🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-02-25T19:06:33-03:00
Camille Lima
E AÍ, VAI ABRIR?

Carnaval: saiba como fica o funcionamento da B3 e dos bancos durante o feriado e na Quarta-feira de Cinzas

Apesar de ser um feriado facultativo, a bolsa de valores brasileira e os bancos já decidiram em que dias e horários vão funcionar no período

25 de fevereiro de 2022
10:03 - atualizado às 19:06
Montagem com fachada de agências dos bancos Santander, Itaú, Bradesco e Banco do Brasil
Fachada de agências dos bancos Santander, Itaú, Bradesco e Banco do Brasil - Imagem: Montagem Andrei Morais / Estadão Conteúdo / Shutterstock

A pandemia da covid-19 prejudicou mais uma vez a comemoração do Carnaval em 2022. Sem uma celebração mais ampla, o calendário do feriado ficou mais confuso, mas o mercado financeiro vai manter a tradição. No caso da B3, a bolsa de valores brasileira, não haverá negociações em 28 de fevereiro e 1º de março. Os bancos também ficam fechados nessas datas.

Na bolsa, os mercados de renda variável, renda fixa privada, ETFs de renda fixa e de derivativos listados e de empréstimo de ativos não operam nem na segunda nem na terça-feira.

Além disso, nos dois dias, não haverá o registro de operações de títulos do agronegócio ou a negociação de investimentos em Tesouro Direto.

No caso da Câmara de Câmbio da B3, não haverá contratação, compensação, movimentação de garantias ou liquidação durante o período.

Quando a B3 volta a funcionar?

As movimentações na B3 voltam a acontecer na Quarta-feira de Cinzas, em 2 de março. Por isso, o horário para negociação e registro será diferenciado, tendo início às 13h.

No caso do Tesouro Direto, a negociação com conhecimento de preços vai começar às 14h, com encerramento às 18h. Já a confirmação dos investimentos incluídos na sexta-feira (25) deve acontecer normalmente até as 11h.

VEJA TAMBÉM: GUERRA NA UCRÂNIA: terceira guerra mundial? | Entenda o CONFLITO e os interesses dos EUA por trás

Vale lembrar que, para o registro de títulos do agronegócio, as grades de horários normais serão mantidas, assim como para as liquidações na Câmara B3 e Central Depositária de Renda Variável da B3.

Os bancos vão abrir no Carnaval?

Pelo mesmo motivo, o Banco Central decidiu manter o calendário de feriados bancários, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Isso significa que, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, as instituições financeiras e agências não vão funcionar para atendimento ao público.

O expediente volta a acontecer em 2 de março, com início do atendimento ao meio-dia e término em horário normal de fechamento dos bancos.

Já nos locais em que as agências encerram o atendimento antes das 15h, o início do expediente vai ser antecipado para garantir as três horas de funcionamento.

O que acontece com as contas que vencem no Carnaval?

Com o fechamento dos bancos durante o Carnaval, as contas de água, energia, telefone e carnês que vencerem durante o período vão poder ser pagas na quarta-feira (02) sem acréscimo, já que os tributos consideram as datas ajustadas ao calendário de feriados. 

Mas, se essa informação não constar do documento, a Febraban recomenda antecipar o pagamento ou, no caso de títulos que possuam código de barras, agendar o pagamento em caixas eletrônicos, internet banking ou através do atendimento telefônico dos bancos.

Leia também:

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Fraqueza nos números

Entrega de veículos da Tesla (TSLA34) recua no segundo trimestre e vem abaixo da expectativa do mercado

Apesar do crescimento das vendas na comparação anual, houve uma queda em relação ao trimestre anterior

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies