🔴 ORIENTE MÉDIO EM ALERTA E JUROS NOS EUA: QUAIS OS IMPACTOS NA BOLSA E DÓLAR? VEJA AQUI

O alívio durou pouco: A tensão dos mercados internacionais, o plano de voo da Azul, o 2º turno das eleições e as notícias que mexem com o seu bolso

Por aqui, todo mundo está de olho nas primeiras pesquisas de intenção de voto do Datafolha e do Ipec com vistas ao segundo turno das eleições presidenciais.

5 de outubro de 2022
8:21
Imagem mostra jogo de xadrez com simulações de gráficos
Imagem: Shutterstock

O fôlego demonstrado pelos mercados financeiros no início de outubro parece ter sido curto. Bolsas de todos os cantos do mundo registraram altas robustas nas duas primeiras sessões do mês. Foram momentos de alívio para os ativos de risco, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.

Hoje, porém, não há nem sinal desse alívio. Os focos de tensão relegados a segundo plano nos últimos dias voltam a pesar sobre os ativos de risco nesta quarta-feira.

Os principais mercados de ações da Europa abriram em queda generalizada em reação aos números dos índices dos gerentes de compra da região. A leitura entre os analistas é de que a Europa estaria cada vez mais perto da recessão.

Em Wall Street, os índices futuros estão no vermelho com os investidores à espera de novos dados sobre o andamento da economia dos Estados Unidos. Os analistas estão de olho principalmente no relatório de emprego no setor privado. Há uma percepção de que o número de novos postos de trabalho estaria perdendo força.

Por aqui, todo mundo está de olho nas primeiras pesquisas de intenção de voto do Datafolha e do Ipec com vistas ao segundo turno das eleições presidenciais.

Os resultados serão conhecidos somente depois do fechamento do mercado, mas elas chegam em meio a duros questionamentos quanto a tendências não captadas no primeiro turno, especialmente nas eleições estaduais em São Paulo e na Bahia. Houve inclusive quem chegasse a sugerir a criminalização de erros dos institutos de pesquisa.

Exageros à parte, é sempre bom lembrar, pesquisa não é eleição. O segundo turno, sim, é uma nova eleição.

E é na busca por votos que os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) se movimentam para construir alianças para a disputa do segundo turno.

Cada um a seu modo, Lula e Bolsonaro parecem já ter traçado as estratégias por eles consideradas mais eficientes para vencer a corrida eleitoral.

Para entender como tudo isso vai influenciar os mercados hoje, você precisa acompanhar a cobertura do Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

PLANO DE VOO
Azul (AZUL4) sonha com expansão em Congonhas, mas alta nos custos pode ser vilã no pós-pandemia. Hoje, a aérea já não sofre com problemas de oferta ou demanda, porém, as cotações do dólar e do petróleo afetam o balanço da empresa. Confira a entrevista exclusiva com Alex Malfitani, co-fundador e CFO da companhia.

SEGUNDO TURNO EM PAUTA
Mercado segue apostando em uma vitória de Lula no 2º turno. Especialistas fizeram um exercício de imaginação sobre como devem se comportar a bolsa e o dólar — e as projeções são mais cautelosas para o petista do que para Bolsonaro.

MAIS QUE O DOBRO
3R Petroleum (RRRP3) pode disparar mais de 150%, segundo BofA — e as ações já começaram a escalada ontem. O preço-alvo do banco americano é de R$ 90, o que representa uma alta de 152,7% em relação às cotações atuais. Entenda o porquê do otimismo.

CRÉDITO PRIVADO
Após resgates superarem 75% do patrimônio, Captalys fecha fundo Orion para novas aplicações. Em comunicado, a gestora informa que a presidente Margot Greenman se dedicará exclusivamente a retornar o capital de forma integral aos cotistas.

ALÍVIO NO BOLSO
Pensão alimentícia agora é isenta de IR, e quem pagou o imposto nos últimos anos pode reaver a bolada. Veja se você já pode parar de pagar o carnê-leão e como pleitear o ressarcimento dos valores pagos nos últimos cinco anos.

DESCARREGANDO...
Apple pode ser obrigada a fornecer carregador comum com nova lei na Europa. No Brasil, o Ministério da Justiça determinou a suspensão das vendas de iPhone sem carregador, mas a empresa seguiu comercializando os dispositivos separadamente.

PLANO DE PAZ
Elon Musk propõe maneiras para acabar com a guerra na Ucrânia e cai nas graças de Putin. O empresário sugere quatro medidas para encerrar o conflito no Leste Europeu, incluindo o reconhecimento da Crimeia como parte da Rússia. Confira o plano do bilionário.

Uma boa quarta-feira para você!

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar