O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Além dos potenciais eleitores de Janones, Lula também atraiu indecisos, segundo a mais recente edição da pesquisa BTG/FSB
A retirada da candidatura de André Janones (Avante) e a atração de eleitores indecisos ou que falavam em anular o voto deram novo fôlego à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Se a eleição fosse hoje, inclusive, Lula estaria novamente flertando com a possibilidade de vitória em primeiro turno. É o que sugere a mais recente edição da pesquisa encomendada pelo banco BTG Pactual ao Instituto FSB.
No caso de segundo turno, Lula também ampliou sua vantagem no cenário mais provável, contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Se na semana passada o efeito da redução do preço dos combustíveis acendeu um sinal de alerta na campanha petista, grande parte do movimento já se realizou e Lula recompôs a dianteira sobre Bolsonaro, segundo a BTG/FSB.
No cenário espontâneo, tanto Lula quanto Bolsonaro avançaram a seus respectivos níveis mais elevados na série da sondagem.

Já no cenário estimulado de primeiro turno, Lula subiu de 41% para 45% no decorrer da última semana.
Leia Também
A intenção de votos no candidato petista cresceu acima da margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
Bolsonaro, por sua vez, manteve os 34% da edição anterior. Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) oscilou de 7% para 8%. Já Simone Tebet passou de 3% para seus tradicionais 2%.

Na primeira edição da BTG/FSB sem André Janones na corrida, o número de votos declarados à rubrica ‘outros candidatos’ baixou de 5% para 2%.
Na semana passada, Janones marcava 2% das intenções de voto. Pela margem de erro, o potencial de voto no deputado mineiro alcançava os 4%.
Aparentemente, Lula assimilou nos últimos dias a maior parte do eleitorado de Janones, que declarou apoio ao petista depois de desistir da corrida pelo Palácio do Planalto.
Bastante ativo nas redes sociais, área considerada uma das principais deficiências da estratégia de comunicação do PT, Janones participou inclusive de uma live com Lula no fim de semana.
Segundo os realizadores da pesquisa BTG/FSB, Lula também atraiu eleitores indecisos e que falavam em anular o voto. A cifra passou de 3% na semana passada para 2% agora.
A soma dos votos nos concorrentes de Lula está em 46%.
Isso significa que, dentro das oscilações aceitas na margem de erro, o ex-presidente volta a flertar com a possibilidade de vitória em primeiro turno ao marcar os atuais 45%.
Outro indício favorável a Lula pode ser percebido na certeza do eleitor quanto ao voto em primeiro turno.
Enquanto a convicção dos eleitores de Lula e Bolsonaro segue extrapolando os 80% e a consolidação do voto em Simone cresceu de 32% para 40%, a certeza do voto em Ciro diminuiu de 42% para 39%.
Dos ciristas que poderiam mudar o voto no primeiro turno, 36% o trocariam por Lula e 20% votariam em Bolsonaro.

Depois de ver a vantagem sobre Bolsonaro em um eventual segundo turno cair a 12 pontos porcentuais na semana passada, Lula tem agora 15 pontos de dianteira sobre o atual inquilino do Palácio do Planalto.
Lula passou de 51% para 53%. Bolsonaro oscilou de 39% para 38%.

Nos demais cenários analisados, Lula venceria Ciro (50% a 29%) e Simone (54% a 26%).
Por sua vez, Bolsonaro perderia para Ciro (39% a 47%) e ficaria em condição de empate técnico com Simone (42% a 40%).

Para elaborar a pesquisa encomendada pelo BTG, o Instituto FSB consultou 2 mil eleitores de todo o país entre 12 e 14 de agosto. As entrevistas foram conduzidas por telefone. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
Apesar de não ser feriado nacional, o Carnaval impacta o funcionamento do mercado financeiro, dos bancos, dos Correios e do transporte público
Partido conservador promove referendo para limitar a população da Suíça que polariza eleitores e traz preocupações para empresários
Indian Creek, uma ilha artificial em Miami, atrai cada vez mais bilionários para chamarem o local de lar
Pré-carnaval em São Paulo teve superlotação e foliões precisaram de ajuda médica; veja como evitar a situação
O ganhador ou a ganhadora do concurso 3611 da Lotofácil pode dizer que viveu na pele uma história que só acontecia no cinema — até agora; demais loterias (11) sorteadas ontem acumularam.
Pagamentos começam hoje e seguem até o fim do mês, conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600
Eleições perderam peso nos preços dos ativos, e investidores estrangeiros seguem otimistas com o país
Para o presidente do conselho de administração do BTG Pactual, o país está com a economia no lugar e o cenário ideal para acelerar
“Por que as taxas de juros são tão altas no Brasil? Por conta da nossa dificuldade de convergência com a meta de inflação”, resumiu o presidente do BC
Veja o que esperar da nova linha Galaxy S com informações vazadas de insiders da Samsung
Lotofácil não foi a única loteria a pagar prêmio de sete dígitos na terça-feira. Dia de Sorte pagou o maior valor da noite. Estimativa de prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 55 milhões.
Economistas enxergam ambiente mais favorável para cortes no Brasil do que nos EUA, mas com limites impostos pelos altos gastos públicos
Apesar de não ser tão extravagante quanto a residência principal do bilionário, o imóvel tem várias características de luxo
O deputado acrescentou que, sob sua presidência, a Câmara não colocará em votação nenhuma proposta que altere o modelo atual de independência do BC
Na CEO Conference 2026, do BTG Pactual, o ministro avaliou sua gestão na Fazenda, rebateu o ceticismo de investidores, defendeu a autonomia do BC e comentou o caso Master, exaltando Gabriel Galípolo
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores no primeiro sorteio da semana. Mesmo com bola dividida, sortudos estão mais próximos do primeiro milhão.
Mesmo com sinais de arrefecimento da inflação, Gabriel Galípolo afirma que mercado de trabalho forte e salários em alta exigem cuidado extra com cortes na taxa básica
A proposta é antecipar as contribuições ordinárias dos associados do FGC, de 2026 a 2028, além de exigir uma contribuição extraordinária, segundo o jornal O Globo.
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a Quina é a loteria da Caixa com o maior prêmio em jogo na noite desta segunda-feira (9); confira os valores.
Nos últimos cinco anos, a queda do consumo de vinho foi de 22,6%. O último ano positivo foi 2020, início da pandemia, quando o isolamento obrigou muitos argentinos a ficar em casa