O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-04-16T18:57:04-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Guerra na Ucrânia

Rússia volta a atacar Kiev e alega ter assumido o controle de Mariupol

Rússia lançou mísseis sobre Kiev em resposta a naufrágio do cruzador Moskva na quinta-feira (14) no Mar Negro

16 de abril de 2022
18:57
Veículo russo é visto nas ruas de Mariupol
Veículo russo é visto nas ruas de Mariupol - 11/04/2022 - Imagem: REUTERS/Chingis Kondarov

A Rússia voltou a lançar mísseis sobre a capital da Ucrânia, Kiev, e cidades próximas neste sábado (16), de acordo com a Reuters. O ataque teria sido uma resposta ao naufrágio do cruzador russo Moskva, atingido por mísseis ucranianos na quinta-feira (14) no Mar Negro.

Segundo a Reuters, a Rússia afirma ter assumido o controle de Mariupol, mas a informação não pôde ser verificada. Caso isso se confirme, Mariupol seria a primeira cidade grande a cair nas mãos das forças russas desde a invasão de 24 de fevereiro.

Os ataques deste sábado em Kiev atingiram uma fábrica que faz reparos em tanques. O prefeito informou que ao menos uma pessoa morreu.

De acordo com o exército ucraniano, aviões russos dispararam mísseis na região de Lviv, perto da fronteira com a Polônia. A Ucrânia respondeu disparando quatro mísseis de cruzeiro.

Rússia pediu ajuda ao Brasil

Nesta semana, o governo de Vladimir Putin enviou um pedido de apoio ao Brasil no FMI, no Banco Mundial e no G20. O apelo foi do ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov.

Em carta endereçada a Paulo Guedes, Siluanov pede “apoio do Brasil para evitar acusações políticas e tentativas de discriminação”. O documento foi obtido pela agência Reuters.

A carta tem data de 30 de março. O embaixador da Rússia foi o responsável por transmitir o documento a Guedes em Brasília na quarta-feira (14). O russo não menciona a guerra na Ucrânia no pedido de ajuda.

A resposta de Paulo Guedes

Erivaldo Gomes, secretário de Assuntos Econômicos Internacionais, indicou que o governo gostaria que a Rússia continuasse nas discussões em organismos multilaterais.

“Do ponto de vista do Brasil… manter o diálogo aberto é essencial”, disse o assessor de Paulo Guedes. “Nossas pontes são os órgãos internacionais e nossa avaliação é que essas pontes precisam ser preservadas”.

Leia também:

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

MADE IN CHINA

Shopee, Shein e AliExpress livre de taxas? Bolsonaro diz que sim e Guedes diz que não!

Chefe do Executivo volta a contrariar o ministro da Economia, Paulo Guedes, que na última semana defendeu o digitax — um imposto que seria aplicado em compras online de fornecedores estrangeiros

BYE BYE GOVERNO!

Privatização vem aí: conselho do PPI altera regras da capitalização da Eletrobras (ELET3); saiba por que mudou

O TCU aprovou na sessão de quarta-feira (18) o processo de privatização da companhia — a proposta do relator venceu por 7 votos a favor e 1 contra

NOVO SHAPE

Da academia pra carteira: Smart Fit (SMFT3) tem potencial de alta de 34%, diz Itaú BBA — saiba se é hora de comprar

Depois do confinamento provocado pela covid-19, a indústria fitness enfrenta agora um cenário desafiador, com inflação alta, segundo o banco de investimentos

SEM LIMITE

STF nega impor prazo a Lira para análise de pedidos de impeachment de Bolsonaro

O chefe do Executivo é alvo de mais de 140 solicitações de impedimento; entenda a decisão da corte máxima

VAI TER DISNEY?

Dólar acumula desvalorização de 12,59% frente ao real no ano — veja o que mexe com o mercado de câmbio

A moeda norte-americana teve o pior desempenho semanal em quase dois meses, quando levou um tombo de mais de 5%

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies