O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Fernando Haddad adotou tom ministerial ao se dirigir a banqueiros, mas negou ter sido convidado para assumir a Fazenda
A pedido do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro Fernando Haddad compareceu ao tradicional almoço de fim de ano da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nesta sexta-feira (25), abrindo a agenda de prioridades do novo governo na área econômica.
Ainda que o cargo de ministro da Fazenda do novo governo esteja indefinido, o discurso de Haddad ficou à altura de alguém cotado para a pasta, com tom mais propositivo que acusatório, na comparação com os discursos de campanha.
E, como se estivesse respondendo à fala do presidente da Febraban, Isaac Sidney, na abertura do evento, Haddad garantiu que a reforma tributária terá prioridade total no primeiro ano de governo.
Ele citou a proposta dos economistas Bernard Appy e Nelson Machado, que diz respeito a impostos indiretos, e ressaltou que, assim que essa primeira etapa for aprovada, Lula pretende encaminhar uma proposta sobre renda e patrimônio para “completar o ciclo de reforma”.
Haddad também tocou na questão do orçamento público, mas sem citar a Proposta de Emenda à Constituição que o governo eleito tenta aprovar, que estipula um furo bilionário do teto de gastos.
“Recentemente, alguns economistas registraram que o teto de gastos, embora seja apontado como aquele que garantiu que a inflação não voltasse com a força que poderia, não conseguiu inibir a piora do gasto público”, afirmou.
Leia Também
O ex-ministro também reforçou a necessidade de reconfigurar o orçamento e trazer mais transparência sobre o direcionamento dos recursos.
Para que essas pautas caminhem, Haddad destacou a importância de recuperar a institucionalidade do país, que viria por meio da restauração do pacto federativo. O tema já havia sido abordado pelo próprio Lula durante a Conferência do Clima na ONU, dias atrás.
“Não vai se fazer uma boa gestão de saúde, educação, meio ambiente, cultura sem pacto federativo. Hoje, todos os programas dependem de parceria. Não é cooptando, constrangendo, que vamos conseguir os resultados que a gestão dos recursos públicos exigem de nós”, explicou.
Mencionando a primeira viagem internacional de Lula como presidente eleito, que contou com sua participação, Haddad disse que está se abrindo um conjunto de oportunidades muito impressionante no que diz respeito a acordos internacionais.
“Os acordos que estão na gaveta, aguardando o próximo governo, vão sair muito rapidamente. O acordo entre a União Europeia e o Mercosul foi citado por vários representantes. Falta pouca coisa, alguns poucos gestos, para alavancarmos o comércio exterior brasileiro”, detalhou.
Após o discurso na Febraban, Haddad concedeu entrevista a emissoras de TV e foi questionado sobre se assumirá o ministério da Fazenda. Ele desconversou e disse que não foi convidado para a pasta. “Se vou trabalhar no governo e com quem é prerrogativa do presidente”, disse Haddad.
Ontem (24), o mercado reagiu a rumores de que Haddad assumiria a Fazenda e faria dupla com Pérsio Arida, ex-presidente do Banco Central, que ficaria com o Ministério do Planejamento.
A expectativa do mercado é que, caso Haddad seja confirmado, a indicação do antigo chefe do BC possa servir de equilíbrio para as contas públicas.
Levantamento também indica ritmo de forte expansão do mercado logístico, impulsionado pelo e-commerce
Mega-Sena 30 anos tem regras parecidas com as da Mega da Virada: prêmio não acumula e 90% do dinheiro é destinado a quem acertar as seis dezenas; veja os detalhes do sorteio especial
Índice acelera de 0,44% em março para 0,89% em abril, e qualitativo preocupa: alimentação e transportes pressionam; saiba o que pode acontecer com a Selic daqui para frente
Companhia avalia incorporar parte de ativo que hoje está nas mãos da controladora; entenda o que está em discussão
Lotofácil 3671 acumula e Lotomania 2917 é a única a pagar o prêmio principal na rodada de segunda-feira (27) das loterias da Caixa
De acordo com o conselheiro da Casa Branca, o nível de concentração das quatro maiores companhias reduz a concorrência e cria condições para a formação de preços
Mercado ilegal, uso sem acompanhamento médico e incidência de doenças graves acendem alerta das autoridades sobre canetas emagrecedoras como Mounjaro e Ozempic
Pensando em homenagear a mãe, britânico pretende correr 32 maratonas em 32 dias para angariar fundos para pesquisa
Mega-Sena entrou acumulada em abril e foi recuperando posições até retomar o topo do ranking de maiores prêmios das loterias da Caixa. Agora ela paga mais do que todas as outras juntas.
Ninguém levou o prêmio máximo no concurso 3.000; entenda quanto você precisa investir para aumentar as probabilidades — e por que o custo dispara
Decisões no Banco Central e no Federal Reserve (Fed) dividem atenções com IPCA-15 e PIB dos EUA; confira tudo o que irá rolar nos mercados na próxima semana
Pé-de-Meia é um programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público; pagamentos começam amanhã
O terminal é considerado estratégico, já que vai ampliar em 50% a capacidade de movimentação de contêineres do Porto de Santos, o maior da América Latina
Entre nostalgia e especulação, cartas de Pokémon deixam de ser apenas coleção e passam a circular como ativo de alto risco
A decisão de acionar a bandeira amarela na conta de luz se relaciona ao volume de chuva abaixo da média nos reservatórios
Por se tratarem de concursos com final zero, os prêmios de Loteria em jogo neste sábado são maiores; confira os valores
Plataformas como Kalshi e Polymarket deixam de operar como investimento e passam a seguir regras de apostas; norma vale a partir de maio
Nem mesmo a campeã do BBB 26, Ana Paula Renault, vai conseguir fugir da mordida do leão
Paris e Bigi estão em disputas na justiça e o Rancho de Neverland foi vendido; veja como está a herança de Michael Jackson
A Caixa Econômica Federal liderou a concessão de credito imobiliário com recursos da poupança no primeiro trimestre