O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A missão, que leva o nome de Artemis 1, é o primeiro passo dos Estados Unidos na retomada da exploração tripulada do espaço
Após meio século de espera e duas tentativas de lançamento que falharam, a Nasa conseguiu enviar o primeiro foguete à Lua desde a missão Apollo 17 na madrugada desta quarta-feira (16).
O sistema espacial — constituído pela espaçonave Orion e o foguete Space Launch System (SLS) de 98 metros de altura — acendeu os motores com sucesso às 3h47, dentro da janela de lançamento de duas horas. Assista aqui ao lançamento.
A missão, que leva o nome de Artemis 1, é o primeiro passo dos Estados Unidos na retomada da exploração tripulada do espaço — e demorou em torno de duas décadas desde que a agência norte-americana recebeu o aval para prosseguir com os esforços.
“Demorou muito para chegar aqui, mas a Orion agora está a caminho da Lua. Este lançamento bem-sucedido significa que a Nasa e nossos parceiros estão no caminho para explorar mais longe no espaço do que nunca, para o benefício da humanidade”, disse Jim Free, vice-administrador associado da Nasa para o Exploration Systems Development Mission Directorate.
Trata-se ainda da primeira expedição lunar da Nasa realizada em 50 anos, desde a missão Apollo 17, que aconteceu em dezembro de 1972.
Apesar de ter sido projetado para levar humanos à Lua, inicialmente, o foguete não será tripulado.
Leia Também
A cápsula Orion, que carregaria as pessoas durante a viagem, hoje está ocupada por manequins e outros itens inanimados com sensores para coletar dados.
A intenção é que a missão da Nasa forneça uma base para a exploração humana do espaço profundo e confirme se o veículo é seguro para transportar uma tripulação no futuro.
“Durante este voo, a espaçonave será lançada no foguete mais poderoso do mundo e voará mais longe do que qualquer espaçonave construída para humanos já voou”, disse a Nasa, em nota à imprensa.
De acordo com a Nasa, o segundo voo da Artemis 1 levará uma tripulação, com uma trajetória diferente e testando sistemas críticos da Orion com humanos a bordo.
A princípio, a missão deve durar em torno de 25 dias e meio, com o pouso marcado para acontecer no Oceano Pacífico em 11 de dezembro.
Assim que se separou do foguete SLS ao chegar ao espaço, a Orion passou a orbitar com um motor. A máquina deveria ter realizado duas queimas para acertar a trajetória da espaçonave em direção à lua.
Isso porque, duas horas depois da decolagem — isto é, por volta das 6h da manhã desta quarta-feira — o motor também seria desacoplado da espaçonave, para que a Orion voasse o resto do caminho sozinha.
Espera-se que a cápsula percorra cerca de 240 mil milhas da trajetória da Terra para a Lua e, depois, outras 40 mil milhas além da Lua em seu ponto mais distante.
A espaçonave deve chegar à Lua no dia 21 de novembro, em um voo de “órbita distante e retrógrada" — que, basicamente, significa que a Orion viajará em grande altitude em relação à superfície da Lua e na direção oposta ao sentido de órbita da Lua em relação à Terra.
Depois de orbitar a Lua, a espaçonave deve retornar à Terra, pousando no Oceano Pacífico em 11 de dezembro.
Os diretores do Fed optaram por seguir a postura adotada na reunião de janeiro, uma vez que os dados da economia norte-americana pontam para uma inflação resiliente, enquanto o mercado de trabalho perde força
Pesquisa do Bank of America mostra que gestores na América Latina preferem o Brasil ao México nos próximos 6 meses. Porém, a decolagem rumo aos 210 mil pontos sofreu uma pane técnica nas expectativas.
Presente inesperado impressionou as autoridades locais e veio acompanhado de um pedido bastante específico
Vencedor de prêmio milionário não acreditou quando recebeu mensagem de e-mail informando que ele tinha ganhado na loteria — e agora precisa contar para a esposa…
Segundo o relatório, petróleo, ações e bitcoin estão reagindo quase em sincronia aos choques geopolíticos e às incertezas sobre juros nos EUA
No cassino abandonado que funcionava como casa de golpes, os golpistas também simularam delegacias de países como Austrália, Índia e Canadá
Todos aqueles, inclusive brasileiros, que não apresentaram um pedido de reconhecimento da cidadania italiana até 28 de março de 2025 perderam o direito.
O primeiro filme da franquia Sexta-Feira 13 foi lançado em 9 de maio de 1980 e teve um budget de US$ 550 mil
Irã promete manter fechada a passagem de embarcações pelo Estreito de Ormuz em meio aos ataques dos EUA e de Israel; pelo menos três navios foram atingidos na quarta-feira (11)
A equipe ainda não venceu nenhuma partida pela Premier League em 2026, acumula cinco derrotas consecutivas na competição e olha para o precipício.
A Memvid afirma ter criado uma camada de memória capaz de permitir que sistemas de IA realmente lembrem do que foi perguntado
A estrutura passou por ondas de quase 10 metros de altura e ventos intensos antes de alcançar a Antártica.
Gigante da tecnologia pretendia captar até US$ 42 bilhões, mas interesse massivo pode colocar operação entre as maiores já registradas no mercado de bonds dos EUA
Fifa pode tomar qualquer medida que considerar necessária caso uma nação desista ou seja excluída da Copa do Mundo
BofA analisa o impacto do conflito no Oriente Médio e aponta quais empresas brasileiras oferecem o melhor colchão contra a aceleração da inflação e a alta dos juros
Considerada por muitos fãs e críticos como a melhor parte de JoJo’s Bizarre Adventure, a saga Steel Ball Run finalmente ganhará adaptação em anime. A aguardada estreia acontece no dia 19 de março, quando a plataforma de streaming lança o primeiro episódio da história criada por Hirohiko Araki. Publicada originalmente entre 2004 e 2011, a […]
Assembleia alcança consenso unânime sobre o novo líder supremo do Irã, sob o critério de ser ‘odiado pelo inimigo’
Presidente dos Estados Unidos fez novas ameaças ao Irã em seu perfil no Truth Social neste sábado (7)
Walter Maciel diz que os Estados Unidos têm algo que o Brasil não tem: uma política de Estado que olha para gerações
Governo cubano adota nova estratégia de sobrevivência diante de sanções dos EUA, que ameaçam causar um apagão total no país