🔴 ONDE INVESTIR 2º SEMESTRE – QUAIS AS RECOMENDAÇÕES PARA RENDA FIXA E DIVIDENDOS? ACOMPANHE OS PAINÉIS DO 2º DIA

Ruy Hungria

Ruy Hungria

É formado em Física e especialista em bolsa e opções na Empiricus

SEXTOU COM O RUY

Ibovespa em disparada: ainda dá tempo de investir em ações depois da forte alta nesta semana?

O Ibovespa ganhou força nos últimos dias, em meio à perspectiva de corte na Selic. Mas isso não quer dizer que não há mais chances na bolsa

Ruy Hungria
Ruy Hungria
14 de abril de 2023
6:12 - atualizado às 16:47
Arte mostrando um homem engravatado em cima de um touro, que pula para cima. Representação de um bull market na bolsa, com o Ibovespa e o mercado de ações em alta
Imagem: Shutterstock

Você deve ter visto que o Ibovespa simplesmente voou nesta semana, com várias ações apresentando valorizações de mais de 10% em apenas um dia.

Neste momento, é importante tentar entender não apenas porque o índice disparou, mas também quais são as chances de estarmos diante de uma mudança de direção do nosso mercado, depois de praticamente dois anos de queda.

Comportamento do Ibovespa desde o segundo semestre de 2021. Fonte: TradingView

A culpa é da inflação

Se o momento não é dos melhores para o nosso mercado, podemos dizer que a inflação é a grande culpada. A alta descontrolada de preços forçou os bancos centrais do mundo inteiro a subirem as taxas de juros, o que impactou negativamente o preço das ações e a atividade econômica.

Mas se a inflação vem pressionando as ações nos últimos dois anos, foi justamente por causa dela que o humor voltou a melhorar recentemente.

A última leitura do IPCA, na terça-feira (11), mostrou uma queda relevante do índice, que depois de muito tempo voltou para dentro do intervalo da meta.

Fonte: Bloomberg/ Elaboração: Seu Dinheiro

Isso sugere um corte na taxa de juros mais cedo do que o mercado estava esperando, o que é ótima notícia para as ações.

Leia Também

O Ibovespa continua assimétrico

Uma inflação comportada e a expectativa de corte de juros mais cedo ajudam, mas não explicam a disparada do Ibovespa nesta semana. Se o índice estivesse em 200 mil pontos e 12 vezes lucros na última segunda-feira (10), já precificando um cenário extremamente otimista, certamente a reação teria sido muito mais tímida.

Não era o caso!

Com o Ibovespa em 100 mil pontos e negociando por múltiplos historicamente baixos, havia muito pessimismo embutido no preço das ações. Com tanta gente esperando muito pouco, bastou uma notícia minimamente positiva para vermos o Ibovespa disparar.

A verdade é que há tempos tenho dito por aqui que o cenário não era propriamente inspirador, mas o Ibovespa vinha negociando por preços tão baixos que fazia todo o sentido você ter alguma exposição a ações em seu portfólio — pelo menos 25%.

Esse posicionamento rendeu ótimos frutos nesta semana, mas a dúvida que fica é: será que ainda existe espaço para mais surpresas positivas? Definitivamente, sim!

Mesmo depois da alta, o Ibovespa segue muito descontado.

Fonte: Bloomberg/ Elaboração: Seu Dinheiro

E ainda temos alguns gatilhos importantes pela frente, como a Reforma Tributária, uma possível dissipação das preocupações com uma crise financeira lá fora e, principalmente, o tão esperado início do ciclo de corte da Selic.

Repare no gráfico abaixo como as trajetórias de alta da Selic (linha verde) estão ligadas a uma queda do Ibovespa (linha preta), e vice-versa.

Fonte: TradingView/ Elaboração: Seu Dinheiro

Será que estamos diante de um longo período de queda da Selic e, consequentemente, de um longo ciclo de valorização da bolsa?

Apesar de ainda não podermos cravar que isso vai acontecer, faz sentido ter ações na carteira dados os múltiplos atuais e a boa relação de risco versus retorno.

Algumas aproveitam mais

Mas não é qualquer ação que vai se aproveitar desse movimento, caso ele aconteça. Os grandes bancos, exportadoras de commodities e empresas do setor de utilities até devem surfar uma melhora das condições macro, mas não serão as maiores beneficiadas.

Empresas cíclicas e de baixo valor de mercado é que costumam pegar na veia essas melhoras macro. Isso fica claro na imagem abaixo, que mostra algumas das valorizações das ações da série Microcap Alert apenas no dia 11 de abril, data em que o IPCA foi divulgado.

Mas não adianta sair por aí comprando qualquer microcap cíclica. É preciso saber diferenciar aquelas que somente sobreviverão se uma melhora macro acontecer, daquelas que seguirão resilientes, mesmo que nenhum desses gatilhos positivos aconteçam.

Se quiser conferir a lista completa com os melhores ativos para capturar essa mudança de humor, deixo aqui o convite.

Um grande abraço e até a semana que vem!

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tudo sob controle: Ibovespa precisa de uma leve alta para fechar junho no azul, mas não depende só de si

30 de junho de 2025 - 8:03

Ibovespa vem de três altas mensais consecutivas, mas as turbulências de junho colocam a sequência em risco

TRILHAS DE CARREIRA

Ser CLT virou ofensa? O que há por trás do medo da geração Z pela carteira assinada

29 de junho de 2025 - 7:59

De símbolo de estabilidade a motivo de piada nas redes sociais: o que esse movimento diz sobre o mundo do trabalho — e sobre a forma como estamos lidando com ele?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Atenção aos sinais: Bolsas internacionais sobem com notícia de acordo EUA-China; Ibovespa acompanha desemprego e PCE

27 de junho de 2025 - 8:09

Ibovespa tenta manter o bom momento enquanto governo busca meio de contornar derrubada do aumento do IOF

SEXTOU COM O RUY

Siga na bolsa mesmo com a Selic em 15%: os sinais dizem que chegou a hora de comprar ações

27 de junho de 2025 - 6:01

A elevação do juro no Brasil não significa que chegou a hora de abandonar a renda variável de vez e mergulhar na super renda fixa brasileira — e eu te explico os motivos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trocando as lentes: Ibovespa repercute derrubada de ajuste do IOF pelo Congresso, IPCA-15 de junho e PIB final dos EUA

26 de junho de 2025 - 8:20

Os investidores também monitoram entrevista coletiva de Galípolo após divulgação de Relatório de Política Monetária

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Não existem níveis seguros para a oferta de segurança

25 de junho de 2025 - 19:58

Em tese, o forward guidance é tanto mais necessário quanto menos crível for a atitude da autoridade monetária. Se o seu cônjuge precisa prometer que vai voltar cedo toda vez que sai sozinho de casa, provavelmente há um ou mais motivos para isso.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

É melhor ter um plano: Ibovespa busca manter tom positivo em dia de agenda fraca e Powell no Senado dos EUA

25 de junho de 2025 - 8:11

Bolsas internacionais seguem no azul, ainda repercutindo a trégua na guerra entre Israel e o Irã

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um longo caminho: Ibovespa monitora cessar-fogo enquanto investidores repercutem ata do Copom e testemunho de Powell

24 de junho de 2025 - 7:58

Trégua anunciada por Donald Trump impulsiona ativos de risco nos mercados internacionais e pode ajudar o Ibovespa

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Um frágil cessar-fogo antes do tiro no pé que o Irã não vai querer dar

24 de junho de 2025 - 6:15

Cessar-fogo em guerra contra o Irã traz alívio, mas não resolve impasse estrutural. Trégua será duradoura ou apenas mais uma pausa antes do próximo ato?

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Precisamos (re)conversar sobre Méliuz (CASH3)

23 de junho de 2025 - 14:30

Depois de ter queimado a largada quase literalmente, Méliuz pode vir a ser uma opção, sobretudo àqueles interessados em uma alternativa para se expor a criptomoedas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Nem todo mundo em pânico: Ibovespa busca recuperação em meio a reação morna dos investidores a ataque dos EUA ao Irã

23 de junho de 2025 - 8:18

Por ordem de Trump, EUA bombardearam instalações nucleares do Irã na passagem do sábado para o domingo

DÉCIMO ANDAR

É tempo de festa junina para os FIIs

22 de junho de 2025 - 8:00

Alguns elementos clássicos das festas juninas se encaixam perfeitamente na dinâmica dos FIIs, com paralelos divertidos (e úteis) entre as brincadeiras e a realidade do mercado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tambores da guerra: Ibovespa volta do feriado repercutindo alta dos juros e temores de que Trump ordene ataques ao Irã

20 de junho de 2025 - 8:23

Enquanto Trump avalia a possibilidade de envolver diretamente os EUA na guerra, investidores reagem à alta da taxa de juros a 15% ao ano no Brasil

SEXTOU COM O RUY

Conflito entre Israel e Irã abre oportunidade para mais dividendos da Petrobras (PETR4) — e ainda dá tempo de pegar carona nos ganhos

20 de junho de 2025 - 6:03

É claro que a alta do petróleo é positiva para a Petrobras, afinal isso implica em aumento das receitas. Mas há um outro detalhe ainda mais importante nesse movimento recente. 

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não foi por falta de aviso: Copom encontra um sótão para subir os juros, mas repercussão no Ibovespa fica para amanhã

19 de junho de 2025 - 9:29

Investidores terão um dia inteiro para digerir as decisões de juros da Super Quarta devido a feriados que mantêm as bolsas fechadas no Brasil e nos Estados Unidos

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: São tudo pequenas coisas de 25 bps, e tudo deve passar

18 de junho de 2025 - 14:40

Vimos um build up da Selic terminal para 15,00%, de modo que a aposta em manutenção na reunião de hoje virou zebra (!). E aí, qual é a Selic de equilíbrio para o contexto atual? E qual deveria ser?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Olhando para cima: Ibovespa busca recuperação, mas Trump e Super Quarta limitam o fôlego

18 de junho de 2025 - 8:22

Enquanto Copom e Fed preparam nova decisão de juros, Trump cogita envolver os EUA diretamente na guerra

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Do alçapão ao sótão: Ibovespa repercute andamento da guerra aérea entre Israel e Irã e disputa sobre o IOF

17 de junho de 2025 - 8:24

Um dia depois de subir 1,49%, Ibovespa se prepara para queimar a gordura depois de Trump abandonar antecipadamente o G-7

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Acima do teto tem um sótão? Copom chega para mais uma Super Quarta mirando fim do ciclo de alta dos juros

17 de junho de 2025 - 6:45

Maioria dos participantes do mercado financeiro espera uma alta residual da taxa de juros pelo Copom na quarta-feira, mas início de cortes pode vir antes do que se imagina

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O fim do Dollar Smile?

16 de junho de 2025 - 20:00

Agora o ouro, e não mais o dólar ou os Treasuries, representa o ativo livre de risco no imaginário das pessoas

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar