A AÇÃO QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO A INFRAESTRUTURA DO BRASIL E PODE SUBIR 50%. BAIXE UM MATERIAL GRATUITO

2022-06-29T15:33:57-03:00
Renan Sousa
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney. Twitter: @RenanSSousa1
AFRO-CRIPTO

Projeto busca incluir comunidade negra no universo das criptomoedas com AfroBit_lab; primeiras turmas receberão bolsa de R$ 1,3 mil

O objetivo é alinhar educação financeira aos mais recentes métodos de pagamento e oportunidades no universo digital, com foco no potencial da população negra

29 de junho de 2022
15:33
Instituto GUETTO firmou uma parceria com a Paxful para lançar o projeto AfroBit_Lab, que busca formar profissionais de educação financeira com foco em bitcoin (BTC) e criptomoedas
Instituto GUETTO firmou uma parceria com a Paxful para lançar o projeto AfroBit_Lab, que busca formar profissionais de educação financeira com foco em bitcoin (BTC) e criptomoedas. Imagem: Divulgação

Não é de hoje que a pauta da diversidade tomou conta do noticiário. Grandes empresas já entenderam que quanto mais plurais forem os times, maiores e mais criativos serão os resultados. E em um universo em criação, como o das criptomoedas, esses dois pontos são essenciais. 

Pensando nisso, o Instituto GUETTO firmou uma parceria com a Paxful, plataforma global de finanças P2P (peer-to-peer, ou pessoa a pessoa), para lançar o projeto AfroBit_Lab, que busca formar profissionais de educação financeira com foco em bitcoin (BTC) e criptomoedas.

Os impactos da educação financeira em criptomoedas

De acordo com dados do Instituto Locomotiva, 71% da população negra no Brasil sofre com problemas relacionados ao dinheiro — e grande parte dela não tem acesso à educação financeira.

Nesse sentido, alinhar essa educação aos mais recentes métodos de pagamento e oportunidades no universo digital — isto é, ao uso do bitcoin e criptomoedas — poderia alavancar o potencial de desenvolvimento da população negra.

Além disso, transações com bitcoin feitas de forma responsável podem ser bastante eficazes para impulsionar o empreendedorismo global.

“Lidar com bitcoin pode parecer algo muito distante para a maioria da população negra. Acredita-se que mesmo para o povo em geral é difícil entender o mundo das criptomoedas, moedas digitais ou modelo de emissionismo monetário descentralizado”, comenta Alabê Nunjara, diretor de Políticas Públicas e Relações Internacionais no Instituto GUETTO.

Como funciona o projeto de educação financeira

Nesta primeira turma, o AfroBit_lab oferece 12 vagas e os selecionados receberão um incentivo de R$ 1.300,00.

Será realizada uma pré-seleção com teste de nivelamento, que inclui inglês intermediário, capacidade de ministrar palestras ou aulas e familiaridade com bitcoin. Também será necessário o envio de vídeo motivacional.

A grade curricular inclui educação anti-racista, teoria e prática sobre bitcoin, inglês e aulas optativas de análises de dados. Após o período de formação, os alunos oferecerão aulas, na condição de especialistas, à comunidade negra.

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse as redes sociais do Instituto GUETTO e a página para se inscrever no AfroBit_lab.

Educação financeira em linha com a criação do bitcoin

O bitcoin foi criado com base na teoria libertária, que prega que os indivíduos precisam estar livres das condições financeiras impostas pelos governos. Em outras palavras, as moedas de troca precisam estar longe das influências políticas para garantir a total liberdade da população. 

Para nós, brasileiros, o confisco da poupança do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 16 de março de 1990, é um caso de interferência governamental nas finanças dos cidadãos. Mas não é preciso ir tão longe no tempo para encontrar exemplos.

“Muita gente tem ganhado dinheiro e a população negra tem tido vários obstáculos com isso. Se este público quer ter mudança geracional e autonomia financeira, tendo maior rentabilidade, é preciso aprender sobre novas maneiras de capitalizar”, explica Nunjara.

Lá fora…

Os Estados Unidos vivem a pior inflação dos últimos 40 anos devido à massiva impressão de dinheiro para estimular a economia local, em meio à crise do coronavírus. Apesar de ter salvo a atividade econômica em um primeiro momento, a alta de preços era inevitável. 

Os partidários da teoria libertária entendem que nenhum norte-americano — a não ser os membros do BC — tiveram poder de escolha em ponderar sobre as medidas tomadas pelo Fed para combater a paralisação da economia.

“O bitcoin é uma das ferramentas mais poderosas do mundo para a liberdade financeira. Juntos, o Instituto GUETTO e a Paxful estão se unindo para construir oportunidades financeiras reais para pessoas reais que muitas vezes são deixadas para trás pelo sistema financeiro tradicional”, diz Ray Youssef, CEO da Paxful.

Um caso diferente

No caso das criptomoedas, o código é colaborativo e todos os participantes da rede (blockchain) podem participar nas decisões tomadas sobre as moedas digitais.Você pode ler mais sobre o bitcoin no white paper da maior criptomoeda do mundo — considerado um marco para a teoria libertária.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

DE OLHO NA REDES

O Magazine Luiza vai decepcionar? A situação ainda está feia para a varejista e você deveria ficar longe de MGLU3, diz analista — descubra o que esperar dos resultados

10 de agosto de 2022 - 16:46

Resultados da varejista serão divulgados amanhã, mas analista alerta: os números não devem vir fortes e você deve ficar longe de MGLU3

APETITE POR RISCO

Destaques da bolsa: Inflação americana derruba juros futuros e Yduqs (YDUQ3), Totvs (TOTS3) e IRB (IRBR3) aproveitam; JHSF (JHSF3) pega carona com números da Cury (CURY3)

10 de agosto de 2022 - 15:34

O apetite por risco dos investidores acompanha as projeções de juros menores nos Estados Unidos

DESTAQUE DA CONSTRUÇÃO

Cury (CURY3) dispara mais de 9% após apresentar receita recorde e margens saudáveis no segundo trimestre; confira os destaques do balanço da companhia

10 de agosto de 2022 - 12:27

O apetite pelos papéis da empresa e de outras construtoras também é alimentado pelo arrefecimento da inflação em julho

TEMPORADA DE BALANÇOS

XP em foco: mercado desaprova despesas maiores e BDRs XPBR31 desabam mais de 8% após balanço do 2º trimestre

10 de agosto de 2022 - 12:25

O mercado ainda mantém recomendações positivas para XP (XPBR31), mas faz ressalvas a respeito de algumas tendências do balanço no 2T22

DEGRINGOLÂNDIA

Os EUA viraram uma república de bananas? O que se sabe até agora sobre a operação do FBI contra Donald Trump

10 de agosto de 2022 - 11:43

Aliados de Donald Trump saíram-se com reações exacerbadas; Casa Branca exaltou respeito ao estado de direito

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies