O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Botafogo, Cruzeiro e Vasco já colhem os frutos da SAF, mas outros 12 times ainda não acharam parceiro; clube tradicional recusou a SAF mesmo com investidor interessado
Cruzeiro, Botafogo e Vasco da Gama foram os primeiros clubes brasileiros a colocarem em prática a chamada Sociedade Anônima de Futebol (SAF).
No caso do trio de gigantes do futebol brasileiro, os investidores já batiam nos portões dos clubes de olho em grandes oportunidades de negócio.
Ronaldo Fenômeno surpreendeu o mundo do futebol ao comprar o Cruzeiro, clube que o lançou para o estrelato.
Depois, o magnata norte-americano John Textor fechou com o Botafogo.
No último fim de semana, os sócios do Vasco votaram pela cisão do departamento de futebol para viabilizar o investimento da 777 Partners, empresa com sede nos Estados Unidos.
Afinal, por mais endividados que Botafogo, Cruzeiro e Vasco possam estar, o fluxo de receitas proporcionado por suas imensas torcidas, a formação de atletas e as facilidades proporcionadas pela SAF soam como música para os ouvidos de quem reconhece os acordes de um bom negócio.
Leia Também
Em campo, Cruzeiro e Vasco posicionam-se para retornar à Série A. Já o Botafogo vive altos e baixos com o objetivo de não voltar para a Série B.
Já os efeitos das parcerias nas finanças dos clubes serão entendidos somente no ano que vem, quando foram publicados os balanços do trio.
O principal motivo por trás da conversão de potências como Botafogo, Cruzeiro e Vasco em SAFs foi justamente a situação periclitante das finanças.
Isso não impede diversos outros clubes de prepararem o terreno para a transformação em SAF.
O primeiro passo, conforme o Seu Dinheiro explicou em uma série de reportagens no início do ano, é cindir o departamento de futebol do restante do clube.
Explicamos também que a conversão em Sociedade Anônima do Futebol não serve para todo mundo, motivo pelo qual outros grandes clubes ainda monitoram os desdobramentos antes de passos mais ousados.
O passo seguinte à cisão do departamento de futebol é mais complicado.
Se os investidores já batiam à porta do Botafogo, do Cruzeiro e do Vasco antes mesmo da conversão dos clubes em SAF, times de menor porte enfrentam dificuldade para encontrar quem esteja disposto a investir.
Agora que os três clubes prepararam o terreno para a conclusão de suas SAFs, o Seu Dinheiro decidiu mapear quais clubes já separaram o departamento de futebol do restante do clube - e agora procuram um parceiro para chamar de seu.
Descobrimos que 12 clubes já estão em condições de receber investimento de um parceiro externo como SAF. Entretanto, eles continuam sem investidor.
Descobrimos também o caso de um tradicional clube de São Paulo que já tinha parceiro para receber o investimento, mas rejeitou cindir o departamento de futebol e o negócio naufragou.
Até agora, 12 clubes já se converteram em SAF, quase todos eles com passagem recente ou atualmente na Série A do Campeonato Brasileiro.
Em todos os casos, o departamento de futebol já foi separado do clube, mas investidor entrando com a grana que é bom, nada. Ainda.
Ao mesmo tempo, três times de médio para grande porte já operam com estrutura de clube-empresa e teriam facilidade para conversão em Sociedade Anônima de Futebol.
Há também os casos de clubes tradicionais que avaliam a possibilidade de conversão em SAF, mas ainda estão na fase de estudar os prós e os contras.
Mas o caso mais paradigmático envolve um clube que já dispunha de um investidor, mas, na hora de votar a conversão em SAF, o conselho vetou.
Uma das grandes preocupações dos clubes com a conversão em SAF é a reação de seus torcedores à possibilidade de venda do departamento de futebol para um sócio privado que, na prática, atuaria como dono do time.
Diante disso, não é de espantar que estejamos falando do Juventus da Mooca, uma espécie de símbolo maior do futebol raiz na cidade de São Paulo.
O tradicional clube paulistano estava com tudo pronto para a conversão em SAF.
A empresa de telemarketing AlmavivA pretendia investir R$ 13 milhões para arrematar o departamento de futebol do Clube Atlético Juventus.
Levada a votação no início de junho, a proposta foi barrada já no conselho deliberativo do clube e nem chegou a ser levada à assembleia geral de associados.
Menino da Malásia comprou domínio com as iniciais de seu nome em 1993; anos depois ganhou milhões com o investimento
Segundo o FGC, cerca de 160 mil credores poderão ser ressarcidos após a liquidação do Banco Pleno; veja os próximos passos
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a +Milionária é a loteria da Caixa com o maior prêmio em jogo na noite desta quarta-feira (28), mas outras modalidades também prometem prêmios milionários hoje. Confira os valores.
Sem acordo entre EUA e Irã, Brent pode seguir firme; com diplomacia, banco projeta queda e reação da Opep+
Pode ser que você conheça alguém que é milionário e nem percebeu por causa dos hábitos dessas pessoas
Com declaração pré-preenchida ou sem, o indicado é reunir todos os documentos e revisar as informações antes de submetê-las ao Fisco
Linha subsidiada pelo Tesouro busca dar fôlego ao agronegócio e reduzir risco de retração na produção
Não tem o menor problema conversar com uma planta. Isso só é um problema se você ouvir uma resposta, diria um psiquiatra. Mas não se você estiver no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Pode até parecer mentira, mas visitantes do jardim podem conversar com o total de 20 plantas e, o mais […]
A tormenta do Banco do Brasil, a fatura da crise do Banco Master e o Pé-de-Meia foram destaque no Seu Dinheiro; veja as matérias mais lidas dos últimos dias
A Receita Federal mantém uma fiscalização forte sobre as operações de crédito, que obriga as instituições financeiras a reportarem movimentações que ultrapassem R$ 2 mil mensais
Enquanto a Quina e a Mega-Sena acumularam, a Lotofácil fez três vencedores ontem. Confira os números sorteados nas principais loterias da Caixa Econômica Federal
Segundo Alexandre de Moraes, o Supremo decidiu, em 2019, que guardas municipais não têm direito à aposentadoria especial por atividade de risco, e vigilantes não poderiam ter mais benefícios
Exército se prepara para a possibilidade de operações prolongadas caso o presidente Donald Trump ordene um ataque contra o Irã
Banco Central informa que 5.290 chaves Pix do Agibank tiveram dados cadastrais expostos após falha pontual no sistema da instituição
O mundo rico deveria temer as consequências de juros altos para a economia, de olho nos problemas que essas taxas geram no Brasil
Uma alteração momentânea no ano passado fez a cidade se tornar a primeira capital cerimonial do país no século XXI
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos
Dados do FGV IBRE revelam a maior insatisfação dos trabalhadores brasileiros
As loterias da Caixa costumam parar somente aos domingos e nos feriados nacionais. Elas terão calendário alterado durante o Carnaval. Confira a seguir.
Lotofácil foi a única loteria a fazer novos milionários na rodada de quinta-feira. Ganhador recorreu à chamada “teimosinha”.