Os trabalhadores nascidos em outubro poderão receber o saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), no valor de até R$ 1 mil, a partir da quarta-feira, 1º de junho.
É possível movimentar o saldo até o dia 15 de dezembro, por meio de conta poupança social que pode ser acessada através do aplicativo Caixa Tem.
No Caixa Tem, também será possível pagar com o saldo por meio da leitura de QR code em maquininhas de cartão de lojas físicas.
O valor disponível para o saque pode ser consultado no site da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS para celulares. Caso o trabalhador não queira sacar o montante, o crédito será devolvido para a conta ao final do prazo para movimentação.
O crédito automático na conta poupança social poderá ser desfeito até o dia 10 de novembro.
Quem não quiser receber o valor do saque extraordinário deverá acessar o aplicativo do FGTS ou ir a uma agência da Caixa informar que não quer receber o dinheiro.
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, o saque extra do FGTS visa diminuir o endividamento e oferecer algum alívio financeiro às famílias, que ainda sofrem as consequências da crise sanitária provocada pela covid-19.
De acordo com informações do Planalto, o montante total do desembolso não deve comprometer financeiramente o FGTS que continuará normalmente com as operações de apoio aos setores de habitação, saneamento e infraestrutura.
Confira o calendário do saque extraordinário do FGTS:
- Nascidos em janeiro recebem em 20/4;
- Nascidos em fevereiro recebem em 30/4;
- Nascidos em março recebem em 4/5;
- Nascidos em abril recebem em 11/5;
- Nascidos em maio recebem em 14/5;
- Nascidos em junho recebem em 18/5;
- Nascidos em julho recebem em 21/5;
- Nascidos em agosto recebem em 25/5;
- Nascidos em setembro recebem em 28/5;
- Nascidos em outubro recebem em 1/6;
- Nascidos em novembro recebem em 8/6;
- Nascidos em dezembro recebem em 15/6.
*Com informações do Estadão Conteúdo