🔴 TRÊS AÇÕES LIGADAS À IA PODEM DOBRAR NOS PRÓXIMOS MESES – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Estratégias para lucrar com ações: Confira dicas para escapar dos erros mais comuns dos investidores

Em primeiro lugar, não copie modelos do passado. Rockefeller, Lemann e Buffett fizeram fortuna com investimentos, mas copiar as estratégias deles hoje dificilmente te faria rico

Imagem: Shutterstock

Rockefeller ficou rico construindo ferrovias. Jorge Paulo Lemann, vendendo cerveja. Já Warren Buffett fez fortuna comprando ações e as segurando – ou, pelo menos, isso é o que ele diz. Mas dificilmente você ficaria muito rico copiando essas estratégias hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Warren já disse que “nosso período comprado favorito é para sempre”. Mas há um problema com essa frase porque o megainvestidor parece não hesitar em vender empresas quando necessário. 

As vendas de Warren Buffett na hora certa

Ele vendeu as companhias aéreas assim que estourou a pandemia. Vendeu uma série de bancos recentemente. Assim, se protegeu dos cenários de restrição de mobilidade e de subida de juros, respectivamente.

Não digo que a frase tenha sido infeliz ou mentirosa. Mas ela não pode ser interpretada isoladamente. Mesmo que eu seja defensora da visão de longo prazo ao investir em ações, acredito que devemos, periodicamente, revisitar nossas escolhas passadas, avaliando se ainda fazem sentido. 

Se necessário, corrigimos a rota, idealmente mantendo os nomes vencedores e livrando-nos dos perdedores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas um viés pode nos impedir de vender na hora certa: a aversão à perda. Se já caiu muito, hesitamos em vender. Isso acontece porque a perda realizada de um valor nos dói mais do que o prazer de ganhar essa mesma quantia.

Leia Também

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

É preciso olhar pra fora: o viés doméstico do investidor brasileiro e o que mexe com os seus investimentos na semana

VISÃO DE DONO

O orçamento aceita tudo: como acertar no planejamento do budget da sua empresa

Duas saídas para a aversão à perda

Há duas saídas para essa armadilha mental. 

A primeira vai no sentido de superar o viés de fato, lembrando a si próprio a quantidade de ações que, depois de caírem muito, só fizeram cair mais. 

Daí, você cria coragem para vender. Aqui vale a máxima: uma ação que caiu 90% é aquela que caiu 80% e, depois, mais 50%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Montagem de shorts

A segunda saída, caso você realmente queira se manter comprado em determinadas posições, é a montagem de operações vendidas – ou shorts. 

Esses trades, que devem ser realizados somente por quem tem um perfil de investidor arrojado, exercem um papel importante na proteção da carteira em mercados de baixa (ou bear markets, para usar o jargão do mercado financeiro). 

Temos usado essa tática com frequência na Carteira Empiricus, e é visível o papel que ela exerce em reduzir a volatilidade da carteira como um todo.

Cuidados na montagem de shorts

Além de idealmente ser um investidor arrojado, recomendo ainda alguns cuidados adicionais na montagem de um short. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na posição comprada (long), sua perda é limitada ao próprio preço da ação. Em um short, a perda pode ser, em tese, infinita: quanto mais a ação subir, mais você perde. 

Como o preço das ações não tem teto, a perda pode ser ilimitada, caso você erre na aposta. A perícia deve ser redobrada.

Convicção no fundamento

O primeiro cuidado adicional, então, é a convicção reforçada no fundamento. 

Se no long você precisa de uma certa convicção, no short você precisa de, no mínimo, o dobro dessa convicção. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Teste seus pontos de vista com muitas pessoas, principalmente com aquelas que discordam de você.

O gatilho técnico 

Em segundo lugar, o técnico exerce um papel importante, além do fundamento. A cada dia em que sua operação vendida está montada, você paga uma taxa de aluguel sobre aquela ação. 

Não adianta montar um short que vai dar certo em 3 anos. Até esse prazo chegar, você já deixou muito dinheiro com o doador de aluguel daquele papel. 

Em vez disso, procure shorts com gatilhos técnicos de curto prazo: um estouro de bolha, uma subida de juros, um resultado horroroso, uma fraude nos números ou uma combinação dos anteriores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não copie modelos do passado

Há dois outros cuidados que gosto de tomar antes de montar um short. Mas, em benefício do tempo do leitor, deixo esses para um outro dia (ou para os assinantes da Carteira Empiricus, que têm acesso à toda a metodologia).

Se preciso deixar uma única mensagem hoje, seria a seguinte: não copie modelos do passado. 

Dificilmente você será a pessoa mais rica do mundo construindo ferrovias. Improvável também que se torne o brasileiro mais rico vendendo cerveja. Ou mesmo segurando ações “para sempre”.Um abraço,
Larissa Quaresma

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 28 de outubro de 2026 - 19:30

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Moro num Brasil tropical e trôpego, mas moro no Brasil

28 de outubro de 2026 - 19:30
Ressaca no mercado de ações. 27 de outubro de 2026 - 8:59

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não precisa ser assim: Ibovespa junta os cacos da ressaca eleitoral

27 de outubro de 2026 - 8:59
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 27 de outubro de 2026 - 7:10

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

O choque passou pela bolsa, mas o veredito virá do fiscal

27 de outubro de 2026 - 7:10
Lula aparece do lado esquerdo em uma montagem. Do lado direito, Flávio Bolsonaro. 26 de outubro de 2026 - 8:21
weg wege3 ações balanço 23 de outubro de 2026 - 6:03
Imagem da palavra SELIC seguida do símbolo de porcentagem e uma moeda de R$ 1 21 de outubro de 2026 - 20:00

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Na média, continua tudo meio igual

21 de outubro de 2026 - 20:00
21 de outubro de 2026 - 8:44
Fundo de céu claro com bandeira da França com rachadura no meio 20 de outubro de 2026 - 7:33
19 de outubro de 2026 - 8:28
19 de outubro de 2026 - 6:45

VISÃO DE DONO

Antes de abrir uma empresa, experimente um estágio de dono

19 de outubro de 2026 - 6:45
Touro e urso nos mercados financeiros 16 de outubro de 2026 - 7:05
Fantasma segurando um contrato rasgado, com casas e prédios ao fundo. 15 de outubro de 2026 - 8:35
Robert E. Hall e Michael Woodford Ill, vencedores do Nobel de Economia de 2026. Foto: Ilustração de Niklas Elmehed para a Fundação Nobel 14 de outubro de 2026 - 19:45

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O empurrão que faltava para o Novo Keynesianismo

14 de outubro de 2026 - 19:45
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar