🔴 FÁBRICA DE AGENTES DE IA: TENHA ACESSO AOS MESMOS AGENTES AUTÔNOMOS USADOS NA EMPIRICUS – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Ameaça nuclear

Elon Musk bloqueou Starlink na Crimeia temendo armas nucleares de Putin, diz analista da Eurasia

Analista disse ainda que Musk teria conversado recentemente com o presidente russo, que teria ameaçado usar armas nucleares se Ucrânia tentasse retomar a Península

O bilionário Elon Musk, CEO da Tesla, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin
O bilionário Elon Musk, CEO da Tesla, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin. - Imagem: Shutterstock/Montagem Seu Dinheiro

O bilionário Elon Musk rejeitou pessoalmente um pedido da Ucrânia para estender o seu serviço de internet via satélite Starlink para a Crimeia, temendo que uma tentativa de retomada da península das mãos dos russos pudesse levar a uma guerra nuclear, diz o analista político Ian Bremmer, fundador e presidente da consultoria de risco político Eurasia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro, Musk e o governo americano passaram a fornecer à Kiev milhares de sistemas da Starlink, possibilitando às forças ucranianas a comunicação via internet em áreas antes completamente desprovidas de conexão por conta do conflito.

O acesso ao sistema de internet via satélite com baixo custo de energia tem permitido a conexão de drones de reconhecimento à inteligência ucraniana, que permitem rastrear os movimentos das tropas russas em tempo real.

Mas, recentemente, o sistema da Starlink vem apresentando problemas. Na semana passada, um oficial do governo ucraniano disse que o serviço vinha sofrendo interrupções "catastróficas" no front, levantando especulações de que teria sido desligado em áreas controladas pela Rússia - talvez para evitar que o Kremlin explorasse a rede.

No Twitter, Elon Musk disse que não poderia comentar sobre as condições no campo de batalha, alegando que elas são confidenciais. Mas em newsletter publicada nesta semana, Bremmer, da Eurasia, disse que teve uma conversa com o bilionário no fim de setembro, na qual ele pareceu confirmar que o serviço da Starlink estava sendo desativado intencionalmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bremmer disse que Musk disse que o ministro da defesa ucraniano havia lhe pedido para ativar a Starlink na Crimeia, região que foi invadida e ilegalmente anexada pela Rússia em 2014. O analista político disse ainda que o bilionário "se recusou a fazê-lo, dado o grande potencial de escalada [da guerra]."

Leia Também

EFEITO CASCATA

A realidade dos juros em 5% nos EUA: saiba o que acontece com sua carteira se a taxa disparar por lá 

TODO MUNDO QUER SABER

O encontro Trump-Xi vai sair? O que o mercado espera da cúpula — e para onde você deveria estar olhando também 

A reportagem do Business Insider entrou em contato com a SpaceX, dona da Starlink, e com o ministro da Defesa ucraniano, mas não obteve resposta.

Conversa de Musk com Putin

Ainda segundo Bremmer, Musk alegou ter recentemente conversado com o presidente russo Vladimir Putin, afirmando que estava "preparado para negociar". Nesta conversa, diz o analista, Putin ameaçou usar armas nucleares se a Ucrânia tentasse retomar a Península da Crimeia, que serve de base para as forças navais russas no Mar Negro.

Vale lembrar que, recentemente, Musk propôs, pelo Twitter, um plano de paz bastante alinhado às exigências russas e ainda o submeteu a uma enquete na rede social. As autoridades ucranianas, é claro, não gostaram nada da iniciativa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Twitter, entretanto, o bilionário negou ter tido qualquer conversa recente com o presidente russo, afirmando, na última terça-feira (11) que ele falou com Putin apenas uma vez, cerca de 18 meses atrás. O assunto, disse ele, foi o espaço sideral.

https://twitter.com/elonmusk/status/1579879154463690752?s=20&t=pkVa8Ux8FYcRNg0II_aULQ

Bremmer replicou na sua própria conta de Twitter, dizendo que Musk disse a ele que havia falado com Putin e o Kremlin diretamente sobre a Ucrânia.

https://twitter.com/ianbremmer/status/1579941475613229056?s=20&t=Papl6ExwAUlFChEU01UvjA

*Com informações do Business Insider

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem traz a bandeira dos EUA ao fundo. Em primeiro plano, uma mão segurando o índice S&P 500. 15 de setembro de 2026 - 18:01
Montagem com duas imagens do refúgio Syros Cats, na Grécia. À esquerda, vários gatos se alimentam sobre um muro em uma área externa com vista para o mar e construções típicas da ilha de Syros. À direita, diversos gatos circulam por um jardim enquanto uma pessoa interage com um dos animais diante de um mural com a inscrição “Welcome to Syros Cats”. Árvores, flores e vegetação compõem o cenário. 14 de setembro de 2026 - 17:17
Montagem com robôs de inteligência artificial em fundo branco, atrás das grades ia chatgpt gemini 14 de setembro de 2026 - 14:10
Dario Amodei publicou artigo alertando sobre IA 12 de setembro de 2026 - 15:18
Novo Mapa-múndi 8 de setembro de 2026 - 14:57
Imagem de Donald Trump com gráfico vermelho indicando queda ao fundo. 4 de setembro de 2026 - 12:26
O economista Mohamed El-Erian está sentado em uma poltrona vermelha, segurando um microfone. Atrás dele, uma estante de livros. 31 de agosto de 2026 - 13:50
Dono da Amazon Jeff Bezos Indian Creek 27 de agosto de 2026 - 16:32
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar