Se você busca uma conta digital para o seu filho menor de idade, já existem alguns produtos no mercado que permitem aos pais e responsáveis monitorar todos os gastos e movimentações do jovem, além de introduzi-lo a conceitos de educação financeira. Um deles é a Conta Kids, do banco Inter. Mas será que ela vale a pena?
A Conta Kids, do Inter, é uma conta gratuita e sem tarifas para menores de 18 anos, similar à conta digital tradicional do banco. Dispõe de transferências e saques na rede Banco24Horas ilimitados e gratuitos, um cartão de débito Mastercard em nome do jovem e pode ser aberta e acessada pelo mesmo aplicativo da conta tradicional.
Ela também dá acesso à plataforma de investimentos do Inter (PAI). Ou seja, por meio dela o jovem já pode começar a investir, ou os próprios responsáveis podem investir em nome dele.
A PAI dá acesso a poupança, Tesouro Direto, títulos de renda fixa e fundos de investimento, incluindo previdência privada. A Conta Kids só não dá acesso ao home broker, para que se invista diretamente em ações, fundos imobiliários ou ETFs.
Como abrir uma Conta Kids no Inter
Para abrir uma Conta Kids no Inter é necessário que o menor de idade tenha RG e CPF. O processo de abertura é bem simples e pode ser feito pelo mesmo app da conta tradicional, sem a necessidade de download de um app específico.
O responsável não precisa ser cliente Inter para abrir uma Conta Kids para o jovem. Nesse caso, ele deverá baixar o app do Inter no seu celular ou no aparelho do jovem e clicar em "abrir conta", para fazer todo o processo de abertura online.
Caso o responsável seja cliente Inter, ele poderá usar o mesmo aplicativo já instalado no seu celular para abrir a conta do jovem. Basta clicar em "Trocar ou abrir conta".
Como monitorar a Conta Kids
Esse talvez seja o maior ponto fraco da Conta Kids. Não há uma forma de monitorar o uso da conta pelo jovem a partir da conta do responsável. Para fazer esse controle, o responsável precisa acessar a Conta Kids, do seu próprio celular ou do aparelho do menor.
Caso o faça do seu próprio celular e também seja cliente Inter, é possível trocar de uma conta para a outra no app, clicando em "Trocar ou abrir conta" na tela de início.
Raio-X da Conta Kids, do banco Inter
Vantagens:
- Responsável não é obrigado a ter conta Inter;
- Acesso a investimentos;
- Possibilidade de acessar a Conta Kids e a conta tradicional pelo mesmo app e num mesmo celular, o que permite ao responsável monitorar a conta de perto.
Desvantagens:
- Para monitorar o uso da Conta Kids, é preciso acessá-la, trocando da conta tradicional para a conta do menor no próprio celular ou entrando pelo próprio celular do menor. Não há, por exemplo, a possibilidade de visualizar as movimentações dentro da conta do responsável ou receber alertas de movimentações.
Quer conhecer outras contas digitais para crianças e adolescentes? Nesta matéria, eu analiso, além da Conta Kids, as contas do banco Next e do C6 Bank, além dos produtos voltados a menores de idade nos bancões tradicionais.