🔴 ALGORITMO MOSTRA COMO BUSCAR ATÉ R$ 3 MIL POR DIA – CONHEÇA

Esta coluna foi escrita por inteligência artificial. O que ela sabe sobre investimentos?

O que a inteligência artificial já consegue ajudar no seu processo de investimentos? Decidi escrever a coluna de hoje apenas utilizando os textos gerados pela ChatGPT

15 de dezembro de 2022
6:13 - atualizado às 14:01
Robôs de investimentos e inteligência artificial
Inteligência artificial pode dar recomendações de investimento? - Imagem: Shutterstock

Olá, seja bem-vindo à Estrada do Futuro, onde conversamos semanalmente sobre a intersecção entre investimentos e tecnologia. Nas últimas semanas, tenho escrito bastante sobre as evoluções no campo da inteligência artificial.

Neste momento, AI (sigla em inglês de inteligência artificial) já é capaz de criar imagens, textos e sons com base em descrições textuais fornecidas por usuários. 

No espírito de seguir testando as ferramentas, decidi escrever a coluna de hoje apenas utilizando os textos gerados pela ChatGPT, algoritmo de linguagem natural da fundação OpenAi. 

E aí, o que a inteligência artificial já consegue ajudar no seu processo de investimentos?

A seguir, todas as imagens são prints da minha "conversa" com o algoritmo da fundação.

Inteligência artificial pode dar recomendações de investimento?

A princípio, não. 

Eu perguntei para o algoritmo o que ele achava sobre investir em ações da Microsoft. Com toda a humildade, ele me recomendou procurar um profissional (seria uma indireta?).

A maneira como a IA se expressou é interessante. "Eu sou apenas um modelo de linguagem treinado pela OpenAI e não sou capaz de dar aconselhamentos financeiros específicos".

Em outras palavras, o algoritmo não é de fato inteligente. Na verdade, ele nada mais é capaz de fazer (por enquanto), formas frases de modo que o ordenamento das palavras seja coerente com a infinidade de dados que ela consumiu em suas bases (que fazem parte da infinidade de conteúdos que estão internet).

Na prática, a ChatGPT não cria algo novo, mas ela te ajuda a sintetizar pílulas de conhecimento sobre temas extensivamente presentes na web.

Vamos numa abordagem diferente…

Será que a inteligência sabe me explicar o que é o Ebitda?

Dessa vez, a resposta é sim.

Não só a ChatGPT conseguiu me explicar o que é o Ebitda de maneira precisa, como praticamente deixou um gancho para seguirmos conversando, ao dizer que essa é uma medida que pode ser facilmente manipulada.

Para não deixá-la no vácuo, decidi perguntar: e como as empresas podem manipular seu Ebitda?

Mais uma vez, a resposta foi excelente.

De fato, fazer alterações na metodologia contábil do reconhecimento de depreciação e amortização, além de reclassificar despesas, são duas das formas mais simples de se manipular o resultado do Ebitda.

Mas vamos tentar uma vez: será que a ChatGPT pode dar um exemplo real, de uma empresa que tenha manipulado seu Ebitda?

Realmente, a OpenAi parecer não querer cruzar certos limites.

A inteligência artificial pode criar estratégias avançadas de investimento?

Para encerrar nossa conversa, eu pedi para a OpenAI o seguinte: "Escreva um script em python de uma estratégia simples de trading, que utiliza como parâmetros as médias móveis de 50 e 200 períodos".

O resultado me fez cair o queixo:

O algoritmo escreveu um pequeno script, em Python (conforme eu pedi), contando o mínimo necessário na estrutura inicial do que poderia ser um algoritmo de trading.

Ele me deu o "código" necessário para importar os dados, definiu as variáveis das médias móveis, e criou inclusive uma classificação. Se a média de 50 períodos for superior a de 200 períodos, a resposta será "1", se for menor, será "0". 

Na sequência, ele deixou pronta a instrução de comprar a ação caso a resposta fosse "1", e "vender ou manter" caso a resposta fosse "zero".

Impressionante.

Ao final, mais uma vez, ele me recomendou não deixar de consultar um profissional.

Conclusão: quais os poderes da inteligência artificial

Mesmo em suas aplicações mais iniciais, a inteligência artificial deixa claro que vai mudar a maneira como muitas atividades profissionais são exercidas.

Pelo menos no caso da fundação OpenAI, há um claro cuidado em respeitar limites regulatórios, e o algoritmo não dá qualquer tipo de recomendação de investimento.

Mas, naturalmente, sabemos que na medida em que a tecnologia se popularizar, novos atores entrarão em cena. E talvez nem todos eles sejam tão responsáveis como a OpenAI.

Outra barreira que claramente a IA derrubará é a do acesso ao desenvolvimento de software, como eu mostrei acima.

Em suma, com ajuda do ChatGPT, qualquer pessoa é capaz de criar uma aplicação do zero, mesmo sem conhecimentos profundos de programação.

E aí, você está preparado para esse futuro?

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ibovespa entra na última semana do primeiro semestre tentando virar o jogo para a segunda metade do ano

24 de junho de 2024 - 8:01

Mercado financeiro terá pela frente uma semana de agenda cheia; ata do Copom, IPCA-15 e Relatório Trimestral de Inflação são os destaques por aqui

Mande sua pergunta!

Minha filha mora com o marido em imóvel que recebi de herança; agora ele quer que eu transfira o bem para ambos, o que fazer?

22 de junho de 2024 - 8:01

Casal quer reformar o imóvel e deseja que leitora passe o bem para o nome deles, mas ela quer proteger sua filha em caso de divórcio

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Após 3 sessões em alta, Ibovespa tenta interromper sequência de quatro semanas no vermelho enquanto investidores tateiam o fundo do poço

21 de junho de 2024 - 7:52

Com o dólar na faixa de R$ 5,46, os mais pessimistas ainda temem que o piso do Ibovespa contenha algum fundo falso, talvez um alçapão

SEXTOU COM O RUY

Chegou a hora de comprar ações? Para quem não tem pressa, a bolsa tem boas oportunidades

21 de junho de 2024 - 6:09

A bolsa voltou para os menores níveis desde novembro de 2023, com sérios receios de que a coisa iria desandar de vez. Mas será que podemos apostar nesse cenário?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Copom unânime desfaz margem para ruídos e dá fôlego à bolsa — pelo menos em um primeiro momento

20 de junho de 2024 - 7:53

Parece contraditório, mas Ibovespa busca recuperação depois de o Copom ter decidido por unanimidade pela interrupção do ciclo de corte de juros

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: A Nvidia é fruto de hábitos ultrapassados

19 de junho de 2024 - 20:01

Tudo é muito impressionante na história de Nvidia, mas o mais impressionante é o nome por trás da gigante dos chips

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Expectativa com decisão de juros do Copom dá o tom do dia na bolsa, mas feriado nos EUA drena liquidez do mercado

19 de junho de 2024 - 8:05

Analistas esperam manutenção da taxa Selic a 10,50% ao ano, mas decisão de juros será anunciada somente depois do fechamento da bolsa

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A banalidade do bem, a zona de desinteresse e o elogio do vira-lata

18 de junho de 2024 - 20:15

Três coisas que precisam ser ditas sobre a política monetária de Lula antes do resultado da reunião do Copom.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ibovespa busca recuperação com corte dos gastos em pauta e acordo entre Petrobras (PETR4) e Receita

18 de junho de 2024 - 7:54

Ibovespa começa mais um pregão vindo do nível mais baixo de fechamento no ano; indicadores norte-americanos também estão no radar

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O paradoxo do conservadorismo necessário: para que os juros caiam depois, é preciso mantê-los elevados agora

18 de junho de 2024 - 6:33

Manter os juros altos agora não apenas ajudaria a reancorar as expectativas de inflação, mas também permitiria uma política monetária mais flexível no futuro

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar