🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

Central das Eleições

Eleições 2022: últimas pesquisas Quaest/Genial e Atlas antes do segundo turno mostram Lula com vantagem apertada contra Bolsonaro

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
29 de outubro de 2022
11:23 - atualizado às 18:50
Montagem com imagens de Lula e Bolsonaro nas eleições 2022
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Shutterstock; Edição: Lucas Molina

RESUMO DO DIA: Na véspera do segundo turno das Eleições 2022, os candidatos à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) fazem seus últimos atos de campanha. Diversas pesquisas de intenção de voto devem sair ao longo do dia. Acompanhe tudo por aqui!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Datafolha: Lula tem 49% dos votos totais contra 45% de Bolsonaro na véspera do segundo turno

Na véspera do segundo turno das Eleições 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua à frente na corrida ao Palácio do Planalto, com 49% dos votos totais contra 45% de Jair Bolsonaro (PL), segundo a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (29). Brancos e nulos somam 4%, e indecisos, 2%.

Em relação à pesquisa anterior, Lula ficou estável, enquanto Bolsonaro subiu um ponto percentual.

Considerando os votos válidos – aqueles que excluem da conta brancos e nulos – o petista tem 52% contra 48% de Bolsonaro.

O instituto ouviu 8.308 pessoas em 253 municípios entre sexta (28) e sábado (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada sob o código BR-08297/2022.

Pelo intervalo em que ocorreram as entrevistas, foi possível captar o sentimento do eleitor em relação às últimas polêmicas envolvendo os dois candidatos, além da repercussão do debate de ontem (28) na TV Globo.

Datafolha: Tarcísio tem 46% dos votos totais contra 42% de Haddad

A menos de 24 horas do início do segundo turno, a pesquisa Datafolha para o governo de São Paulo, publicada neste sábado (29), mostra tendência de aumento das intenções de voto no candidato do PT, Fernando Haddad.

Tarcísio de Freitas (Republicanos) continua à frente, com 46% das intenções de voto totais, contra 42% do petista. Brancos e nulos somam 8% e indecisos 4%.

Na sondagem anterior, Tarcísio aparecia com 49%, enquanto Haddad estava com 40% das intenções de voto.

Nos votos válidos, critério adotado pela Justiça Eleitoral para declarar o vencedor que exclui votos brancos e nulos, Tarcísio tem 53% dos votos e Haddad 47%.

A pesquisa foi realizada entre sexta (28) e sábado (29) e entrevistou 3.134 eleitores em 79 municípios. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada sob o código SP-03973/2022.

No primeiro turno, Tarcísio recebeu 42,32% dos votos válidos, contra 35,70% de Haddad. O resultado contrariou as pesquisas de intenção de voto, que davam larga vantagem ao petista.

Ipec mostra Lula com 50% dos votos totais, ante 43% de Bolsonaro

A última pesquisa Ipec antes do segundo turno das Eleições 2022 mostra manutenção da vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

Na nova sondagem, Lula aparece com 50% dos votos totais, enquanto Bolsonaro tem 43%. Votos brancos e nulos somam 5% e indecisos, 2%.

  • Lula (PT): 50%
  • Bolsonaro (PL): 43%
  • Branco e nulo: 5%
  • Não sabem/não responderam: 2%

Dentre os votos válidos, Lula tem 54% e Bolsonaro 46%. Foram entrevistadas presencialmente 4.272 pessoas em todos os estados entre quinta (27) e sábado (29). Foi possível, portanto, captar o sentimento dos eleitores em relação ao debate da noite de ontem, na TV Globo.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais e o nível de confiança de 95%. Ela está cadastrada sob o número BR-05256/2022.

Genial/Quaest: Lula tem 52% e Bolsonaro 48% dos votos válidos

A última pesquisa Genial/Quaest antes do segundo turno das eleições mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 52% dos votos válidos, contra 48% de Jair Bolsonaro (PL).

Nos votos totais, Lula tem 46% e Bolsonaro 43%.

Segundo a pesquisa, 92% das pessoas que responderam afirmaram que seus votos eram definitivos.

No quesito rejeição, Bolsonaro tem 48% de rejeição contra 44% de Lula.

A pesquisa ouviu

Pesquisa Atlas: Lula lidera com margem apertada de votos

A Atlas Intel divulgou há pouco os dados de sua pesquisa de intenção de voto para presidente no 2º turno.

E, em linhas gerais, o levantamento mostra tendência semelhante à vista em outros institutos de pesquisa: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente de Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com o levantamento, Lula tem 53,4%  dos votos válidos, contra 46,6% de Bolsonaro. A margem de erro é de 1 ponto percentual.

Lula mantém vantagem de 6,8p.p. sobre Bolsonaro, 0,4 pontos a mais em relação à última pesquisa.
Responderam à pesquisa 7.500 pessoas entre os dias 26 e 29 de outubro.
TSE emite a zerésima

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu a zerésima das urnas eletrônicas, documento que mostra que não há nenhum voto computado no sistema antes do início do pleito.

Todas as entidades fiscalizadoras foram convidadas a assinar a zerésima.

Compareceram representantes das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Controladoria-Geral da União (CGU), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) e dos partidos PCdoB, PV e Cidadania.

A missão de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) também esteve presente.

TSE emite a zerésima
TSE emite a zerésima - Imagem: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Filha de Temer reafirma voto em Lula

Mesmo com Lula (PL) chamando o ex-presidente Michel Temer (MDB) de golpista no debate de ontem (30), a própria filha do emedebista, Luciana Temer, veio às redes sociais para reafirmar seu voto no petista.

“Eu não defendo um homem, eu defendo um modelo de país, eu defendo um modelo de sociedade que não é possível definitivamente com um governante que desrespeita as instituições, que é favorável a crianças não frequentarem a escola, que é favorável ao armamento das pessoas, que tem falas e atitudes machistas, racistas e homofóbicas”, disse a professora de direito.

“Não é, definitivamente, este país que eu quero deixar para os meus filhos e meus netos. Aliás, não é o país que eu quero para mim. Por isso, eu voto 13”, enfatizou.

Confira o vídeo aqui.

Michel Temer: "golpe de sorte"

Chamado de golpista por Lula (PT) no debate na Globo ontem (30), o ex-presidente Michel Temer (MDB) respondeu neste sábado com uma ironia.

“Na verdade, o que aconteceu no Brasil foi um golpe de sorte, pois recuperamos o País da maior recessão da sua história”, afirmou Temer.

AGENDA DOS PRESIDENCIÁVEIS NO FIM DE SEMANA

Sábado (29/10)

Lula (PT) fará uma caminhada pela Avenida Paulista, em São Paulo, a partir das 16h.

Bolsonaro (PL) participa de uma “motocarreata” em Belo Horizonte (MG).

 

Domingo (30/10)

Lula (PT) votará na Escola Estadual Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo (SP) pela manhã. Está marcado, ainda, um pronunciamento do petista após o resultado das eleições.

Bolsonaro (PL) vota na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, em Marechal Hermes, zona norte do Rio de Janeiro.

Alexandre de Moraes fará pronunciamento hoje

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, fará um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão neste sábado às 20h30.

Ele deve pedir que os eleitores compareçam às urnas e reforçar que gestores públicos estão proibidos de diminuir a oferta de transporte público no domingo (30), dia do segundo turno.

Na véspera do primeiro turno, Moraes também fez um pronunciamento no qual reforçou a segurança das urnas e o sigilo do voto.

Alckmin engaja na campanha de Haddad

O candidato a vice-presidente na chapa de Lula (PT), Geraldo Alckmin (PSB), ex-governador de São Paulo, publicou neste sábado um vídeo direcionado ao eleitorado do interior paulista pedindo votos em Fernando Haddad (PT).

Haddad disputa o governo do Estado contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), apadrinhado de Bolsonaro (PL) que saiu na frente na disputa no primeiro turno.

CNT/MDA dá empate técnico

Pesquisa do instituto MDA, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada neste sábado (29) mostra empate técnico entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela presidência da República.

Na pesquisa estimulada, Lula tem 46,9% dos votos, enquanto Bolsonaro tem 44,9%. Nos votos válidos, quando se descartam nulos e brancos, Lula soma 51,1% e Bolsonaro 48,9%.

Bolsonaro apresentou crescimento fora da margem de erro do levantamento, que é de 2,2 pp para mais ou para menos.

Na pesquisa anterior, o atual presidente tinha 41,8% na pesquisa estimulada e 46,5% nos votos válidos. Já Lula tinha 46,4% na estimulada e 53,5% nos votos válidos.

D acordo com a pesquisa deste sábado, o índice de rejeição de Bolsonaro caiu e o de Lula aumentou, com ambos atingindo o mesmo patamar de 47,2% contra 47,3%, respectivamente.

Para o levantamento, foram realizadas 2.002 entrevistas presenciais, no período de 26 a 28 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pp, e o nível de confiança é de 95%. O número do registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral é BR 01820/2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SUBIU NO TELHADO

Derrota para o governo: Câmara arquiva MP 1.303 e livra investimentos de aumento de imposto de renda — bets também saem ilesas

8 de outubro de 2025 - 19:25

Deputados retiraram a votação do texto da pauta e, com isso, a medida provisória perde a validade nesta quarta-feira (8)

OPINIÃO PÚBLICA

Pesquisa Genial/Quaest mostra popularidade de Lula no maior patamar do ano após crise com EUA

8 de outubro de 2025 - 14:00

Aprovação sobe a 48%, impulsionada por percepção positiva da postura do governo diante de tarifas impostas por Trump

ARREDONDOU

Imposto de renda sobre CDB, Tesouro Direto, JCP e fundos ficará em 18% após avaliação por comissão do Congresso Nacional

7 de outubro de 2025 - 19:22

Medida provisória 1.303/25 é aprovada por comissão mista do Congresso e agora segue para ser votada nos plenários da Câmara e do Senado

BORA MARCAR?

Lula e Trump finalmente se falam: troca de afagos, pedidos e a promessa de um encontro; entenda o que está em jogo 

6 de outubro de 2025 - 15:20

Telefonema de 30 minutos nesta segunda-feira (6) é o primeiro contato direto entre os líderes depois do tarifaço e aumenta expectativa sobre negociações

TOUROS E URSOS #241

Lula e Trump: a “química excelente” que pode mudar a relação entre o Brasil e os EUA

1 de outubro de 2025 - 12:31

Alexandre Pires, professor de relações internacionais e economia do Ibmec, analisa os efeitos políticos e econômicos de um possível encontro entre os dois presidentes

ELEIÇÕES NO RADAR

Com Tarcísio de Freitas cotado para a corrida presidencial, uma outra figura surge na disputa pelo governo de SP

28 de setembro de 2025 - 13:31

Cenário nacional dificulta a nomeação de candidatos para as eleições de 2026, com impasse de Bolsonaro ainda no radar

REFORMA DA RENDA

Comissão do Senado se antecipa e aprova projeto de isenção de IR até R$ 5 mil; texto agora depende dos deputados

24 de setembro de 2025 - 18:23

Proposta de isenção de IR aprovada não é a do governo Lula, mas também cria imposto mínimo para altas rendas, programa de renegociação de dívidas e prevê compensação a estados e municípios

REFORMA TRIBUTÁRIA

Senado vota regulamentação dos novos impostos sobre consumo, IBS e CBS, nesta quarta-feira (24)

21 de setembro de 2025 - 15:20

Proposta define regras para o novo comitê gestor do IBS e da CBS, tributos que vão substituir impostos atuais a partir de 2027

OUVIDOS ATENTOS

O que Lula vai dizer na ONU? Soberania e um recado sutil a Trump estão no radar

20 de setembro de 2025 - 13:20

A expectativa é que o discurso seja calibrado para o público global, evitando foco excessivo em disputas políticas internas

LAUDO MÉDICO

Câncer de Bolsonaro: o que é o carcinoma de pele encontrado em duas lesões removidas

17 de setembro de 2025 - 14:36

Ex-presidente recebeu alta após internação por queda de pressão, vômitos e tontura; quadro exige acompanhamento médico periódico

TEMPO DE NEGOCIAÇÃO

LCI e LCA correm o risco de terem rendimentos tributados, mas debêntures incentivadas sairão ilesas após negociações no Congresso 

12 de setembro de 2025 - 11:40

Relator da MP que muda a tributação dos investimentos diz que ainda está em fase de negociação com líderes partidários

FRAUDE BILIONÁRIA

“Careca do INSS”: quem é o empresário preso pela PF por esquema que desviou bilhões

12 de setembro de 2025 - 11:34

Empresário é apontado como “epicentro” de fraudes que desviaram bilhões de aposentadorias

BOLSONARO CONDENADO

STF condena Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão; saiba quais opções restam ao ex-presidente

11 de setembro de 2025 - 17:18

Placar final foi 4 a 1 para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

PESQUISA

Aprovação de Lula sobe para 33% e chega ao maior nível desde dezembro de 2024, diz Datafolha

11 de setembro de 2025 - 16:41

O índice de reprovação do petista ainda é um dos maiores entre presidentes desde a redemocratização a esta altura do mandato, mas, na comparação direta, Bolsonaro sai perdendo

ACORDOS NOS BASTIDORES

Debêntures incentivadas devem continuar isentas de IR, mas LCI e LCA seguem na mira da MP que muda a tributação dos investimentos, diz jornal

10 de setembro de 2025 - 13:05

Texto deve manter mudanças na alíquota única de IR para ativos tributáveis e na compensação de créditos tributários, pontos que despertam preocupação no mercado

ALTAS TEMPERATURAS

Governo Trump sobe o tom contra o Brasil, e Itamaraty condena ameaças dos EUA de usar “poder militar”

10 de setembro de 2025 - 10:03

O documento do Itamaraty foi publicado após a porta-voz da Casa Branca ser questionada sobre a possibilidade de novas sanções ao Brasil por conta do julgamento de Jair Bolsonaro

JULGAMENTO NO STF

Bolsonaro era líder de organização criminosa que tentou golpe de Estado, diz Moraes — Dino acompanha o relator e vota por condenação

9 de setembro de 2025 - 18:58

Ministros destacaram provas de uma trama articulada desde 2021 e pediram condenação dos sete réus. Dino, entretanto, vê diferentes níveis de culpa

TOUROS E URSOS #238

O julgamento de Bolsonaro e o xadrez eleitoral com Lula e Tarcísio: qual é o futuro do Brasil?

9 de setembro de 2025 - 11:31

O cientista político Rafael Cortez, da Tendências Consultoria, analisa o impacto da condenação de Jair Bolsonaro, a estratégia de Tarcísio de Freitas e as dificuldades de Lula em chegar com força para as eleições de 2026

ALUCINAÇÃO?

Pedimos para a inteligência artificial da Meta produzir imagens de Lula, Trump, Bolsonaro, Alexandre de Moraes e outros — e o resultado vai te surpreender (ou não)

9 de setembro de 2025 - 8:16

A inteligência artificial da Meta entregou resultados corretos em apenas duas das seis consultas feitas pela redação do Seu Dinheiro

SEGUNDO DIA

STF encerra primeira semana do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados; confira os principais pontos do segundo dia

3 de setembro de 2025 - 20:36

A sessão será retomada na próxima terça-feira (9), às 9 horas, com o voto do relator e ministro do STF, Alexandre de Moraes

DE NOVO

A suspeita de rombo nos cofres que levou ao afastamento do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, pelo STJ

3 de setembro de 2025 - 15:14

Investigado na Operação Fames-19, Barbosa é suspeito de participar de um esquema de R$ 73 milhões em contratos emergenciais durante a pandemia

ENTRE FAMA E CRIME

Filho de ourives e clientes como Neymar, Vini Jr e Ludmilla: quem é TH Joias, deputado preso por suspeita de negociar armas com o Comando Vermelho

3 de setembro de 2025 - 11:43

Investigado por suposta ligação com o Comando Vermelho, o parlamentar conhecido como TH Joias já havia sido preso em 2017 por acusações semelhantes

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar