🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

O novo ChatGPT está no ar e aqui estão algumas coisas que ninguém no mercado está falando

Muito em breve, oito horas diárias de trabalho burocrático serão resolvidas em 30 minutos com ajuda de sistemas de inteligência artificial como o ChatGPT

16 de março de 2023
5:55 - atualizado às 20:19
Imagem criada com o sistema de inteligência artificial DALL-E, dos mesmos criadores do ChatGPT
Imagem criada com o sistema de inteligência artificial DALL-E. - Imagem: OpenAI

Olá, seja bem-vindo à Estrada do Futuro, onde conversamos semanalmente sobre a intersecção entre investimentos e tecnologia. Nesta semana, a fundação OpenAI anunciou o GPT-4, uma evolução natural do tão falado ChatGPT.

Além de texto, o novo ChatGPT agora aceita que o usuário utilize imagens e vídeos como forma de interação com o algoritmo.

Junto com as novas funcionalidades, a OpenAI disse que o algoritmo atualizado é muito mais preciso em listar fatos (ou seja, conta menos mentiras) e melhorou significativamente suas habilidades matemáticas (que, convenhamos, eram basicamente inexistentes no ChatGPT).

Meus três parágrafos anteriores resumem tudo o que você vai encontrar nos maiores portais da internet falando sobre o assunto.

Se quiser saber uma série de outras coisas interessantes acontecendo em inteligência artificial, continue comigo.

  • Inteligência artificial em alta também no mundo cripto: conheça os 3 ativos digitais de AI que têm enorme potencial de valorização em 2023. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR 

O fim do "bullshit job" com o ChatGPT e similares

Nesta semana, durante uma live, o Google anunciou que, ainda em 2023, toda a sua suíte de softwares de produtividade passará por upgrades para incorporar inteligência artificial.

Pelo menos no vídeo, a IA escreve seus e-mails, seus textos e monta suas apresentações no Google Slides.

Ao assistir a demonstração não pude deixar de pensar que, muito em breve, oito horas diárias de trabalho burocrático e repetitivo serão resolvidas em 30 minutos com ajuda de IA.

Para as pessoas que reclamavam da monotonia de seus trabalhos e da falta de tempo para exercerem seu lado criativo, eis uma solução.

Agora, a pergunta que eu, você e basicamente todo mundo está se fazendo é se essa será uma mudança realmente boa.

Isso só o tempo dirá.

Nos próximos dias, a Microsoft realizará um evento similar e, pode apostar, mostrará features parecidas em todo o seu pacote Office.

A corrida contra o tempo é para ver quem colocará esses produtos nas mãos dos clientes primeiro.

Eu achei que nós pagaríamos caro por AI, mas eu estava errado

Assim como a maioria dos entusiastas de tecnologia, eu conheci os modelos generativos através do DALL-E, um algoritmo (também da OpenAI) que transforma frases em imagens.

Alguns prompts bizarros depois, passei a me questionar sobre quem seriam os vencedores dessa corrida da inteligência artificial.

Naturalmente, os provedores dos semicondutores utilizados para treinar esses modelos e, posteriormente, gerarem os resultados (inferências) uma vez que esses modelos estivessem em produção, seriam candidatos óbvios.

A princípio, a oportunidade me parecia imensa, da magnitude que o mobile era quando Steve Jobs apresentou o iPhone ao mundo.

Alguns meses depois, eu descobri que minha percepção inicial estava incorreta.

Tudo no seu computador

Uma empresa que não conhecia, Stability.ai, apresentou ao mundo o algoritmo Stable Diffusion.

Mais que uma "réplica" do DALL-E, o Stable Diffusion era um produto "Open Source", ou seja, 100% gratuito.

Além de gratuito, o Stable Diffusion foi capaz de comprimir a complexidade do algoritmo de modo que fosse possível utilizá-lo localmente, no seu computador, sem a necessidade de um supercomputador nos data centers de grandes empresas como a Microsoft, o Google ou a Amazon.

Um computador mediano é plenamente capaz de produzir imagens incríveis via Stable Diffusion, basicamente de graça.

Você percebeu onde eu vou chegar?

Em breve, você terá um "ChatGPT" rodando no seu computador pessoal, de graça

Vou poupá-lo dos detalhes mais técnicos, mas neste post, um sujeito muito inteligente explica como outro sujeito ainda mais inteligente foi capaz de comprimir o ChatGPT num modelo também capaz de ser utilizado localmente, em qualquer notebook pessoal. 

Mas aí você vai me dizer: ok, eles conseguiram isso, mas o modelo ainda é da OpenAI e não poderá ter uso comercial. Ou seja, ainda precisaremos depender do ChatGPT não estar congestionado ou aceitamos pagar os US$ 20 mensais cobrados hoje para ser premium…

Bom, antes que eu possa responder a sua pergunta, Emad Mostaque — CEO da Stability.ai — já sugeriu no Twitter que eles estão trabalhando numa versão 100% gratuita de um clone do ChatGPT.

Claramente existe uma corrida empresarial em torno da inteligência artificial.

O que eu tenho uma dificuldade crescente em responder é se essa é uma corrida para o topo da montanha, ou para o abismo.

Powered by Empiricus Research.

Ninguém sabe muito bem para onde essa febre da inteligência artificial vai nos levar, mas uma coisa é certa: todos deveriam aproveitar a chance de lucrar absurdamente enquanto ela não sai dos holofotes.

No mundo das criptomoedas, existem ativos relacionados a essa tecnologia que já vêm mostrando seu potencial de valorização para os próximos meses. 

Três deles, especificamente, podem te ajudar a fazer uma verdadeira fortuna. Clique aqui para conhecer.

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar