🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 1T25 JÁ COMEÇOU – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

Flavia Alemi

Flavia Alemi

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pela FIA. Trabalhou na Agência Estado/Broadcast e na S&P Global Platts.

De olho na Copa

Brasil, Argentina e Inglaterra são os favoritos do mercado financeiro para ganhar a Copa do Mundo. Mas será que os bancos são bons de aposta?

Prever qual país vai ganhar a Copa do Mundo não é uma ciência exata, mas o mercado tem suas metodologias para prever quem leva a taça

Flavia Alemi
Flavia Alemi
17 de novembro de 2022
12:15 - atualizado às 12:20
Neymar, Messi e Harry Kane: os protagonistas das seleções favoritas para ganhar a Copa do Mundo
Neymar, Messi e Harry Kane: os protagonistas das seleções favoritas para ganhar a Copa do Mundo - Imagem: Montagem/Seu Dinheiro - Fotos: Reprodução/Redes sociais

Começam as apostas para os jogos da Copa do Mundo e, com elas, as previsões baseadas em estatística feitas pelas corretoras e bancos de investimento.

Prever qual país vai ganhar a competição não é uma ciência exata, já que é impossível calcular o elemento surpresa, justamente o fator responsável por estimular a paixão pelo esporte.

Com tamanha incógnita, não dá para dizer que o histórico de previsões nesta seara favorece o mercado financeiro. 

A título de comparação, em 2018, o Goldman Sachs previu que o Brasil venceria a Copa e não contou com a força da Bélgica, que eliminou a seleção nas quartas de final.

Já o UBS acreditava na Alemanha, que deixou a competição na fase de grupos. O ING, por sua vez, calculou que a Espanha levaria o troféu, mas a seleção campeã de 2010 perdeu para a Rússia nas oitavas de final. Como sabemos, a final foi entre França e Croácia, com vitória da primeira por 4 a 2.

Mas pelo menos uma instituição vem obtendo um histórico impressionante e acertou os vencedores dos últimos dois mundiais. Em 2022, as previsões estão divididas novamente. Confira as que o Seu Dinheiro teve acesso:

Leia Também

XP Investimentos: Argentina

A XP calculou uma série de probabilidades para o campeonato e chegou à conclusão de que a final mais provável para a Copa do Mundo do Catar será um duelo entre Argentina e França, com os hermanos se tornando tricampeões.

Para chegar a essa conclusão, a XP empregou técnicas de machine learning e raspagem de dados para tentar prever qual seleção vencerá cada jogo. Entraram na análise dados referentes às características das equipes, posições em rankings e desempenho em partidas recentes para estimar a probabilidade de cada resultado para cada partida simulada.

A análise concluiu, por exemplo, que o Brasil tem 65,5% de probabilidade de vencer seu primeiro jogo na Copa, marcado para o dia 24 de novembro contra a Sérvia.

Dentro do grupo do Brasil, a seleção tem 87,9% de probabilidade de avançar às oitavas de final, seguida pela Suíça, com 59,5%, pela Sérvia, com 43,7%, e por Camarões, com 8,9%.

As probabilidades vão caindo conforme se avança nas fases da Copa: o Brasil tem 59,3% de chance de chegar às quartas, 29,8% de chegar à semifinal e 15,4% de chegar à final. 

Mas vale ressaltar que, uma vez finalista, o Brasil tem a maior probabilidade de vencer a competição, com 63%. O maior desafio é chegar até lá.

Por isso, Argentina e França aparecem com maior probabilidade de chegar à final, de 18,4% e 17,4%, respectivamente. Para maiores detalhes, acesse o relatório da XP.

Leia mais:

Wells Fargo: Brasil

O banco norte-americano Wells Fargo utilizou uma análise diferente da XP para estimar quem vencerá a Copa do Mundo. Foi aplicada uma metodologia semelhante à que o banco utiliza para identificar países, moedas e dívida soberana que podem ser vulneráveis a determinados cenários econômicos globais.

Os critérios passam por 23 indicadores que identificam a força de cada seleção antes da Copa começar. Depois, esses indicadores são subdivididos em segmentos montados para medir diferentes atributos de cada time. 

Também entra na análise o histórico de cada seleção em grandes torneios, em particular, na Copa do Mundo. 

“Claro, performance passada não indica resultados futuros, mas muitos desses países têm equipes formadas por jogadores que jogam juntos há muitos anos”, afirmou o banco em relatório.

A análise sugere que o Brasil será hexacampeão, mas o título para a seleção de Tite não virá de maneira fácil. Isto porque a Argentina e a Espanha aparecem praticamente coladas na seleção brasileira e a estimativa do Wells Fargo é de que os três fiquem no mesmo lado nas chaves da fase eliminatória.

Caso isso aconteça, o banco vê o Brasil enfrentando a Espanha nas quartas de final e a Argentina na semifinal. A partida derradeira seria contra ninguém menos que a Alemanha, para reavivar o fantasma do 7 a 1.

“Nossa estrutura sugere que a diferença de força entre Brasil e Alemanha é grande o suficiente para que a partida seja emocionante e divertida, mas o Brasil deve vencer com bastante facilidade”, afirma o banco.

Lloyds of London: Inglaterra

O britânico Lloyd’s of London, um mercado de seguros e resseguros, usou um modelo de previsão baseado no valor segurável dos jogadores de cada equipe. A avaliação considera métricas como salários, patrocínios, idade e posição em campo.

Nesse modelo, quem vencerá a Copa do Mundo é a Inglaterra, com um valor segurável da equipe da ordem de 3,17 bilhões de libras. O valor supera a França (2,66 bilhões de libras) e o Brasil (2,56 bilhões de libras).

De acordo com o Lloyd’s, para colocar as mãos na taça pela segunda vez na história, a Inglaterra pegaria o Senegal nas oitavas de final, a França nas quartas de final e a Espanha na semifinal. A última partida seria contra ninguém menos que o Brasil.

É possível que o lado torcedor do Lloyd’s esteja falando mais alto, mas vale lembrar que o modelo acertou que a França venceria em 2018 e que a Alemanha seria campeã em 2014. A ver.

BCA Research: Argentina

A canadense BCA Research, casa de análise independente, prevê uma final que terá Lionel Messi e Cristiano Ronaldo em campo, com o argentino, enfim, conquistando o mundo.

Em relatório detalhado sobre a competição, a BCA explica que se baseou no banco de estatísticas dos jogadores da Electronic Arts (EA), responsável pela série de jogos FIFA para videogame.

Como até a publicação do relatório as listas de jogadores ainda não estavam fechadas, a BCA utilizou os dados dos jogos das Eliminatórias da Copa, da Champions League e dos amistosos mais recentes para definir as prováveis escalações.

A partir daí, a BCA elaborou fórmulas que levam em consideração dados como a idade média dos atacantes, o rating médio dos jogadores de cada equipe, entre outros, para modelar o que deve acontecer na fase de grupos.

A casa também elaborou um fator chamado “Maldição do Vencedor”, baseado no fato de que nenhum país conseguiu levantar a taça duas vezes seguidas em 60 anos. 

Mais do que isso, desde que o formato atual da competição foi implementado, nas últimas nove Copas quatro campeões foram eliminados na fase de grupos e dois caíram nas oitavas de final. Os últimos três campeões, inclusive, terminaram em último lugar nos seus grupos.

De acordo com as projeções da BCA, a trajetória para a Argentina ser tricampeã terá a França no embate das oitavas de final, a Holanda nas quartas e o Brasil na semi.

Aliás, na semifinal eles calculam uma chance de 55% da Argentina vencer uma partida apertada, que terá um placar enxuto e possivelmente decidido nos pênaltis.

A final teria Portugal na outra ponta, que venceria a Inglaterra na semifinal.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DIA 7 A SELIC SOBE

Para Gabriel Galípolo, inflação, defasagens e incerteza garantem alta da Selic na próxima semana

29 de abril de 2025 - 15:26

Durante a coletiva sobre o Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do segundo semestre de 2024, o presidente do Banco Central reafirmou o ciclo de aperto monetário e explicou o raciocínio por trás da estratégia

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quando o plano é não ter plano: Ibovespa parte dos 135 mil pontos pela primeira vez em 2025 em dia de novos dados sobre mercado de trabalho dos EUA

29 de abril de 2025 - 8:25

Investidores também se preparam para o relatório de produção e vendas da Petrobras e monitoram entrevista coletiva de Galípolo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Planos pré-feriado: Ibovespa se prepara para semana mais curta, mas cheia de indicadores e balanços

28 de abril de 2025 - 8:06

Dados sobre o mercado de trabalho no Brasil e nos EUA, balanços e 100 dias de Trump são os destaques da semana

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Balanços, PIB, inflação e emprego estão no radar em semana cheia no Brasil e no exterior

28 de abril de 2025 - 7:03

Semana traz IGP-M, payroll, PIB norte-americano e Zona do Euro, além dos últimos balanços antes das decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos de maio

CALENDÁRIO ECONÔMICO

Agenda intensa: semana tem balanços de gigantes, indicadores quentes e feriado

27 de abril de 2025 - 17:12

Agenda da semana tem Gerdau, Santander e outras gigantes abrindo temporada de balanços e dados do IGP-M no Brasil e do PIB nos EUA

LIDERANÇA BRASILEIRA

Primeiro ETF de XRP do mundo estreia na B3  — marco reforça protagonismo do Brasil no mercado de criptomoedas

25 de abril de 2025 - 17:10

Projeto da Hashdex com administração da Genial Investimentos estreia nesta sexta-feira (25) na bolsa de valores brasileira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Deixa a bolsa me levar: Ibovespa volta a flertar com máxima histórica em dia de IPCA-15 e repercussão de balanço da Vale

25 de abril de 2025 - 8:23

Apesar das incertezas da guerra comercial de Donald Trump, Ibovespa está a cerca de 2% de seu recorde nominal

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tudo tem um preço: Ibovespa tenta manter o bom momento, mas resposta da China aos EUA pode atrapalhar

24 de abril de 2025 - 8:11

China nega que esteja negociando tarifas com os Estados Unidos e mercados internacionais patinam

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Agora 2025 começou: Ibovespa se prepara para seguir nos embalos da festa do estica e puxa de Trump — enquanto ele não muda de ideia

23 de abril de 2025 - 8:06

Bolsas internacionais amanheceram em alta nesta quarta-feira diante dos recuos de Trump em relação à guerra comercial e ao destino de Powell

CRIPTO PRA VOCÊ

Solana (SOL) no Itaú: banco expande sua oferta de criptomoedas e adiciona 3 novos tokens no app

22 de abril de 2025 - 18:15

Além do bitcoin (BTC) e do ethereum (ETH), disponíveis desde 2024, Itaú adiciona XRP, solana (SOL) e USDC ao seu catálogo de investimentos

SELIC VS DÓLAR

Banco Central acionou juros para defender o real — Galípolo detalha estratégia monetária brasileira em meio à guerra comercial global

22 de abril de 2025 - 15:50

Em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Gabriel Galípolo detalhou a estratégia monetária do Banco Central e sua visão sobre os rumos da guerra comercial

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Orgulho e preconceito na bolsa: Ibovespa volta do feriado após sangria em Wall Street com pressão de Trump sobre Powell

22 de abril de 2025 - 8:11

Investidores temem que ações de Trump resultem e interferência no trabalho do Fed, o banco central norte-americano

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: é dada a largada dos balanços do 1T25; CMN, IPCA-15, Livro Bege e FMI também agitam o mercado

21 de abril de 2025 - 8:15

Semana pós-feriadão traz agenda carregada, com direito a balanço da Vale (VALE3), prévia da inflação brasileira e reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN)

PERCEPÇÃO BRASILEIRA

Guerra comercial de Trump está prejudicando a economia do Brasil? Metade dos brasileiros acredita que sim, diz pesquisa

18 de abril de 2025 - 15:37

A pesquisa também identificou a percepção dos brasileiros sobre a atuação do governo dos Estados Unidos no geral, não apenas em relação às políticas comerciais

REFÚGIO COM ARTE E NATUREZA

Hotel de Minas Gerais é o único do Brasil na lista de melhores novos resorts de 2025; conheça e veja preços das diárias

18 de abril de 2025 - 14:41

Seleção da Travel + Leisure contempla 26 hotéis de alto padrão ao redor do mundo

ALÍVIO

Sobrevivendo a Trump: gestores estão mais otimistas com a Brasil e enxergam Ibovespa em 140 mil pontos no fim do ano

17 de abril de 2025 - 17:03

Em pesquisa realizada pelo BTG, gestores aparecem mais animados com o país, mesmo em cenário “perde-perde” com guerra comercial

LAS RETENCIONES VOLVERÁN

“Liquidem agora”, ordena Milei. A decisão da Argentina que deve favorecer o Brasil

17 de abril de 2025 - 13:34

A determinação do governo argentino pode impactar os preços globais de commodities agrícolas e beneficiar as exportações brasileiras no curto prazo

UM BRINDE, UM HIT

Malbec World Day: 10 rótulos para apreciar o vinho favorito dos brasileiros 

17 de abril de 2025 - 12:01

De passaporte francês e alma argentina, a uva ainda é uma das mais cultivadas da Argentina e ganha cada vez mais adeptos por aqui

LOTERIAS

Novos milionários no pedaço: Lotofácil e Lotomania têm três ganhadores, mas apenas dois embolsaram milhões; confira as últimas loterias antes da Dupla de Páscoa

17 de abril de 2025 - 10:10

Com o feriado ficando cada vez mais próximo, os apostadores começam a se preparar para o tradicional sorteio da Dupla de Páscoa, mas não é a única bolada que está no radar

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Que telefone vai tocar primeiro: de Xi ou de Trump? Expectativa mexe com os mercados globais; veja o que esperar desta quinta

17 de abril de 2025 - 8:36

Depois do toma lá dá cá tarifário entre EUA e China, começam a crescer as expectativas de que Xi Jinping e Donald Trump possam iniciar negociações. Resta saber qual telefone irá tocar primeiro.

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar