O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O Ibovespa negocia aos menores múltiplos desde 2008. Portanto, se ainda não começou a investir, este é um ótimo momento para começar
Em uma mesa-redonda entre ícones do cinema como Robert De Niro e Tom Hanks, o apresentador pergunta aos atores qual conselho dariam às suas versões mais jovens.
A resposta de Tom Hanks é memorável:
“Eu gostaria de ter entendido, desde o início, que tudo passa. Você se sente mal agora, sente raiva, ansiedade? Isso vai passar. Você se sente ótimo, sente que sabe todas as respostas, que todo mundo finalmente te entende? Isso também vai passar.”
A nossa humanidade nos convida, quase diariamente, a extrapolar o que vivemos hoje para o futuro – e não seria diferente com os investimentos.
Se o clima é de otimismo, tendemos a achar que vai durar para sempre. Se é de pessimismo, como o que vivemos atualmente, é difícil enxergar uma saída.
Essa tendência, de projetar o futuro com base no que vemos hoje, encaixa no chamado viés da disponibilidade: ao fazer previsões, nos apoiamos na memória mais fácil de lembrar.
Leia Também
Como Tom Hanks sabiamente disse, entretanto, tudo passa. Dificilmente ficaremos nesse extremo para sempre.
Os mercados, guiados pelo sentimento dos investidores, movem-se em pêndulo, alternando-se eternamente entre os extremos: euforia e depressão.
Conforme o movimento harmônico simples estudado na física, o pêndulo está apenas de passagem por cada uma das suas posições.
A única certeza é que ele continuará se movendo.
O mais curioso é que o pêndulo atinge sua velocidade máxima justamente no ponto de equilíbrio, o ponto O na imagem acima.
Quando chega ao extremo B, sua velocidade se reduz a zero, para então fazer seu caminho de volta ao outro extremo, A. E assim sucessivamente.
Isso significa que o pêndulo passa mais tempo nos extremos A e B do que no ponto de equilíbrio, O.
Não seria loucura afirmar que essa lógica se aplica também aos mercados. É provável que o investidor médio passe mais tempo tirando conclusões irracionais do que racionais.
Se, por um lado, essa dinâmica testa constantemente nossos nervos; por outro, ela abre oportunidades constantes para os verdadeiros investidores.
Quanto mais exagerado está o sentimento, seja no terreno positivo ou negativo, maiores tendem a ser os erros de precificação, de forma que um investidor razoável consegue se aproveitar das assimetrias criadas pelos sentimentos à flor da pele.
Analisemos o momento atual do mercado brasileiro. O Tesouro Nacional se vê obrigado a pagar juros reais (acima da inflação) de 6% ao ano aos seus credores, já que houve uma fuga de capital do país.
As empresas privadas dificilmente conseguem emitir títulos de dívida que paguem menos de CDI + 2% ao ano, pela temeridade onipresente com os ativos de risco.
Isso significa que o investidor comum consegue investir na renda fixa, hoje, travando taxas de retorno ao redor de 15% ao ano.
Esse número assume, importante lembrar, que o investidor manterá o título até o vencimento. É um momento de ouro para se investir na renda fixa.
Na renda variável, a história é parecida, embora não seja tão óbvia.
Diferentemente da renda fixa, em que conseguimos enxergar na telinha uma promessa gorda de retorno, nosso cérebro não tem o mesmo conforto na renda variável.
Nessa seara, somos obrigados a lidar com a incerteza. Não há garantias.
Entretanto, isso não elimina a oportunidade que a renda variável nos apresenta: o Ibovespa negocia aos menores múltiplos desde 2008.
Portanto, se ainda não começou a investir, este é um ótimo momento para começar.
Quando o pêndulo voltar para euforia, você agradecerá a si mesmo por ter garantido retornos tão expressivos.
É justamente pensando nessa oportunidade que decidi liberar, gratuitamente, as primeiras aulas do meu curso Jornada da Liberdade Financeira.
Nessas aulas, pego na sua mão para te ensinar a investir do zero. Você pode acessá-las neste link. Não vai te custar nem um centavo.
Nos investimentos ou na vida, não se esqueça: isso também vai passar.
Um abraço,
Larissa Quaresma
Confira as vantagens e desvantagens do Rearp Atualização. Saiba também quais empresas divulgam resultados hoje e o que mais esperar do mercado
Veja qual o efeito da vitória da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, nas eleições do Japão nos mercados de todo o mundo
A vitória esmagadora de Sanae Takaichi abre espaço para a implementação de uma agenda mais ambiciosa, que também reforça o alinhamento estratégico de Tóquio com os Estados Unidos, em um ambiente geopolítico cada vez mais competitivo na Ásia
Veja os sinais que o mercado olha para dar mais confiança ao plano de desalavancagem da holding, que acumulou dívidas de quase R$ 38 bilhões até setembro
O que muda na nossa identidade profissional quando parte relevante do trabalho operacional deixa de ser feita por humanos?
Mudaram as estações e, do pré-Carnaval brasileiro, miramos nosso foco nas baixas temperaturas dos Alpes italianos, que recebem os Jogos Olímpicos de Inverno
Veja como distinguir quais ações valem o seu investimento; investidores também reagem a novos resultados de empresas e dados macroeconômicos
Olhamos para 2026 e não vemos um cenário assim tão favorável para companhias capengas. Os juros vão começar a cair, é verdade, mas ainda devem permanecer em níveis bastante restritivos para as empresas em dificuldades.
As principais corretoras do país estão divididas entre um fundo de papel e um de tijolo; confira os campeões do FII do Mês
Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?
Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje
Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje
Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente
As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar
Mesmo tendo mais apelo entre os investidores pessoas físicas, os fundos imobiliários (FIIs) também se beneficiaram do fluxo estrangeiro para a bolsa em janeiro; saiba o que esperar agora
Numa segunda-feira qualquer em dezembro, taças ao alto brindam em Paris. Estamos no 9º arrondissement das Galerias Lafayette, a poucas quadras do Palais Garnier. A terra do luxo, o templo do vinho. Mas, por lá, o assunto na boca de todos é o Brasil. Literalmente. O encontro marcou o start do recém-criado projeto Vin du Brésil, iniciativa que […]
Expansão de famosa rede de pizzarias e anúncio de Trump também são destaque entre os investidores brasileiros
O estrangeiro está cada vez mais sedento pelos ativos brasileiros, e o fluxo que tanto atrapalhou o Ibovespa no passado pode finalmente se tornar uma fonte propulsora
Veja por que o BTG Pactual está transformando FIIs em fiagros, e qual a vantagem para o seu bolso; a bolsa brasileira também irá reagir após o recorde de ontem na Super Quarta e a dados dos EUA
Por isso, deveríamos estar preparados para um corte da Selic nesta SuperQuarta — o que, obviamente, é muito diferente de contar com isso