🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

Não se deixe levar pelas aparências: Novos capítulos do caos da Americanas, feriado nos EUA, o sucesso de Avatar, o real digital e outras notícias do dia

Tudo parecia belo e promissor depois do anúncio de Sergio Rial como CEO da Americanas. Hoje, a inesperada derrocada da varejista deve ganhar novos desdobramentos

16 de janeiro de 2023
8:13
Fachada de loja da Americanas
Fachada de loja da Americanas -

Que atire uma pedra quem nunca se enganou com as aparências. Por mais que tentemos evitar, há tanta subjetividade envolvida em nossas primeiras impressões que todos estamos vulneráveis a cometer esse tipo de erro. Até com uma certa frequência.

Pois a semana que começa hoje parece começar calminha. O feriado pelo Dia de Martin Luther King mantém os mercados financeiros dos Estados Unidos fechados nesta segunda-feira. Isso deve afetar consideravelmente a liquidez na B3.

Mas não se deixe levar pelas aparências. Uma agenda movimentada promete mexer bastante com os mercados no decorrer da semana, principalmente no exterior.

Hoje à noite, quando supostamente estaremos todos dormindo ou nos preparando para, a China divulga os números consolidados do PIB em 2022.

Dia quente mesmo vai ser a quarta-feira, com Livro Bege do Fed e inflação ao produtor nos Estados Unidos e a decisão de política monetária no Japão.

Enquanto isso, empresas norte-americanas divulgarão no decorrer dos próximos dias seus balanços referentes ao quarto trimestre do ano passado, o que inclui grandes bancos e a Netflix.

No Brasil, a agenda de indicadores está bastante esvaziada, o que pode manter o mercado local a reboque dos movimentos no exterior.

Ainda assim, é preciso ficar atento à participação brasileira no Fórum Econômico Mundial. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, encabeçam a equipe enviada por Lula a Davos na tentativa de atrair mais investimentos estrangeiros para o Brasil.

Agora voltando às aparências, tudo parecia belo e promissor depois do anúncio de Sergio Rial como CEO da Americanas. Hoje, a inesperada derrocada da varejista deve ganhar novos desdobramentos.

Agora ex-CEO, Rial retoma hoje as negociações com os credores da Americanas. Os sócios de referência da companhia - Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira - propuseram um aporte de R$ 6 bilhões. Já os credores exigem uma capitalização de pelo menos R$ 10 bilhões.

Ao mesmo tempo, o banco BTG Pactual recorreu de uma decisão judicial que protege a Americanas de seus credores. Segundo os advogados do banco, é como se o fraudador estivesse pedindo à justiça para que o proteja de sua própria fraude.

Para ficar por dentro de como as aparências podem te enganar na hora de investir, acompanhe a cobertura de mercados do Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

NA JUSTIÇA
BTG entra com recurso contra decisão que protege Americanas (AMER3) dos credores. O banco alega que o vencimento antecipado de dívida se deu antes de a varejista obter proteção na Justiça e diz que crise foi causada por “fraude confessada pelo antigo CEO”.

RENDA FIXA?
Fundo do Nubank indicado para reserva de emergência tem retorno negativo no ano – e a Americanas está por trás disso. É hora de resgatar? O fundo Nu Reserva Imediata completou um ano como o maior do Brasil em número de cotistas, mas assustou investidores mais iniciantes com o retorno negativo da última semana.

VEM OPERAÇÃO AÍ
GP Investments (GPIV33) propõe aquisição do total de ações da BR Properties (BRPR3) por valor cerca de 140% maior. A gestora de private equity propôs uma Oferta Pública de Aquisição por até 100% dos papéis da administradora de propriedades imobiliárias, que está em processo de redução de capital.

O SUCESSO DE PANDORA
Avatar 2: O Caminho da Água completa um mês nos cinemas perto do faturamento que pode garantir o futuro da franquia. Após 13 anos de espera, o novo filme de James Cameron conquistou a plateia, mas os altos custos de produção complicam a vida da Disney na hora de decidir bancar as continuações.

TEMPORADA DE RESULTADOS
Calendário de balanços do 4º trimestre: veja as datas de divulgação dos resultados e das teleconferências. A temporada do quarto trimestre começa em 26 de janeiro, com os resultados da Cielo. Confira a agenda completa.

CRIPTOMOEDAS
Real digital: 7 perguntas e respostas com tudo que você precisa saber sobre a criptomoeda do Banco Central que deve ser lançada em 2023. O Seu Dinheiro entrou em contato com o BC para esclarecer todas as dúvidas sobre o ativo virtual.

Uma boa semana para você!

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar