O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-03-30T17:23:19-03:00
Carolina Gama
ROTA DE FUGA

Oligarcas russos procuram um novo lar para suas fortunas; saiba quem é o anfitrião desses ricaços

Dois iates e um jato particular do bilionário Roman Abramovich já foram vistos chegando ao novo porto seguro contra as sanções do Ocidente

30 de março de 2022
17:23
Bilionário russo Roman Abramovich comemora um título do Chelsea
Em 2003, o bilionário russo Roman Abramovich comprou o Chelsea FC por 140 milhões de libras. - Imagem: Divulgação

A fortuna dos oligarcas russos parece ter encontrado outro lar. Alvo das pesadas sanções orquestradas pelos Estados Unidos e aliados, esses ricaços estavam em busca de um novo lugar para estacionar seus bilhões e encontraram na Turquia um porto aparentemente seguro. 

Mas, para receber essa grana de braços abertos, os turcos terão que trilhar uma linha tênue na guerra entre Rússia e Ucrânia.

Apesar de criticar fortemente a invasão por Moscou, a Turquia não aderiu às sanções impostas por Estados Unidos, União Europeia (UE), Reino Unido e outros aliados, dizendo que se opõe a essas punições por princípio.

Em vez disso, os turcos adotaram o papel de mediador neutro, facilitando as conversas de paz entre russos e ucranianos.

Istambul recebeu na terça-feira (29) uma nova rodada de negociações que aumentou as esperanças de que o fim da guerra pode estar mais perto do que se pensava. 

Foi na maior cidade da Turquia que Moscou concordou em suspender seu ataque militar a Kiev e Chernihiv — algo que o Ocidente coloca em dúvida —, enquanto os negociadores ucranianos propuseram adotar um status neutro em troca de garantias de segurança.

Turquia: um posto avançado de ativos russos

A postura de neutralidade da Turquia é amplamente compreendida devido aos seus estreitos laços econômicos e diplomáticos com a Rússia, particularmente em relação à energia, defesa, comércio e turismo. 

Como tal, os aliados ocidentais não pressionaram os turcos a aderirem às sanções e, até o momento, não houve punições por causa disso. 

Essa posição transforma a Turquia em um posto avançado para ativos pertencentes a russos sancionados e, ao que parece, dentro da lei.

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse no sábado que receberia oligarcas russos sancionados no país como turistas e investidores, desde que seus negócios obedecessem à lei internacional.

O que os turcos ganham com os oligarcas russos?

Recentemente, a imprensa internacional noticiou a chegada de vários ativos de luxo de propriedade russa na Turquia, incluindo dois iates e um jato particular do bilionário Roman Abramovich.

Iate do bilionário Roman Abramovich | Fonte: Eduard Marmet/Flickr

A entrada de investimentos estrangeiros e ativos de luxo pode fornecer um benefício para a economia turca, que entrou em modo de crise em setembro passado, quando cortes não ortodoxos nas taxas de juros aceleraram uma inflação já em espiral.

Mas quaisquer ganhos potenciais podem ter vida curta para um país que está orquestrando um delicado equilíbrio entre a Rússia e o Ocidente.

Isso porque a tolerância ocidental pode diminuir se a Turquia começar a receber ativamente a riqueza sancionada, disse Emre Peker, diretor e especialista em Turquia da consultoria de risco político Eurasia Group, à CNBC. 

Turquia em apuros

A Turquia dificilmente pode se dar ao luxo de ser atingida por sanções secundárias, dada a pressão que a guerra e as sanções russas resultantes já infligiram à sua economia.

No mês passado, a inflação disparou para 54,4% — o maior patamar em 20 anos — em meio à queda da lira e à alta dos preços das commodities. Os dados que refletem totalmente o impacto da guerra ainda não foram divulgados.

Mas não é só a economia que está em jogo. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, está empenhado em manter a reputação da Turquia como mediadora independente na guerra, enquanto tenta ganhar pontos tanto em casa quanto no exterior antes das eleições de 2023.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

DE VOLTA DAS CINZAS

Nova esperança da Terra (LUNA)? Criador do projeto tenta salvar criptomoeda que desapareceu com proposta de atualização; é o suficiente?

O relançamento da Terra inclui distribuição gratuita de novas criptomoedas para alguns investidores; saiba se você pode receber

concorrência no varejo

Magalu ameaçada? Dona da rival Shopee tem salto na receita e lidera aplicativos baixados no Brasil

Papéis da controladora da Shopee subiram 14% na bolsa de Nova York (Nyse) ontem (18) e fecharam o pregão valendo US$ 80,14

EM TEMPO REAL

TCU retoma julgamento da privatização da Eletrobras (ELET3) hoje; acompanhe ao vivo

O governo está otimista com a perspectiva de que o processo seja aprovado pelo tribunal

DE ROUPA NOVA

Com foco em criptomoedas e NFTs, Zuckerberg muda o nome do Facebook Pay para Meta Pay; entenda as alterações

Novo passo em direção ao metaverso inclui na plataforma de pagamentos e negociações usada no WhatsApp as funções de empréstimos e investimentos em ativos digitais

NA SAÚDE E NA DOENÇA

Parceria bilionária entre Dasa (DASA3) e Inspirali, da Ânima (ANIM3), sai do papel com foco em formação médica; confira detalhes do projeto

Iniciativa deve beneficiar os mais de 10 mil estudantes de Medicina da Inspirali assim como os médicos que fazem parte das mais de 900 unidades de medicina diagnóstica e hospitais da Dasa

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies