🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

O que sabemos sobre a âncora fiscal que Haddad apresenta hoje; as marcas emblemáticas que quebraram, o risco nuclear e outros destaques do dia

A volta de Bolsonaro ao Brasil deve ficar em segundo plano, uma vez que esta manhã reserva a apresentação da proposta da regra fiscal que sucederá o teto de gastos

30 de março de 2023
8:10
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de reunião na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de reunião na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

Não é comum comer pipoca logo cedo, mas é melhor já separar o milho, o óleo e a panela. Também vale pipoca de microondas. Doce ou salgada? Fica a seu critério. O importante é não perder nenhum lance das notícias vindas de Brasília nesta quinta-feira.

O dia começou com o retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Brasil. Seus apoiadores queriam-no carregado nos braços de uma multidão. Os opositores preferiam vê-lo algemado. Pelo que se observa até agora no aeroporto de Brasília, ambos os públicos sairão frustrados.

Mas a volta de Bolsonaro depois de três meses longe do Brasil deve ficar em segundo plano ainda pela manhã. Está marcada para as 10h30 a apresentação da proposta da regra fiscal que sucederá o teto de gastos.

A nova âncora fiscal será apresentada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele estará acompanhado da ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Em linhas gerais, a regra fiscal prevê uma ação gradual por meio da qual o déficit primário seja zerado em 2024. Pelo restante do mandato de Lula estão previstos superávits primários de 0,5% do PIB em 2025 e 1% em 2026. A projeção de rombo fiscal em 2023 é de déficit de 1% do PIB.

Já o controle de gastos será feito por meio de uma regra segundo a qual a despesa vai poder crescer no máximo ao equivalente a 70% do aumento das receitas do governo. Isso se o resultado primário for cumprido. Em caso de descumprimento das metas primárias, a expansão das despesas ficaria limitada a 50% do aumento da arrecadação.

O projeto prevê "gatilhos" de ajuste para o caso de descumprimento da trajetória prevista. Ao mesmo tempo, haveria uma trava para impedir aumento de gastos mais acelerado quando houver expansão significativa na arrecadação.

Isso é o que sabemos até agora. Mais detalhes serão conhecidos na entrevista coletiva de Haddad. Lembrando que a proposta ainda precisa passar pelo Congresso e pode ser alterada no processo.

Apenas meia hora depois do início da explanação de Haddad, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, concederá entrevista coletiva na sequência da divulgação do Relatório Trimestral de Inflação.

A gente certamente quer ouvir tudo o que ambos têm a dizer sobre a âncora fiscal. Um deles podia adiantar sua coletiva para as 10h, o outro atrasar a sua para as 11h30. Ao que tudo indica, porém, vai ficar tudo encavalado mesmo. Mas a gente se vira.

Enquanto você aprecia sua pipoca, o Seu Dinheiro estará aqui a postos para trazer a melhor informação disponível no momento em que ela acontecer.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

QUEBRADEIRA
Além da Americanas (AMER3): Veja cinco marcas emblemáticas que pediram recuperação judicial ou falência em 2023. Enquanto o caso da varejista é bastante particular, os outros episódios têm mais relação com a situação macroeconômica do Brasil.

FII NO PREGO
Justiça autoriza a penhora das cotas do fundo imobiliário que detém 50% do Shopping Eldorado para pagamento de dívida com o Banco Santos. A massa falida da instituição financeira, que quebrou em 2005, cobra dívida da família Veríssimo.

IR 2023
Saiba como declarar dependentes no imposto de renda. Ganhos e despesas de dependentes também devem ser declarados. Confira como incluir todas as informações da forma correta na sua declaração.

ESTRADA DO FUTURO
Fraude ou erro? O caso da empresa do fundador do Twitter traz uma verdade amarga para quem aposta contra as ações. Ações da Block, criada por Jack Dorsey, ex-CEO da empresa de mídia social, despencaram após acusação de ser infestado de contas falsas.

O MUNDO EM RISCO
Guerra nuclear bate à porta: EUA admitem pela primeira vez na história que podem entrar em conflito atômico com China e Rússia. O porta-voz da mensagem foi o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos Estados Unidos, o principal general do país.

DIÁRIO DOS 100 DIAS
Dia 88 | O martelo está batido: Lula dá aval e arcabouço será conhecido hoje. As linhas gerais da nova regra fiscal que vai substituir o teto de gastos já foram divulgadas. Confira o que vem por aí.

Uma boa quinta-feira para você!

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar