2022-06-24T09:02:38-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
SEU DINHEIRO EXPLICA

Petrobras (PETR4) é culpada ou inocente? Qual o papel da estatal na disparada dos preços da gasolina e do diesel

Aumentou a chance da alta dos preços dos combustíveis cair na conta da Petrobras. Mas será que a estatal é mesmo culpada ou está sendo vítima de uma injustiça?

24 de junho de 2022
9:02
Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras (PETR4)
Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras - Imagem: Agência Petrobras

Já parou para pensar em quem tem culpa pela disparada dos preços dos combustíveis? A suspeita número 1 desse crime contra o seu bolso é a Petrobras.

Responsável pela política de preços da gasolina e do diesel, a estatal virou alvo de pressão por todos os lados. Como não se bastasse, agora a companhia pode ser alvo até de uma CPI no Congresso.

Como consequência da ofensiva, as ações da Petrobras (PETR4) acumulam forte na bolsa nos últimos dias. Na visão dos investidores, aumentou a chance de a conta dos combustíveis caia no colo da estatal.

Mas será que a Petrobras é culpada mesmo ou está sendo vítima de uma injustiça? E se não for a estatal, quem deve responder pela disparada da gasolina, o governo? Acompanhe o "julgamento" no quadro Seu Dinheiro Explica, do nosso YouTube:

Petrobras: hora de comprar a ação?

O debate sobre o papel da Petrobras ainda deve render muito pano para a manga. Então será que vale a pena investir na estatal em meio a esse risco de intervenção?

A resposta da maioria dos analistas é “sim”, mas com moderação. Há um consenso no mercado de que os papéis da Petrobras estão muito baratos.

No acumulado do ano, as ações PETR4 acumulam alta da ordem de 13%. Mesmo estando no positivo, os papéis ficaram bem para trás na comparação com as cotações internacionais do petróleo. Além disso, a estatal deve pagar uma boa bolada em dividendos aos investidores, inclusive para a União.

Leia também:

Por outro lado, se a Petrobras for condenada a pagar a conta sozinha da alta dos combustíveis mesmo sendo inocente, as ações podem, sim, cair mais na bolsa.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Um mundo tomado pela inflação: entenda ao que é preciso prestar atenção para saber se os preços vão finalmente parar de subir

9 de agosto de 2022 - 6:10

O processo de normalização dos preços será fundamental para que consigamos ter maior previsibilidade quanto ao futuro dos ativos de risco

COMBUSTÍVEIS

Mudou de ideia? Bolsonaro diz que política de paridade de preços da Petrobras (PETR4) pode ser mantida como está

8 de agosto de 2022 - 20:43

Bolsonaro anunciou que vai manter os impostos federais dos combustíveis zerados no próximo ano

NOITE CRIPTO

Bitcoin (BTC) perde um pouco de tração, mas segue operando em alta; saiba o que mexe com a maior criptomoeda do mundo

8 de agosto de 2022 - 20:04

O destaque do dia foi para o ethereum (ETH), mas não pela alta de preços e sim pelo volume negociado nas últimas 24h

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro alfineta banqueiros e diz que ações do governo contam mais do que “assinar cartinha”; confira o recado enviado pelo presidente

8 de agosto de 2022 - 18:49

Chefe do Planalto fez referência aos manifestos em defesa da democracia articulados em reação à ofensiva sem provas do governo sobre a lisura do sistema eleitoral brasileiro — e que contou com a assinatura de banqueiros

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os melhores FIIs do mês, cinco razões para comprar Weg (WEGE3) e o prejuízo do Softbank; confira os destaques do dia

8 de agosto de 2022 - 18:40

Depois que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu elevar a Selic a 13,75% ao ano e deixou claro que, caso um novo aumento ocorra, será apenas um ajuste residual, o mercado financeiro comprou a ideia de que o ciclo de aperto monetário chegou ao fim e já começa a sonhar até […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies