Tudo o que você precisa saber para não errar na sua declaração do IR 2023 ESTÁ AQUI

Cotações por TradingView
2023-03-15T18:12:51-03:00

Por que o Credit Suisse derrubou as bolsas americanas e pressionou o Ibovespa hoje?

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta quarta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo

15 de março de 2023
18:12
Crise Credit Suisse
Imagem: Montagem: Beatriz Azevedo

Quem esperava um pregão mais tranquilo nesta quarta-feira (15), após dois dias de intensa repercussão da falência do Silicon Valley Bank (SVB), teve suas expectativas frustradas logo cedo por notícias vindas diretamente da Suíça.

As ações do Credit Suisse, uma das maiores instituições financeiras do mundo, chegaram a cair mais de 30% após seu principal acionista, o Saudi National Bank (SNB), avisar que não irá injetar mais dinheiro na operação

A negativa saudita — que, segundo o presidente do conselho de administração do SNB, foi motivada por questões regulatórias — elevou a ameaça de quebradeira no setor bancário, causou pânico no mercado e derrubou as bolsas da Europa, que anotaram recuos de até 4,3%.

A aversão ao risco espalhou-se pelo globo, pressionando os principais índices de Wall Street — que também fecharam em queda — e alcançado a bolsa de valores brasileira.

A pressão, porém, foi aliviada perto do fim do pregão após o BC da Suíça responder a um apelo do Credit. A instituição sinalizou publicamente seu apoio ao banco e indicou que vai prestar socorro à instituição financeira se for necessário.

Em comunicado, a Autoridade Supervisora do Mercado Financeiro Suíço (FINMA) e o BC dizem que o Credit Suisse “atende aos requisitos de capital e liquidez impostos às instituições sistemicamente importantes” e que o banco central intervirá se a situação mudar.

Os reguladores também reforçaram que a falência de dois bancos regionais dos EUA na semana passada não representa um “risco direto de contágio” para os suíços.

Por aqui, o humor também melhorou com uma declaração do presidente da República. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que apresentará o novo arcabouço fiscal e futuro substituto do teto de gastos antes de sua viagem à China, marcada para 24 de março.

Ainda assim, o Ibovespa fechou o dia em queda, mas bem longe das mínimas da sessão. O principal índice acionário da B3 recuou 0,25%, aos 102.675 pontos, enquanto o dólar à vista subiu 0,70%, cotado em R$ 5,2943.

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta quarta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.

Confira outras notícias que mexem com o seu dinheiro

É CHEGADA A HORA?
A “profecia do bitcoin” vai se concretizar? Crise do sistema financeiro nos Estados Unidos recoloca ativos digitais como alternativa a bancos. De sexta-feira (10) e até terça-feira (14), a maior criptomoeda do mundo viu crescimento de preços da ordem de 28%. 

VENDENDO LENÇOS
Crise? Que nada! Tem bancão embolsando US$ 15 bilhões com falências lá fora — saiba quem está se dando bem. Em meio ao caos, uma enxurrada de novos depósitos chega aos gigantes de Wall Street no maior movimento já visto em mais de uma década. 

CASHBACK PARA O ACIONISTA
Dividendos à vista: Méliuz anuncia que dinheiro da venda do Bankly irá para os acionistas e ações disparam. A companhia está no estágio final de negociação com o banco BV; transação deve acontecer até o final de março.

NOVO NORMAL
Âncora fiscal de Lula e Haddad vai conseguir segurar a dívida? Saiba por que o economista do Itaú acha difícil. Para Mário Mesquita, a nova regra deve levar a uma melhora do gasto primário, mas seria insuficiente para deter a expansão do endividamento. 

OS ‘MACETES’ DO IR 
Em um vídeo exclusivo para o Seu Dinheiro, a repórter Julia Wiltgen dá o ‘caminho das pedras’ para quem busca aumentar a restituição do Imposto de Renda 2023 ou, pelo menos, tentar reduzir a mordida do Leão no bolso. Clique aqui e descubra.

Compartilhe

LINHA D'ÁGUA

Você ainda confia no seu banco? Saiba o que alguns dos maiores gestores do planeta esperam da crise financeira

27 de março de 2023 - 8:25

Depois de ler notícias alarmantes sobre bancos, quem garante que não estamos diante de uma crise similar à de 2008 (ou até pior)?

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro de 6% com ações da Tegma (TGMA3); confira a recomendação

27 de março de 2023 - 7:51

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da Tegma (TGMA3). Veja os detalhes

IVAN SANT'ANNA

A crise de 29 e a de 23: por que bancos em apuros são tão antigos quanto os próprios bancos

26 de março de 2023 - 8:03

No Brasil, os problemas externos vieram se juntar à crise bancária provocada pelo rombo da Americanas, exercendo forte pressão no mercado de renda variável, como vêm mostrando as seguidas quedas do Ibovespa

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A semana do Copom, nova crise dos bancos europeus e o susto de Lula; confira os principais destaques do dia

24 de março de 2023 - 18:25

Olhando para o comportamento dos ativos brasileiros nesta semana, é bem fácil perceber que existiram dois momentos distintos — o antes do Copom e o depois do Copom. Antes da decisão de política monetária do Banco Central brasileiro era possível notar um ar mais leve entre os investidores locais, ainda que a crise bancária nos Estados Unidos assustasse. […]

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro de 4% com ações da Tim (TIMS3); confira a recomendação

24 de março de 2023 - 7:51

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis de Tim (TIMS3). Veja os detalhes

Mande suas dúvidas!

Se a Americanas (AMER3) pode pedir recuperação judicial para ‘se safar’ das dívidas, por que eu não posso?

24 de março de 2023 - 6:25

A Dinheirista nasceu para resolver suas aflições financeiras (ou te deixar mais desesperado). No episódio de estreia, recuperação judicial para pessoas físicas: posso fazer como a Americanas se não conseguir pagar minhas dívidas?

SEXTOU COM O RUY

Caçadores de dicas quentes: todo cuidado é pouco na hora de investir

24 de março de 2023 - 6:11

Comprar Natura por causa de uma possível venda da Aesop é o mesmo que pular na areia movediça para pegar uma sobremesa de gelatina – não me parece valer o risco

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A nova declaração de guerra de Lula, os planos bilionários da Klabin (KLBN11) e tudo que a Americanas (AMER3) precisará vender na RJ; confira os destaques do dia

23 de março de 2023 - 18:45

Para muitos, a decisão de política monetária do Banco Central brasileiro divulgada ontem (22) tinha tudo para ser o início de um sonho — com uma sinalização clara de que um corte nos juros estava perto. Apesar dos ataques incessantes do governo federal e de uma parcela da sociedade civil — incluindo associações de diversos […]

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies