🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

A política externa de Lula 3 seria um prato cheio para o Barão de Itararé — de onde menos se espera é que não vem nada mesmo

Vocè viu a última do Apporelly? Fosse vivo, o Barão de Itararé estaria deitando e rolando com as últimas de Lula

23 de abril de 2023
7:29 - atualizado às 18:16
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante café da manhã com jornalistas setoristas, no Palácio do Planalto.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A expressão “de onde menos se espera é que não vem mesmo” foi criada por Aparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, colunista humorístico cujo nome era simplificado para Apporelly, e que se intitulava jocosamente Barão de Itararé.

Você viu a última do Apporelly?”, as pessoas perguntavam umas às outras.

O “barão” viveu 76 anos (1895-1971). Nascido no Rio Grande do Sul, fez a maior parte de sua carreira na imprensa carioca. Primeiro no jornal A Manhã, isso antes de fundar seu próprio semanário, que recebeu o sugestivo título de A Manha.

Lula seria tema recorrente do Barão de Itararé

Se fosse nosso contemporâneo, o presidente Lula (ou, melhor, o presidente Lula 3) seria um tema recorrente de Apporelly. Principalmente sua política externa confusa e incoerente.

Ousando imitar o inimitável humorista, eu diria que “o Brasil vai sediar uma reunião de cúpula (summit) entre Lula, Xi Jinping e Joe Biden, para pôr fim às divergências entre os dois países e impor um cessar-fogo na guerra russo-ucraniana.”

Durante os quatro anos Bolsonaro, o Brasil tornou-se assunto de primeira grandeza na imprensa mundial, o que jamais tinha acontecido com um presidente brasileiro.

Isso se deveu ao desmatamento da Amazônia, ao garimpo ilegal na terra dos yanomanis, aos pronunciamentos antivacina contra a Covid-19 e aos atritos com quase todos os países.

Fora as declarações homofóbicas, machistas, racistas etc etc.

Lula foi exaltado pela imprensa internacional

Por ocasião da campanha presidencial de 2022, Lula, por ser o único político capaz de derrotar Jair Bolsonaro, foi exaltado pela imprensa internacional.

Transformaram-no em herói, o único super-homem capaz de salvar a Amazônia, ainda mais que Marina Silva (esta, ecologista autêntica) o apoiou.

Vai interromper a devastação da floresta”; ”Salvará a vida dos índios”; “Vai pôr fim à mineração ilegal”.

Foi a partir daí que Luiz Inácio Lula da Silva se julgou um político de renome mundial.

Essa opinião foi reforçada pela mensagem de congratulações que recebeu do presidente Joe Biden logo após o TSE declará-lo vencedor nas urnas, parabenizando-o pela vitória e elogiando o sistema eleitoral brasileiro (por experiência própria, Biden sabe bem o que é uma apuração de votos complicada, ineficiente e sujeita a manipulações).

Naquela mesma noite, já quase madrugada em Paris, chegou também um telefonema de Emmanuel Macron (aquele a quem Bolsonaro desrespeitou a mulher, Brigitte Macron), exaltando a vitória petista.

Apesar desses trunfos, e como a diferença de votos aqui foi de apenas 1,5%, Lula era rejeitado pelas forças armadas (ou alguém acha que os militares deixariam militantes da CUT ou do MST acampar em frente às suas unidades?) e se sentia inseguro na presidência.

  • Não dê dinheiro à Receita Federal à toa: você pode estar deixando de receber uma boa restituição do Imposto de Renda por algum equívoco na hora da declaração. Clique aqui e baixe GRATUITAMENTE um guia completo para não errar em nada na hora de acertar as contas com o Leão.

Lula foi salvo pelos ataques de 8 de janeiro

Foi salvo pelos ataques de 8 de janeiro, uma das maiores estultices que já vi. Se aqueles manifestantes achavam que, destruindo as sedes físicas dos três Poderes, estavam dando um golpe de Estado, é porque a ignorância imperava entre eles.

Para tomar o poder em Cuba, no final dos anos 1950, Fidel Castro precisou formar uma guerrilha que começou sua luta em Sierra Maestra e foi agregando voluntários até que pudessem sair da selva e se deslocar para Havana, onde foram recebidos triunfalmente em 1º de janeiro de 1959.

Nelson Mandela (este sim, um verdadeiro herói), ficou preso durante 27 anos. Até que (graças a um clamor mundial em seu favor e boicotes de todos os tipos contra o regime de apartheid vigente na África do Sul) foi solto e se elegeu presidente no voto popular.

Após uma tentativa fracassada de golpe, que o levou à prisão, na Venezuela o coronel Hugo Chávez, após ser solto, candidatou-se a presidente e obteve 80% dos votos.

Isso lhe permitiu mudar a composição da Suprema Corte e obter do Congresso (no qual tinha praticamente todas as cadeiras – a oposição não concorreu ao pleito) poderes para legislar por decreto.

Ou seja, tornou-se ditador legal, se é que estas duas palavras não são conflitantes.

Na Espanha, o generalíssimo Francisco Franco precisou vencer uma cruenta guerra civil, que durou quase três anos (julho 1936/abril 1939) e deixou meio milhão de mortos, para assumir poderes totais, dos quais usufruiu durante 36 anos, só terminando com sua morte e estabelecimento de uma monarquia constitucionalista.

O próprio golpe militar brasileiro (que muitos chamam de Revolução) se deu com algumas características especiais.

Senão, vejamos:

O presidente João (Jango) Goulart e seu cunhado, Leonel Brizola (governador do Rio Grande do Sul), mais Brizola do que Jango, pretendiam instalar um governo nos moldes cubanos. Só que lhes faltou uma Sierra Maestra.

Num discurso no Automóvel Clube do Brasil (Cinelândia, Rio de Janeiro), proferido em 30 de março de 1964, Goulart conclamou os soldados, cabos e sargentos das Forças Armadas a se rebelarem contra seus oficiais.

Qualquer chefe de Estado ou de governo que dissesse isso, inclusive nos Estados Unidos, seria deposto. Talvez por ação do Congresso ou da Suprema Corte, mas seria.

Em sua grande maioria, o povo brasileiro era a favor da deposição de Jango.

Com o golpe (ou Revolução, como queiram) em andamento, João Goulart fugiu para o Uruguai.

O marechal Humberto de Alencar Castelo Branco não se plantou no palácio do Planalto e disse “Agora quem manda sou eu”. O Congresso Nacional o elegeu, incluindo os votos favoráveis de Juscelino Kubitschek e Ulysses Guimarães, sendo que o segundo, durante anos, chefiaria a oposição aos governos militares que se seguiram ao de Castelo.

Portanto, se aqueles manifestantes que depredaram os prédios mais importantes da República em Brasília achavam que estavam dando um golpe de Estado, se instalando no poder, cometeram uma idiotice fundamental, idiotice essa pela qual estão pagando caro.

Existe um nome específico para isso: quartelada. Mesmo que, acredito eu, a maior parte dos golpistas se constituísse de civis.

Ainda que se mantivessem no interior dos prédios públicos e não arredassem pé de lá, os governos estrangeiros não os reconheceriam. Continuariam considerando Luiz Inácio Lula da Silva presidente do Brasil.

VEJA TAMBÉM - Fugi do país para escapar de uma montanha de dívidas, meus credores podem me perseguir?

Confira o episódio desta semana do quadro A Dinheirista, em que a repórter Julia Wiltgen resolve esse e mais casos cabeludos envolvendo dinheiro. Confira:

O que Lula não percebeu

Só que Lula ainda não percebeu que pouco mais de um terço dos brasileiros apoia o seu governo e que diversos países (governo, imprensa e opinião pública) estão trocando o apoio inicial pela reprovação às suas atitudes e declarações estapafúrdias.

Em seu primeiro mandato, Lula tinha Palocci e Meirelles cuidando das finanças e José Dirceu, do apoio do Congresso. É verdade que Dirceu fazia isso pagando uma mesada a senadores e deputados mas tinha sucesso. Até que aquele burocrata dos Correios e Roberto Jefferson entregaram o jogo.

O segundo mandato de Lula transcorreu bem, não só pela inércia mas também, e principalmente, pelo dinheiro subtraído da Petrobras que garantiu o apoio da classe política.

Leia também

O rei da cocada preta

Agora, como disse acima, o presidente se acha o rei da cocada preta.

Daqui a alguns dias, Lula viajará para a Inglaterra para assistir a coroação do rei Charles III.

Depois de dizer que seu chanceler, Mauro Vieira, iria representá-lo no evento, o presidente decidiu ir pessoalmente.

Numa falta de educação sem tamanho, alegou que precisa ir a Londres conversar com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak.

O que alguém precisa dizer a Lula abertamente é que o rei Charles III dá enorme importância ao Brasil porque é aqui que fica a maior floresta tropical do planeta. E ele é defensor atuante da preservação da natureza.

Outras coisas deveriam ser sopradas ao ouvido do presidente:

Pode até ser que o yuan se torne a moeda universal, mas isso, caso aconteça, deverá demorar várias décadas. Ou um século.”

“A China tem três trilhões de dólares de reservas. Apesar das atuais divergências entre Biden e Jinping, há um acordo não escrito entre os dois: ‘Vocês continuam comprando nossas mercadorias’, pensa o chinês. ‘Vocês aplicam seu dinheiro em obrigações do nosso Tesouro’, raciocina o americano.”

Agora pergunto eu: Porque será que o capital do banco dos Brics é de 50 bilhões de dólares?

Não deveria ser em reais (Brasil), rublos (Rússia), rúpias (Índia), yuans (China) ou rands (África do Sul), moedas países componentes do grupo?

Pena mesmo que o Apporelly, Barão de Itararé, não vivesse nos dias de hoje. Ele já acordaria de manhã com a piada pronta.

Um forte abraço a todos,

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar