Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Guilherme Valle

PREÇOS NO RADAR

Inflação é destaque em semana de IPCA-15, IGP-M, preços e atividade no Velho Continente; confira o calendário de indicadores da próxima semana

No Brasil serão vários os indicadores que dão conta do movimento de preços; fora daqui dados de atividade econômica dividem o palco com inflação ao consumidor na zona do euro

Guilherme Valle
22 de abril de 2022
18:49 - atualizado às 18:50
indicadores mostram inflação fora de controle
Dentro e fora do Brasil o destaque da semana segue sendo o movimento dos preços - Imagem: Shutterstock

Investidores mundo afora têm assistido atentamente ao desenrolar da guerra na Ucrânia e aos impactos causados pelo conflito nos mais diversos números da economia mundial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As constantes idas e vindas também causam desdobramentos nos mercados de capitais, receosos de que obstáculos nas cadeias produtivas possam atrapalhar a retomada da atividade econômica no momento em que o mundo está ensaiando uma saída da crise do Coronavírus, que já havia, em certa medida, desorganizado o mundo.

Tudo isso faz com que os dados de inflação, no Brasil e no exterior, ganhem centralidade no debate, já que eles serão usados para embasar a tomada de decisão das autoridades monetárias pelo mundo. 

Além disso, esses dados permitem um melhor entendimento das mudanças causadas por esse tipo de choque, o que também colabora para a construção de cenários que possibilitem pensar, em alguma medida, o futuro.

Inflação no Brasil

Por aqui, a semana será de muitas informações sobre o comportamento dos preços nos mais diversos segmentos da economia. Na segunda-feira (24), a FGV publicará o IPC-S, bastante útil para detectar de maneira ágil mudanças na trajetória da inflação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na terça-feira (26), será a vez do INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), desenvolvido para monitorar as variações nos preços dos principais insumos utilizados para a construção civil no Brasil. O índice é utilizado como referência para o reajuste dos contratos de financiamento de imóveis.

Leia Também

Na quarta-feira (27) é a vez do IPCA-15, elaborado pelo IBGE. O índice é semelhante ao IPCA, utilizado pelo Copom para fixar o piso, o centro e o teto da meta de inflação a ser perseguida. A diferença é o intervalo de coleta — enquanto o IPCA começa a ser medido no início do mês de referência, o IPCA-15 começa no meio do mês, e é encarado pelo mercado como uma prévia da inflação oficial.

O IGP-M, da FGV, deve ser divulgado na quinta-feira (28), fechando as informações sobre a inflação no Brasil na semana. O índice é tradicionalmente utilizado no reajuste anual dos contratos de aluguel.

Segundo as estimativas da consultoria econômica LCA, o IGP-M deve fechar abril em 1,7%, ligeira desaceleração na comparação com março, quando o índice fechou em 1,74%. Na comparação interanual, a estimativa é de que o índice fique em 14,98%, ante 14,77% em março.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Greve no BC

O Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central) decidiu suspender a greve com objetivo de destravar as negociações por melhores salários e reestruturação das carreiras da autarquia.

Com isso, as atividades serão retomadas, ainda que em ritmo mais lento. Mesmo assim, publicações importantes, como o relatório Focus, voltam a ser divulgadas nesta semana.

Índices de preços lá fora

Fora do Brasil, o destaque também fica por conta dos preços, mas mais coisas chamam atenção.

Isso porque no mesmo dia em que tomaremos conhecimento de como se comportou a inflação ao consumidor na zona do euro em abril, também serão divulgados os dados do PIB alemão no primeiro trimestre e do PIB da zona do euro no mesmo período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos Estados Unidos, o destaque fica por conta dos dados da atividade econômica, já que na quinta-feira (28) será divulgado o PIB do país no primeiro trimestre de 2022.

Confira abaixo o calendário com os principais indicadores que devem movimentar a economia brasileira na próxima semana. Os dados são da consultoria econômica LCA:

Segunda-feira (25)

IndicadorData de refêrenciaHorário de divulgaçãoÓrgão responsável
IPC-S (3ª quadrissemana)25-abr8:00FGV
Sondagem do consumidorAbril8:00FGV
Relatório Focus22-abr8:30Banco Central
Estatísticas do setor externo-9:30Banco Central
Balança comercial semanal22-abr15:00Secint
Clima de negócios - AlemanhaAbril6:00IFO
Produção da construção civil - Zona do EuroFevereiro6:00Eurostat
Índice de atividade nacional - EUAMarço9:30Federal Reserve
Sondagem Industrial / Dallas - EUAAbril11:30Federal Reserve

Terça-feira (26)

IndicadorData de refêrenciaHorário de divulgaçãoÓrgão responsável
INCC-MAbril8:00FGV
Sondagem da ConstruçãoAbril8:00FGV
Índice de confiança do empresário industrial (por setor)Março10:00CNI
Encomendas de bens duráveis - EUAMarço (prévia)9:30C. Bureau
Preços residenciais - EUAFevereiro10:00S&P e CS
Confiança do consumidor - EUAAbril11:00C. Board
Sondagem Industrial Richmond - EUAAbril11:00Federal Reserve
Vendas de novas moradias - EUAMarço11:00C. Bureau
Leilão de títulos - EUA-14:00Treasury
Lucros totais da indústria - ChinaMarço22:30NBS

Quarta-feira (27)

IndicadorData de refêrenciaHorário de divulgaçãoÓrgão responsável
IPC Fipe (3ª quadrissemana)25-abr5:00Fipe
Sondagem da indústriaAbril8:00FGV
IPCA-15Abril9:00IBGE
Estatísticas monetárias e de crédito-9:30Banco Central
Relatório mensal da dívida públicaMarço14:30Tesouro
Mercado Aberto -14:30Banco Central
Confiança do consumidor - AlemanhaMaio3:00GfK
Balança comercial - EUAMarço9:30C. Bureau
Vendas pendentes de moradias - EUAMarço11:00NAR
Estoques de petróleo bruto - EUA22-abr11:30DOE
Leilão de títulos - EUA-14:00Treasury

Quinta-feira (28)

IndicadorData de refêrenciaHorário de divulgaçãoÓrgão responsável
Sondagem do comércioAbril8:00FGV
Sondagem de serviçosAbril8:00FGV
IGP-MAbril8:00FGV
Índice de preços do produto (IPP)Março9:00IBGE
Resultado do Tesouro NacionalMarço14:30Tesouro
Resultado primário do governo centralMarço-Tesouro
Caged (emprego formal)Março15:00SEPTR
Indicador de confiança na economia - Zona do EuroAbril6:00EC
Inflação ao consumidor - AlemanhaAbril (prévia)9:00GFSO
PIB - EUA1º trimestre9:30BEA
Consumo Pessoal - EUA1º trimestre9:30BEA
Deflator do PIB - EUA1º trimestre9:30BEA
Pedidos de auxílio desemprego - EUA22-abr9:30DoL
Sondagem Industrial Kansas City - EUAAbril12:00Federal Reserve
PMI Industrial - ChinaAbril22:45Caixin

Sexta-feira (29)

IndicadorData de refêrenciaHorário de divulgaçãoÓrgão responsável
PNAD Contínua (taxa de desemprego)Março9:00IBGE
Estatísticas fiscais-9:30Banco Central
Patrimônio Financeiro Líquido do Governo Geral1º tri9:30Banco Central
Indicador de incerteza da economiaAbril10:00FGV
Panorama da pequena indústriaJaneiro10:00CNI
PIB - Alemanha1º tri (prévia)5:00GFSO
PIB - Zona do Euro1º trimestre6:00Eurostat
Inflação ao consumidor - Zona do EuroAbril (prévia)6:00Eurostat
Índice de custo do emprego - EUA1º trimestre9:30DoL
Renda pessoal - EUAMarço9:30BEA
Gasto pessoal - EUAMarço9:30BEA
Deflator do PCE - EUAMarço9:30BEA
PMI Chicago - EUAAbril10:45ISM
Confiança do consumidor - EUAAbril11:00Universidade de Michigan
PMI Composto/serviços - ChinaAbril22:30NBS
Sondagem industrial - ChinaAbril22:30NBS

Na semana

IndicadorData de refêrenciaHorário de divulgaçãoÓrgão responsável
Arrecadação FederalMarço-Receita Federal
Previsões econômicas da Comissão da UE---
Vendas no varejo - AlemanhaMarço-GFSO
Taxa - Balança comercial - Japão28-abr-BOJ
Objetivo de rendimento (10 anos) - Japão28-abr-BOJ

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NA MIRA

Fraudes de até R$ 500 milhões: PF mira CEO da Fictor em operação contra esquemas milionários — e ligação com Comando Vermelho entra no radar

25 de março de 2026 - 10:33

Investigação aponta uso de empresas de fachada, funcionários de bancos e conversão em criptoativos para ocultar recursos

PRESSÃO DE LULA?

Petrobras (PETR4; PETR3) avalia recomprar refinaria de Mataripe do fundo árabe Mubadala; entenda o que está em jogo

25 de março de 2026 - 10:13

A refinaria foi privatizada durante o governo de Jair Bolsonaro. Desde a troca de comando da Petrobras, em 2023, a estatal manifesta o desejo de recomprar o ativo

SÓ DEU ELA

Lotofácil 3644 paga prêmio milionário na unidade da federação de maior renda do país; Mega-Sena puxa a fila das loterias acumuladas

25 de março de 2026 - 6:59

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira (24). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. +Milionária pode pagar R$ 32 milhões hoje.

POLÍTICA MONETÁRIA

Sinal verde para a Selic: o segredo escondido na ata do Copom que abre as portas para cortes de 0,50 pp nos juros

24 de março de 2026 - 13:30

A guerra no Oriente Médio é a principal pedra no caminho de uma política monetária mais flexível daqui para a frente

Remédio no carrinho

Nimesulida, dipirona, tadalafila e outros remédios ao lado do leite, da carne e do café? Campeões de vendas nas farmácias agora chegam aos supermercados, mas com regras claras

24 de março de 2026 - 13:27

Consumidor poderá comprar medicamentos no supermercado, desde que os remédios estejam dentro de farmácias estruturadas no estabelecimento

COPOM

Não é só inflação: veja por que o BC continua cauteloso com os juros e para onde olhará agora

24 de março de 2026 - 10:42

Agora, o BC incluiu uma nova variável na análise da conjuntura: além de acompanhar as decisões de outros Bancos Centrais, o comitê avalia os desdobramentos do conflito do Oriente Médio, algo que influencia no preço do barril do petróleo e, consequentemente, da inflação

MELHOROU OU PIOROU?

Haddad diz que vai estudar os efeitos da privatização da Sabesp (SBSP3) e chama debate sobre serviços de ‘natural’

24 de março de 2026 - 10:11

O pré-candidato citou o aumento de reclamações por qualidade do serviço e também afirmou ter verificado que houve reestatização desses serviços em outros países

BRILHOU SOZINHA

Lotofácil 3643 faz o primeiro milionário da semana nas loterias da Caixa; concurso 2371 da Timemania promete prêmio maior que o da Mega-Sena 2988 hoje

24 de março de 2026 - 6:51

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na segunda-feira (23). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.

COMBUSTÍVEIS

Petrobras (PETR4): diesel fica onde está — pelo menos por enquanto, dizem fontes da estatal a agência

23 de março de 2026 - 15:43

Enquanto importadores pressionam por reajuste, fontes da Reuters dizem que estatal não pretende mexer nos preços agora

OPORTUNIDADE

Correios abrem inscrições para concurso com centenas de vagas em Programa Jovem Aprendiz em todo o Brasil

23 de março de 2026 - 14:24

As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2026 da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos são gratuitas; confira os detalhes

BOBEOU NA CURVA

Mega-Sena desbancada: Dupla de Páscoa, +Milionária e Timemania iniciam semana prometendo os maiores prêmios entre as loterias da Caixa

23 de março de 2026 - 7:23

Mega-Sena pode não pagar o maior prêmio da semana, mas valor em jogo não é desprezível. Dupla de Páscoa ainda demora para acontecer. Lotofácil e Quina têm sorteios diários.

LOTERIAS

Alô, Goiás: dupla leva R$ 1,4 milhão na Lotofácil 3642; Mega-Sena e Quina acumulam

22 de março de 2026 - 9:35

Veja os resultados da Mega-Sena, Quina, Lotofácil, Timemania e Dia de Sorte neste fim de semana

AS MAIS LIDAS DO SEU DINHEIRO

Greve dos caminhoneiros: o dia que parou o Brasil; a coincidência na Lotofácil e o ‘prêmio de consolação’ do Wagner Moura. As mais lidas do Seu Dinheiro

21 de março de 2026 - 17:30

Greve dos caminhoneiros e incertezas sobre o diesel dominam o noticiário, enquanto coincidência rara na Lotofácil e “prêmio de consolação” milionário no Oscar completam a lista das mais lidas da semana no SD

HISTÓRIA DE UM SABOR

Um dos doces de chocolate mais apreciados do mundo tem origem em uma guerra ocorrida há mais de dois séculos e hoje movimenta mais de R$ 30 bilhões por ano

21 de março de 2026 - 14:52

Escassez de cacau na Europa no início do século 19 levou um doceiro piemontês a misturar avelãs moídas com a intenção de fazer o chocolate render. O resto é história.

INVESTIMENTO NO LUXO

FII com retorno alvo de IPCA + 9% ao ano: BTG Pactual lança fundo imobiliário de hotéis de alto padrão no Rio de Janeiro e em São Paulo

20 de março de 2026 - 18:15

O BTG Pactual Prime Hospitalidade deve comprar três hotéis voltados para o público “premium”; o banco destaca a proteção inflacionária do portfólio

PREPARE O BOLSO

Quer comprar um imóvel em São Paulo em 2026? A renda mensal exigida começa em R$ 10 mil nos bairros famosos

20 de março de 2026 - 16:41

Na Bela Vista, bairro com o maior número de transações de compra e venda, o valor que precisa ser comprovado ultrapassa R$ 19 mil por mês; confira a lista

OPERAÇÃO COMPLIANCE ZERO

Anitta quebra o silêncio sobre encontro com Daniel Vorcaro, do Banco Master

20 de março de 2026 - 11:40

Conteúdo apreendido pela PF detalha reunião de Vorcaro com Anitta e empresários do setor de bets

NOVO NOME NA FAZENDA

Ex-WhatsApp e assessor de Dilma: quem é Dario Durigan, sucessor de Haddad na Fazenda após a candidatura como governador de SP

20 de março de 2026 - 11:04

Lula convence Fernando Haddad à candidatura do governo de São Paulo e presidente anuncia Dario Durigan como o novo ministro da Fazenda

ENTENDA

Estado de greve dos caminhoneiros está mantido, mas classe topa esperar mais tempo e dá prazo para negociações com o governo

20 de março de 2026 - 10:14

Entidades apoiam medida do governo que endurece a fiscalização do piso mínimo do frete e cria regras mais rígidas para o pagamento aos caminhoneiros

ASSIM NÃO DÁ

Mega-Sena 2986, Lotofácil 3640 e outras loterias encalham; centenas de apostadores batem na trave e ficam com gostinho de ‘quero mais’

20 de março de 2026 - 7:04

Enquanto a Lotofácil e a Quina seguem com sorteios diários, Dupla Sena tem nesta sexta-feira (20) o último sorteio antes da Dupla de Páscoa.

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia