Um teste para a democracia brasileira: Veja como a imprensa estrangeira está repercutindo o resultado da eleição
Jornais, sites e revistas chamam a atenção para o desempenho melhor que o previsto pelas pesquisas do presidente Jair Bolsonaro

O resultado do primeiro turno da eleição presidencial no Brasil encontra-se estampado na capa dos principais veículos de comunicação do mundo nesta segunda-feira — como não poderia ser diferente, inclusive aqui no Seu Dinheiro.
Nos Estados Unidos, o jornal New York Times destacou o fato de o presidente Jair Bolsonaro (PL) ter conseguido uma votação bem maior do que sugeriam as pesquisas de intenção de voto.
Na avaliação do periódico, “a disputa de 30 de outubro entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é vista como um grande teste para uma das maiores democracias do mundo”.
Na Alemanha, a revista Der Spiegel nota que, “de acordo com especialistas, muitos entrevistados não identificaram seus verdadeiros favoritos ou decidiram apenas no dia das eleições”.
'Golpe para progressistas' e 'onda ultraconservadora'
O jornal britânico The Guardian qualificou o resultado como “um grande golpe para os brasileiros progressistas que torciam por uma vitória enfática [de Lula] sobre Bolsonaro”.
Na França, o jornal Le Monde chama a atenção para o fato de o Congresso e os Estados brasileiros terem sido “varridos por uma onda ultraconservadora”.
Leia Também
Na Argentina, o Página12 ressalta que, enquanto Lula mantém a esperança de uma vitória em segundo turno, “Bolsonaro e a ultradireita saíram vitoriosos” do primeiro turno.
Disputa das eleições está 'em aberto'
Já o Clarín ressalta que a margem estreita deixa em aberto a disputa pela presidência.
O também argentino La Nación destaca o fato de Bolsonaro ter dito em pronunciamento feito depois da confirmação do segundo turno que "a mudança pode ser para pior; olhem para a Argentina, a Colômbia, a Venezuela".
O espanhol El País chama para a polarização política que deixa o país “na pendência de um desempate renhido”.
De volta aos EUA, o Washington Post ressalta que “eleitores, analistas e os próprios candidatos qualificam a eleição deste ano como uma escolha existencial” entre visões antagônicas de nação.
BBC vê 'volta por cima notável' de Lula na eleição
A BBC, por sua vez, viu a votação de Lula (mais de 57 milhões de votos) como uma “volta por cima notável”, levando-se em consideração o fato de o ex-presidente não ter concorrido em 2018 por estar preso.
Ainda de acordo com a emissora pública britânica, Bolsonaro deve se regozijar do fato de as pesquisas de intenção de voto terem subestimado seu desempenho (mais de 51 milhões de votos), algo que ele antecipava que aconteceria.
ELEIÇÕES 2026
Lula ironiza ingerência de Trump, Flávio acena a Tarcísio para 2030 e Caiado defende reforma no STF; confira o dia dos candidatos
4 de setembro de 2026 - 19:48ELEIÇÕES 2026
Datafolha: Lula lidera 1º turno e vence cenários de 2º turno, mas vê vantagem sobre Flávio Bolsonaro encurtar
3 de setembro de 2026 - 19:38O DIA NA POLÍTICA
Caso Master-Moraes segue reverberando nas eleições, a cautela de Lula e a batalha pelo voto feminino
3 de setembro de 2026 - 19:03ELEIÇÕES 2026
Ruído no STF traz volatilidade, mas UBS BB vê corrida presidencial aberta e polarização intacta
3 de setembro de 2026 - 13:41ELEIÇÕES 2026
Caso Master segue assombrando corrida eleitoral; acompanhe o dia dos presidenciáveis
2 de setembro de 2026 - 19:46ELEIÇÕES 2026
O dia na política: caso Moraes-Vorcaro incendeia a corrida eleitoral; TSE libera campanha de Renan Santos
1 de setembro de 2026 - 19:41BTG PACTUAL MACRO DAY 2026
Chega de aumentar impostos? Ministro da Fazenda conta os próximos passos do governo Lula para apertar o cinto dos gastos e frear juros
31 de agosto de 2026 - 13:00DISPUTA PRESIDENCIAL
Lula e Flávio Bolsonaro lideram nas eleições, mas Augusto Cury ganha terreno e chega ao 3º lugar, mostra pesquisa BTG Pactual/Nexus
31 de agosto de 2026 - 8:49DECISÕES EM BRASÍLIA
‘Taxa das blusinhas’ e escala 6×1 serão decididas nesta semana, a tempo de entrar na campanha eleitoral
30 de agosto de 2026 - 17:55ELEIÇÕES 2026
Cada vez mais acirrado: Lula e Flávio empatam no segundo turno, mas ainda são os candidatos à presidência mais rejeitados, mostra BTG/Nexus
24 de agosto de 2026 - 9:36ELEIÇÕES 2026
Primeiro Datafolha após início da campanha mostra empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro; confira os números
21 de agosto de 2026 - 19:05PERGUNTAS E RESPOSTAS
Eleições 2026: tudo o que você precisa saber sobre a votação, os candidatos e as pesquisas
20 de agosto de 2026 - 12:51DISPUTA PRESIDENCIAL
De olho nas eleições: maioria dos eleitores se considera mais ou menos antenada e deve acompanhar debates, mostra BTG/Nexus
17 de agosto de 2026 - 10:01GUIA DO ELEITOR
A campanha eleitoral começou: veja as regras, o que esperar até as eleições e a estreia dos candidatos nas ruas
16 de agosto de 2026 - 13:59Conteúdo Empiricus
Eleições 2026: disputa pode abrir espaço para buscar ganhos de até 586%; entenda
13 de agosto de 2026 - 14:00ELEIÇÕES 2026
Visão sobre economia piora, Lula descola de Flávio, mas empate ainda ronda disputa eleitoral, mostra BTG Pactual/Nexus
10 de agosto de 2026 - 9:16ELEIÇÕES NO RADAR
Flávio Bolsonaro promete regra fiscal para cortar despesas e rebate críticas sobre tarifaço de Trump
3 de agosto de 2026 - 12:31ELEIÇÕES 2026
Lula vs. Flávio Bolsonaro: percepção sobre a economia melhora, mas a maior dor de cabeça para os candidatos é outra, mostra pesquisa BTG/Nexus
3 de agosto de 2026 - 9:58SEM ATRASO
‘Pix Pensão’ é sancionado por Lula e amplia cobrança automática de pensão alimentícia; veja como vai funcionar e quando começará a valer
30 de julho de 2026 - 11:13NOVA LEGISLAÇÃO