Destaques do dia: O tao do minério de ferro, petróleo em alta com ameaça russa, Americanas e Magazine Luiza
Ameaças de intervenções do governo chinês no minério de ferro afetam ações como Vale e siderúrgicas; saiba o que esperar das cotações do minério e do desempenho das brasileiras na bolsa daqui em diante

Bom dia!
Yin e Yang expressam a dualidade de tudo no universo, de acordo com os conceitos do taoismo. São forças fundamentais e contrárias que precisam uma da outra para existir.
O equilíbrio entre os opostos — no caso, compradores e vendedores — também é um dos princípios básicos no mundo dos negócios.
Principal parceira comercial do Brasil e berço do taoismo, a China deveria prezar pelo equilíbrio nas relações. Mas na prática a filosofia muitas vezes é outra.
- GUIA PARA BUSCAR DINHEIRO: baixe agora o guia gratuito com 51 investimentos promissores para 2022 e ganhe de brinde acesso vitalício à comunidade de investidores Seu Dinheiro
As empresas brasileiras travam uma queda de braço frequente com os chineses quando o assunto é commodities — mais precisamente o minério de ferro.
Como a relação entre a oferta e a demanda está longe da perfeição, uma terceira variável precisa entrar em jogo: o preço.
Leia Também
A ação que aguenta o tranco do segundo turno e o que esperar dos mercados hoje
Quando a demanda chinesa supera a capacidade produção — como acontece agora —, os preços deveriam se ajustar para cima. Mas desde o ano passado o governo chinês tem jogado duro para (des)equilibrar as forças que movem esse mercado.
As ameaças acabam afetando as ações da Vale e das siderúrgicas. O grande receio é de uma intervenção que derrube as cotações do minério, como ocorreu no segundo semestre do ano passado.
Na coluna de hoje, o Matheus Spiess faz uma análise do Yin (Brasil) e Yang (China) e conta para você o que esperar das cotações do minério e das ações das empresas brasileiras.
O que você precisa saber hoje
ESQUENTA DOS MERCADOS
Bolsas e criptomoedas amanhecem no vermelho com novo capítulo da tensão entre Rússia e Ucrânia; Ibovespa acompanha falas de Guedes e Campos Neto hoje. Além disso, os balanços do dia incluem Nubank, Modalmais, BRF, 3R Petroleum e mais.
OFERTA EM RISCO
Petróleo vai às máximas em 7 anos depois de a Rússia reconhecer a independência de regiões autônomas da Ucrânia. Referência para os preços da Petrobras, o barril do Brent operava em alta de 3,5% na manhã de hoje.
CAIU AÍ?
Concorrente faz piada com a situação da Americanas (AMER3); sistemas de e-commerce da varejista continuam fora do ar. Casas Bahia depois removeu postagem provocativa e declarou-se solidária com os problemas enfrentados pelo setor, o que inclui invasões por hackers.
OPORTUNIDADE?
‘Não compre Magazine Luiza (MGLU3) agora’: não é hora de investir em varejistas; veja duas ações com potencial para quem quer ganhar dinheiro. A analista Larissa Quaresma apresenta o quadro semanal “A Bolsa como ela é”, em que ela responde às dúvidas dos investidores. No episódio de hoje, ela fala sobre Magalu, Nubank e revela dois papéis com potencial de valorização.
DIA DE DECISÃO
Eletrobras dá pontapé inicial na segunda fase do processo de privatização com assembleia de acionistas. Se o desenho atual da oferta de ações for aprovado, caberá ao conselho de administração da companhia criar as regras para a nova emissão de papéis e encaminhar o projeto para nova avaliação do TCU.
IR 2022
Prazo para receber informe de rendimentos termina na próxima segunda-feira (28); veja o que fazer caso não receba algum deles. Saiba que informes de rendimentos você deve esperar receber até o fim deste mês; documento é essencial para preencher declaração de imposto de renda e comprovar informações junto à Receita Federal.
SE A MODA PEGA…
Atenção, milionários: o que o imposto sobre grandes fortunas de Singapura tem a ver com o Brasil? País asiático anunciou na sexta-feira (18) o aumento de tributos para os que ganham mais, incluindo tarifas sobre imóveis e veículos motorizados.
Uma ótima terça-feira para você!
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O caso dos CEOs bumerangue, a disputa eleitoral e o que movimenta os mercados hoje
30 de setembro de 2026 - 8:34O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O voto na curva de juros, o plano de R$ 1 bilhão da SkyFit e o que mais movimenta as bolsas hoje
29 de setembro de 2026 - 8:17O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A nova estratégia do Inter, segundo seu CEO, o novo impasse entre EUA e Irã e o que mais move os mercados hoje
28 de setembro de 2026 - 8:09DÉCIMO ANDAR
O desconto dos FIIs de shopping conta toda a história? Entenda os riscos e veja um fundo imobiliário do segmento para investir agora
27 de setembro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Qual será o novo imposto sobre bens e serviços, a carteira de ações para as eleições e as conversas entre EUA, Irã e China: o que move o mercado hoje
25 de setembro de 2026 - 8:15SEXTOU COM O RUY
Quer saber como construir uma carteira preparada para as eleições? É mais fácil do que você imagina
25 de setembro de 2026 - 7:10O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O sumiço das LCIs e LCAs com rendimentos de 95% a 100% do CDI, a nova guerra do mercado automotivo e o que mais ler hoje
24 de setembro de 2026 - 8:18EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Dólar x real — tem mais ainda para colhermos no câmbio
23 de setembro de 2026 - 20:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Tubarões saem dos FIIs, o título que ainda paga IPCA+ 14% ao ano, o acordo entre Trump e Irã: o que move o mercado hoje
23 de setembro de 2026 - 8:30AINDA TEM DESCONTO
Saudade do Tesouro IPCA+ 8%? Este investimento ainda oferece até IPCA+ 14% — com isenção de imposto de renda
23 de setembro de 2026 - 7:05O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O fantasma que assombra as eleições e as contas públicas, a reunião entre EUA e China e o que mais move o mercado hoje
22 de setembro de 2026 - 8:38INSIGHTS ASSIMÉTRICOS
Dois gigantes à mesa, um mundo em combustão: o que está em jogo no encontro entre Trump e Xi Jinping
22 de setembro de 2026 - 7:48O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O que o Bradesco fará com R$ 10 bilhões na conta e como resolver o buraco fiscal em 4 passos: o que ler hoje
21 de setembro de 2026 - 8:15PLANO A
Se você quer investir para o longo prazo, esta é a pergunta que deve se fazer antes das suas escolhas
20 de setembro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O pote de ouro da Vivara (VIVA3), o que fazer com a ação da Vale (VALE3), e o que move os mercados hoje
18 de setembro de 2026 - 8:11SEXTOU COM O RUY
Vale (VALE3) escapa do jogo de “vida ou morte” — mas você sabe o que fazer com as ações agora?
18 de setembro de 2026 - 7:20O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A nova estratégia da XP Asset, o risco de o Brasil quebrar, o corte na Selic: o que afeta os mercados hoje
17 de setembro de 2026 - 8:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A tempestade sobre o Banco Central e o Fed, a crise no STF e o que mais move os mercados hoje
16 de setembro de 2026 - 8:22O MELHOR DO SEU DINHEIRO