🔴 SD EXPLICA: COMO GARANTIR 1% AO MÊS NA RENDA FIXA ANTES QUE A SELIC CAIA – VEJA AQUI

Não repita o mesmo erro de Monark: entenda como não ser intolerante e transformar seu medo em oportunidades com o MBA da Empiricus

O medo pode ser um grande driver para o sucesso, assim como a ganância, a vontade de aprender, de conseguir um bom emprego ou ajudar sua família; saiba como utilizar suas motivações para administrar bem seu dinheiro e lucrar

14 de fevereiro de 2022
11:09 - atualizado às 13:17
Empresário com medo
Imagem: Shutterstock

“É o gosto que eu sinto. Medo no fundo da minha garganta. Sabe, a maioria das pessoas tenta ficar longe do medo, tenta tirá-lo de suas vidas assim que podem. Eu? Eu o cultivo. Tento reconhecê-lo e usá-lo. Foi assim que eu sobrevivi quando estava crescendo e ainda vivo assim, escutando com atenção o meu medo.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bobby Axelrod

“Tu teres medo é um sinal… Vou dizer com calma para que ver se tu percebes… A minha opção pelo futebol é estar o melhor possível fisicamente e psicologicamente pelo medo de falhar.”

Cristiano Ronaldo

Sempre foi pelo medo. E é até hoje. 

Na infância, talvez um medo de nunca conseguir a aprovação do meu pai, misturado à insegurança de, por algum erro ou alguma incompetência, deixar de pertencer ou ser admirado pelo grupo. 

Quase com 40 anos, com pinta de 50, ele ainda é um companheiro fiel. Não muito agradável, mas sempre presente. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um medo de não provar para mim mesmo que ainda sou capaz de fazer alguma coisa minimamente razoável ou de, diante de algum cisne negro, deixar escapar as pequenas conquistas angariadas ao longo do tempo.

Leia Também

Medo e dedicação

Sempre estive nas relações dos melhores alunos da sala. Não por possuir algum tipo de inteligência especial, mas, sim, porque me dedicava mais do que os outros. 

Chegava nas provas sempre dominando todo o conteúdo, muitas vezes já sabendo, com uma sensibilidade treinada, o que seria cobrado naquele exame exatamente. 

A disciplina e o esforço derivavam do medo, da possível vergonha de ter de mostrar aos meus pais aquela nota vermelha, de talvez ter de encarar o próprio travesseiro me chamando de fracassado ou de ver meus amigos caçoando da minha falta de inteligência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Meu amigo e professor Paulo Gala fez um vídeo em que me apontava como o aluno mais brilhante de sua história na FGV. Está lá disponível no YouTube. 

Agradeci ao querido Paulo, mas, na verdade, não era brilhantismo. Longe disso. Bem longe. Era só medo, materializado em uma dedicação e em horas de estudos que os demais não se dispunham a entregar.  

Instinto de sobrevivência

Como meu pai era muito intuitivo e “street smart” (perdoe pelo anglicismo, mas a tradução seria pior, você há de concordar) e acabou falindo, ficou clara para mim a necessidade de um apoio acadêmico robusto, já que essa me parecia sua única deficiência. Tinha medo da compulsão à repetição. O filho condenado a repetir os erros do pai.  

De alguma maneira, esse medo é resultado do instinto de sobrevivência, em especial na modernidade. Não foi Hegel que disse que a inauguração da era Moderna se dá pela substituição do ter como um grande valor pelo reconhecimento dos pares? 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como insiste Nassim Taleb, a única definição possível de racionalidade se liga à sobrevivência. A ideia original da racionalidade biológica está em Gerd Gigerenzer, mas Taleb a apresenta muito bem. 

Medo e covardia?

Naquela clássica entrevista de Luis Stuhlberger à revista piauí, tem um trecho assim: “Acho que meu negócio dá certo porque sou o gestor mais covarde que existe. Morro de medo de perder o dinheiro dos outros. E o meu também. (…) O único instinto que uso é o da sobrevivência, que está no meu DNA judaico”.

Serve para o investidor ou para o empreendedor, como Andrew Grove nos trouxe no “Only the Paranoid Survive: How to Identify and Exploit the Crisis Points that Challenge Every Business”.

A educação, seja ela formal/acadêmica ou aquela da rua, sempre me pareceu fonte de segurança, uma espécie de caixa de ferramentas ampla para usarmos diante de situações futuras, adversidades inesperadas que se colocam diante da gente e sobre as quais podemos aplicar um referencial teórico ou um reconhecimento de padrões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em meus muitos anos de psicanálise, meu eterno terapeuta Cláudio Waks percebeu minha preocupação com a perseguição interna do virtuosismo. Ele me provocava com frequência: “Qual o prêmio da virtude?”. A resposta certa é: a própria virtude.

A educação pela educação

Como ele era discípulo de Sándor Ferenczi e de sua elasticidade da prática psicanalítica, talvez me permita estender o exercício para: o maior prêmio da educação é a própria educação. 

Hoje, com as necessidades mais imediatas realizadas e menos propenso ao utilitarismo das coisas, vejo valor na educação por si mesma.

Objetivamente, porém, ela tem desdobramentos fortuitos. No mínimo, a educação formal é um bom seguro ou uma opção interessante, porque lhe abre novas portas potenciais. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lacunas na formação

A esta altura, percebi como há uma lacuna importante na formação de Finanças e Investimentos, sobretudo no Brasil. 

Quando Caio Mesquita fez seu MBA em Columbia, teve uma aula com Warren Buffett. 

Quando eu viajei para Nova York para estudar, fui aluno do próprio Taleb e de outros gestores com profundidade acadêmica, sim, mas também com ampla bagagem prática.  

No nosso país, infelizmente, há uma clivagem clara entre os acadêmicos e os praticantes. Mesmo nos cursos de mestrado ou doutorado em Economia & Finanças, não existem professores com viés prático. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem está dando aula sobre investimento muitas vezes nem investe o próprio dinheiro. Os maiores ganhadores de dinheiro estão no mercado, não na academia.

MBA e oportunidades

Então, criamos o nosso MBA, para preencher este vácuo. Hoje, gostaria de convidá-lo para fazer parte disto. Eu não sei qual a sua motivação. Pode ser o próprio medo, ou a ganância. 

O desejo de ganhar um aumento, mudar de carreira, começar uma profissão, empreendedor ou tocar a própria grana. 

Cuidar do patrimônio familiar ou, simplesmente, encontrar valor na educação em si. Existe também a possibilidade de vir trabalhar aqui conosco, com uma vaga aberta com esse intuito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seja lá qual for a sua patologia (no sentido de “pathos”, paixão), ela pode ser preenchida se você tiver algum interesse genuíno em investimentos. 

Aqui, você vai aprender com gente de verdade, empiricamente. Porque essa é a nossa essência. Seja muito bem-vindo.

Última sugestão

P.S.: Encerro hoje com a sugestão de leitura da coluna de Luiz Felipe Pondé na Folha. Para mim, foi o melhor texto publicado sobre o caso Monark. 

No Puro Malte da última sexta-feira, eu havia expressado opinião semelhante. Fica o convite aos ouvintes. Para haver tolerância, precisamos ser intolerantes com os intolerantes, como nos ensinou Karl Popper. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo um grande liberal e defensor da liberdade precisa reconhecer que não há valor supremo, pois as supremacias não lidam bem com o liberalismo. 

Não há valor absoluto que se sobreponha

É curioso como a arte de investir também é assim. Não há valor absoluto que se sobreponha aos demais. 

Você não gosta de estatais, mas pode haver um momento, um contexto e um valuation que o atraia para elas. 

Talvez você seja apaixonado por tecnologia, mas haverá de reconhecer que o momento é delicado para elas diante dos juros subindo no mundo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A conjuntura atual pede mais valor e menos tech, mais Caloi e menos Monark.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As lições do Chile para o Brasil, ata do Copom, dados dos EUA e o que mais movimenta a bolsa hoje

16 de dezembro de 2025 - 8:23

Chile, assim como a Argentina, vive mudanças políticas que podem servir de sinal para o que está por vir no Brasil. Mercado aguarda ata do Banco Central e dados de emprego nos EUA

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Chile vira a página — o Brasil vai ler ou rasgar o livro?

16 de dezembro de 2025 - 7:13

Não por acaso, ganha força a leitura de que o Chile de 2025 antecipa, em diversos aspectos, o Brasil de 2026

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Uma visão de Brasil, por Daniel Goldberg

15 de dezembro de 2025 - 19:55

O fundador da Lumina Capital participou de um dos episódios de ‘Hello, Brasil!’ e faz um diagnóstico da realidade brasileira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Dividendos em 2026, empresas encrencadas e agenda da semana: veja tudo que mexe com seu bolso hoje

15 de dezembro de 2025 - 7:47

O Seu Dinheiro traz um levantamento do enorme volume de dividendos pagos pelas empresas neste ano e diz o que esperar para os proventos em 2026

VISÃO 360

Como enterrar um projeto: você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?

14 de dezembro de 2025 - 8:00

Talvez você ou sua empresa já tenham sua lista de metas para 2026. Mas você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Flávio Day: veja dicas para proteger seu patrimônio com contratos de opções e escolhas de boas ações

12 de dezembro de 2025 - 8:26

Veja como proteger seu patrimônio com contratos de opções e com escolhas de boas empresas

SEXTOU COM O RUY

Flávio Day nos lembra a importância de ter proteção e investir em boas empresas

12 de dezembro de 2025 - 6:07

O evento mostra que ainda não chegou a hora de colocar qualquer ação na carteira. Por enquanto, vamos apenas com aquelas empresas boas, segundo a definição de André Esteves: que vão bem em qualquer cenário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A busca pelo rendimento alto sem risco, os juros no Brasil, e o que mais move os mercados hoje

11 de dezembro de 2025 - 8:23

A janela para buscar retornos de 1% ao mês na renda fixa está acabando; mercado vai reagir à manutenção da Selic e à falta de indicações do Copom sobre cortes futuros de juros

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: E olha que ele nem estava lá, imagina se estivesse…

10 de dezembro de 2025 - 19:46

Entre choques externos e incertezas eleitorais, o pregão de 5 de dezembro revelou que os preços já carregavam mais política do que os investidores admitiam — e que a Bolsa pode reagir tanto a fatores invisíveis quanto a surpresas ainda por vir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mensagem do Copom para a Selic, juros nos EUA, eleições no Brasil e o que mexe com seu bolso hoje

10 de dezembro de 2025 - 8:10

Investidores e analistas vão avaliar cada vírgula do comunicado do Banco Central para buscar pistas sobre o caminho da taxa básica de juros no ano que vem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os testes da família Bolsonaro, o sonho de consumo do Magalu (MGLU3), e o que move a bolsa hoje

9 de dezembro de 2025 - 8:17

Veja por que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência derrubou os mercados; Magazine Luiza inaugura megaloja para turbinar suas receitas

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O suposto balão de ensaio do clã Bolsonaro que furou o mercado: como fica o cenário eleitoral agora?

9 de dezembro de 2025 - 7:25

Ainda que o processo eleitoral esteja longe de qualquer definição, a reação ao anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro deixou claro que o caminho até 2026 tende a ser marcado por tensão e volatilidade

RALI, RUÍDO E POLÍTICA

Felipe Miranda: Os últimos passos de um homem — ou, compre na fraqueza

8 de dezembro de 2025 - 19:58

A reação do mercado à possível candidatura de Flávio Bolsonaro reacende memórias do Joesley Day, mas há oportunidade

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bolha nas ações de IA, app da B3, e definições de juros: veja o que você precisa saber para investir hoje

8 de dezembro de 2025 - 8:14

Veja o que especialista de gestora com mais de US$ 1,5 trilhão em ativos diz sobre a alta das ações de tecnologia e qual é o impacto para o mercado brasileiro. Acompanhe também a agenda da semana

TRILHAS DE CARREIRA

É o fim da pirâmide corporativa? Como a IA muda a base do trabalho, ameaça os cargos de entrada e reescreve a carreira

7 de dezembro de 2025 - 8:00

As ofertas de emprego para posições de entrada tiveram fortes quedas desde 2024 em razão da adoção da IA. Como os novos trabalhadores vão aprender?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As dicas para quem quer receber dividendos de Natal, e por que Gerdau (GGBR4) e Direcional (DIRR3) são boas apostas

5 de dezembro de 2025 - 8:05

O que o investidor deve olhar antes de investir em uma empresa de olho dos proventos, segundo o colunista do Seu Dinheiro

SEXTOU COM O RUY

Tsunami de dividendos extraordinários: como a taxação abre uma janela rara para os amantes de proventos

5 de dezembro de 2025 - 6:02

Ainda que a antecipação seja muito vantajosa em algumas circunstâncias, é preciso analisar caso a caso e não se animar com qualquer anúncio de dividendo extraordinário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quais são os FIIs campeões de dezembro, divulgação do PIB e da balança comercial e o que mais o mercado espera para hoje

4 de dezembro de 2025 - 8:29

Sete FIIs disputam a liderança no mês de dezembro; veja o que mais você precisa saber hoje antes de investir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Copel (CPLE3) é a ação do mês, Ibovespa bate novo recorde, e o que mais movimenta os mercados hoje

3 de dezembro de 2025 - 8:24

Empresa de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a Copel é a favorita para investir em dezembro. Veja o que mais você precisa saber sobre os mercados hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mais empresas no nó do Master e Vorcaro, a escolha do Fed e o que move as bolsas hoje

2 de dezembro de 2025 - 8:16

Titan Capital surge como peça-chave no emaranhado de negócios de Daniel Vorcaro, envolvendo mais de 30 empresas; qual o risco da perda da independência do Fed, e o que mais o investidor precisa saber hoje

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar