🔴 SÉRIE EMPIRICUS IN$IGTS: +100 RELATÓRIOS CORTESIA – LIBERE GRATUITAMENTE

Ruy Hungria
Ruy Hungria
É formado em Física e especialista em bolsa e opções na Empiricus
SEXTOU COM O RUY

Ibovespa em disparada: ainda dá tempo de investir em ações depois da forte alta nesta semana?

O Ibovespa ganhou força nos últimos dias, em meio à perspectiva de corte na Selic. Mas isso não quer dizer que não há mais chances na bolsa

Ruy Hungria
Ruy Hungria
14 de abril de 2023
6:12 - atualizado às 16:47
Arte mostrando um homem engravatado em cima de um touro, que pula para cima. Representação de um bull market na bolsa, com o Ibovespa e o mercado de ações em alta
Imagem: Shutterstock

Você deve ter visto que o Ibovespa simplesmente voou nesta semana, com várias ações apresentando valorizações de mais de 10% em apenas um dia.

Neste momento, é importante tentar entender não apenas porque o índice disparou, mas também quais são as chances de estarmos diante de uma mudança de direção do nosso mercado, depois de praticamente dois anos de queda.

Comportamento do Ibovespa desde o segundo semestre de 2021. Fonte: TradingView

A culpa é da inflação

Se o momento não é dos melhores para o nosso mercado, podemos dizer que a inflação é a grande culpada. A alta descontrolada de preços forçou os bancos centrais do mundo inteiro a subirem as taxas de juros, o que impactou negativamente o preço das ações e a atividade econômica.

Mas se a inflação vem pressionando as ações nos últimos dois anos, foi justamente por causa dela que o humor voltou a melhorar recentemente.

A última leitura do IPCA, na terça-feira (11), mostrou uma queda relevante do índice, que depois de muito tempo voltou para dentro do intervalo da meta.

Fonte: Bloomberg/ Elaboração: Seu Dinheiro

Isso sugere um corte na taxa de juros mais cedo do que o mercado estava esperando, o que é ótima notícia para as ações.

O Ibovespa continua assimétrico

Uma inflação comportada e a expectativa de corte de juros mais cedo ajudam, mas não explicam a disparada do Ibovespa nesta semana. Se o índice estivesse em 200 mil pontos e 12 vezes lucros na última segunda-feira (10), já precificando um cenário extremamente otimista, certamente a reação teria sido muito mais tímida.

Não era o caso!

Com o Ibovespa em 100 mil pontos e negociando por múltiplos historicamente baixos, havia muito pessimismo embutido no preço das ações. Com tanta gente esperando muito pouco, bastou uma notícia minimamente positiva para vermos o Ibovespa disparar.

A verdade é que há tempos tenho dito por aqui que o cenário não era propriamente inspirador, mas o Ibovespa vinha negociando por preços tão baixos que fazia todo o sentido você ter alguma exposição a ações em seu portfólio — pelo menos 25%.

Esse posicionamento rendeu ótimos frutos nesta semana, mas a dúvida que fica é: será que ainda existe espaço para mais surpresas positivas? Definitivamente, sim!

Mesmo depois da alta, o Ibovespa segue muito descontado.

Fonte: Bloomberg/ Elaboração: Seu Dinheiro

E ainda temos alguns gatilhos importantes pela frente, como a Reforma Tributária, uma possível dissipação das preocupações com uma crise financeira lá fora e, principalmente, o tão esperado início do ciclo de corte da Selic.

Repare no gráfico abaixo como as trajetórias de alta da Selic (linha verde) estão ligadas a uma queda do Ibovespa (linha preta), e vice-versa.

Fonte: TradingView/ Elaboração: Seu Dinheiro

Será que estamos diante de um longo período de queda da Selic e, consequentemente, de um longo ciclo de valorização da bolsa?

Apesar de ainda não podermos cravar que isso vai acontecer, faz sentido ter ações na carteira dados os múltiplos atuais e a boa relação de risco versus retorno.

Algumas aproveitam mais

Mas não é qualquer ação que vai se aproveitar desse movimento, caso ele aconteça. Os grandes bancos, exportadoras de commodities e empresas do setor de utilities até devem surfar uma melhora das condições macro, mas não serão as maiores beneficiadas.

Empresas cíclicas e de baixo valor de mercado é que costumam pegar na veia essas melhoras macro. Isso fica claro na imagem abaixo, que mostra algumas das valorizações das ações da série Microcap Alert apenas no dia 11 de abril, data em que o IPCA foi divulgado.

Mas não adianta sair por aí comprando qualquer microcap cíclica. É preciso saber diferenciar aquelas que somente sobreviverão se uma melhora macro acontecer, daquelas que seguirão resilientes, mesmo que nenhum desses gatilhos positivos aconteçam.

Se quiser conferir a lista completa com os melhores ativos para capturar essa mudança de humor, deixo aqui o convite.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

BOMBOU NO SD

Argentina entra na rota de ‘paraíso fiscal’, China encara mesma crise do Japão e inteligência artificial “sugando” o Ibovespa — veja tudo o que foi destaque na semana

6 de abril de 2024 - 13:36

A crise e os seus reflexos no país vizinho no Brasil despertaram o interesse dos leitores do Seu Dinheiro nos últimos dias

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar