O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-04-20T07:46:55-03:00
Renan Sousa
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney. Twitter: @RenanSSousa1
De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas no exterior aguardam divulgação do Livro Bege do Federal Reserve e balanços do dia; Ibovespa fica de olho em Vale (VALE3) e Eletrobras (ELET3)

Na agenda do dia, Tesla, Procter & Gamble e United Airlines são alguns dos balanços marcados para o dia

20 de abril de 2022
7:46
federal reserve bola de cristal
Confira o que movimenta bolsas, Ibovespa e dólar hoje. Imagem: Montagem Andrei Morais/Shutterstock

A semana mais curta para o investidor local, com a paralisação dos negócios para o feriado de Tiradentes desta quinta-feira (21), não significa poucas aventuras pela frente. O julgamento da segunda etapa da privatização da Eletrobras (ELET3) deve acontecer ainda nesta quarta-feira (20), o que coloca a bolsa brasileira em destaque hoje. 

Mesmo com a tentativa do Partido dos Trabalhadores (PT) em barrar a privatização, a estatal é alvo dos esforços do Ministério da Economia. Desse modo, o governo federal pretende usar a desestatização da empresa como bandeira para as eleições de outubro deste ano. 

Além do cenário doméstico, o exterior acompanha a temporada de balanços nos Estados Unidos. Na esteira da divulgação dos resultados, o Netflix decepcionou com a perda de assinantes no primeiro trimestre do ano. 

Por fim, os investidores permanecem atentos à divulgação do Livro Bege do Banco Central americano, o Federal Reserve, no início da tarde de hoje. 

Saiba o que movimenta as bolsas, o dólar e o Ibovespa nesta quarta-feira:

Juros na China e Fed em foco: o dia nas bolsas do exterior

Durante a madrugada no Brasil, o Banco do Povo da China (PBoC, em inglês) decidiu manter inalteradas as taxas de juros de referência (LPR) para empréstimos de curto e longo prazo. Assim sendo, a LPR de um ano permaneceu em 3,70% e a de cinco anos ou mais ficou em 4,60%. 

Com a manutenção das LPR, a China muda o tom contra a inflação crescente no país. De maneira semelhante, o PBoC também não descarta o impacto econômico das medidas de “covid zero”, com lockdowns em grandes cidades chinesas.

Dirigentes do Federal Reserve elevam a cautela

Os representantes do BC americano não dão trégua para as bolsas internacionais. Ainda hoje, diretores distritais do Fed devem fazer novos pronunciamentos sobre a situação inflacionária, a retirada de estímulos e o futuro dos juros por lá. 

Ontem (19), o presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, afirmou "não ver necessidade" de uma alta de juros acima de meio ponto porcentual nas próximas reuniões do BC. Para ele, é possível que ocorram altas de meio ponto, no contexto atual de aperto monetário.

Mais do que palavras

A publicação do Livro Bege do Banco Central americano trará as perspectivas para a economia na visão da autoridade monetária. Dessa maneira, os investidores e analistas podem esperar por um aperto monetário mais intenso ou não, na visão do BC. 

Os representantes do Fed esperam que a inflação esteja abaixo de 3% com a adoção da nova política de juros e redução do balanço patrimonial — em outras palavras, a venda de ativos (tapering).

Ibovespa em modo de defesa

De volta ao panorama doméstico, o cenário deve ser um pouco diferente do exterior. 

Os investidores devem ajustar suas carteiras antes da pausa para o feriado de amanhã, o que pode reduzir a liquidez e aumentar a volatilidade do índice local. 

No pregão da última quarta-feira, o Ibovespa encerrou a sessão na contramão das bolsas americanas, em queda de 0,55%, aos 115.056 pontos. O dólar à vista avançou 0,43%, a R$ 4,6682.

O foco da bolsa hoje

Além da privatização da Eletrobras, os investidores acompanham o desempenho dos papéis da Vale (VALE3), após a divulgação do relatório de produção e vendas da mineradora. 

Quem pode afetar o desempenho do balanço da empresa neste trimestre são os lockdowns em importantes regiões produtoras de aço na China. Somado a isso, a tendência de desaceleração econômica da segunda maior potência global é um sinal de que as coisas podem piorar para a mineradora.

E as bolsas lá fora…

Enquanto os índices da Ásia fecharam sem direção definida após a decisão de manutenção dos juros chineses, as bolsas da Europa amanheceram em alta, de olho nos balanços locais e na tentativa de uma recuperação das perdas do início da semana. 

O contrapeso dessa alta é a continuidade da guerra, com uma nova ofensiva da Rússia contra o leste da Ucrânia. 

Também operam sem direção os futuros de Nova York, que aguardam novos balanços do dia. Na agenda, Tesla, Procter & Gamble e United Airlines são alguns dos destaques do dia.

Agenda do dia

  • FGV: IGP-M de abril (8h)
  • Tribunal de Contas da União: TCU julga segunda etapa da privatização da Eletrobras (14h30)
  • Estados Unidos: Estoques de petróleo (11h30)
  • Estados Unidos: Divulgação do Livro Bege (15h)
  • Estados Unidos: Reunião do G7 e do G20 de ministros das finanças e presidentes dos BCs para a semana de Primavera do FMI (sem hora marcada)

Balanços do dia

Antes da abertura:

  • Procter & Gamble (EUA)
  • Usiminas (Brasil)

Após o fechamento:

  • Tesla (EUA)
  • United Airlines (EUA)
  • Alcoa (EUA)
Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

MADE IN CHINA

Shopee, Shein e AliExpress livre de taxas? Bolsonaro diz que sim e Guedes diz que não!

Chefe do Executivo volta a contrariar o ministro da Economia, Paulo Guedes, que na última semana defendeu o digitax — um imposto que seria aplicado em compras online de fornecedores estrangeiros

BYE BYE GOVERNO!

Privatização vem aí: conselho do PPI altera regras da capitalização da Eletrobras (ELET3); saiba por que mudou

O TCU aprovou na sessão de quarta-feira (18) o processo de privatização da companhia — a proposta do relator venceu por 7 votos a favor e 1 contra

NOVO SHAPE

Da academia pra carteira: Smart Fit (SMFT3) tem potencial de alta de 34%, diz Itaú BBA — saiba se é hora de comprar

Depois do confinamento provocado pela covid-19, a indústria fitness enfrenta agora um cenário desafiador, com inflação alta, segundo o banco de investimentos

SEM LIMITE

STF nega impor prazo a Lira para análise de pedidos de impeachment de Bolsonaro

O chefe do Executivo é alvo de mais de 140 solicitações de impedimento; entenda a decisão da corte máxima

VAI TER DISNEY?

Dólar acumula desvalorização de 12,59% frente ao real no ano — veja o que mexe com o mercado de câmbio

A moeda norte-americana teve o pior desempenho semanal em quase dois meses, quando levou um tombo de mais de 5%

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies