🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView

A inteligência artificial vai destruir as ações do Google?

Estamos falando de um futuro em que a inteligência artificial permanecerá gratuitamente aberta, ao acesso de qualquer um, exatamente como o Google?

22 de dezembro de 2022
6:11 - atualizado às 15:01
Sede do Google. A empresa é controlada pela Alphabet (GOGL34)
Sede do Google - Imagem: Shutterstock

Olá, seja bem-vindo à Estrada do Futuro, onde conversamos semanalmente sobre a intersecção entre investimentos e tecnologia. Na semana passada, fiz uma demonstração sobre como o algoritmo de inteligência artificial da fundação OpenAI conseguiria me ajudar no processo de investimentos.

Os feedbacks de vocês ficaram divididos entre o medo e a excitação.

Já as dúvidas que mais me chamaram atenção foram as seguintes:

  1. Algoritmos como esse podem matar o negócio e as ações do Google?
  2. Estamos falando de um futuro em que isso permanecerá gratuitamente aberto, ao acesso de qualquer um (exatamente como o Google)?

Para as duas perguntas, eu tendo a acreditar que a resposta é “não”.

Inteligência Artificial vai matar o Google?

Bom, podemos testar essa hipótese agora mesmo.

Em vez de falar sobre investimentos, que tal testarmos se o algoritmo poderia ajudar seu filho ou filha a fazer um dever de casa?

O analista americano Ben Thompson, num texto recente, perguntou ao algoritmo da OpenAI se o filósofo inglês Thomas Hobbes acreditava na separação dos poderes (executivo, legislativo e judiciário).

Na imagem acima — que eu extrai da coluna dele —, o algoritmo traz exemplos na obra de Hobbes que comprovam que ele foi um defensor e um crente da importância dos três poderes.

Excelente, com um pequeno detalhe: a resposta está errada.

Hobbes nunca foi um defensor da separação dos poderes. Em sua filosofia política, ele sempre defendeu o contrário. Ou seja, que apenas um poder central e absoluto seria uma alternativa viável à anarquia.

O Google, por sua vez, respondeu corretamente a essa pergunta.

Existe um motivo pelo qual o Google acertou, e o algoritmo da ChatGPT não

Eu selecionei a dedo o exemplo acima, pois gostaria de trazer um ponto adicional a essa discussão.

O Google estava certo porque, diferente do ChatGPT, seus algoritmos não formularam uma resposta.

A lógica do mecanismo de busca está no rankeamento dos conteúdos de terceiros através de várias métricas de relevância.

Os algoritmos do Google Search não estão preocupados em aprender sobre Thomas Hobbes, mas sim em identificar conteúdos produzidos por fontes que entendem sobre o tema.

Essas duas abordagens são MUITO diferentes. 

Apesar de parecidos na interface, não é exagero dizer que esses são dois produtos para mercados essencialmente distintos.

O que nos leva à pergunta seguinte:

Esses algoritmos não permanecerão gratuitos para sempre?

Como a OpenAI não é uma empresa de capital aberto, não sabemos ao certo qual a sua estrutura de custos.

Porém, você pode imaginar, não é barato manter data centers de última geração rodando 24 horas por dia, sete dias por semana, para trazer respostas prontas para o trabalho de escola da sua filha.

Algumas estimativas que eu julguei interessantes chegaram num custo aproximado de US$ 3 milhões por dia (aproximadamente R$ 16 milhões) para que a OpenAI mantivesse aberto o teste do seu algoritmo ChatGPT.

Agora é a hora em que você me pergunta: o algoritmo de buscas do Google é gratuito, e aí?

O algoritmo do Google é gratuito pois os anunciantes estão dispostos a pagar (cada vez mais caro) para serem o primeiro link disponível no resultados para a sua pergunta.

Com o tempo, se a OpenAI não se tornar ela também uma empresa de anúncios, seus produtos serão naturalmente comercializados através de um serviço por assinatura.

Se não um serviço exclusivo, serão provavelmente incluídos em “bundles” mais completos. Entre eles o Office 365 (a Microsoft é investidora da OpenAI), o Google Work, o Adobe Creative Cloud, ou outros similares.

Conclusão

O fato de os algoritmos de linguagem natural terem feito tanto sucesso nas últimas semanas me parece dizer respeito mais a uma questão de usabilidade que impacto.

O algoritmo da ChatGPT é realmente muito fácil de ser utilizado. Mas como eu tentei mostrar nesta coluna, esse ainda é um produto experimental e que mudará bastante ao longo dos próximos anos.

E, sendo bem sincero, fazer o trabalho de escola da sua filha ou te explicar o que é o Ebitda são talvez os “usos” mais inúteis dessa nova tecnologia.

O que a inteligência artificial tem o potencial de realizar é revolucionar indústrias como a de pesquisa médica e a de energia. Então se você quer saber como, não deixe de visitar esta coluna nas próximas semanas.

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Deus abençoe as meme stocks

27 de março de 2024 - 20:00

A Truth Social de Trump é uma meme stock turbinada por anabolizantes políticos e ideológicos; é quase impossível dizer se um ativo desse tipo está barato ou caro

Diário de Bordo

‘The man who sold the world’ ou ‘The man who solve the market’?

27 de março de 2024 - 9:25

Nesta edição, João Piccioni compara o clássico de David Bowie com os modelos quantitativos do renomado gestor Jim Simons.

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A jornada tortuosa do Banco Central: Como Campos Neto virou refém dos indicadores — e não deve escapar desse cativeiro antes de junho

26 de março de 2024 - 6:10

BC não percebeu alterações no cenário econômico e parece pessimista demais, mas ata do Copom, IPCA-15 e RTI devem ajudar a esclarecer essa visão

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Sindicato de Ladrões

25 de março de 2024 - 20:01

Talvez haja um pessimismo exagerado do mercado após a decisão do Copom — e a ata de amanhã pode ser a primeira catálise para mudar isso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bombou no SD: O real problema da Petrobras, operação bilionária nos Correios e recompensa pela teimosia nas loterias; confira as notícias mais lidas da semana

23 de março de 2024 - 9:16

Além da Petrobras, dos Correios e das loterias, também bombou no SD a notícia sobre o rombo bilionário deixado pelas teles para o governo

Mande sua pergunta!

Vale a pena investir em Tesouro IPCA+ mesmo com a Selic em queda?

23 de março de 2024 - 7:47

Leitor está interessado em título do Tesouro Direto, mas teme que, por ser um investimento de renda fixa, seja negativamente impactado pelos juros em queda

SEXTOU COM O RUY

As ações da Vivara (VIVA3) deixaram de ser uma joia, mas será que ainda merecem um espaço na sua carteira?

22 de março de 2024 - 6:11

Temos que admitir que, apesar da troca truculenta de comando, Nelson Kaufman é um profundo conhecedor do negócio que ele ergueu praticamente do zero

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A diferença que uma letra faz: Ibovespa reage às sinalizações do Copom e do Fed; veja o que mais mexe com os mercados hoje

21 de março de 2024 - 8:31

Copom cortou os juros para 10,75% e indicou mais um corte 0,5 ponto porcentual na próxima reunião de política monetária

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Daqui a pouco saberemos se estávamos certos

20 de março de 2024 - 15:57

O tão sonhado dia em que a taxa de juros dos EUA passaria a cair foi adiado pelo Federal Reserve

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies