🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-02-27T15:55:21-03:00
Beatriz Azevedo Pinto
FIM DA GUERRA?

Rússia engrossa o tom e Ucrânia aceita negociar possível cessar-fogo; encontro deve acontecer amanhã e será em sediado na fronteira com Bielorússia

27 de fevereiro de 2022
15:53 - atualizado às 15:55
Bandeiras da Ucrânia e da Rússia com armas, simbolizando as tensões entre os dois países
Bandeiras da Ucrânia e da Rússia com armas, simbolizando as tensões entre os dois países - Imagem: FabrikaPhoto/Envato

Após 4 dias de invasão, a Ucrânia aceitou negociar com os russos um possível cessar-fogo. De acordo com o vice-ministro do interior do país, Eygeny Yenin, o encontro será realizado na manhã desta segunda-feira, no horário local, madrugada no Brasil.

O anúncio sobre a reunião chega depois de o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, criticar o local escolhido por Vladimir Putin para sediar o encontro: Minsk, capital da Bielorússia. 

"Eu realmente não acredito no resultado dessa reunião, mas, deixe que eles tentem, para que mais tarde nenhum cidadão da Ucrânia tenha qualquer dúvida de que eu, como presidente, tentei parar a guerra, quando houve chance, mesmo que pequena", diz Zelensky. 

Segundo o presidente ucraniano, o governo da Bielorússia se responsabiliza por garantir que todos os veículos aéreos do país ficarão em solo durante a conversa. 

Mais cedo, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou que as forças nucleares do país fossem colocadas em alerta máximo. A ordem foi dada durante reunião com o ministro da defesa e o comando militar russo, segundo relatos da Tass, a agência governamental de notícias 

Em sua fala, Putin diz que a medida seria adotada em resposta às declarações "agressivas" da OTAN. Há alguns dias, lideranças da aliança militar ocidental disseram "também ter armas nucleares à disposição", rebatendo ameaças do presidente russo.

Vale lembrar que, logo após o início da invasão à Ucrânia, Putin disse que Finlândia e Suécia sofreriam "consequências graves" caso se juntassem à OTAN — os dois países nórdicos também têm fronteiras terrestres com a Rússia.

Ainda neste domingo, o exército russo invadiu a segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv. A cidade, que tem cerca de 1,5 milhão de habitantes, fica a 30 km da fronteira e a 80 km da cidade russa de Belgorod.

Mas o governador da região afirma que forças ucranianas recuperaram o controle de Kharkiv. De acordo com a BBC, a cidade ainda está sob controle da Ucrânia.

Em um post no Telegram, Oleh Synyehubov, governador da cidade, disse: "Controle sobre Kharkiv é totalmente nosso! As forças armadas, a polícia e as forças de defesa estão trabalhando e a cidade está sendo completamente varrida do inimigo."

*Com informações da BBC, UOL e G1

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

Fraqueza nos números

Entrega de veículos da Tesla (TSLA34) recua no segundo trimestre e vem abaixo da expectativa do mercado

Apesar do crescimento das vendas na comparação anual, houve uma queda em relação ao trimestre anterior

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies