias métricas on-chain do Bitcoin, as quais apontam um provável topo de mercado; as faixas vermelhas, por sua vez, indicam uma convergência de métricas que apontam para um provável fundo de mercado.
Quando eu falo de timing, me refiro ao momento certo de adicionar ou retirar risco da carteira. E quando falo de alocação, me refiro ao tamanho do risco. O gráfico acima nos dá um embasamento do tempo correto para sermos mais ou menos aventureiros. Já definir a alocação adequada requer uma dose de cautela a mais, pois esse é como se fosse o seu "cinto de segurança".
Risco com criptomoedas: hora de entrar ou sair?
Ao acrescentarmos ativos na carteira do Exponential Coins, é raro ver uma alocação em um ativo mais arriscado que seja maior do que 1% ou 2% — algo além disso requer séria convicção.
Conforme o ciclo avança, e vamos tendo sinais de evolução do projeto, podemos então aumentar progressivamente a exposição ao ativo.
Olhando para este ciclo, estou animado com algumas teses em particular, que não necessariamente irão vingar no longo prazo, mas que provavelmente vão fazer manchetes em 2024. Discuto sobre elas no Gráfico da Semana.
Variações semanais (11/12/23 a 18/12/23)
🪙 Bitcoin (BTC )
Preço: US$ 41.338 | Var. -5,60%
🪙 Ethereum (ETH)
Preço: US$ 2.194 | Var. -6,70%
🌐 Dominância Bitcoin: 53% (Var. -0,80%)
* dados referentes ao fechamento em 18/12/23
Tópicos da semana no mundo das criptomoedas
- Falha na Ledger deixa investidores preocupados: foi encontrada uma vulnerabilidade no software "LedgerHQ Connector Kit", essencial para conectar aplicativos descentralizados (dApps) e carteiras digitais. Um código malicioso injetado nesta biblioteca permitia que fundos fossem roubados de qualquer usuário que tivesse uma conexão com o software. A Ledger respondeu removendo a versão maliciosa do Connect Kit e lançando uma versão genuína para substituí-la; os dApps prontamente atualizaram com a nova versão. A injeção do código malicioso ocorreu devido a uma falha na cadeia de produção da ledger, onde um hacker supostamente teve acesso ao ambiente de desenvolvimento da empresa através de um ex-funcionário;
- "iPhone" da Solana é salvo por um cachorro: o Saga Phone é a proposta de dispositivo móvel que pretende trazer web3 para o bolso do consumidor amplo. O projeto idealizado pela Solana Labs foi um fracasso de vendas… até agora. O projeto BONK, uma memecoin de cachorro, anunciou airdrops de 30 milhões de BONK para possuidores do Saga. O anúncio fez com que algumas unidades do aparelho fossem revendidas (seladas) por até 10 vezes o preço original do celular. Com uma base inicial de usuários, o incentivo para desenvolvedores criarem aplicações para o novo smartphone aumenta;
- Fora do Ar-bitrum: no dia 15 de dezembro, uma interrupção ocorreu na rede Arbitrum quando um sequenciador (quem valida transações) parou de funcionar durante um aumento significativo no tráfego da rede. Alguns usuários especularam que a interrupção foi causada por inscriptions (quando se atrela imagem, texto, ou outras mídias a uma unidade transacional como o BTC, ETH, ou qualquer outro token nativo), o que explicaria o pequeno número de transações em cada bloco, e isso foi posteriormente confirmado pela equipe.
Gráfico da semana
Ao olhar para a performance de certas narrativas em criptomoedas, do começo do ano até aqui, nos últimos dias de 2023, podemos vislumbrar um pouco das grandes oportunidades que um bull market em pleno vapor guarda.
Performances de narrativas no ano (médias)
Fonte: Dune Analytics
Embora alguns projetos (ou narrativas por completo) não parem de pé ao olharmos para os fundamentos, existem 3 narrativas em especial que estão bem embasadas e que devem trazer alfa para a carteira do investidor em criptomoedas no próximo ciclo.
- Inteligência Artificial: os modelos de IA não são disponibilizados somente através de grandes empresas como OpenAI, Anthropic e Google (Deepmind). O movimento open-source (código aberto) tem ganhado mais força, e cripto pode ter uma contribuição importante como infraestrutura para o desenvolvimento de IAs descentralizadas.
- Ecossistema Solana: forte apelo ao consumidor varejista devido às baixas taxas e alta velocidade e também a experiência de usuário. A grande questão para Solana é se de fato a rede será robusta o bastante para aguentar uma demanda mundial sem deixar a desejar em performance. Com a chegada do Firedancer, novo software de validação, problemas de escalabilidade e resiliência estarão (supostamente) sanados.
- BRC-20s: atualmente, existe um conflito entre alguns desenvolvedores do Bitcoin, e aqueles que apoiam o protocolo inscriptions, que permite injetar mídias em sats, a subunidade indivisível do BTC, e criar BRC-20s. Por mais que uns queiram banir esse tipo de token em atualizações futuras, devido ao congestionamento da rede, é difícil acreditar que os mineradores adotariam tal atualização dado que a receita dos mesmos irá cair pela metade após o halving. Com o ETF de BTC na iminência de ser lançado, os tokens BRC-20 são um beta play interessante para o curto prazo.
Em tempo, lembro: essas narrativas possuem riscos, e não irão simplesmente subir em linha reta; o timing para a tomada de risco é agora, mas por favor, não esqueça que uma alocação equilibrada, com 60% a 80% de BTC, 10% a 20% em ETH, e o resto em demais altcoins (criptomoedas alternativas ao bitcoin), é o que vai manter qualquer investidor bem, seja no bull market, seja no bear market.
- Essas 10 criptomoedas podem alcançar valorizações ENORMES já a partir de 2024: conheça a lista de ativos “garimpados” pela Empiricus Research e que têm potencial de te deixar milionário começando no ano que vem. Clique aqui (uma das criptos já foi revelada gratuitamente).
Forte abraço,
Valter Rebelo
Não foi por falta de aviso: Copom encontra um sótão para subir os juros, mas repercussão no Ibovespa fica para amanhã
Investidores terão um dia inteiro para digerir as decisões de juros da Super Quarta devido a feriados que mantêm as bolsas fechadas no Brasil e nos Estados Unidos
Rodolfo Amstalden: São tudo pequenas coisas de 25 bps, e tudo deve passar
Vimos um build up da Selic terminal para 15,00%, de modo que a aposta em manutenção na reunião de hoje virou zebra (!). E aí, qual é a Selic de equilíbrio para o contexto atual? E qual deveria ser?
Olhando para cima: Ibovespa busca recuperação, mas Trump e Super Quarta limitam o fôlego
Enquanto Copom e Fed preparam nova decisão de juros, Trump cogita envolver os EUA diretamente na guerra
Do alçapão ao sótão: Ibovespa repercute andamento da guerra aérea entre Israel e Irã e disputa sobre o IOF
Um dia depois de subir 1,49%, Ibovespa se prepara para queimar a gordura depois de Trump abandonar antecipadamente o G-7
Acima do teto tem um sótão? Copom chega para mais uma Super Quarta mirando fim do ciclo de alta dos juros
Maioria dos participantes do mercado financeiro espera uma alta residual da taxa de juros pelo Copom na quarta-feira, mas início de cortes pode vir antes do que se imagina
Felipe Miranda: O fim do Dollar Smile?
Agora o ouro, e não mais o dólar ou os Treasuries, representa o ativo livre de risco no imaginário das pessoas
17 X 0 na bolsa brasileira e o que esperar dos mercados hoje, com disputa entre Israel e Irã no radar
Desdobramentos do conflito que começou na sexta-feira (13) segue ditando o humor dos mercados, em semana de Super Quarta
Sexta-feira, 13: Israel ataca Irã e, no Brasil, mercado digere o pacote do governo federal
Mercados globais operam em queda, com ouro e petróleo em alta com aumento da aversão ao risco
Labubu x Vale (VALE3): quem sai de moda primeiro?
Se fosse para colocar o meu suado dinheirinho na fabricante do Labubu ou na mineradora, escolho aquela cujas ações, no longo prazo, acompanham o fundamento da empresa
Novo pacote, velhos vícios: arrecadar, arrecadar, arrecadar
O episódio do IOF não é a raiz do problema, mas apenas mais uma manifestação dos sintomas de uma doença crônica
Bradesco acerta na hora de virar o disco, governo insiste no aumento de impostos e o que mais embala o ritmo dos mercados hoje
Investidores avaliam as medidas econômicas publicadas pelo governo na noite de quarta e aguardam detalhes do acordo entre EUA e China
Rodolfo Amstalden: Mais uma anomalia para chamar de sua
Eu sou um stock picker por natureza, mas nem precisaremos mergulhar tanto assim no intrínseco da Bolsa para encontrar oportunidade; basta apenas escapar de tudo o que é irritantemente óbvio
Construtoras avançam com nova faixa do Minha Casa, e guerra comercial entre China e EUA esfria
Seu Dinheiro entrevistou o CEO da Direcional (DIRR3), que falou sobre os planos da empresa; e mercados globais aguardam detalhes do acordo entre as duas maiores potências
Pesou o clima: medidas que substituem alta do IOF serão apresentadas a Lula nesta terça (10); mercados repercutem IPCA e negociação EUA-China
Entre as propostas do governo figuram o fim da isenção de IR dos investimentos incentivados, a unificação das alíquotas de tributação de aplicações financeiras e a elevação do imposto sobre JCP
Felipe Miranda: Para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve
O anúncio do pacote alternativo ao IOF é mais um reforço à máxima de que somos o país que não perde uma oportunidade de perder uma oportunidade. Insistimos num ajuste fiscal centrado na receita, sem anúncios de corte de gastos.
Celebrando a colheita do milho nas festas juninas e na SLC Agrícola, e o que esperar dos mercados hoje
No cenário global, investidores aguardam as negociações entre EUA e China; por aqui, estão de olho no pacote alternativo ao aumento do IOF
Azul (AZUL4) no vermelho: por que o negócio da aérea não deu samba?
A Azul executou seu plano com excelência. Alcançou 150 destinos no Brasil e opera sozinha em 80% das rotas. Conseguiu entrar em Congonhas. Chegou até a cair nas graças da Faria Lima por um tempo. Mesmo assim, não escapou da crise financeira.
A seleção com Ancelotti, e uma empresa em baixa para ficar de olho na bolsa; veja também o que esperar para os mercados hoje
Assim como a seleção brasileira, a Gerdau não passa pela sua melhor fase, mas sua ação pode trazer um bom retorno, destaca o colunista Ruy Hungria
A ação que disparou e deixa claro que mesmo empresas em mau momento podem ser ótimos investimentos
Às vezes o valuation fica tão barato que vale a pena comprar a ação mesmo que a empresa não esteja em seus melhores dias — mas é preciso critério
Apesar da Selic, Tenda celebra MCMV, e FII do mês é de tijolo. E mais: mercado aguarda juros na Europa e comentários do Fed nos EUA
Nas reportagens desta quinta, mostramos que, apesar dos juros nas alturas, construtoras disparam na bolsa, e tem fundo imobiliário de galpões como sugestão para junho