🔴 RECEBA ANÁLISES DE MERCADO DIÁRIAS: CLIQUE AQUI E SIGA O SEU DINHEIRO NO INSTAGRAM

2022-02-17T13:26:00-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Contas para jovens

Vale a pena abrir uma Conta Kids do banco Inter para o seu filho?

Inter disponibiliza uma conta digital específica para crianças e adolescentes, com acesso a investimentos

17 de fevereiro de 2022
13:25 - atualizado às 13:26
Fachada da sede do banco Inter (BIDI11) BRDs ações
Fachada da sede do banco Inter. - Imagem: Divulgação/Inter

Se você busca uma conta digital para o seu filho menor de idade, já existem alguns produtos no mercado que permitem aos pais e responsáveis monitorar todos os gastos e movimentações do jovem, além de introduzi-lo a conceitos de educação financeira. Um deles é a Conta Kids, do banco Inter. Mas será que ela vale a pena?

A Conta Kids, do Inter, é uma conta gratuita e sem tarifas para menores de 18 anos, similar à conta digital tradicional do banco. Dispõe de transferências e saques na rede Banco24Horas ilimitados e gratuitos, um cartão de débito Mastercard em nome do jovem e pode ser aberta e acessada pelo mesmo aplicativo da conta tradicional.

Ela também dá acesso à plataforma de investimentos do Inter (PAI). Ou seja, por meio dela o jovem já pode começar a investir, ou os próprios responsáveis podem investir em nome dele.

A PAI dá acesso a poupança, Tesouro Direto, títulos de renda fixa e fundos de investimento, incluindo previdência privada. A Conta Kids só não dá acesso ao home broker, para que se invista diretamente em ações, fundos imobiliários ou ETFs.

Como abrir uma Conta Kids no Inter

Para abrir uma Conta Kids no Inter é necessário que o menor de idade tenha RG e CPF. O processo de abertura é bem simples e pode ser feito pelo mesmo app da conta tradicional, sem a necessidade de download de um app específico.

O responsável não precisa ser cliente Inter para abrir uma Conta Kids para o jovem. Nesse caso, ele deverá baixar o app do Inter no seu celular ou no aparelho do jovem e clicar em "abrir conta", para fazer todo o processo de abertura online.

Caso o responsável seja cliente Inter, ele poderá usar o mesmo aplicativo já instalado no seu celular para abrir a conta do jovem. Basta clicar em "Trocar ou abrir conta".

Como monitorar a Conta Kids

Esse talvez seja o maior ponto fraco da Conta Kids. Não há uma forma de monitorar o uso da conta pelo jovem a partir da conta do responsável. Para fazer esse controle, o responsável precisa acessar a Conta Kids, do seu próprio celular ou do aparelho do menor.

Caso o faça do seu próprio celular e também seja cliente Inter, é possível trocar de uma conta para a outra no app, clicando em "Trocar ou abrir conta" na tela de início.

Raio-X da Conta Kids, do banco Inter

Vantagens:

  • Responsável não é obrigado a ter conta Inter;
  • Acesso a investimentos;
  • Possibilidade de acessar a Conta Kids e a conta tradicional pelo mesmo app e num mesmo celular, o que permite ao responsável monitorar a conta de perto.

Desvantagens:

  • Para monitorar o uso da Conta Kids, é preciso acessá-la, trocando da conta tradicional para a conta do menor no próprio celular ou entrando pelo próprio celular do menor. Não há, por exemplo, a possibilidade de visualizar as movimentações dentro da conta do responsável ou receber alertas de movimentações.

Quer conhecer outras contas digitais para crianças e adolescentes? Nesta matéria, eu analiso, além da Conta Kids, as contas do banco Next e do C6 Bank, além dos produtos voltados a menores de idade nos bancões tradicionais.

Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

ELEIÇÕES 2022

Quem é Maria Luiza Ribeiro Viotti, a primeira mulher a comandar o Itamaraty se Lula vencer as eleições?

A indicação de uma mulher para o Itamaraty contemplaria o movimento feminino na diplomacia, que ganhou força política no Congresso e foi incentivado por Amorim no passado; o Brasil nunca teve uma chanceler

QUEREM PARAR O RUSSO

Todos contra Putin: O assunto da vez da reunião dos líderes do G7? Impor limites à Rússia

Dessa vez, a ideia central é a de impor um “teto” no preço dos combustíveis russos — a proposta foi trazida à pauta pelo presidente americano, Joe Biden

TECNOLOGIA EM FOCO

Em busca de inovação: Petrobras (PETR4) lança oportunidades para aquisição de soluções de startups e empresas de tecnologia; saiba como funciona

A Petrobras vai investir até R$ 21,2 milhões em empresas de tecnologia e startups de soluções nas áreas de robótica, tecnologias digital e d inspeção

DUELO DE GIGANTES

Berkshire, de Warren Buffett, está à caça da Tesla, de Elon Musk — veja como anda essa disputa

No auge da pandemia de covid-19, a fabricante de veículos elétricos nadou de braçada, com as ações disparando mais de 12 vezes, enquanto os papéis da holding do Oráculo de Omaha subiram modestos 60%; será que o cenário ainda é o mesmo?

BOMBOU NAS REDES

Luiza Trajano em desespero? Após derreter quase 70%, Magazine Luiza (MGLU3) leva o título de pior ação do semestre; descubra quem mais chegou perto de virar pó no período

Com ações derretendo quase 70%, Magazine Luiza (MGLU3) teve o pior desempenho do semestre; veja o ranking completo

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies