🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Autismo e investimentos: Conheça 4 lições de uma criança autista que podem ajudar te ajudar a ter sucesso no mercado financeiro

Um investidor hipotético, que entrou no mercado nos últimos anos, entendeu que simplesmente não existe “a janela ideal para os investimentos”. Então, o melhor a fazer é manter a disciplina de investir

25 de outubro de 2022
10:44
Dinheiro e criança
Imagem: Shutterstock

Por Daniel Galdini, CFP, Assessor de investimentos

Você já deve ter ouvido falar que as sensações de dor ou de sofrimento trazem aprendizados indeléveis para nossas vidas. Apesar de serem momentos que nós humanos procuramos evitar, é fato que eles nos tiram da zona de conforto.

Contarei duas histórias aqui, uma genérica, do mercado financeiro, e uma específica, da minha vida cotidiana, que terá como protagonista meu filho João Pedro, de 3 anos. Vamos a elas.

O mercado financeiro e o investidor 

A primeira história é sobre o investidor de forma geral. Se observarmos o retrospecto de um investidor que está há anos no mercado, ele se lembrará com precisão de algumas datas, sobretudo daquelas em que ele não guarda boas recordações:

  • O Joesley Day, que trouxe um grande impacto no mercado e uma queda de mais de 8,5% no dia 18 de maio de 2017; 
  • A greve dos caminhoneiros, que trouxe muita preocupação a todos os investidores em maio de 2018, onde o auge foi o dia 17; 
  • Quando a Covid-19 começou a se alastrar mundo afora, provocando seis circuit breakers no Ibovespa, sendo o primeiro deles em 9 de março de 2020. 

Agora congelaremos brevemente esse caso.

Uma data inesquecível

A segunda história é sobre minha família. Existe uma data para a Luciana minha esposa e para mim que jamais iremos nos esquecer: o dia em que fomos visitar pela primeira vez a pediatra do desenvolvimento do João Pedro, a pedido do médico de rotina dele. 

Após realizar alguns exames, ela nos deu um laudo dizendo: “Relato, a pedido dos pais e com sua anuência, que avaliei o paciente João Pedro no dia 11 de junho de 2021. João Pedro apresenta um atraso global do desenvolvimento (F84).” 

Dando um Google, você facilmente descobre o que é F84: “transtorno global do desenvolvimento, que engloba a condição oficialmente denominada Transtorno do Espectro Autista (TEA).” 

Isso tudo, repito, no dia onze de junho, véspera do Dia dos Namorados. Sabe aquela famosa frase do Mike Tyson de que “todo mundo tem um plano até levar um soco na cara”? 

O nosso soco chegou naquele dia, e foi bem forte, mas era apenas o primeiro round da luta. Muita coisa mudou em nossas vidas desde então. Nossa missão passou a ser enxergar o mundo sob a perspectiva de uma criança autista.

Autismo, investimentos e aprendizados

E onde essas duas histórias se encontram? Sem dúvidas, no aprendizado que os momentos delicados trazem. 

No primeiro caso, esse investidor hipotético, que entrou no mercado nos últimos anos, já entendeu que simplesmente não existe “a janela ideal para os investimentos”, pois é impossível controlar todas as variáveis. 

Então, como sempre haverá momentos mais e menos favoráveis no ciclo econômico, o melhor a fazer é manter a disciplina de investir, independentemente do timing.

Na nossa história particular de vida, aprendemos que existem algumas características que são comuns a outros autistas, porém vamos falar especificamente daquelas que dizem respeito ao nosso João. 

Além disso, faremos um paralelo dessas características com o mundo dos investimentos, e como o investidor pode se beneficiar desses traços de personalidade.

A busca pela previsibilidade nos investimentos

Nosso filho fica bastante desregulado quando quer o celular para ver seu desenho favorito e dizemos a ele que ainda não é o momento. 

Como ele é não-verbal, mostramos no aplicativo de comunicação dele que, após uma sequência de tarefas cotidianas que ele deverá executar (tirar o pijama, colocar a roupa, escovar os dentes), ele vai receber o celular. 

Isso o tranquiliza de certa forma, pois ele sabe que se cumprir a parte dele no trato, nós cumpriremos a nossa.

No caso do investidor, não é possível saber com precisão o que vai acontecer no mês que vem, no semestre que vem, no ano que vem, muito menos daqui a cinco anos. 

De qualquer forma, a melhor forma de buscar alguma previsibilidade é ter uma carteira bem balanceada, ou seja, aquela ideia de que ativos devem proteger ativos, independentemente do momento de mercado e do perfil do investidor. 

Embora não exista a alocação perfeita, que garanta que o investidor não vá sofrer um pouco mais em determinados momentos, usar a correlação histórica entre as classes de ativos para definir a alocação traz algum conforto, pois mesmo que o pior aconteça no mercado, a carteira irá conseguir se defender bem.

A volatilidade nos investimentos e a hipersensibilidade

Alguns autistas são hipersensíveis em alguns dos seus sentidos do corpo humano. 

O João é levemente sensível ao som alto, já que ele não gosta de entrar em locais muito cheios e nem barulhentos. 

Embora não seja o caso dele, há casos em que essa hipersensibilidade provoca uma crise sensorial: a criança pode chorar, correr, se bater, se jogar no chão, dentre outras coisas. 

Nessas horas, os pais ou responsáveis devem permanecer calmos e trocar a criança de ambiente se possível, para que ela se autorregule.

No caso do investidor, a hipersensibilidade principal se dá por conta da flutuação dos preços dos ativos nos momentos de estresse, a famosa volatilidade. 

O fluxo de notícias negativas somado ao fato de ver seu patrimônio investido momentaneamente diminuir, gera bastante insegurança em alguns. 

Em março de 2020, por exemplo, muitos investidores que estavam bastante alocados em renda variável, liquidaram suas posições no pior momento. 

No nosso comparativo, isso pode ser avaliado como um momento de crise do investidor. Nesse caso, é sempre importante contar com o aconselhamento de um bom profissional, que possa trazer mais racionalidade à tomada de decisão.

Estereotipias e a sucessão de eventos similares 

Esse é um dos principais traços dos autistas. São movimentos repetitivos que ajudam a pessoa a lidar com excesso de estímulos. 

O João, por exemplo, quando está assistindo ao seu desenho no celular, gosta de ficar correndo de um lado para outro. 

Essas repetições geram segurança na criança autista. Quanto mais ela repete os mesmos rituais, mais aquilo gera bem-estar nela.

Pois bem, imagine o nosso investidor que começou a investir há pouco mais de cinco anos. 

Ele já viu muita coisa acontecendo no mercado desde então, e quanto mais os eventos se sucederam, mesmo que não tenham sido exatamente repetidos, a tendência é que tenha se sentido cada vez mais seguro à medida que via as coisas sempre voltando ao normal após cada susto. 

É essa sucessão de eventos similares que faz com que o investidor consiga cada vez mais assimilar suas consequências.

Foco no básico 

Talvez você já saiba, mas o autista tem um grande poder de concentração sobre determinado assunto de interesse, o que é conhecido como hiperfoco. 

No caso do João, por ser uma criança de 3 anos, esse hiperfoco é o seu desenho no celular, como já mencionei anteriormente. 

No momento em que está assistindo, não importa absolutamente nenhum ruído ao seu redor, ele simplesmente se concentra em seu objetivo: assistir ao desenho. 

Em casos de crianças maiores, adolescentes ou pessoas adultas, o hiperfoco chega a atingir um nível de profundidade impressionante, como por exemplo, saber em que dia da semana ocorreu determinada data no passado, fazer contas de cabeça com vários dígitos, e assim por diante.

O investidor é diariamente bombardeado com informações das mais variadas fontes e, muitas vezes, é facilmente convencido por esses ruídos a mudar o rumo que estava tomando até então. 

Conseguir filtrar esses “trash talks”, ou seja, separar aquilo que não vai fazer diferença nenhuma na sua estratégia no longo prazo, e se manter focado no básico, é o que vai fazer a diferença na construção do patrimônio. 

O básico, nesse caso, nada mais é que: aportes frequentes, uma carteira balanceada e tempo.

Espero que a nossa jornada no mundo do autismo, mesmo que ainda curta, tenha conseguido trazer algumas reflexões para você como investidor.

Compartilhe

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar