Brasil, Argentina e Inglaterra são os favoritos do mercado financeiro para ganhar a Copa do Mundo. Mas será que os bancos são bons de aposta?
Prever qual país vai ganhar a Copa do Mundo não é uma ciência exata, mas o mercado tem suas metodologias para prever quem leva a taça
Começam as apostas para os jogos da Copa do Mundo e, com elas, as previsões baseadas em estatística feitas pelas corretoras e bancos de investimento.
Prever qual país vai ganhar a competição não é uma ciência exata, já que é impossível calcular o elemento surpresa, justamente o fator responsável por estimular a paixão pelo esporte.
Com tamanha incógnita, não dá para dizer que o histórico de previsões nesta seara favorece o mercado financeiro.
A título de comparação, em 2018, o Goldman Sachs previu que o Brasil venceria a Copa e não contou com a força da Bélgica, que eliminou a seleção nas quartas de final.
Já o UBS acreditava na Alemanha, que deixou a competição na fase de grupos. O ING, por sua vez, calculou que a Espanha levaria o troféu, mas a seleção campeã de 2010 perdeu para a Rússia nas oitavas de final. Como sabemos, a final foi entre França e Croácia, com vitória da primeira por 4 a 2.
Mas pelo menos uma instituição vem obtendo um histórico impressionante e acertou os vencedores dos últimos dois mundiais. Em 2022, as previsões estão divididas novamente. Confira as que o Seu Dinheiro teve acesso:
Leia Também
XP Investimentos: Argentina
A XP calculou uma série de probabilidades para o campeonato e chegou à conclusão de que a final mais provável para a Copa do Mundo do Catar será um duelo entre Argentina e França, com os hermanos se tornando tricampeões.
Para chegar a essa conclusão, a XP empregou técnicas de machine learning e raspagem de dados para tentar prever qual seleção vencerá cada jogo. Entraram na análise dados referentes às características das equipes, posições em rankings e desempenho em partidas recentes para estimar a probabilidade de cada resultado para cada partida simulada.
A análise concluiu, por exemplo, que o Brasil tem 65,5% de probabilidade de vencer seu primeiro jogo na Copa, marcado para o dia 24 de novembro contra a Sérvia.
Dentro do grupo do Brasil, a seleção tem 87,9% de probabilidade de avançar às oitavas de final, seguida pela Suíça, com 59,5%, pela Sérvia, com 43,7%, e por Camarões, com 8,9%.
As probabilidades vão caindo conforme se avança nas fases da Copa: o Brasil tem 59,3% de chance de chegar às quartas, 29,8% de chegar à semifinal e 15,4% de chegar à final.
Mas vale ressaltar que, uma vez finalista, o Brasil tem a maior probabilidade de vencer a competição, com 63%. O maior desafio é chegar até lá.
Por isso, Argentina e França aparecem com maior probabilidade de chegar à final, de 18,4% e 17,4%, respectivamente. Para maiores detalhes, acesse o relatório da XP.
Leia mais:
- Onde assistir aos jogos do Brasil? Saiba se empresas são obrigadas a dar folga durante a Copa do Mundo do Catar
- Copa do Mundo no Catar: quais setores e empresas vão se dar bem e se dar mal com o torneio deste ano
- Confira as datas e horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo do Catar, incluindo o possível caminho até a final
Wells Fargo: Brasil
O banco norte-americano Wells Fargo utilizou uma análise diferente da XP para estimar quem vencerá a Copa do Mundo. Foi aplicada uma metodologia semelhante à que o banco utiliza para identificar países, moedas e dívida soberana que podem ser vulneráveis a determinados cenários econômicos globais.
Os critérios passam por 23 indicadores que identificam a força de cada seleção antes da Copa começar. Depois, esses indicadores são subdivididos em segmentos montados para medir diferentes atributos de cada time.
Também entra na análise o histórico de cada seleção em grandes torneios, em particular, na Copa do Mundo.
“Claro, performance passada não indica resultados futuros, mas muitos desses países têm equipes formadas por jogadores que jogam juntos há muitos anos”, afirmou o banco em relatório.
A análise sugere que o Brasil será hexacampeão, mas o título para a seleção de Tite não virá de maneira fácil. Isto porque a Argentina e a Espanha aparecem praticamente coladas na seleção brasileira e a estimativa do Wells Fargo é de que os três fiquem no mesmo lado nas chaves da fase eliminatória.
Caso isso aconteça, o banco vê o Brasil enfrentando a Espanha nas quartas de final e a Argentina na semifinal. A partida derradeira seria contra ninguém menos que a Alemanha, para reavivar o fantasma do 7 a 1.
“Nossa estrutura sugere que a diferença de força entre Brasil e Alemanha é grande o suficiente para que a partida seja emocionante e divertida, mas o Brasil deve vencer com bastante facilidade”, afirma o banco.
Lloyds of London: Inglaterra
O britânico Lloyd’s of London, um mercado de seguros e resseguros, usou um modelo de previsão baseado no valor segurável dos jogadores de cada equipe. A avaliação considera métricas como salários, patrocínios, idade e posição em campo.
Nesse modelo, quem vencerá a Copa do Mundo é a Inglaterra, com um valor segurável da equipe da ordem de 3,17 bilhões de libras. O valor supera a França (2,66 bilhões de libras) e o Brasil (2,56 bilhões de libras).
De acordo com o Lloyd’s, para colocar as mãos na taça pela segunda vez na história, a Inglaterra pegaria o Senegal nas oitavas de final, a França nas quartas de final e a Espanha na semifinal. A última partida seria contra ninguém menos que o Brasil.
É possível que o lado torcedor do Lloyd’s esteja falando mais alto, mas vale lembrar que o modelo acertou que a França venceria em 2018 e que a Alemanha seria campeã em 2014. A ver.
BCA Research: Argentina
A canadense BCA Research, casa de análise independente, prevê uma final que terá Lionel Messi e Cristiano Ronaldo em campo, com o argentino, enfim, conquistando o mundo.
Em relatório detalhado sobre a competição, a BCA explica que se baseou no banco de estatísticas dos jogadores da Electronic Arts (EA), responsável pela série de jogos FIFA para videogame.
Como até a publicação do relatório as listas de jogadores ainda não estavam fechadas, a BCA utilizou os dados dos jogos das Eliminatórias da Copa, da Champions League e dos amistosos mais recentes para definir as prováveis escalações.
A partir daí, a BCA elaborou fórmulas que levam em consideração dados como a idade média dos atacantes, o rating médio dos jogadores de cada equipe, entre outros, para modelar o que deve acontecer na fase de grupos.
A casa também elaborou um fator chamado “Maldição do Vencedor”, baseado no fato de que nenhum país conseguiu levantar a taça duas vezes seguidas em 60 anos.
Mais do que isso, desde que o formato atual da competição foi implementado, nas últimas nove Copas quatro campeões foram eliminados na fase de grupos e dois caíram nas oitavas de final. Os últimos três campeões, inclusive, terminaram em último lugar nos seus grupos.
De acordo com as projeções da BCA, a trajetória para a Argentina ser tricampeã terá a França no embate das oitavas de final, a Holanda nas quartas e o Brasil na semi.
Aliás, na semifinal eles calculam uma chance de 55% da Argentina vencer uma partida apertada, que terá um placar enxuto e possivelmente decidido nos pênaltis.
A final teria Portugal na outra ponta, que venceria a Inglaterra na semifinal.
Liquidação do Banco Master é ‘presente de grego’ nos 30 anos do FGC; veja o histórico do fundo garantidor
Diante da liquidação extrajudicial do Banco Master, FGC fará sua 41ª intervenção em três décadas de existência
Investiu em CDBs do Banco Master? Veja o passo a passo para ser ressarcido pelo FGC
Com a liquidação do Banco Master decretada pelo Banco Central, veja como receber o ressarcimento pelo FGC
Debate sobre renovação da CNH de idosos pode baratear habilitação; veja o que muda
Projetos no Congresso podem mudar regras da renovação da CNH para idosos, reduzir taxas e ampliar prazos para motoristas acima de 60 anos
Loterias turbinadas: Bolas divididas na Lotofácil e na Lotomania acabam em 10 novos milionários
Prêmio principal da Lotofácil será dividido entre 14 apostadores, mas só 7 ficaram milionários; Lotomania teve 3 ganhadores, que ainda se deram ao luxo de deixar dinheiro na mesa
Banco Master recebe nova proposta de compra, desta vez de consórcio integrado por investidores dos Emirados Árabes Unidos
Transação está sujeita à aprovação do Banco Central e do Cade e envolveria a compra da totalidade das ações do fundador do Master, Daniel Vorcaro
Disparada do Ibovespa não é mérito do Brasil, mas tropeção dos EUA, diz Mansueto Almeida, do BTG
Economista-chefe do BTG acredita que o Brasil continua empacado com os mesmos problemas e potencial verdadeiro do Ibovespa só será destravado após melhora fiscal
Ibovespa sem freio: Morgan Stanley projeta índice aos 200 mil pontos no fim de 2026, mas há riscos no radar
Apesar da avaliação positiva, o Morgan Stanley vê o aumento das preocupações com o cenário fiscal no país como maior risco para o desempenho do Ibovespa
Black Friday da Samsung: celulares, TVs e eletrodomésticos com até 55% de desconto; veja os destaques
Ar-condicionado, TV, robô aspirador e celulares Galaxy entram na Black Friday da Samsung com descontos e condições especiais de pagamento
Quanto Pelé valeria hoje? A projeção do ChatGPT que supera Mbappé, Haaland e Neymar no mercado global
Simulação mostra o óbvio: o Rei do Futebol teria o maior valor de mercado da história — e poderia quebrar todos os tetos de transferência do futebol moderno.
Lotofácil ‘final zero’ promete R$ 12 milhões em premiações hoje
Além do concurso com ‘final zero’, a Lotofácil acumulou na última rodada. Enquanto isso, de todos as loterias com sorteios programados para a noite de hoje (17), somente uma promete prêmio inferior a R$ 1 milhão.
Feriado no Brasil, mas sem descanso para o mercado: Payroll, ata do Fomc, IBC-Br e balanço da Nvidia estão na agenda econômica
O calendário dos próximos dias ainda conta com discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), do Banco da Inglaterra (BoE) e do Banco Central Europeu (BCE)
Com Pix, empresas e consumidores brasileiros economizaram R$ 117 bilhões em cinco anos
Levantamento elaborado pelo Movimento Brasil Competitivo mostrou que somente entre janeiro e setembro de 2025, foram R$ 38,3 bilhões economizados
Isenção de 10% para café e carne é um alívio, mas sobretaxa de 40% continua a ser entrave com EUA
A medida beneficia diretamente 80 itens que o Brasil vende aos EUA, mas a sobretaxa continua a afetar a maior parte dos produtos brasileiros
Banco do Brasil (BBAS3) e mais um balanço ‘para se esquecer’, dificuldades da Cosan (CSAN3) e histórias da Praia do Cassino
Investidores estiveram atentos aos números do Banco do Brasil e também acompanharam a situação da Cosan nas mais lidas da última semana
COP30: Marcha Mundial pelo Clima reúne 70 mil pessoas nas ruas de Belém
Ativistas reivindicam acordos e soluções efetivas de governos na COP30
‘Pet 2.0’: clonagem animal vira serviço de R$ 263 mil; ricos e famosos já duplicam seus pets
Clonagem de animais começou nos anos 1990 com a ovelha Dolly e agora é usada para reproduzir pets falecidos, preservação de espécies e melhoramento de rebanho
Negociações na COP30 entre avanços e impasses: um balanço da cúpula do clima até agora
Em Belém, negociadores tentam conciliar a exigência de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, com o impasse no financiamento climático e o risco de adiar as metas de adaptação para 2027
Brasil x Senegal: veja onde assistir ao amistoso e saiba o horário da partida
Confira onde e quando assistir ao amistoso entre Brasil x Senegal, que faz parte da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026
Essa praia brasileira vai ser uma das mais visitadas do país em 2026
Juquehy se destaca como um destino turístico em ascensão, combinando mar calmo, ondas para surfistas e uma infraestrutura em constante crescimento, atraindo turistas para 2026
Mega-Sena 2940 faz um multimilionário em Porto Alegre – quanto rende o prêmio de R$ 99 milhões na renda fixa?
Vencedor de Porto Alegre embolsou R$ 99 milhões e agora pode viver de renda
