🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? CONFIRA 30 RECOMENDAÇÕES GRATUITAS DA EMPIRICUS – ACESSE AQUI 

Autismo e investimentos: Conheça 4 lições de uma criança autista que podem ajudar te ajudar a ter sucesso no mercado financeiro

Um investidor hipotético, que entrou no mercado nos últimos anos, entendeu que simplesmente não existe “a janela ideal para os investimentos”. Então, o melhor a fazer é manter a disciplina de investir

25 de outubro de 2022
10:44
Dinheiro e criança
Imagem: Shutterstock

Por Daniel Galdini, CFP, Assessor de investimentos

Você já deve ter ouvido falar que as sensações de dor ou de sofrimento trazem aprendizados indeléveis para nossas vidas. Apesar de serem momentos que nós humanos procuramos evitar, é fato que eles nos tiram da zona de conforto.

Contarei duas histórias aqui, uma genérica, do mercado financeiro, e uma específica, da minha vida cotidiana, que terá como protagonista meu filho João Pedro, de 3 anos. Vamos a elas.

O mercado financeiro e o investidor 

A primeira história é sobre o investidor de forma geral. Se observarmos o retrospecto de um investidor que está há anos no mercado, ele se lembrará com precisão de algumas datas, sobretudo daquelas em que ele não guarda boas recordações:

  • O Joesley Day, que trouxe um grande impacto no mercado e uma queda de mais de 8,5% no dia 18 de maio de 2017; 
  • A greve dos caminhoneiros, que trouxe muita preocupação a todos os investidores em maio de 2018, onde o auge foi o dia 17; 
  • Quando a Covid-19 começou a se alastrar mundo afora, provocando seis circuit breakers no Ibovespa, sendo o primeiro deles em 9 de março de 2020. 

Agora congelaremos brevemente esse caso.

Uma data inesquecível

A segunda história é sobre minha família. Existe uma data para a Luciana minha esposa e para mim que jamais iremos nos esquecer: o dia em que fomos visitar pela primeira vez a pediatra do desenvolvimento do João Pedro, a pedido do médico de rotina dele. 

Leia Também

Após realizar alguns exames, ela nos deu um laudo dizendo: “Relato, a pedido dos pais e com sua anuência, que avaliei o paciente João Pedro no dia 11 de junho de 2021. João Pedro apresenta um atraso global do desenvolvimento (F84).” 

Dando um Google, você facilmente descobre o que é F84: “transtorno global do desenvolvimento, que engloba a condição oficialmente denominada Transtorno do Espectro Autista (TEA).” 

Isso tudo, repito, no dia onze de junho, véspera do Dia dos Namorados. Sabe aquela famosa frase do Mike Tyson de que “todo mundo tem um plano até levar um soco na cara”? 

O nosso soco chegou naquele dia, e foi bem forte, mas era apenas o primeiro round da luta. Muita coisa mudou em nossas vidas desde então. Nossa missão passou a ser enxergar o mundo sob a perspectiva de uma criança autista.

Autismo, investimentos e aprendizados

E onde essas duas histórias se encontram? Sem dúvidas, no aprendizado que os momentos delicados trazem. 

No primeiro caso, esse investidor hipotético, que entrou no mercado nos últimos anos, já entendeu que simplesmente não existe “a janela ideal para os investimentos”, pois é impossível controlar todas as variáveis. 

Então, como sempre haverá momentos mais e menos favoráveis no ciclo econômico, o melhor a fazer é manter a disciplina de investir, independentemente do timing.

Na nossa história particular de vida, aprendemos que existem algumas características que são comuns a outros autistas, porém vamos falar especificamente daquelas que dizem respeito ao nosso João. 

Além disso, faremos um paralelo dessas características com o mundo dos investimentos, e como o investidor pode se beneficiar desses traços de personalidade.

A busca pela previsibilidade nos investimentos

Nosso filho fica bastante desregulado quando quer o celular para ver seu desenho favorito e dizemos a ele que ainda não é o momento. 

Como ele é não-verbal, mostramos no aplicativo de comunicação dele que, após uma sequência de tarefas cotidianas que ele deverá executar (tirar o pijama, colocar a roupa, escovar os dentes), ele vai receber o celular. 

Isso o tranquiliza de certa forma, pois ele sabe que se cumprir a parte dele no trato, nós cumpriremos a nossa.

No caso do investidor, não é possível saber com precisão o que vai acontecer no mês que vem, no semestre que vem, no ano que vem, muito menos daqui a cinco anos. 

De qualquer forma, a melhor forma de buscar alguma previsibilidade é ter uma carteira bem balanceada, ou seja, aquela ideia de que ativos devem proteger ativos, independentemente do momento de mercado e do perfil do investidor. 

Embora não exista a alocação perfeita, que garanta que o investidor não vá sofrer um pouco mais em determinados momentos, usar a correlação histórica entre as classes de ativos para definir a alocação traz algum conforto, pois mesmo que o pior aconteça no mercado, a carteira irá conseguir se defender bem.

A volatilidade nos investimentos e a hipersensibilidade

Alguns autistas são hipersensíveis em alguns dos seus sentidos do corpo humano. 

O João é levemente sensível ao som alto, já que ele não gosta de entrar em locais muito cheios e nem barulhentos. 

Embora não seja o caso dele, há casos em que essa hipersensibilidade provoca uma crise sensorial: a criança pode chorar, correr, se bater, se jogar no chão, dentre outras coisas. 

Nessas horas, os pais ou responsáveis devem permanecer calmos e trocar a criança de ambiente se possível, para que ela se autorregule.

No caso do investidor, a hipersensibilidade principal se dá por conta da flutuação dos preços dos ativos nos momentos de estresse, a famosa volatilidade. 

O fluxo de notícias negativas somado ao fato de ver seu patrimônio investido momentaneamente diminuir, gera bastante insegurança em alguns. 

Em março de 2020, por exemplo, muitos investidores que estavam bastante alocados em renda variável, liquidaram suas posições no pior momento. 

No nosso comparativo, isso pode ser avaliado como um momento de crise do investidor. Nesse caso, é sempre importante contar com o aconselhamento de um bom profissional, que possa trazer mais racionalidade à tomada de decisão.

Estereotipias e a sucessão de eventos similares 

Esse é um dos principais traços dos autistas. São movimentos repetitivos que ajudam a pessoa a lidar com excesso de estímulos. 

O João, por exemplo, quando está assistindo ao seu desenho no celular, gosta de ficar correndo de um lado para outro. 

Essas repetições geram segurança na criança autista. Quanto mais ela repete os mesmos rituais, mais aquilo gera bem-estar nela.

Pois bem, imagine o nosso investidor que começou a investir há pouco mais de cinco anos. 

Ele já viu muita coisa acontecendo no mercado desde então, e quanto mais os eventos se sucederam, mesmo que não tenham sido exatamente repetidos, a tendência é que tenha se sentido cada vez mais seguro à medida que via as coisas sempre voltando ao normal após cada susto. 

É essa sucessão de eventos similares que faz com que o investidor consiga cada vez mais assimilar suas consequências.

Foco no básico 

Talvez você já saiba, mas o autista tem um grande poder de concentração sobre determinado assunto de interesse, o que é conhecido como hiperfoco. 

No caso do João, por ser uma criança de 3 anos, esse hiperfoco é o seu desenho no celular, como já mencionei anteriormente. 

No momento em que está assistindo, não importa absolutamente nenhum ruído ao seu redor, ele simplesmente se concentra em seu objetivo: assistir ao desenho. 

Em casos de crianças maiores, adolescentes ou pessoas adultas, o hiperfoco chega a atingir um nível de profundidade impressionante, como por exemplo, saber em que dia da semana ocorreu determinada data no passado, fazer contas de cabeça com vários dígitos, e assim por diante.

O investidor é diariamente bombardeado com informações das mais variadas fontes e, muitas vezes, é facilmente convencido por esses ruídos a mudar o rumo que estava tomando até então. 

Conseguir filtrar esses “trash talks”, ou seja, separar aquilo que não vai fazer diferença nenhuma na sua estratégia no longo prazo, e se manter focado no básico, é o que vai fazer a diferença na construção do patrimônio. 

O básico, nesse caso, nada mais é que: aportes frequentes, uma carteira balanceada e tempo.

Espero que a nossa jornada no mundo do autismo, mesmo que ainda curta, tenha conseguido trazer algumas reflexões para você como investidor.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
TEMPESTADE NO AGRO

Nem o Plano Safra vai salvar? 3T24 de Banco do Brasil (BBAS3) e BB Seguridade (BBSE3) deve ser mais fraco, diz BTG

4 de outubro de 2024 - 14:29

Redução no preço das commodities e fenômenos climáticos pressionam o segmento

EFEITO PAYROLL

Dado de emprego arrasa-quarteirão nos EUA faz bolsas subirem, mas pode não ser uma notícia tão boa assim. Como ficam os juros agora?

4 de outubro de 2024 - 12:45

A economia norte-americana abriu 254 mil vagas em setembro, bem acima das 159 mil de agosto e da previsão de 150 mil; a taxa de desemprego caiu 4,2% para 4,2% e os salários subiram

DIVIDIDO POR 10

Vai ficar mais barato investir nesses três fundos imobiliários do Santander — e aqui está o motivo

4 de outubro de 2024 - 11:53

Os FIIs SARE11, SAPI11 e SADI11 anunciaram desdobramentos na B3, que terão como data base a posição de fechamento de 16 de outubro

NEGÓCIO FECHADO

Dona da Serasa compra ClearSale (CLSA3) com prêmio de 23,5% sobre cotações, mas por menos da metade do valor do IPO; ações sobem forte na B3. O que acontece com os acionistas agora?

4 de outubro de 2024 - 9:28

Em meio à saída da ClearSale da bolsa após três anos desde o IPO, os investidores da companhia terão três opções de recebimento após a venda para a Experian

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Entre o petróleo e o payroll: Ibovespa busca recuperação com juros nos EUA e conflito no Oriente Médio como pano de fundo

4 de outubro de 2024 - 8:19

Relatório mensal de emprego nos EUA deve dar o tom do dia nos negócios enquanto guerra continua pressionando o petróleo

AÇÃO DO MÊS

Vale (VALE3) destrona Itaú e se torna a ação mais recomendada para investir em outubro. A China não é mais pedra no caminho da mineradora?

4 de outubro de 2024 - 6:37

Com resultados robustos e o otimismo em relação à China, a Vale se tornou a ação queridinha para este mês; veja o ranking com indicações de 12 corretoras

SEXTOU COM O RUY

Como achar uma boa ação? Se a empresa que você investe não tiver essa qualidade, ela corre o risco de morrer no meio do caminho

4 de outubro de 2024 - 6:01

Por menos de 9x lucros esperados para 2025, além de ser uma ótima empresa, a ação ainda guarda muito potencial de valorização

ATIVOS DO IBOVESPA

Atenção, investidor: B3 (B3SA3) lança novos índices de ações de empresas públicas e privadas; conheça

3 de outubro de 2024 - 18:32

O objetivo dos novos indicadores, que chegam ao mercado no dia 7 de outubro, é destacar as performances dos ativos que compõem o Ibovespa de forma separada

MAUS BOCADOS

BB Investimentos corta preço-alvo de Hypera (HYPE3) após semestre fraco e performance abaixo do Ibovespa

3 de outubro de 2024 - 17:51

Empresa do segmento farmacêutico tem endividamento elevado, sendo duramente afetada pela alta dos juros

DESTAQUES DA BOLSA

Vamos (VAMO3): os três motivos por trás da queda de 11% desde o anúncio da reestruturação; ação recua na B3 hoje

3 de outubro de 2024 - 16:09

A Vamos deverá se fundir com a rede de concessionárias Automob, que também é controlada pela Simpar — e o plano de combinação das operações gerou ruídos entre investidores

GIGANTE DO AGRO

SLC Agrícola ganha ‘voto de confiança’ do Itaú BBA, que eleva preço-alvo de SLCE3

3 de outubro de 2024 - 13:57

Boas expectativas para a safra 2024/25 fazem o banco brasileiro reforçar recomendação de compra da gigante do agro

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Efeito Moody´s passa e dólar sobe a R$ 5,4735; Ibovespa renova série de mínimas no dia e cai 1,38%, aos 131.671,51 pontos

3 de outubro de 2024 - 12:39

Lá fora, as bolsas em Nova York e na Europa operaram no vermelho, pressionadas pela escalada dos conflitos no Oriente Médio

DECOLAGEM AUTORIZADA, MAS...

A Gol (GOLL4) pode ‘voar’ de novo? BB Investimentos eleva recomendação para as ações, mas faz alerta sobre a companhia aérea

3 de outubro de 2024 - 11:13

Instituição vê a aprovação do Chapter 11 e o plano apresentado pela companhia como fatores cruciais para recuperação financeira

SOL APÓS A TEMPESTADE?

Por que o Fiagro da Itaú Asset (RURA11) sobe na B3 hoje mesmo diante das preocupações em relação a calotes de CRAs

3 de outubro de 2024 - 10:57

O desempenho negativo do fundo na semana acompanhou temores sobre a exposição do Fiagro a dois certificados de recebíveis do agronegócio (CRAs) inadimplentes

FUNDOS IMOBILIÁRIOS HOJE

Google quer devolver escritório do fundo imobiliário PATC11 antes da hora; entenda o impacto na receita do FII

3 de outubro de 2024 - 9:39

Segundo a gestora do Pátria Edifícios Corporativos, a locação mensal do Google equivale ainda a aproximadamente R$ 0,08 por cota do FII

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Sob pressão: Bolsas internacionais amanhecem no vermelho, mas alta do petróleo continua e pode ajudar o Ibovespa

3 de outubro de 2024 - 8:09

Vitória do governo no STF em relação a resíduos tributários do Programa Reintegra também pode repercutir no Ibovespa hoje

CRISE CLIMÁTICA

Bilionário de uma das empresas que mais poluem no planeta promete zerar emissões de sua mineradora até 2030 — e cobra políticos e empresários para que se mexam 

2 de outubro de 2024 - 20:02

Quarta maior mineradora de minério de ferro do mundo, a Fortescue pretende parar de queimar combustíveis fósseis em suas operações na Austrália até o final da década

POSSIBILIDADE REAL

Prepare o seu relógio: Ministro fala na volta do horário de verão em novembro e diz que decisão será tomada nos próximos dias

2 de outubro de 2024 - 16:04

Se não houver uma melhora no cenário hidrológico do país, horário de verão pode voltar em novembro, afirmou ministro de Minas e Energia

COMPRAR OU VENDER

Guerra no Oriente Médio: o que está em jogo agora pode mudar de vez o mercado de petróleo. Como fica a ação da Petrobras (PETR4)? A resposta não é óbvia

2 de outubro de 2024 - 15:28

A guerra ganhou novos contornos com o ataque do Irã a Israel na terça-feira (01). Especialistas acreditam que, dessa vez, o mercado não vai ignorar a implicância dos riscos geopolíticos para o petróleo; saiba se é hora de colocar os papéis da Petrobras na carteira para aproveitar esse avanço

EXPECTATIVAS FRUSTRADAS

Tesla registra o primeiro aumento nas entregas trimestrais de carros elétricos este ano, mas as ações caem forte em NY: o que frustrou os investidores da montadora?

2 de outubro de 2024 - 14:52

Os números marcam o primeiro avanço nas entregas da companhia de Elon Musk este ano, após quedas que alimentaram preocupações em Wall Street

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar