Mais de 550 mil norte-americanos não têm um teto sob o qual dormir, segundo os dados mais recentes, divulgados pela Casa Branca pouco antes da pandemia. No Brasil, o número de famílias sem condições adequadas de moradia passa de 5 milhões. Problema social aparentemente agravado pela disseminação do coronavírus a partir de 2020, a falta de um lugar para morar parece ter virado motivo de piada para Elon Musk, o homem mais rico do mundo.
O primeiro comentário jocoso de Musk sobre o tema veio à tona na semana passada. Mas antes um breve contexto. Em março, o Twitter anunciou que seus funcionários poderiam trabalhar “para sempre” de casa ou onde se sentirem “mais produtivos e criativos”.
Às voltas com uma proposta para comprar o Twitter, o bilionário lançou então uma enquete na rede social. Ele sugeriu transformar a sede da empresa em São Francisco em um abrigo para sem-teto. “Ninguém aparece para trabalhar mesmo”, escreveu.
Mais de 2 milhões de pessoas responderam à enquete. Musk apagou a publicação posteriormente, mas o print é eterno.

- MUDANÇAS NO IR 2022: baixe o guia gratuito sobre o Imposto de Renda deste ano e evite problemas com a Receita Federal; basta clicar aqui.
Elon Musk sem casa para morar?
Detentor de uma fortuna estimada pela Bloomberg em mais de US$ 250 bilhões, Elon Musk voltou ao tema no fim de semana.
Em entrevista a Chris Anderson, diretor da TED, o CEO da Tesla confirmou relatos de que ele não teria uma residência em seu nome.
“Eu nem tenho uma casa agora. Estou literalmente ficando em casas de amigos”, disse Musk. “Se eu viajo para a Baía de São Francisco, onde fica a maior parte do setor de engenharia da Tesla, eu basicamente me revezo em quartos vagos nas casas de amigos”, prosseguiu.
As declarações foram feitas depois de Anderson ter comentado que, em face das desigualdades observadas no mundo, muitas pessoas se sentem incomodadas diante de tamanha acumulação de riqueza.
Elon Musk aparentemente tentava dizer que não se considera uma pessoa perdulária. “Meus gastos pessoais não são elevados. A única exceção é o avião. Mas eu trabalharia menos horas se não usasse o jatinho”, justificou o bilionário.
*Com informações da Business Insider e do Yahoo Finance.