🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Felipe Miranda: café com Warren Buffett e Elon Musk

Como seria um diálogo entre Warren e Elon, dois bilionários com filosofias tão diferentes? Eis duas versões dessa possível conversa

29 de maio de 2023
19:55 - atualizado às 18:56
Elon Musk e Warren Buffett
Elon Musk, dono da Tesla, e Warren Buffett, da Berkshire Hathaway - Imagem: Shutterstock

“Você é lembrado pelas regras que você quebra.” Essa é uma das frases mais marcantes ditas por Phil Knight, deliciosamente descrita no filme Air: a história por trás do logo — mas não é a minha favorita do fundador da Nike.

Gosto mais de: “quando você estiver correndo e com dor, apenas não pare”, “se você para de crescer, você morre”, e “quando você nasce, um alvo é tatuado nas suas costas; conforme você cresce, o alvo cresce junto com você.” 

Preferências individuais à parte, impossível negar como a primeira assertiva deste texto carrega uma beleza inspiradora. Talvez motivado pelo título do filme, aumento o volume do rádio sintonizado em Peter Frampton e ensaio meu próprio air guitar: “Am I Breaking All The Rules???…"

Desde que a Bia provocou-nos com paralelos entre o filme e a história da Empiricus no último Puro Malte — guardadas as devidas proporções, é claro, pois sabemos nosso lugarzinho no mundo —, uma pergunta tem me visitado obsessivamente: será que as coisas de fato grandiosas para a humanidade dependem de uma assunção de riscos desproporcional?

Em outras palavras: os fenômenos realmente transformacionais representam atitudes que, ex-ante, não obedeceriam a critérios estritos de racionalidade? Eventos de baixíssima probabilidade, vez ou outra, acabam acontecendo num curso longevo da História, se há sete bilhões de seres humanos tentando alternativas, não é mesmo?

E não seriam justamente os eventos de baixíssima probabilidade aqueles capazes de mudar o mundo? A ideia dos cisnes negros não é, de alguma forma, isso aí?

Berkshire, Warren Buffett e Elon Musk 

Na última conferência da Berkshire Hathaway, Charlie Munger comentou algo mais ou menos assim sobre Elon Musk: “ele gosta do trabalho impossível. Nós somos diferentes. Warren Buffett e eu olhamos para o trabalho mais fácil que podemos identificar. Nós temos uma maneira totalmente diferente de levar a vida.”

Fiquei pensando no que seria uma conversa entre Buffett e Musk. Rabisquei umas palavras, que trago a seguir. Na sequência, um exercício, outra brincadeira: pedi ao ChatGPT para simular uma conversa entre os dois. Veja só o que deu. Primeiro, a minha versão, a burrice natural. Depois, a inteligência artificial:

Warren Buffet: você não acha que corre riscos demasiadamente altos?

Elon Musk: ora, arriscado mesmo me parece continuar emitindo carbono demais ou concentrar nossas apostas num único planeta.

WB: mas seus projetos não têm muita margem de segurança…

EM: como ter segurança se podemos simplesmente acabar com esse planeta e toda a humanidade? Precisamos de alternativas… você deveria financiar minha corrida à Marte… isso, sim, seria caminhar na direção da margem de segurança…

WB: ah, eu não sei. Acho que preferiria investir nas seguradoras que prestam serviço para a SpaceX…

EM: suas seguradoras não existiriam se alguém não corresse o risco de criar uma empresa lá atrás que precisava de algum seguro… aliás, se alguém não partisse para as Grandes Navegações, assim como estou partindo agora para o Espaço, não haveria sequer os seus hambúrgueres..

WB: não fale mal dos meus hambúrgueres… 

EM: você sabe quanto gás metano foi emitido pelas vaquinhas que viraram hambúrguer?

WB: acho que o Bill já me falou algo parecido, mas ele também gosta de hambúrguer… estamos misturando as coisas… o risco desse tipo de exploração é muito alto... quantos morreram e morrerão pelo caminho... e quanto de dinheiro pode ser perdido nisso? Lembre da minha regra número 1…

EM: cara, eu vim do mundo da tecnologia… você veio da indústria têxtil… essa história de não topar perder dinheiro impediria qualquer venture capital.. se todos tivessem sua tese, o macaco não teria resolvido descer do galho… suas chances eram baixas… adeus, humanidade!

WB: você não sabe a mágica dos juros compostos! Você não precisa de grandes tacadas, até porque elas raramente acontecem e, na perseguição delas, muitas vezes você vai errar e pode quebrar! Prefiro coisas controladas.

EM: ah, a ilusão do controle! 

WB: Elon, você é multibilionário mas ainda pode explodir a qualquer momento, porque se expõe demais às coisas! Você precisa preservar seu patrimônio.

EM: Warren, eu talvez tenha motivação um pouco diferente… estou tentando fazer umas coisinhas um pouco mais profundas do que compõe meu capital a um CAGR elevado…

WB: olha, com um CAGR elevado, você poderia fazer muito mais coisa! Você quase pôs tudo a perder com a compra do Twitter!!! Já imaginou a catástrofe que poderia ter sido?

EM: puts, Warren, papo chato! Sermão não dá… já são 16h20… vamos fumar um baseado, vai?

WB: você é louco… vou ficar na Cherry Coke.

(Agora, a versão do ChatGPT)

Warren Buffett: Olá, Elon! Como vão os negócios da Tesla?

Elon Musk: Olá, Warren! As coisas estão indo muito bem. Estamos trabalhando duro para impulsionar a inovação e revolucionar a indústria automotiva.

WB: Fico feliz em ouvir isso, Elon. Vocês têm feito um ótimo trabalho. Aliás, estou impressionado com o seu envolvimento em várias empresas, desde a SpaceX até a SolarCity. Como você enxerga o papel dos investimentos em seus empreendimentos?

EM: Obrigado, Warren. Para mim, os investimentos são essenciais para financiar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras. Acredito que é fundamental investir em ideias que possam causar um impacto positivo no mundo.

WB: Concordo plenamente. Investir em empresas com boas perspectivas de longo prazo é o que me trouxe sucesso ao longo dos anos. Mas também valorizo muito a análise fundamentalista e a busca por empresas com vantagens competitivas duradouras. Como você lida com a avaliação de empresas e seus potenciais de crescimento?

EM: Warren, tenho uma abordagem um pouco diferente. Minha visão é mais voltada para o futuro e para a disrupção de setores tradicionais. Busco investir em projetos que possam transformar indústrias e criar um impacto significativo na sociedade. Acredito no potencial de crescimento exponencial das tecnologias que desenvolvo.

WB: É interessante ver como nossas abordagens divergem, Elon. No entanto, ambos compartilhamos o objetivo de obter retornos sólidos e sustentáveis em nossos investimentos. Você também considera a gestão de riscos em suas decisões de investimento?

EM: Com certeza, Warren. A gestão de riscos é crucial em qualquer empreendimento. Procuro equilibrar o potencial de recompensa com a avaliação cuidadosa dos riscos envolvidos. Por mais que eu me envolva em projetos inovadores, também busco mitigar os riscos através de estratégias de diversificação.

WB: Excelente abordagem, Elon. A diversificação é uma forma de proteger os investimentos contra eventos imprevistos. Continuo acreditando que a análise minuciosa de empresas e a busca por margens de segurança são elementos-chave para obter sucesso no longo prazo.

EM: Com certeza, Warren. Ambos aprendemos com nossas experiências e, de certa forma, compartilhamos a paixão por empreender e fazer a diferença. Nossas estratégias podem ser diferentes, mas o objetivo é o mesmo: criar valor para os acionistas e para o mundo.

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar