🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

ELEIÇÕES 2022

Datafolha, Ipec e mais: O que dizem as pesquisas a uma semana do segundo turno das eleições entre Lula e Bolsonaro

Apesar da polêmica com a diferença dos levantamentos em relação ao que se viu nas urnas, pesquisas costumam ser bem mais precisas no segundo turno; saiba o que esperar da reta final da campanha

23 de outubro de 2022
8:01 - atualizado às 11:09
Luiz Inácio Lula da Silva veste terno cinza escuro e camisa azul jeans. Ele encara Bolsonaro, que veste terno e grata cinza em montagem.
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Ricardo Stuckert-Flickr Lula Oficial / Alan Santos-PR / Montagem Brenda Silva

As pesquisas eleitorais do segundo turno estão mais para uma fotografia do que para um filme. Muda instituto, muda contratante e elas mostram quase a mesma pose na corrida pelo Palácio do Planalto: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera, mas o presidente Jair Bolsonaro (PL) reduz a vantagem do petista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O retrato também é parecido com o resultado do primeiro turno, quando Lula obteve 57,2 milhões de votos válidos, ou 48,43% do contabilizado pela Justiça Eleitoral. Bolsonaro, candidato à reeleição, recebeu 51 milhões de votos, ou 43,20% do total.

Na ocasião, muito se falou da diferença entre o que as pesquisas mostravam e o que realmente aconteceu na primeira etapa da eleição. Afinal, diversos institutos ainda mostravam, às vésperas da votação, uma chance de Lula liquidar a disputa no dia 2 de outubro. No entanto, indicavam também que o segundo turno entre eles era o cenário mais provável.

Lula ou Bolsonaro, quem tem o melhor close?

Seja como for, o fato é que, se olharmos a tendência dos levantamentos dos últimos anos, a fotografia do segundo turno costuma trazer uma imagem bem mais nítida e fiel do vencedor.

E o que os levantamentos mostram a uma semana da votação é que Lula se mantém à frente na preferência do eleitor, mas com pouca margem para erros se quiser voltar a ocupar o Palácio do Planalto. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a seguir os números mais recentes das principais pesquisas divulgadas até agora, considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo brancos nulos e indecisos: 

Leia Também

  • Datafolha, 19 de outubro: Lula tem 52% contra 48% de Bolsonaro
  • Genial/Quaest, 19 de outubro: Lula tem 52,8% contra 47,2% de Bolsonaro
  • Ipespe, 18 de outubro: Lula tem 53% contra 47% de Bolsonaro. Confira a pesquisa. 
  • Ipec (ex-Ibope), 17 de outubro: Lula tem 54% contra 46% de Bolsonaro. Confira a pesquisa.
  • MDA, 17 de outubro: Lula tem 53,5% contra 46,5% de Bolsonaro
  • Atlas Intel, 13 de outubro: Lula tem 52,4% contra 47,6% de Bolsonaro
  • PoderData, 12 de outubro: 52% contra 48% de Bolsonaro

Pela média do agregador de pesquisas elaborado pelo Estadão, o placar de momento seria de 52% a 48% em favor de Lula se o segundo turno ocorresse hoje.

A única divergência a esse cenário é uma pesquisa Futura/ModalMais segundo a qual Bolsonaro teria 50,5% dos votos válidos e Lula, 49,5%. A margem de erro desse levantamento, divulgado na última sexta-feira (21), é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

A reta final da campanha presidencial também foi tema do podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro. Saiba quem se saiu melhor na disputa pelos apoios no segundo turno:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O álbum de fotos de Lula e Bolsonaro no segundo turno

Com a presidência em jogo, os candidatos ao Palácio do Planalto partiram para o tudo ou nada — um movimento que fica mais nítido do lado de Lula, que resolveu sair da defensiva na reta final das eleições.

Nas duas últimas semanas, por exemplo, a campanha petista atacou Bolsonaro na propaganda da TV como preguiçoso, incompetente, corrupto, satanista e até pedófilo.

É verdade que o presidente deu combustível para o rival. No fim de semana passado, o trecho de uma entrevista na qual o presidente contava que havia “pintado um clima” com garotas de 14 anos se tornou o tema mais comentado na internet.

A fala foi compartilhada mais de 30 milhões de vezes no YouTube e exibida na TV aberta pelo PT antes de o uso do trecho da entrevista ser proibido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsonaro viu-se obrigado a jogar na defensiva, gravando vídeos e até mesmo participando de uma live no meio da madrugada para alegar que foi mal compreendido e que a fala teria sido distorcida.

A equipe de campanha de Lula também acusa Bolsonaro de compra de votos diante da profusão de medidas do governo voltada para o eleitorado de baixa renda em pleno período eleitoral.

Entretanto, o resultado da propaganda negativa não se traduziu em mais votos para Lula, como mostram as pesquisas divulgadas no decorrer da última semana.

Bolsonaro, por sua vez, não fica para trás nos ataques. O presidente tem acusado Lula de ter a intenção de legalizar as drogas e o aborto de maneira indiscriminada e de querer implementar o que os defensores da pauta de costumes chamam de “ideologia de gênero”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em meio à troca de acusações, Bolsonaro colheu frutos em segmentos importantes, como entre eleitores de baixa renda, e chegou a ultrapassar numericamente o adversário no Sudeste, a região mais populosa do país.

Guerra santa

Talvez o movimento mais inesperado tenha ocorrido entre os católicos. Supunha-se que a arruaça bolsonarista na procissão de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, traria rejeição ao presidente.

Segundo a medição do Ipec depois do ocorrido, porém, Bolsonaro cresceu entre os eleitores católicos de 34% para 38%, enquanto Lula caiu de 60% para 56%.

Lula, por sua vez, faz acenos ao eleitorado evangélico, que vota majoritariamente em Bolsonaro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Numa carta dirigida ao público evangélico, o candidato petista aborda temas que se supunha terem sido superados no século 19, mas que voltaram à tona com força nos últimos anos. No documento, Lula defende o respeito à liberdade religiosa e à separação entre Estado e Igreja.

A disputa pelos indecisos

A campanha bolsonarista aposta ainda na virada dos votos e no convencimento dos indecisos. Nesta semana, em discurso em Juiz de Fora (MG), Bolsonaro fez um apelo: “Vamos virar os votos e buscar os indecisos para que possam comparecer às urnas”.

A ideia é tentar minimizar a abstenção e reverter o resultado do primeiro turno em cidades com colégios eleitorais importantes na Zona da Mata mineira. Em Juiz de Fora, por exemplo, Bolsonaro teve 38% dos votos no primeiro turno, contra 52% de Lula.

Entretanto, a disputa pelo voto dos indecisos é mais inglória do que parece. As pesquisas que incorporam dados sobre o voto em primeiro turno têm mostrado que a maioria dos eleitores de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) tende a optar por Lula se for votar no próximo domingo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo, voltando ao agregador de pesquisas do Estadão, Lula tem 48% dos votos totais, contra 44% de Bolsonaro.

Número, aliás, muito próximo da proporção de votos válidos registrada pelos candidatos no primeiro turno.

Se os levantamentos estiverem corretos, é como se, dos 6,2 milhões de votos de vantagem de Lula no primeiro turno, Bolsonaro tivesse diminuído essa margem para 4,8 milhões.

Em tese, restariam 8% dos votos em disputa. Considerando que o primeiro turno contou com 4,2% de votos brancos e nulos, restaria apenas 3,8% do eleitorado em disputa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E é nesse aspecto que a situação se complica para Bolsonaro. A maioria das pesquisas aponta para uma taxa de indecisão de 4% do eleitorado total, ou 4,7 milhões.

Enquanto isso, a taxa de decisão no voto em Lula e Bolsonaro supera os 90% entre os eleitores de cada um deles. Essa situação limita muito a margem de viragem de voto.

Para conseguir a reeleição, o atual presidente precisaria, na prática, convencer todos os indecisos a votarem nele e ainda virar o voto de uma parcela dos eleitores de Lula.

É fato que, ao votar em primeiro turno ou ao responder às pesquisas, o eleitor não assina nenhuma espécie de compromisso que o obrigue a manter o voto no segundo turno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também é verdade que, embora o voto seja obrigatório no Brasil, o eleitor pode simplesmente não votar no segundo turno. E é aqui que entra em jogo o que as campanhas de Lula e Bolsonaro enxergam como decisivo para essa reta final: a taxa de abstenção.

Abstenção pode mudar fotografia final

Por mais que as pesquisas de segundo turno tragam um retrato mais fiel da possível realidade das urnas, a taxa de abstenção é um elemento que não pode ser controlado e tem o potencial de mudar o cenário da disputa.

No primeiro turno, em 2 de outubro, o nível de abstenção chegou a 20,9% — o maior para essa rodada desde 1998, quando o percentual foi de 20,3%. Isto quer dizer que 32 milhões de eleitores que estavam aptos não compareceram às urnas.

Tradicionalmente, a abstenção aumenta no segundo turno. Em 2018, a taxa de abstenção em segundo turno atingiu 21,3% dos eleitores. E a expectativa é de que seja ainda maior este ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não à toa, integrantes das equipes de Lula e de Bolsonaro estão preocupados com a ausência dos eleitores no segundo turno.

Do lado petista, a campanha decidiu, por exemplo, pedir à Justiça que o transporte público seja gratuito no dia do segundo turno. A demanda foi acatada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pode impactar o nível de comparecimento de eleitores de renda mais baixa..

Com isso, prefeituras e empresas de ônibus poderão oferecer transporte público gratuito no próximo dia 30 sem que posteriormente possam ser enquadradas em algum crime de responsabilidade. De qualquer modo, trata-se de uma decisão facultativa de cada prefeitura.

Já a campanha de Bolsonaro está preocupada com dois aspectos: a tradicional abstenção maior do segundo turno e o feriado de 2 de novembro, três dias após o segundo turno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O comitê de campanha do atual presidente avalia que parte do eleitorado de renda mais elevada, entre o qual Bolsonaro prevalece, aproveitará o feriado para viajar.

Avalia também que, entre esse grupo, há pessoas que não estão totalmente convencidas a votar em Bolsonaro e, portanto, abririam mão de votar.

Especialistas afirmam que, tradicionalmente, a abstenção em segundo turno costuma favorecer o candidato com melhor desempenho em primeiro turno. No caso, Lula.

No cenário de 2022, considera-se que a abstenção passaria a favorecer Bolsonaro a partir de uma taxa de 24% a 25%, índices jamais registrados desde as eleições de 1989.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seja como for, a uma semana do segundo turno, levando-se em consideração as margens — e também possíveis erros — das pesquisas, abstenções e o fato de muita gente se decidir apenas quando está de frente para a urna, as eleições presidenciais estão tudo, menos definidas.

A reta final da campanha presidencial também foi tema do podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro. Saiba quem se saiu melhor na disputa pelos apoios no segundo turno:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ELEIÇÕES 2026

Governador de MG, Romeu Zema, lança pré-candidatura à Presidência da República

16 de agosto de 2025 - 14:10

Governador de Minas Gerais lança corrida ao Planalto, defendendo estado leve, saída dos Brics e combate ao lulismo

TRAMA GOLPISTA

Ponto a ponto: Confira os próximos passos do julgamento de Jair Bolsonaro

14 de agosto de 2025 - 12:53

Com todas as alegações finais apresentadas, caso contra Bolsonaro e seus aliados deve ser liberado para julgamento na Primeira Turma do STF ainda em setembro

MANDOU RECADO

“Meu time não tem medo de briga”, diz Lula. Confira as principais declarações do petista sobre a relação com Trump

13 de agosto de 2025 - 15:01

O presidente discursou na cerimônia de assinatura da medida provisória, que ainda deve passar pela Câmara e pelo Senado, e que estabelece propostas para ajudar empresas a sobreviver ao tarifaço dos EUA

À PROVA DE ESPIONAGEM?

WhatsApp ‘do Lula’: o que se sabe sobre o aplicativo de mensagens que o governo quer criar

12 de agosto de 2025 - 15:27

Abin já deu início aos testes de um aplicativo próprio de troca de mensagens, mas não é todo mundo que terá acesso ao ‘WhatsApp do Lula’

DIA D

Trump coloca tarifaço contra o Brasil em prática, dobra sobretaxa à Índia e mantém Brics na mira; e agora?

6 de agosto de 2025 - 14:51

Mercado aguarda detalhes do plano de contingência do governo Lula, mas, por pior que esteja o cenário no Brasil, outro país recebeu notícias ainda piores

VAI CEDER?

O aviso de Haddad sobre o Pix e outro alerta sobre a pressão de Trump com as tarifas

5 de agosto de 2025 - 18:02

Para o ministro, o sucesso do Pix está incomodando interesses internacionais e ganhando notoriedade global

SOCORRO INTERNO

Governo prepara pacote para socorrer exportadoras afetadas pelas tarifas dos EUA; confira as medidas possíveis

5 de agosto de 2025 - 17:08

A ideia segue o modelo adotado durante a pandemia, quando o governo federal ajudou empresas a manter empregos formais por meio de subsídios

DECISÃO DO STF

O que Bolsonaro fez para ser preso, afinal? E o que diz a defesa do ex-presidente

5 de agosto de 2025 - 9:05

A notícia pegou de surpresa até mesmo críticos de Bolsonaro, e a primeira questão que surgiu foi: por que agora?

DECISÃO DO STF

Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro; PF apreende o celular

4 de agosto de 2025 - 18:26

O despacho justificou a decisão por descumprimento das medidas cautelares impostas pelo próprio ministro

ENCONTRO NACIONAL DO PT

As principais declarações de Lula no dia marcado por manifestações bolsonaristas

3 de agosto de 2025 - 16:49

Enquanto apoiadores de Jair Bolsonaro protestavam pelas ruas do País, o presidente fazia um discurso em Brasília — e poucos temas escaparam do petista; confira

ALÔ, TRUMP!

O recado de Lula para os EUA: “Temos tamanho, postura e interesse econômico e político para negociar” — e uma opinião polêmica sobre o dólar

3 de agosto de 2025 - 16:18

Petista disse neste domingo (3) que o Brasil quer negociar em igualdade de condições com os Estados Unidos, e também diz o que acha do uso da moeda norte-americana nas negociações comerciais

PESQUISA

Anistia para Bolsonaro: maioria dos brasileiros não vota em candidato que promete livrar ex-presidente de acusações, diz Datafolha

3 de agosto de 2025 - 15:47

O domingo (3) está sendo marcado por manifestações bolsonaristas espalhadas por todo o País

SEM GANHO EXTRA

Efeito da tarifa de Trump sobre a popularidade de Lula estanca e reprovação segue em 40%; confira a pesquisa Datafolha

2 de agosto de 2025 - 13:59

Havia expectativa sobre os ganhos de imagem para o petista, mas houve manutenção da avaliação “ruim/péssimo”, enquanto a de “ótimo/bom” oscilou de 28% para 29%

PRESSÃO NORTE-AMERICANA

Ataque de Trump a Alexandre de Moraes pode sair pela culatra, diz The Economist sobre o uso da Lei Magnitsky contra o ministro do STF

31 de julho de 2025 - 16:48

Para a publicação britânica centenária, Moraes se tornou o alvo das sanções de Trump enquanto seu ato mais notável é liderar o processo contra Jair Bolsonaro — mas os planos dos EUA podem não sair como o planejado

O ANTICABO ELEITORAL

Trump vai ajudar Lula a se reeleger? Presidente volta a liderar a corrida eleitoral, enquanto Bolsonaro perde impulso em meio ao tarifaço, mostra pesquisa

31 de julho de 2025 - 12:43

O levantamento da Atlas em parceria com a Bloomberg indica uma reviravolta no cenário eleitoral para 2026, que vinha indicando um enfraquecimento da imagem de Lula

NA MIRA DO STF

Zambelli é presa na Itália, e extradição pode levar até dois anos; veja o que acontece com o mandato da deputada

30 de julho de 2025 - 16:53

Mesmo condenada, parlamentar ainda depende de aval da Câmara para perder o cargo; processo não tem prazo para terminar

PRESSÃO PELA ANISTIA

Moraes na mira de Trump: EUA anunciam sanção ao ministro por violação aos direitos humanos; entenda as penalidades da Lei Magnitsky

30 de julho de 2025 - 16:17

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) aproveitou o anúncio da sanção para pedir novamente que o Congresso Nacional aprove uma anistia

NEGOCIAÇÃO

Missão de senadores brasileiros chega a Washington para tentar conter tarifaço dos EUA

27 de julho de 2025 - 15:45

Esforço político dos parlamentares brasileiros pecou no timing da visita, pois acontece às vésperas do recesso Congresso dos EUA.

JULGAMENTO DO 8 DE JANEIRO

General do Exército assume autoria do plano para matar Moraes, Lula e Alckmin; confira os detalhes do depoimento

25 de julho de 2025 - 12:07

O réu no processo sobre a tentativa de golpe de Estado também revelou que chegou a comparecer entre cinco e sete vezes nos acampamentos bolsonaristas em frente aos quartéis

BARREIRA PARA NEGOCIAÇÃO

Haddad diz que família Bolsonaro está dificultando comunicação com os EUA e pede: “Sai do caminho e deixa o governo negociar”

24 de julho de 2025 - 18:10

Em entrevista à rádio Itatiaia, o ministro da Fazenda afirmou que os Bolsonaros são “especialistas em lascar o povo”

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar