🔴 NO AR: ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – CONFIRA MAIS DE 30 RECOMENDAÇÕES – VEJA AQUI

Camille Lima

Camille Lima

Repórter de bancos e empresas no Seu Dinheiro. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.

WINTER IS COMING

Quem lucra com a guerra? Ministro alemão critica EUA e aliados por disparada do preço do gás

Para o ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, a explosão dos preços do gás vendido pelas nações “amigas” impacta diretamente os custos de energia no país

Camille Lima
Camille Lima
5 de outubro de 2022
14:16 - atualizado às 19:22
Europa e Alemanha em risco de recessão após Putin cortar o gás
Imagem: Pixabay/Wikimedia Commons/TASS

Winter is coming. Enquanto a Europa se prepara para adentrar um longo e gélido inverno devido aos repetidos cortes no fornecimento de gás anunciados pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, existem países “aliados” que podem estar lucrando às custas da guerra, na visão do ministro da Economia da Alemanha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bem, imagine viver rodeado pelos temores da chegada de uma possível recessão e da instalação de racionamentos de energia para conseguir manter milhares de famílias aquecidas nos meses mais frios do ano. Basicamente, essa é a realidade na Alemanha há alguns meses.

Agora, suponha ainda que, em meio a toda a angústia, você perceba que as nações fornecedoras de gás consideradas “amigáveis”, como os Estados Unidos, estavam, na realidade, se beneficiando para cobrar “preços astronômicos e excessivos” de seus suprimentos.

Esta foi a acusação levantada pelo ministro alemão, Robert Habeck, em entrevista ao jornal regional alemão NOZ nesta quarta-feira (05).

Os preços do gás na Alemanha

Para o ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, a explosão dos preços do gás vendido pelas nações “amigas” impacta diretamente os custos de energia no país, que atingiram patamares elevados em setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Famílias e empresas enfrentam contas de energia exorbitantes. As importações de energia da UE no primeiro semestre de 2022 totalizaram quase 380 bilhões de euros, o que é próximo do que costumamos pagar por um ano inteiro”, informou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. 

Leia Também

Um dos principais alvos da revolta de Robert Habeck são os Estados Unidos. 

A terra do Tio Sam tornou-se o maior fornecedor de combustível marítimo para a Europa em 2022, responsável por mais de 70% das importações de gás natural para a Europa de janeiro a setembro.

“Os Estados Unidos nos contataram quando os preços do petróleo dispararam, e, como resultado, as reservas nacionais de petróleo na Europa foram exploradas. A mesma solidariedade seria boa para reduzir os preços do gás”, disse o ministro da Economia alemão, em entrevista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, os países aliados não seriam os únicos culpados pela disparada dos preços, na visão do político.

Segundo Habeck, a União Europeia deveria tomar novas medidas para lidar com a crise energética no continente.

“A União Europeia deveria reunir seu poder de mercado e orquestrar um comportamento de compra inteligente e sincronizado pelos países membros, para que os estados da UE não se superem e aumentem os preços do mercado mundial. [...] O mercado europeu é enorme, só precisa ser usado.”

De acordo com o ministro das Finanças alemão, Christian Lindner, Berlim está preparada para discutir medidas para conter os preços do gás e da energia na União Europeia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Precisamos enfrentar esse problema em suas raízes. Por isso, estou aberto a tomar medidas conjuntas nos mercados internacionais de gás e reformar o desenho de nossos mercados de energia para que os preços para os consumidores não sejam mais determinados pelo preço do gás.”

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, destaca a necessidade de uma “verdadeira união energética”. 

“Uma união energética resiliente não aparecerá magicamente ao combinar a energia de 27 nações – devemos torná-las compatíveis. Isso exigirá uma coordenação forte e sincera entre os Estados. E devemos criar o quadro regulamentar necessário e as condições de mercado que melhor sirvam aos interesses dos nossos cidadãos e empresas.”

A crise do gás na Alemanha

A Europa atualmente enfrenta sua pior crise energética em décadas, uma vez que a Rússia segue em um verdadeiro “vai-não-vai” em relação ao fornecimento de gás natural ao continente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque o país de Vladimir Putin é responsável por 40% de todo o gás consumido na Europa e até 60% em países como a Alemanha.

Agora, o continente europeu enfrenta o risco de apagões, racionamento e uma recessão caso o governo russo decida diminuir ainda mais as entregas de gás.

Isso porque países como a Alemanha dependem do fornecimento de gás russo há décadas, e utilizam infraestrutura de energia como os gasodutos Nord Stream 1 e 2 para transportar o gás através do Mar Báltico.

Desse modo, os bloqueios de Putin impactam diretamente o reabastecimento dos estoques de gás para fornecer às famílias europeias combustível para manter as luzes acesas e as casas aquecidas durante o inverno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A Alemanha tem a maior população da Europa, é a maior economia, é o maior consumidor de gás, é o maior importador individual de gás russo e tem nove fronteiras terrestres. Então, o que quer que aconteça lá se espalha para o resto do continente”, disse Henning Gloystein, diretor de energia, clima e recursos do Eurasia Group, em entrevista à CNBC.

Os vazamentos de gás

Recentemente, os principais gasodutos da Rússia, o Nord Stream 1 e 2, que levam gás natural para a Europa, sofreram vazamentos — em um período em que o continente corre contra o tempo para encontrar gás suficiente para substituir as fontes russas antes do inverno.

Os escapes nas tubulações não devem afetar diretamente os fluxos de gás russos, afinal, nenhum dos oleodutos estava em operação no momento das explosões. 

Porém, de acordo com analistas consultados pela CNBC, os recentes vazamentos nos dois principais gasodutos para a Europa acabam com quaisquer expectativas restantes de que a Rússia retomará o fornecimento de gás através do Nord Stream 1 antes do inverno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Isso tornaria realidade o pior cenário para o qual os governos europeus se prepararam durante todo o verão: um mercado de gás europeu sem gás russo”, explicou a analista Natasha Fielding, da Argus.

Uma nova crise energética na Europa?

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), a Europa provavelmente será capaz de enfrentar os congelantes meses de inverno deste ano com a ajuda de tanques de gás natural. Porém, o continente deverá se preparar para enfrentar uma crise energética ainda mais profunda em 2023.

Isso porque os países europeus encheram os tanques de armazenamento em aproximadamente 90% de sua capacidade após o presidente russo Vladimir Putin fechar as torneiras em resposta às sanções do Ocidente impostas após a invasão da Ucrânia.

"Com os estoques de gás quase em 90%, a Europa sobreviverá ao próximo inverno com apenas algumas contusões, desde que não haja surpresas políticas ou técnicas", disse Fatih Birol, diretor-executivo da IEA, em entrevista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, o pior ainda estará por vir. Na visão do executivo, os desafios devem começar, realmente, entre fevereiro e março do ano que vem — período em que o continente deverá preencher novamente os estoques.

Isso porque, após o alto consumo do gás no inverno, Birol estima que os níveis de armazenamento da commodity cairão para o patamar de 25% a 30%.

"Este inverno é difícil, mas o próximo inverno também pode ser muito difícil", disse o diretor-executivo.

*Com informações de CNBC, Reuters e Financial Times

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
JOIAS MILIONÁRIAS

Quanto custa o imponente anel de noivado de Miley Cyrus? O valor surpreende

4 de dezembro de 2025 - 10:01

A peça assinada por Jacquie Aiche combina exclusividade, tendência e um diamante de impressionar

POSSÍVEL SUCESSOR?

Sucessão na presidência do Fed: Kevin Hassett afirma que ficaria “feliz em servir” na posição se Trump o escolher

30 de novembro de 2025 - 17:09

O assessor econômico da Casa Branca fez a declaração neste domingo no programa “Fox and Friends”; a possibilidade de sua indicação já provocou reação nos mercados, que registraram alta nos EUA

CONFLITO E DIPLOMACIA

Delegação ucraniana vai aos EUA para negociações de paz; horas antes Kiev recebe ataques russos

29 de novembro de 2025 - 17:11

Enquanto a Ucrânia enfrenta bombardeios e apagões em Kiev, a delegação ucraniana busca avançar nas negociações com Washington para tentar encerrar a guerra com a Rússia

PAZ NO MUNDO?

Miss Universo: Como funciona o negócio milionário que já foi de Trump — e agora causa revolta entre as misses

26 de novembro de 2025 - 15:55

Entenda a engrenagem por trás do Miss Universo, concurso de beleza mais famoso do mundo que vem dando o que falar

2ª OBRA MAIS CARA DA HISTÓRIA

Roubado por nazistas e quase destruído em um incêndio: a incrível história por trás do quadro de mais de R$ 1 bilhão

25 de novembro de 2025 - 15:17

Tela de pintor austríaco Gustav Klimt se consagra como a segunda obra de arte mais cara já vendida em leilão; conheça a história por trás da tela

RUMO À GLÓRIA ETERNA

Montanhas e ruínas incas: o palco de Palmeiras x Flamengo na final da Copa Libertadores 2025

24 de novembro de 2025 - 12:12

Entre montanhas e ruínas incas, o Monumental U recebe Palmeiras x Flamengo na Final da Copa Libertadores 2025, em um dos cenários mais impressionantes da América do Sul

ORIENTE MÉDIO

Israel diz ter matado líder militar do Hezbollah em ataque a Beirute, no Líbano

23 de novembro de 2025 - 16:22

Este foi o primeiro ataque israelense ao território do Líbano desde junho; Hezbollah fala em “escalada de ataques”

CHANCE DE TÍTULO INÉDITO

Final da Copa Sul-Americana 2025: veja horário e onde assistir a Atlético-MG x Lanús

22 de novembro de 2025 - 12:37

Atlético-MG x Lanús decidem a Sul-Americana 2025 neste sábado, em Assunção; veja como chegam os finalistas e onde assistir

ESTADOS UNIDOS

Ata do Fed revela que muitos dirigentes queriam manter juros inalterados até o fim do ano e alerta para risco nas ações de tecnologia

19 de novembro de 2025 - 19:20

Dirigentes divergiram na última reunião sobre a necessidade de novos cortes nas taxas de juros, citando inflação elevada

NOVO RECORDE

O novo menor país da história a disputar uma Copa tem o tamanho de Curitiba e não tem nenhum jogador nascido em seu território

19 de novembro de 2025 - 15:06

Com apenas 158 mil habitantes e 444 km², Curaçao se torna o menor país a disputar uma Copa — e o primeiro a chegar ao Mundial sem nenhum jogador nativo

NOVO MONZA

O carro que definiu uma geração está de volta — e você não vai reconhecê-lo

19 de novembro de 2025 - 9:20

O carro que dominou o país na passagem dos anos 1980 para os 1990 volta repaginado e pronto para disputar um novo mercado

ÚLTIMO AMISTOSO DO ANO

Brasil x Tunísia: veja onde assistir ao amistoso e saiba o horário da partida

18 de novembro de 2025 - 15:01

Confira onde e quando assistir ao amistoso entre Brasil x Tunísia, que faz parte da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026

FORJADO NA GUERRA

Antes de Atlético-MG x Lanús, estádio da final da Copa Sul-Americana 2025 virou palco de uma guerra por um território que também é do Brasil

17 de novembro de 2025 - 20:22

Antes de receber Atlético-MG x Lanús na final da Copa Sul-Americana 2025, o Defensores del Chaco foi cenário de guerra, confronto territorial e reconstrução histórica

ESTADOS UNIDOS

Casa Branca vê baixo risco de derrota sobre tarifas na Suprema Corte, diz Bessent

16 de novembro de 2025 - 16:53

A decisão, aguardada para as próximas semanas, pode afetar cerca de US$ 200 bilhões em receitas alfandegárias já cobradas

AGORA VAI?

EUA quer concluir acordo sobre terras raras com a China até o Dia de Ação de Graças, diz secretário do Tesouro

16 de novembro de 2025 - 15:32

No mês passado, os EUA concordaram em não impor tarifas de 100% sobre as importações chinesas até fechar um novo acordo

NOVA VISÃO

Menos Apple (AAPL34), mais Google (GOGL34): Berkshire Hathaway vira a mão em sua aposta nas big techs

15 de novembro de 2025 - 12:55

Essa foi a última apresentação do portfólio antes do fim da gestão de 60 anos de Warren Buffett como diretor executivo

DE OLHO NA INFLAÇÃO

EUA recuam em tarifas: Trump assina isenção para café, carne e frutas tropicais

15 de novembro de 2025 - 9:00

A medida visa conter a pressão dos preços dos alimentos nos EUA e deve ser positiva para as exportações brasileiras

K.O.

Ao som de música tema de Rocky, badalado robô humanoide russo vai a ‘nocaute’ logo na estreia; assista ao tombo

14 de novembro de 2025 - 11:23

A queda do robô AIDOL, da Rússia, durante uma apresentação em uma feira de tecnologia gerou repercussão. A empresa responsável explicou o incidente e compartilhou a recuperação do humanoide

ENTRE DADOS E DELÍRIOS

Sinais? Nave? Mistério? O que realmente sabemos sobre o cometa 3I/Atlas

13 de novembro de 2025 - 20:16

Enquanto estudos confirmam que o 3i/Atlas apresenta processos naturais, rumores sobre “sinais” e origem alienígena proliferam nas redes sociais

PONTO CEGO

A maior paralisação da história dos EUA acabou, mas quem vai pagar essa conta bilionária?

13 de novembro de 2025 - 17:42

O PIB norte-americano deve sofrer uma perda de pelo menos um ponto percentual no quarto trimestre de 2025, mas os efeitos do shutdown também batem nos juros e nos mercados

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar