🔴 RENDA MÉDIA DE R$ 21 MIL POR MÊS COM 3 CLIQUES – SAIBA COMO

Cotações por TradingView

É hora de comprar ações? Saiba como ganhar dinheiro enquanto o mundo parece prestes a acabar

Ninguém sabe o que vai acontecer no futuro, mas é possível argumentar com algum grau de precisão quando a assimetria parece estar a nosso favor no mercado

29 de novembro de 2022
12:48 - atualizado às 12:49
Tela de cotações da as ações da bolsa Ibovespa mercados
Tela de cotações - Imagem: Envato

Eu odeio perder dinheiro. Tenho quase certeza que você também odeia. Apesar de todos odiarmos, pode acontecer com qualquer um de nós. Eu sempre falo que é muito mais fácil perder dinheiro quando não se sabe o que está fazendo, mas isso não significa que você está imune a esse risco. 

Sim, é possível, ainda que momentaneamente, perder dinheiro mesmo sabendo o que está fazendo. Aliás, como investidor, isso é mais comum do que parece. Ainda mais em um país que até o passado é incerto.

A não ser que você tenha uma carteira indexada ao CDI, imagino que você também esteja sofrendo no bolso os efeitos da abrupta quebra de expectativas do mercado financeiro brasileiro com o novo governo — que, por sinal, ainda nem tomou posse, diga-se de passagem.

O cenário brasileiro e os investimentos em ações

Se, até pouco tempo atrás, o cenário era de queda de juros já em 2023, a péssima comunicação em torno da PEC da transição (ou do rombo, como alguns estão falando), que prevê o aumento desenfreado de gastos sem qualquer contrapartida de corte de despesas, já faz o mercado precificar uma nova alta da Selic ainda no primeiro trimestre do próximo ano, o que levaria a taxa básica para além dos 14% ao ano.

Diante de um cenário de juro pra cima e de uma inflação persistentemente mais alta nos próximos anos — principalmente por conta da falta de credibilidade fiscal do país —, o mercado parece ter ativado o modo "vende tudo, espera a poeira baixar e depois a gente vê o que faz".

Não à toa, o Ibovespa cai 6,3% e o índice de small caps derrete 13,7% (mais que o dobro) somente em novembro. O pior comportamento das small caps é devido à maior exposição em empresas ligadas ao ambiente doméstico, e também pela menor liquidez dos papéis.

Estando o mercado certo ou errado e tendo em mente que cada um dos agentes (fundos de pensão, fundos de ações e multimercados, investidores estrangeiros, pessoas físicas, traders etc) têm diferentes objetivos e mandatos, eu já ouvi de tudo: já ouvi que é melhor perder dinheiro por 3 semanas do que durante 4 anos, que as reações (justificadas) do mercado estão sendo boas para orientar o governo a não fazer besteira futuramente, que o Lula precisa melhorar o discurso e caso contrário não chega até o final do mandato, dentre outras inúmeras interpretações.

A verdade dos investimentos

No final do dia, a verdade é uma só: ninguém sabe o que vai acontecer no futuro, principalmente falando de política. 

Afinal, quando se fala de ações e, consequentemente, empresas, também é difícil obviamente, mas é possível argumentar com algum grau de precisão quando a assimetria parece estar a nosso favor.

Quem nunca entrou num supermercado e viu aquele azeite da sua preferência em promoção e ficou feliz em comprar algumas garrafas dele por saber da sua qualidade e do quão barato ele estava em relação ao seu histórico? Eu, particularmente, fico muito feliz quando isso acontece.

É fácil falar, difícil é fazer, até porque o dinheiro não é infinito (só é possível ficar feliz com a queda da bolsa quando se tem dinheiro para comprar mais). 

Leia também:

Quando é hora de comprar ações?

A hora de comprar ações não é quando elas estão subindo, mas sim quando parece que o mundo vai acabar, que é justamente o que está acontecendo no Brasil.

Ah, mas e se o juro subir mais? E se a trajetória da dívida explodir? E se o Brasil virar uma ditadura? Se existe incerteza, há desconto, se há desconto é porque parte do pior cenário possível já está no preço. Nunca vai ser óbvio. Quando parecer óbvio, a oportunidade certamente terá passado.

Como disse Warren Buffett, a quem eu sempre recorro quando preciso de algum conselho milenar:

"Quer estejamos falando de meias ou ações, gosto de comprar produtos de qualidade quando estão com desconto."

Posso estar tremendamente errado, mas a hora é de encher o carrinho com ações de qualidade e não de esvaziá-lo. Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe.

Abraço,
Matheus Soares

Compartilhe

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Campos Neto e Powell navegam em águas incertas: o que esperar dos próximos passos dos banqueiros centrais para os juros

27 de fevereiro de 2024 - 6:29

A trajetória das taxas de juros no Brasil e nos EUA será decisiva para as expectativas dos investidores e a direção dos ativos de risco

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Qual o caminho mais rápido e efetivo para o sucesso no mercado?

26 de fevereiro de 2024 - 20:03

Seja lá qual for o caminho do sucesso, ele começa por uma boa educação. Nada é mais estruturante e transformacional.

LINHA D'ÁGUA

Por que FoFs de previdência privada serão os grandes vencedores das mudanças recentes na tributação

26 de fevereiro de 2024 - 18:46

Esse tipo de fundo mantem a mesma característica tributária de um exclusivo de previdência, mas, por ser um fundo coletivo, de varejo, não tem o limite de R$ 5 milhões de patrimônio

DE REPENTE NO MERCADO

Fênix à solta: Weg (WEGE3) ressurge como ‘fábrica de bilionários’; Oi (OIBR3) deixa de ser penny stock e Nvidia ‘fura’ a bolha da inteligência artificial

25 de fevereiro de 2024 - 12:00

E mais: estrategista-chefe recomenda 3 ações que estão em ‘raríssimo momento na bolsa’ e por que você deveria correr para comprar um imóvel logo

Mande sua pergunta!

Vi que posso perder minha casa para pagar dívidas de donos anteriores; e no caso de imóvel comprado em leilão, que já vem com dívidas?

24 de fevereiro de 2024 - 8:00

Quem compra imóvel em leilão também pode acabar tendo o bem penhorado para pagar dívidas não pagas atreladas a ele?

SEXTOU COM O RUY

Um Big Mac depois da academia: A ação da Petrobras (PETR4) continua subindo, mas é por causa do governo ou apesar dele?

23 de fevereiro de 2024 - 6:31

Petrobras estabeleceu recentemente um novo recorde de valor de mercado, mas a razão para isso é diferente daquela que a direção da empresa acredita ser

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Falácia da troca de narrativa

21 de fevereiro de 2024 - 20:01

Os movimentos de precificação de mercado estão cada vez mais sujeitos ao “arco narrativo”

Diário de Bordo

Bolha da internet: Nvidia rima com a história de Cisco?

21 de fevereiro de 2024 - 9:05

Qual será o próximo “choque de realidade” nas Bolsas americanas? Desde a pandemia, o mercado tenta prever o próximo. O mercado traz à tona inúmeros exemplos do passado tentando comparar o momento atual e justificar as razões pelas quais a história deveria se repetir. Porém, até agora todos eles caíram por terra. Próximo da divulgação […]

CRYPTO INSIGHTS

Saiba como identificar verdadeiras oportunidades em Inteligência Artificial (IA) e criptomoedas

20 de fevereiro de 2024 - 16:30

Na minha opinião, inteligência artificial é, sim, algo muito maior do que cripto e blockchain

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Todas as histórias do petróleo: há 4 caminhos possíveis para a principal commodity do mundo, mas só um deve prevalecer

20 de fevereiro de 2024 - 6:31

Uma grande aposta em andamento contra o petróleo faz com que a commodity funcione como uma proteção estratégica para a carteira

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies