🔴 SÉRIE EMPIRICUS IN$IGTS: +100 RELATÓRIOS CORTESIA – LIBERE GRATUITAMENTE

Liliane de Lima
É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista formada pela PUC-SP, já passou pelo portal DCI e setor de análise política da XP Investimentos.
EMPREGO NO PÓS-PANDEMIA

Saiba como vão acontecer as entrevistas de emprego no pós-pandemia e como se preparar para conseguir a vaga dos sonhos

A entrevista de emprego tende a continuar no modelo remoto no pós-pandemia. O futuro dos processos seletivos é híbrido: presencial e online

Liliane de Lima
6 de abril de 2022
6:32 - atualizado às 13:24
mulher acenando para o computador indicando o início de uma das entrevistas de emprego
Imagem: Yan Krukov/Pexels

“Olá. Consegue me ouvir?”, “Sim, estou te ouvindo. E você está?” Esse costuma ser o início de qualquer diálogo no modelo remoto, em aplicativos como o Zoom ou o Google Meet. O teste de áudio e vídeo virou praticamente um ritual nas conversas realizadas através de uma tela durante a pandemia, incluindo as entrevistas de emprego.

Comigo não foi diferente. Em 2021, após o término da graduação, estava em busca de um emprego efetivo. As etapas de procura, candidatura e entrevistas foram todas no modo remoto.

Esse é um caso particular que se estendeu a muitos outros candidatos a uma vaga de emprego, no regime CLT - que era o meu caso -, estágio, trainee ou qualquer outra modalidade de ocupação - o que inclui empregos temporários e autônomos (freelancers).

Segundo a consultoria global de carreira Korn Ferry, 85% das companhias adotaram o home office como a única forma de trabalho. A pesquisa foi realizada em novembro de 2021.

Isso quer dizer que a maneira de abrir uma vaga de trabalho e todas as outras fases que envolvem a seleção aconteceram dentro de casa, através de um computador, uma plataforma de conversa à distância e uma conexão de internet.

Agora que a pior fase da pandemia parece enfim ter ficado para trás, o que muda para quem está em busca de um novo emprego? Na reportagem a seguir eu conto como as empresas pretendem selecionar os candidatos a uma vaga e as dicas para você se preparar, seja para uma entrevista pessoal ou virtual.

Leia também:

Futuro dos processos seletivos é…

Se você não gosta muito de falar por uma tela de computador, não trago boas notícias. Nos processos de recrutamento e seleção, o modelo remoto veio para ficar, segundo especialistas. É o que comenta, por exemplo, Sandra Gioffi, diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Brasil.

Para ela, as entrevistas de emprego presenciais ainda são importantes e devem acontecer em específicos casos. “É uma questão muito mais de cultura do que da técnica e da eficácia da ferramenta” [de entrevista online].

A seleção online deve se tornar usual principalmente nas primeiras fases do processo. “Contudo, ainda existe, pela característica do gestor, uma entrevista presencial. Mas, isso ainda é pelo modelo mental do gestor que é muito apegado à questão do contato físico’, acrescenta Gioffi.

Ou seja, os processos seletivos tendem a misturar etapas online e entrevistas presenciais. O que já vem acontecendo no contexto de reabertura da economia. Interações em grupo, dinâmicas e testes comportamentais, criados para aplicação presencial, devem voltar aos tempos pré-pandemia — que não estão tão distantes assim.

Nesse mesmo sentido, Alessandra Araújo, sócia e diretora comercial da Estação4, uma consultoria de Desenvolvimento Humano, aponta que algumas práticas e técnicas de entrevistas presenciais, no período pré-pandemia, vão ser retomadas.

“Muito provavelmente, a gente vai voltar a utilizar algumas ferramentas que a gente sente falta para determinadas posições, tipos de trabalho”, disse.

“Da mesma forma que as empresas estão migrando para o híbrido no dia a dia de trabalho, consequentemente, os processos seletivos eles também vão ser parte no presencial, parte no online”, afirma Alessandra.

Prós e contras do modelo remoto

O modelo remoto de trabalho traz as suas vantagens e que não podemos negar. Mas quando se está na busca de um emprego?

Sandra Gioffi, diretora do ABRH Brasil, destacou que uma das vantagens “aceleradas” pela pandemia é a possibilidade de participar de vários processos seletivos ao mesmo tempo. Mais oportunidades tanto para o candidato quanto para as empresas.

As plataformas de recrutamento já contam hoje com algoritmos capazes de fazer o “match” entre candidatos e vagas. Caso a empresa tenha como prática o home office, consegue atingir pessoas de qualquer canto do mundo.

Por outro lado, não podemos desconsiderar alguns entraves que o online não consegue afastar. “Esse algoritmo, por si, pode ter um viés de quem o programou, o que pode ser um pouco injusto”, considera a diretora da ABRH.

Mas uma verdade que não se pode negar é a agilidade dos processos remotos.

Por outro lado, é importante também considerar a espontaneidade dos candidatos. “Quando você está presencialmente tem um tempo de espera, você conhece a organização e o recrutador consegue ler mais facilmente o comportamento do candidato. Quando você está em uma posição remota, todo esse contexto é reduzido”, comenta Gioffi.

Diferenças entre uma entrevista remota e presencial

Conversar com o recrutador ou com o possível gestor, por si só, pode causar certo nervosismo. Logo, para que o momento da entrevista de emprego não seja uma surpresa, com atrasos e imprevistos, é importante saber algumas diferenças entre elas.

A diferença está no modelo em si. Enquanto que no presencial vale estar atento à maneira como se apresentar, no online a aparência é importante apenas do tronco para cima, por exemplo.

Isso não quer dizer que o visual não seja importante em uma entrevista remota. Uma boa iluminação, além da qualidade do aúdio e do vídeo também interferem — elas são “as roupas” do processo de seleção online.

VEJA TAMBÉM: ENTREVISTA DE EMPREGO? 7 dicas para ser aprovado | Como conquistar a PROMOÇÃO dos seus sonhos

Recrutamento “às cegas”

Uma nova modalidade de seleção que deve ganhar força no pós-pandemia é o chamado “recrutamento às cegas”.

Nesse tipo de seleção, o candidato grava um vídeo contando sobre quem ele é e as justificativas para a candidatura na vaga. A empresa recrutadora apenas recebe um vídeo, sem a imagem do interessado na vaga, ou seja, impossibilitando distinguir as suas características físicas.

O que vale para qualquer entrevista de emprego

Seja qual for o formato, o processo de avaliação do profissional pouco se altera, segundo Alessandra Araújo, sócia e diretora comercial da Estação4.

As perguntas são, em grande parte, sobre quem é o candidato, as experiências, os fatos relevantes que precisam ser compartilhados para a conquista da vaga.

“O recrutador vai avaliar quais são as habilidades, competências e capacidades do candidato dentro da vaga proposta”, explica.

Por fim, Alessandra diz que o posicionamento de quem vai contratar o profissional é fundamental. “O entrevistador tem que ter uma sensibilidade apurada e um senso de empatia para tirar sempre o melhor do candidato.”

Leia também

Dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego online

Saber como se portar e conversar, ainda que remotamente, faz mais diferença do que se imagina.

Mesmo que no currículo você exponha todas as aptidões, experiências e aprendizados, a vivência pessoal pode acrescentar dados valiosos para a conquista da vaga. Isso porque é o que pode gerar o ‘match’, a partir das habilidades comportamentais, até mais que a técnica em si.

Aproveitar o momento para citar experiências adicionais, como viagens, expectativas para o futuro podem te colocar ou retirar daquela vaga.

A diretora da ABRH, Sandra Gioffi, dá algumas dicas:

“Primeiramente, o candidato deve estar bem apresentável, o que não é terno nem roupa social, é estar com uma roupa de trabalho e com foco na entrevista. Obviamente, de câmera aberta, porque é onde ele se deixa ver e consegue fazer uma interação com quem está entrevistando. O lugar também precisa ser silencioso”.

Além disso, o candidato precisa se planejar, ou seja, “testar a câmera e áudio antes e garantir que a conexão está funcionando bem”. “Fazer um roteiro de perguntas, porque o candidato precisa perguntar coisas sobre a empresa”, acrescenta.

Orientações como concentração, “estar de corpo presente” e desligar o celular são outras que devem ser levadas em consideração. “São coisas que dizem respeito à organização e gestão do tempo e do espaço que está sendo utilizado”, finaliza.

Em resumo, aqui vão algumas dicas para você se sair bem na próxima entrevista virtual:

  • Entenda qual é a empresa ao qual você está se candidatando;
  • Durante a entrevista, afaste distrações. Ainda que a entrevista seja pelo celular ou computador, desabilite as notificações;
  • Prepare um roteiro de informações suas e possíveis perguntas ao recrutador
  • Esteja focado na entrevista “de corpo presente”
  • Demonstre interesse pela vaga e fale sobre experiências relacionadas às competências requisitadas.

Leia também

Compartilhe

PRIMEIRO EMPREGO

Google, Cielo, Suzano e mais empresas têm vagas para estágio e trainee; veja oportunidades com bolsa-auxílio de até R$ 2,4 mil

15 de abril de 2024 - 13:10

Os aprovados nos programas de estágio devem começar a atuar a partir do segundo semestre de 2024; as inscrições ocorrem durante todo o ano

DICA DE MESTRE

Este conselho de Caito Maia, fundador da Chilli Beans, é capaz de mudar o jogo de qualquer marca; veja aqui

12 de abril de 2024 - 17:01

O executivo esteve presente em um evento exclusivo do Clube de Multiplicação Patrimonial, da Empiricus Research

RESISTÊNCIA AO MODELO

Como a volta ao trabalho presencial está virando um problema tanto para as empresas como para os funcionários

9 de abril de 2024 - 17:15

Pesquisa da WeWork revela insatisfação das equipes sobre o retorno do presencial e RHs indicam que a volta aos escritórios dificulta retenção de talentos

PRIMEIRO EMPREGO

Feira de estágios em São Paulo, Google, Grupo Bradesco Seguros e outras empresas estão com vagas abertas para estágio e trainee; veja oportunidades com bolsa-auxílio de até R$ 2,4 mil

8 de abril de 2024 - 13:30

Os aprovados nos programas de estágio devem começar a atuar a partir do segundo semestre de 2024; as inscrições ocorrem durante todo o ano

TRILHAS DE CARREIRA

O dilema do home office: você prefere trabalhar na Sincerolândia ou na Papinholândia?

7 de abril de 2024 - 7:10

Dell expôs que os funcionários que optarem pelo home office não poderão disputar promoções, enquanto outras empresas deixam essa posição velada. O que você prefere?

LUTO NA CULTURA

Criador do Menino Maluquinho, Ziraldo morre aos 91 anos

6 de abril de 2024 - 19:07

O cartunista e jornalista faleceu de causas naturais, segundo a família; ele será velado neste domingo (7) no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

Com salário de até R$ 13,9 mil, concurso do Conselho Nacional de Justiça abre inscrições hoje; veja como participar

3 de abril de 2024 - 16:03

O concurso do Conselho Nacional de Justiça oferece 60 vagas para nível superior e as inscrições vão até 2 de maio

ALÉM DA FRONTEIRA

Quer começar um negócio fora do Brasil? Conheça opções de franquias para montar no exterior por até R$ 200 mil

3 de abril de 2024 - 8:40

Houve um crescimento de 16% das redes que atuam fora do país, mas levar uma franquia para o exterior envolve riscos; confira as dicas dos especialistas

PRIMEIRO EMPREGO

Mercedes-Benz, Tenda, Itaú e outras empresas estão com vagas abertas para estágio e trainee; veja oportunidades com bolsa-auxílio de até R$ 2,5 mil

1 de abril de 2024 - 11:43

Os aprovados nos programas de estágio devem começar a atuar a partir do segundo semestre de 2024; as inscrições ocorrem durante todo o ano

Onda no TikTok

As demissões transmitidas pelas redes sociais viralizaram na internet; entenda o fenômeno e saiba o que uma demissão responsável exige

31 de março de 2024 - 13:25

Trabalhadores que filmaram a própria demissão reclamam de falta de transparência e feedback por parte das lideranças

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar