Se você acha que temos feriados demais no Brasil, talvez não esteja por dentro de como funcionam as celebrações do ano-novo lunar na Ásia.
Por aqui, temos o hábito de chamar o evento de “ano-novo chinês”. O mais correto, porém, é falar em Festival da Primavera.
Em alguns lugares, como Taiwan, já está tudo fechado desde a semana passada. Em países como China, Coreia do Sul e Vietnã, o feriado começou ontem e vai se estender pelos próximos dias. Nada abre.
E isso inclui quase todos os mercados financeiros da região.
Na China, comemora-se a chegada do ano de 4721. Mais importante que o número, porém, é a simbologia dos elementos que entram e saem de cena.
No ciclo anterior, a regência do tigre teria acelerado acontecimentos globais como a guerra na Ucrânia e a turbulência política no Brasil.
Agora o mundo já está sob a regência do coelho de água. Conhecido pela agilidade e pela astúcia, o coelho entra em cena sob influência da fluidez da água.
Na tradição oriental, o coelho rege um período favorável à diplomacia e à criatividade, colocando em segundo plano disputas e atritos desnecessários.
Pode parecer que isso nada tem a ver com o mercado financeiro. Mas onde é mesmo que dizemos que o dinheiro flui como água em busca de liquidez?
Uma dica para o investidor, portanto, é permanecer atento e ter um plano de fuga pronto para quando uma situação de perigo se apresentar.
E, se mesclarmos a tradição ocidental, na qual o coelho é visto como símbolo da fertilidade, você certamente já ouviu falar que não se coloca todos os ovos na mesma cesta. Embora coelhos não botem ovos, diversificação é a alma do negócio quando falamos em investir.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
NOVO FUNDO
Colocar a reserva de emergência na bolsa? Veja se vale a pena investir no LFTS11, o ETF de Tesouro Selic disponível na B3. O ETF acompanha o índice de títulos públicos Tesouro Selic e traz vantagens tributárias, quando comparado com outras aplicações de renda fixa conservadora.
DEPOIS DE 11 DIAS...
Americanas (AMER3): Lemann, Teles e Sicupira aparecem e afirmam que ‘jamais tiveram conhecimento’ do rombo na varejista. Os acionistas, porém, não mencionam claramente nenhuma possibilidade de capitalização para a recuperação da empresa.
FORA DA B3
Adeus, Americanas (AMER3): Saiba como fica a carteira do Ibovespa com a saída da varejista. Companhias em recuperação judicial ou cujo preço dos ativos é inferior a R$ 1,00 não são elegíveis para índices na bolsa de valores brasileira.
MELHORES EMPREGADORES
Bradesco ou Via Varejo: saiba quais são as melhores empresas para trabalhar em 2023. Ao todo, 57 companhias brasileiras foram certificadas pela consultoria, entre as mais de 2 mil empresas participantes em 123 países.
COMEÇO DO FIM?
Tchau, mundo tech? Demissões em empresas de tecnologia já atingiram mais de 55 mil profissionais em 2023. Só no Brasil, aproximadamente 720 pessoas perderam os seus empregos neste início de ano.
SONHOS DO BILIONÁRIO
Gautam Adani, o homem mais rico da Ásia, planeja cinco IPOs até 2028. Até o momento, o grupo já detém sete empresas listadas em bolsa, com um valor de mercado superior a US$ 250 bilhões. Saiba quais são as empresas do Adani Group que estão no radar do bilionário para abrir capital.
Uma boa semana para você!