2022-06-24T18:52:58-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
AUMENTA O SOM

Ex-ministro Milton Ribeiro diz ter recebido ligação de Bolsonaro sobre busca e apreensão — ouça o áudio

O telefonema ocorreu em 9 de junho, antes do ex-chefe da pasta da Educação ter sido alvo da operação da Polícia Federal (PF), deflagrada na quarta-feira (22)

24 de junho de 2022
18:52
Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação do governo Bolsonaro
Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação do governo Bolsonaro - Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Depois de ser preso e solto nesta semana, o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, voltou a dominar o noticiário político — dessa vez, por conta de um áudio com indícios de interferência do presidente Jair Bolsonaro no caso do gabinete paralelo do MEC. 

A ligação ocorreu em 9 de junho, antes de Ribeiro ter sido alvo da operação da Polícia Federal (PF), deflagrada na quarta-feira (22). 

A operação, que investiga a responsabilidade do ex-ministro no caso do gabinete paralelo do MEC, também tinha como alvos os pastores Gilmar dos Santos e Arilton Moura.

O que Milton Ribeiro diz na ligação?

O Ministério Público Federal (MPF) pediu para a Justiça que a investigação sobre Milton Ribeiro seja enviada para o Supremo Tribunal Federal (STF). 

Segundo o MPF, a medida é necessária porque há indício de que Bolsonaro pode ter interferido na investigação.

O MPF justifica o pedido com base em interceptações telefônicas de Milton Ribeiro que indicam a possibilidade de vazamento das apurações do caso. 

De acordo com a transcrição divulgada pela GloboNews, a conversa de Ribeiro é com a filha. Em um dos trechos do áudio, o ex-ministro diz:

"Hoje o presidente me ligou, ele tá com um pressentimento, novamente, que eles podem querer atingi-lo através de mim, sabe? É que eu tenho mandado versículos pra ele, né?"

E a filha pergunta: "Ele quer que você pare de mandar mensagens?"

O ex-ministro responde: “Não, não é isso. Ele acha que vão fazer uma busca e apreensão em casa, sabe, é muito triste."

Ouça o áudio completo da ligação entre Milton Ribeiro e a filha: 

A Justiça Federal de Brasília atendeu a um pedido do Ministério Público Federal e encaminhou ao Supremo a investigação sobre Ribeiro por suspeita de envolvimento dele e de pastores em um esquema para liberação de verbas da pasta. 

O que diz a defesa de Ribeiro

O advogado de Ribeiro, Daniel Bialski, afirmou por meio de nota que o áudio foi realizado antes da deflagração da operação da PF. Ele questionou a competência da Justiça Federal em Brasília em julgar o caso, após a investigação ser enviada ao STF. 

Para Bialski, tudo indica que há motivos para anular ao menos parte das decisões da operação, já que trata-se de gravações envolvendo autoridade com foro privilegiado.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Oportunidade de lucro acima de 9% em swing trade com a Helbor (HBOR3); confira a recomendação

9 de agosto de 2022 - 8:26

Identifiquei uma oportunidade de swing trade – compra dos papéis da Helbor (HBOR3). Saiba mais detalhes

O melhor do Seu Dinheiro

Os sons do silêncio nas bolsas: Saiba como interpretar os ruídos dos mercados que mexem com os seus investimentos hoje

9 de agosto de 2022 - 8:24

De olhos e ouvidos atentos aos dados da inflação, investidores os juntarão ao quebra-cabeças da ata da última reunião do Copom

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: Todos os olhos e ouvidos do Ibovespa voltados para a inflação de hoje enquanto as bolsas internacionais aguardam os dados dos EUA

9 de agosto de 2022 - 7:43

Os índices internacionais aguardam os números de inflação dos EUA, que só devem ser conhecidos na quarta-feira

Balanço

BTG Pactual (BPAC11) tem lucro de R$ 2,175 bilhões no 2T22 e renova recorde

9 de agosto de 2022 - 7:26

Lucro líquido recorrente de R$ 2,175 bilhões do BTG no segundo trimestre representa um avanço de 26,5% em relação ao mesmo período de 2021

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Um mundo tomado pela inflação: entenda ao que é preciso prestar atenção para saber se os preços vão finalmente parar de subir

9 de agosto de 2022 - 6:10

O processo de normalização dos preços será fundamental para que consigamos ter maior previsibilidade quanto ao futuro dos ativos de risco

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies