🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-05-24T16:20:14-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
IR 2022

Quer saber quando vai receber sua restituição de IR? Confira o calendário de 2022

Restituição do imposto de renda será, mais uma vez, paga em cinco lotes, entre maio e setembro. Veja o calendário válido para 2022

25 de fevereiro de 2022
7:00 - atualizado às 16:20
Leão sentado em cima de dinheiro com o texto Imposto de Renda 2022 ao lado
Quanto mais cedo você entregar a declaração de IR 2022, mais cedo receberá a restituição do imposto de renda. - Imagem: Shutterstock/Montagem Andrei Morais

Ao preencher a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda 2022 o contribuinte pode se deparar com duas situações distintas: pode ter IR extra a pagar ou a restituir. A restituição do imposto de renda acontece quando o contribuinte pagou mais imposto do que deveria ao longo do ano anterior, o que leva a Receita Federal a devolver-lhe o IR pago a maior com alguma correção monetária.

Na hora de declarar o imposto de renda, todos os rendimentos tributáveis do contribuinte são somados pelo programa da Receita e são aplicadas deduções, seja na base de cálculo, seja no próprio IR devido, diretamente. O contribuinte tem o direito de informar os gastos dedutíveis realizados ao longo do ano-calendário.

Finalmente, o programa aplica um desconto único de 20% na base de cálculo do IR, limitado a R$ 16.754,34 no imposto de renda 2022. Caso este desconto seja maior que as deduções declaradas pelo contribuinte, o modelo simplificado será mais vantajoso para ele; caso seja inferior às despesas dedutíveis, o modelo completo, que aproveita todas as deduções, será o mais vantajoso.

O modelo mais vantajoso é aquele que resulta em menos IR a pagar ou maior restituição do imposto de renda. O próprio programa já faz os cálculos e mostra os valores para você escolher. Os brasileiros que recebem restituição do imposto de renda aguardam ansiosamente pela data de pagamento.

A ordem de pagamento das restituições obedece à ordem de processamento das declarações. Então, quanto mais rápido você apresentar a sua declaração, mais rápido recebe o dinheiro de volta. Aqueles que saíram na frente e não deixaram para a última hora terão prioridade na lista de pagamento do Leão.

Mas se você precisou corrigir algum dado e enviar uma declaração retificadora, seu prazo para recebimento da restituição do imposto de renda vai mudar. O arquivo corrigido substitui o enviado originalmente, e a data que passa a valer é aquela da declaração retificadora. Em outras palavras, você volta para o fim da fila ao retificar.

O calendário da restituição do imposto de renda 2022

Em 2022, assim como no ano passado, a restituição do imposto de renda será paga em cinco lotes, segundo calendário já divulgado pela Receita Federal.

O primeiro lote será pago no fim de maio. Tradicionalmente, ele é quase todo destinado a prioridades: pessoas com mais de 60 anos (com prioridade para os maiores de 80 anos), pessoas com deficiência ou doença grave e professores. Já o último lote, que costuma ser o maior de todos, será pago em setembro.

O crédito pode ser feito não apenas em conta-corrente ou poupança, mas também em contas de pagamento, modalidade oferecida por certas fintechs, como é o caso da NuConta, do Nubank. Os dados da conta devem ser preenchidos no próprio programa, antes da transmissão da declaração para a Receita.

Uma novidade da declaração deste ano é que a restituição do imposto de renda poderá também ser recebida via PIX, desde que a chave do contribuinte seja o CPF. Veja a lista completa de novidades deste ano.

Os valores são sempre corrigidos. Os juros correspondem a 1% (referente ao mês de pagamento) mais a Selic acumulada de maio até o mês anterior ao do pagamento. Assim, quem receber no primeiro lote receberá um juro de 1%; já quem receber no segundo, pago no fim de junho, levará um juro de 1% (referente a junho) mais a Selic de maio, e assim por diante.

A rentabilidade não é ruim, portanto, dado que a Selic se encontra acima de 10% ao ano, com perspectivas de subir ainda mais até o fim de 2022. Para facilitar a consulta aos valores e datas de pagamento, a Receita Federal disponibiliza diversos canais on-line, que você pode conhecer aqui.

Calendário de pagamento das restituições do imposto de renda 2022

LoteData de pagamentoRemuneração
31/05/20221,00%
30/06/20221,00% + Selic de maio
29/07/20221,00% + Selic de maio a junho
31/08/20221,00% + Selic de maio a julho
30/09/20221,00% + Selic de maio a agosto

Fonte: Receita Federal

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Fraqueza nos números

Entrega de veículos da Tesla (TSLA34) recua no segundo trimestre e vem abaixo da expectativa do mercado

Apesar do crescimento das vendas na comparação anual, houve uma queda em relação ao trimestre anterior

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies