🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

que fase

Aprovação do governo Bolsonaro piora neste começo de ano

Quantidade de pessoas que consideram administração ruim ou péssima subiu para 35,5%, segundo pesquisa da CNT e Instituto MDA

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
22 de fevereiro de 2021
12:33
Presidente da República, Jair Bolsonaro.
Imagem: Alan Santos/PR

A avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro piorou entre o final de 2020 e o início deste ano, em meio ao aumento do número de casos e mortes por covid-19, o fim do auxílio emergencial e a intervenção do governo no comando da Petrobras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo resultados da primeira pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), em parceria com o Instituto MDA, em 2021, a avaliação a respeito do governo piorou em relação ao levantamento anterior, feito em outubro.

A quantidade de pessoas que consideram a administração do presidente ruim e péssima foi de 27,2% para 35,5%.

Já o número de entrevistados que consideram o governo ótimo ou bom caiu de 41,2% para 32,9%. A avaliação de regular ficou praticamente na mesma, em 30,2%, enquanto aqueles que que não sabem ou não quiseram responder foi de 1,4%.

A aprovação do desempenho pessoal do presidente também deteriorou. O número de pessoas que sinalizaram desaprovação foi de 43,2% para 51,4%, enquanto aqueles que aprovam passaram de 52% para 43,5%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A CNT e o Instituto MDA realizaram 2.002 entrevistas presenciais, em 137 municípios de 25 estados entre os dias 18 e 20 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais (p.p.).

Leia Também

Economia, emprego, renda e auxílio emergencial

A pesquisa da CNT e do Instituto MDA também questionou as pessoas a respeito das expectativas para a situação do emprego no país para os próximos seis meses.

A maioria (40%) espera uma piora, enquanto 30,3% respondeu que a situação vai ficar igual e 28,1% acredita que vai melhorar. Em outubro, a maioria dos entrevistados (36%) esperava uma melhora, seguido pelas pessoas que esperavam estabilidade (31,1%) e piora (30,1%).

No caso da expectativa para a renda mensal no mesmo período, a maioria continua achando que ela vai ficar igual – em outubro, um total de 50,2% respondeu dessa forma, e agora em fevereiro este patamar é de 51%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida aparece o grupo de pessoas que acredita que a situação vai piorar (24%, ante 20,7% da pesquisa passada), enquanto a parcela daqueles que acreditam que vai melhorar caiu de 26,5% para 22,7%.

Sobre quando a economia vai retomar, 36,8% acham que somente em 2022. Para 34,5%, apenas de 2023 em diante. Um total de 10,5% acredita que a recuperação será no segundo semestre e 3,4% acham que será no primeiro semestre de 2021.

Diante desta situação, 70,2% dos entrevistados afirmaram que o auxílio emergencial deveria ser retomado em 2021 com o mesmo valor e 16,6% consideram que o benefício deveria ser retomado em 2021 com valor mais baixo. Para 12,2%, o auxílio não deveria continuar em 2021.

Pandemia

Ainda que a avaliação a respeito do governo do presidente Bolsonaro tenha piorado, sua atuação no combate à pandemia de covid-19 segue sendo aprovada pela maioria dos entrevistados, ainda que tenha recuado um pouco em relação a outubro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pesquisa mostra que 54,3% aprova a atuação do governo federal, um pouco abaixo dos 57,1% apurados em outubro. A quantidade daqueles que desaprova subiu de 39,1% para 42%.

Para 49,7% dos entrevistados, Bolsonaro não tem culpa nenhuma em relação ao número de mortes provocadas pelo novo coronavírus. Outros 36,4% afirmaram que ele é um dos culpados, mas não o principal, e 11,5% consideram ele o principal culpado.

A atuação do governo federal em relação ao esforço para compra, produção e distribuição das vacinas foi vista como boa por 29,8% dos entrevistados e regular por 28,1%. A avaliação “péssima” ficou em terceiro lugar, com 16,5%, seguida por ruim (14,7%) e ótima (7,8%).

A maioria dos entrevistados (62,8%) informou ainda que pretende se vacinar contra a covid-19, independente de quem tenha fabricado o imunizante, contra 16,7% que divulgou que não pretende se vacinar. Outros 9,5% disseram que vão se vacinar somente se for a vacina desenvolvida pela Coronavac em parceria com o Butantan, enquanto 3,8% disseram que somente se imunizarão se for com a vacina da Astrazeneca e da Universidade de Oxford, a ser produzida em parceria com a Fiocruz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ESTÁ CHEGANDO A HORA

Temporada de balanços do 4T25 se aproxima: confira as datas das divulgações e teleconferências das principais empresas da B3

27 de janeiro de 2026 - 6:00

As empresas começam a divulgar os resultados na próxima semana e, como “esquenta”, a Vale (VALE3) publica hoje seu relatório de produção e vendas

SEGURANÇA ALIMENTAR

Depois da Nestlé e da Lactalis, mais uma gigante faz recall de fórmula infantil por risco de contaminação

26 de janeiro de 2026 - 14:38

Empresas de laticínios estão recolhendo lotes de fórmulas infantis à medida que cresce a preocupação de contaminação por toxina

VAI TER FOLGA?

Calendário de fevereiro de 2026: Carnaval é feriado? Veja as datas e quem tem direito à folga

26 de janeiro de 2026 - 12:20

Calendário de fevereiro 2026 mostra que o Carnaval não é feriado nacional, mas estados e municípios podem decretar folga para trabalhadores

IMPLOSÃO

Torre Palace: do primeiro hotel de luxo de Brasília à implosão no coração do poder

26 de janeiro de 2026 - 12:08

Primeiro hotel de alto padrão da capital federal, o Torre Palace nasceu como símbolo de sofisticação, mas afundou em disputa familiares 

CORRAM PARA AS COLINAS

Ouro ultrapassa US$ 5.120 e atinge recorde em corrida por proteção; ainda vale investir?

26 de janeiro de 2026 - 12:07

Em 2026, com apenas três semanas, o ouro já acumula valorização de 17%

SE A MODA PEGA

Leis municipais proíbem mais de uma pessoa na mesma moto — e o motivo envolve segurança

26 de janeiro de 2026 - 10:15

Medida vale para Lima e Callao e prevê multas, pontos na carteira e até apreensão do veículo em meio ao estado de emergência no país

NA MIRA DA PF

Banco Master, BRB e bilhões sob suspeita: quem a PF vai ouvir na nova fase da operação que investiga o banco de Daniel Vorcaro

26 de janeiro de 2026 - 9:38

Executivos do Master e do BRB, empresários e ex-dirigentes prestam depoimento à Polícia Federal nesta semana. O que está em jogo?

7 ANOS APÓS BRUMADINHO

Vale (VALE3): extravasamento de água e lama em Minas Gerais atingiu unidade da CSN Mineração (CMIN3), que se mantém funcionando

26 de janeiro de 2026 - 9:12

A estimativa da prefeitura de Congonhas, cidade vizinha também afetada pelo vazamento, é que foram derramados 200 mil m³ de água e lama; incidente ocorreu no aniversário de sete anos do rompimento de barragem em Brumadinho

TECNOLOGIA

IA no sistema financeiro: investimentos recordes e o desafio do Banco Central de regular sem travar a inovação

25 de janeiro de 2026 - 18:02

Avanço da inteligência artificial eleva investimentos e pressiona debate sobre governança, riscos sistêmicos e atuação do Banco Central

NO RADAR DOS ANALISTAS

Preço baixo e retorno alto: por que a XP recomenda a compra deste fundo imobiliário

25 de janeiro de 2026 - 16:45

Fundo imobiliário negocia com 15% de desconto e pode se beneficiar da retomada dos FIIs de tijolo

HÁ TRÊS DÉCADAS

O dia em que um experimento meteorológico quase terminou em guerra nuclear completa 31 anos

25 de janeiro de 2026 - 7:15

25 de janeiro de 1995 por pouco não impediu que o Brasil fosse pentacampeão mundial de futebol, entre outros acontecimentos das últimas três décadas

DO FGC AO BRB

Crise de liquidez, não fraude: a versão de Daniel Vorcaro sobre o colapso do Banco Master — e o impacto para o BRB

24 de janeiro de 2026 - 17:12

Em depoimento à PF, controlador diz que o banco sempre operou ancorado no FGC, com ciência do BC, e que a crise de liquidez começou “quando a regra do jogo mudou”

BOMBOU NO SD

Academia “all-inclusive” da maromba, Lotofácil sem novos milionários, INSS fora do ar e pagamentos atrasados da Fictor: o que bombou nesta semana

24 de janeiro de 2026 - 14:28

Academias de alto padrão e loterias da Caixa Econômica foram destaque no Seu Dinheiro, mas outros assuntos dividiram a atenção dos leitores; veja as matérias mais lidas dos últimos dias

É OBRIGATÓRIO!

Quem não planta, não mora: Cidade condiciona construção de novas casas a manutenção de horta

24 de janeiro de 2026 - 13:45

O “projeto Almere Oosterwold”, nos arredores de Amsterdã, busca uma alternativa ao planejamento urbano tradicional

PIONEIRO DO LOW COST

Fundador da Gol (GOLL54), Constantino Junior morre aos 57 anos

24 de janeiro de 2026 - 13:05

Segundo a imprensa, o empresário estava internado em um hospital da capital paulista e enfrentava um câncer havia alguns anos

BILIONÁRIOS

Bilionários estão se preparando para o fim do mundo — e isso pode ser um grande problema

24 de janeiro de 2026 - 11:11

Segundo o cofundador do Linkedin, a maioria dos super-ricos já possui alguma espécie de ‘seguro contra apocalipse’

SEM DESCANSO?

Paulistanos sem feriado? Aniversário de São Paulo se aproxima, mas moradores da cidade não terão necessariamente uma folga a mais

23 de janeiro de 2026 - 15:35

Data de 25 de janeiro marca os 472 anos da capital, mas feriado municipal no domingo não garante descanso extra para todos os trabalhadores

NO PRECINHO

Leilão da Receita Federal tem iPhone 15 por R$ 1.300 e relógio Garmin por R$ 1.000; veja como participar

23 de janeiro de 2026 - 15:25

Propostas iniciais do leilão da Receita Federal começam em R$ 20. O maior valor é de R$ 256 mil.

BANHEIRO HIGH-TECH

Como a inteligência artificial provocou um salto no preço das ações de uma fabricante de vasos sanitários

23 de janeiro de 2026 - 11:15

Ações da Toto subiram 11% na OTC Markets na quinta-feira (22) com aumento de receita com componente de chips

OPERAÇÃO BARCO DE PAPEL

PF mira Rioprevidência em nova operação, fundo de pensão que mais investiu no Banco Master

23 de janeiro de 2026 - 9:32

São cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro na sede do fundo e também contra gestores

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar