🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Flavia Alemi
Flavia Alemi
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pela FIA. Trabalhou na Agência Estado/Broadcast e na S&P Global Platts.
Eleições 2022

Líder das pesquisas, Lula decide faltar a debate do SBT e ouve críticas de adversários

Candidato Ciro Gomes (PDT) disse que Lula “tem muito a esconder”, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou a decisão de “estratégia”

Flavia Alemi
Flavia Alemi
24 de setembro de 2022
14:08
Lula de terno azul, com as mãos na boca
Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Ricardo Stuckert

A decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não comparecer ao debate presidencial deste sábado, que acontecerá nos estúdios do SBT, está sendo criticada pelos adversários. O candidato lidera as pesquisas de intenção de voto.

O candidato Ciro Gomes (PDT), por exemplo, listou três motivos para que um candidato decidisse faltar ao debate: achar que já ganhou, não ter o que dizer ou ter muito a esconder.

"Lula se encaixa em todos os quesitos", afirmou o pedetista a jornalistas. Ciro confirmou presença no debate e prometeu criticar Lula.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato a reeleição, classificou a ausência de Lula como "estratégia".

“É uma estratégia dele. Ele tem muito o que se explicar. Ele fala uma besteira atrás da outra. Ele fala que vai arranjar emprego para homens e mulheres e na mesma fala não sabe como”, disse o presidente.

Vale lembrar que na campanha de 2018, Bolsonaro compareceu a apenas dois debates no primeiro turno, um na Band e outro na RedeTV. No dia 6 de setembro daquele ano, Bolsonaro sofreu o atentado em Juiz de Fora (MG) que o manteve por pouco mais de três semanas no hospital. Ele recebeu alta apenas no dia 29 de setembro, a quase uma semana do primeiro turno.

Por que Lula não vai ao debate?

Lula justificou a ausência do debate deste sábado dizendo que houve demora do pool de veículos de imprensa em fechar uma data. Por isso, ele acabou marcando outros compromissos.

"Eu adoraria participar porque eu tenho um profundo prazer de participar de debate. Lamentavelmente, o debate do SBT demorou um pouco. Minha coordenação mandou uma carta falando que era para fazer um pool. Demorou, quando veio a resposta do debate eu já tinha agenda no Rio de Janeiro e em São Paulo", disse Lula.

Nesta manhã, Lula fez comício no bairro do Grajaú, no extremo sul da cidade de São Paulo. Pela tarde, deve participar de ato na zona leste da cidade. No domingo, o petista segue para o Rio de Janeiro, onde fará comício na quadra da Portela.

A explicação de Lula foi contestada pelos veículos que promovem o debate. Em nota, eles disseram que "diferentemente do que foi declarado pelo candidato, a formação do pool deu-se antes mesmo da sugestão feita por sua campanha".

Nesta semana, a participação de Lula no programa Candidatos com Ratinho, do SBT, teve um tom descontraído e desagradou a campanha de Bolsonaro. Na entrevista, Lula garantiu que, caso vá para o segundo turno, participará do debate com seu eventual adversário.

Como assistir ao debate

O debate tem início às 18h15 e previsão de término às 20h15. A transmissão será em TV aberta pelo SBT e também na TV paga, pela CNN.

O debate terá quatro blocos, com duração total de cerca de duas horas. Em dois blocos os candidatos se enfrentam diretamente e, nos demais, respondem a perguntas de jornalistas. Não haverá plateia no estúdio.

A ordem dos candidatos no estúdio será: Felipe D'Ávila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Simone Tebet (MDB), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Padre Kelmon (PTB).

Leia também:

Compartilhe

PEC DO QUINQUÊNIO E MAIS

O que é a ‘pauta-bomba’ no Congresso que preocupa Tebet e pode dificultar ainda mais a situação fiscal brasileira

23 de abril de 2024 - 16:33

A expressão é usada para denominar projetos que geram gastos públicos e que estão na contramão do ajuste fiscal

COBROU OS MINISTROS

A bronca de Lula surtiu efeito? Haddad diz que texto da reforma tributária pode ser entregue ao Congresso nesta semana

22 de abril de 2024 - 18:30

De acordo com o ministro da Fazenda, falta apenas discutir “dois pontos” com o presidente para fechar o projeto e levá-lo aos parlamentares

EM BUSCA DE APOIO

‘Minuta do golpe’, Musk e Moraes: o que esperar dos discursos no ato pró-Bolsonaro no Rio

21 de abril de 2024 - 9:06

Com avanço da investigações da Política Federal, o ex-presidente convoca uma nova manifestação neste feriado de Tiradentes

CETICISMO

Nem o FMI acredita mais que Lula vai entregar meta fiscal e diz que dívida brasileira pode chegar a nível de países em guerra

17 de abril de 2024 - 11:38

Pelos cálculos da instituição, o País atingiria déficit zero apenas em 2026, último ano da gestão de Lula

INTERNACIONAL

Haddad nos Estados Unidos: ministro da Fazenda tem agenda com FMI e instituição chefiada por brasileiro Ilan Goldfajn; veja

14 de abril de 2024 - 16:44

De segunda (15) a sexta-feira (19), o ministro participa, em Washington, da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial

NOVO CAPÍTULO

Entrou na briga: após críticas de Elon Musk a Alexandre de Moraes, governo Lula corta verba de publicidade do X, antigo Twitter

13 de abril de 2024 - 16:43

Contudo, a decisão só vale para novos contratos, porque há impedimento de suspensão com os que já estão em andamento

APÓS APAGÕES

Na velocidade da luz: Enel terá um minuto para responder os consumidores, decide Justiça de São Paulo

13 de abril de 2024 - 15:20

Desde novembro do ano passado, quando milhões de consumidores ficaram sem energia após um temporal com fortes rajadas de vento

MINISTRO E BILIONÁRIO

Em meio a embate de Elon Musk com Alexandre de Moraes, representante do X (ex-Twitter) no Brasil renuncia ao cargo

13 de abril de 2024 - 12:55

Em sua conta no LinkedIn, o advogado Diego de Lima Gualda data o fim de sua atuação na empresa em abril de 2024

META FISCAL

Mal saiu, e já deve mudar: projeto da meta fiscal já tem data, mas governo lista as incertezas sobre arrecadação

13 de abril de 2024 - 11:49

A expectativa é para a mudança da meta fiscal a ser seguida no próximo ano devido a incertezas sobre a evolução na arrecadação

ELEIÇÕES 2024

São Paulo já tem oito pré-candidatos na disputa por nove milhões de votos; conheça os nomes

7 de abril de 2024 - 15:45

Guilherme Boulos (PSOL) e o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) lideram as pesquisas de intenção de votos a seis meses das eleições municipais

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar