Já parou para pensar em quem tem culpa pela disparada dos preços dos combustíveis? A suspeita número 1 desse crime contra o seu bolso é a Petrobras.
Responsável pela política de preços da gasolina e do diesel, a estatal virou alvo de pressão por todos os lados. Como não se bastasse, agora a companhia pode ser alvo até de uma CPI no Congresso.
Como consequência da ofensiva, as ações da Petrobras (PETR4) acumulam forte na bolsa nos últimos dias. Na visão dos investidores, aumentou a chance de a conta dos combustíveis caia no colo da estatal.
Mas será que a Petrobras é culpada mesmo ou está sendo vítima de uma injustiça? E se não for a estatal, quem deve responder pela disparada da gasolina, o governo? Acompanhe o "julgamento" no quadro Seu Dinheiro Explica, do nosso YouTube:
Petrobras: hora de comprar a ação?
O debate sobre o papel da Petrobras ainda deve render muito pano para a manga. Então será que vale a pena investir na estatal em meio a esse risco de intervenção?
A resposta da maioria dos analistas é “sim”, mas com moderação. Há um consenso no mercado de que os papéis da Petrobras estão muito baratos.
No acumulado do ano, as ações PETR4 acumulam alta da ordem de 13%. Mesmo estando no positivo, os papéis ficaram bem para trás na comparação com as cotações internacionais do petróleo. Além disso, a estatal deve pagar uma boa bolada em dividendos aos investidores, inclusive para a União.
Leia também:
- Para tentar controlar a Petrobras (PETR4) com uma ‘canetada’, Bolsonaro quer mudar a Lei das Estatais; entenda
- O demitido renunciou: presidente da Petrobras (PETR4) pede demissão dias depois de novo reajuste nos combustíveis
Por outro lado, se a Petrobras for condenada a pagar a conta sozinha da alta dos combustíveis mesmo sendo inocente, as ações podem, sim, cair mais na bolsa.