🔴 ESTA CRIPTOMOEDA DISPAROU 4.200% EM 2 DIAS – VEJA SE VALE INVESTIR

O novo ChatGPT está no ar e aqui estão algumas coisas que ninguém no mercado está falando

Muito em breve, oito horas diárias de trabalho burocrático serão resolvidas em 30 minutos com ajuda de sistemas de inteligência artificial como o ChatGPT

16 de março de 2023
5:55 - atualizado às 20:19
Imagem criada com o sistema de inteligência artificial DALL-E, dos mesmos criadores do ChatGPT
Imagem criada com o sistema de inteligência artificial DALL-E. - Imagem: OpenAI

Olá, seja bem-vindo à Estrada do Futuro, onde conversamos semanalmente sobre a intersecção entre investimentos e tecnologia. Nesta semana, a fundação OpenAI anunciou o GPT-4, uma evolução natural do tão falado ChatGPT.

Além de texto, o novo ChatGPT agora aceita que o usuário utilize imagens e vídeos como forma de interação com o algoritmo.

Junto com as novas funcionalidades, a OpenAI disse que o algoritmo atualizado é muito mais preciso em listar fatos (ou seja, conta menos mentiras) e melhorou significativamente suas habilidades matemáticas (que, convenhamos, eram basicamente inexistentes no ChatGPT).

Meus três parágrafos anteriores resumem tudo o que você vai encontrar nos maiores portais da internet falando sobre o assunto.

Se quiser saber uma série de outras coisas interessantes acontecendo em inteligência artificial, continue comigo.

  • Inteligência artificial em alta também no mundo cripto: conheça os 3 ativos digitais de AI que têm enorme potencial de valorização em 2023. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR 

O fim do "bullshit job" com o ChatGPT e similares

Nesta semana, durante uma live, o Google anunciou que, ainda em 2023, toda a sua suíte de softwares de produtividade passará por upgrades para incorporar inteligência artificial.

Pelo menos no vídeo, a IA escreve seus e-mails, seus textos e monta suas apresentações no Google Slides.

Ao assistir a demonstração não pude deixar de pensar que, muito em breve, oito horas diárias de trabalho burocrático e repetitivo serão resolvidas em 30 minutos com ajuda de IA.

Para as pessoas que reclamavam da monotonia de seus trabalhos e da falta de tempo para exercerem seu lado criativo, eis uma solução.

Agora, a pergunta que eu, você e basicamente todo mundo está se fazendo é se essa será uma mudança realmente boa.

Isso só o tempo dirá.

Nos próximos dias, a Microsoft realizará um evento similar e, pode apostar, mostrará features parecidas em todo o seu pacote Office.

A corrida contra o tempo é para ver quem colocará esses produtos nas mãos dos clientes primeiro.

Eu achei que nós pagaríamos caro por AI, mas eu estava errado

Assim como a maioria dos entusiastas de tecnologia, eu conheci os modelos generativos através do DALL-E, um algoritmo (também da OpenAI) que transforma frases em imagens.

Alguns prompts bizarros depois, passei a me questionar sobre quem seriam os vencedores dessa corrida da inteligência artificial.

Naturalmente, os provedores dos semicondutores utilizados para treinar esses modelos e, posteriormente, gerarem os resultados (inferências) uma vez que esses modelos estivessem em produção, seriam candidatos óbvios.

A princípio, a oportunidade me parecia imensa, da magnitude que o mobile era quando Steve Jobs apresentou o iPhone ao mundo.

Alguns meses depois, eu descobri que minha percepção inicial estava incorreta.

Tudo no seu computador

Uma empresa que não conhecia, Stability.ai, apresentou ao mundo o algoritmo Stable Diffusion.

Mais que uma "réplica" do DALL-E, o Stable Diffusion era um produto "Open Source", ou seja, 100% gratuito.

Além de gratuito, o Stable Diffusion foi capaz de comprimir a complexidade do algoritmo de modo que fosse possível utilizá-lo localmente, no seu computador, sem a necessidade de um supercomputador nos data centers de grandes empresas como a Microsoft, o Google ou a Amazon.

Um computador mediano é plenamente capaz de produzir imagens incríveis via Stable Diffusion, basicamente de graça.

Você percebeu onde eu vou chegar?

Em breve, você terá um "ChatGPT" rodando no seu computador pessoal, de graça

Vou poupá-lo dos detalhes mais técnicos, mas neste post, um sujeito muito inteligente explica como outro sujeito ainda mais inteligente foi capaz de comprimir o ChatGPT num modelo também capaz de ser utilizado localmente, em qualquer notebook pessoal. 

Mas aí você vai me dizer: ok, eles conseguiram isso, mas o modelo ainda é da OpenAI e não poderá ter uso comercial. Ou seja, ainda precisaremos depender do ChatGPT não estar congestionado ou aceitamos pagar os US$ 20 mensais cobrados hoje para ser premium…

Bom, antes que eu possa responder a sua pergunta, Emad Mostaque — CEO da Stability.ai — já sugeriu no Twitter que eles estão trabalhando numa versão 100% gratuita de um clone do ChatGPT.

Claramente existe uma corrida empresarial em torno da inteligência artificial.

O que eu tenho uma dificuldade crescente em responder é se essa é uma corrida para o topo da montanha, ou para o abismo.

Powered by Empiricus Research.

Ninguém sabe muito bem para onde essa febre da inteligência artificial vai nos levar, mas uma coisa é certa: todos deveriam aproveitar a chance de lucrar absurdamente enquanto ela não sai dos holofotes.

No mundo das criptomoedas, existem ativos relacionados a essa tecnologia que já vêm mostrando seu potencial de valorização para os próximos meses. 

Três deles, especificamente, podem te ajudar a fazer uma verdadeira fortuna. Clique aqui para conhecer.

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Informação exclusiva, últimos dias para declarar o IR 2024 e dólar nas alturas na Argentina — confira as notícias mais lidas da semana no Seu Dinheiro

25 de maio de 2024 - 9:21

A posse da nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, a ata do Fed e a aprovação do ETF do ethereum nos Estados Unidos mexeram com os mercados, mas não brilharam sozinhas

Especial de IR

Fui MEI por um ano, mas não entreguei a declaração de imposto de renda de pessoa física. Posso vir a ter problemas?

25 de maio de 2024 - 7:46

Ela deixou de entregar a declaração de imposto de renda como pessoa física no ano em que trabalhou como MEI, mas pode ter cometido um erro…

SEXTOU COM O RUY

O investimento secreto de Warren Buffett: aprenda a aplicar a mesma estratégia para ganhar dinheiro no Brasil

24 de maio de 2024 - 9:01

Aposta mais recente de Warren Buffett aparecia na SEC como confidencial, o que gerou muita curiosidade entre os investidores

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Adagio ma non troppo: Com Ibovespa em marcha lenta, Wall Street anima os mercados; confira o que movimenta as bolsas hoje

24 de maio de 2024 - 8:50

Caminhos dos juros nos EUA e Brasil voltam a preocupar investidores; balanço da Americanas adiado, novo CEO da Vale e aprovação do ETF de ethereum agitam as bolsas nesta sexta-feira

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O problema dos 3%: como a desancoragem das expectativas atrapalha a queda dos juros no Brasil

24 de maio de 2024 - 6:34

O ministro Fernando Haddad considera a meta de inflação de 3% praticamente inalcançável, o que eleva ansiedade quanto a uma possível revisão

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Você leu o que o Fed escreveu para você?

22 de maio de 2024 - 20:05

O segredo para uma jornada de sucesso como investidor ou como empreendedor começa com algo bem simples… a leitura.

CRYPTO INSIGHTS

O mercado de criptomoedas está influenciando as eleições nos EUA? O que o ETF de ethereum (ETH) tem a ver com a política americana

21 de maio de 2024 - 20:05

Nesta semana uma votação crucial está prevista para acontecer em Washington e pode remodelar o panorama regulatório para os ativos digitais nos Estados Unidos

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Dez anos de “O Fim do Brasil”

20 de maio de 2024 - 20:01

Dez anos de lançamento de “O Fim do Brasil” e, afinal, a que fim chegou a economia do Brasil? Estamos em queda livre em direção ao pior?

Especial IR

Me mudei para Portugal, mas não entreguei a Declaração de Saída Definitiva do País; como regularizar a situação?

18 de maio de 2024 - 8:00

Documento serve para encerrar as obrigações fiscais do contribuinte no Brasil, mas este leitor não a entregou e agora recebeu uma herança

SEXTOU COM O RUY

A Petrobras (PETR4) desabou mais uma vez: surge uma barganha na bolsa com dividendos bilionários?

17 de maio de 2024 - 6:04

Nas últimas várias trocas no comando da Petrobras, não tivemos grandes mudanças no dia a dia da companhia, o que inclusive permitiu ótimos pagamentos de dividendos nos últimos anos, mesmo com CEOs distintos — será que agora também vai ser assim?

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar